Religiões

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

Lavandeira, Carrazeda de Ansiães

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

romaria em honra de Santa Eufémia, na aldeia de Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, carrega consigo inúmeros segredos. A festa só tem lugar em meados de setembro, mas foi agora objeto de um estudo publicado na Revista Memória Rural, do Museu da Memória Rural,  que recorda a tradição da carne de porco grelhada (a marrã), das promessas e dos certificados da missa celebrada pelo familiar defunto.

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja”

Terminou a visita “ad limina” dos bispos portugueses

Bispo José Ornelas: “Estamos a mudar o paradigma da Igreja”

“Penso que estamos a mudar o paradigma da Igreja”, disse esta sexta-feira, 24 de maio, o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), numa conversa com alguns jornalistas, em plena Praça de S. Pedro, no Vaticano, em comentário ao que tinha acabado de se passar no encontro com o Papa Francisco e às visitas que os bispos lusos fizeram a vários dicastérios da Cúria Romana, no final de uma semana de visita ad limina.

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Testemunho de uma judia-americana que abandonou Biden

“Política americana sobre Gaza está a tornar Israel mais inseguro”

Esta é a história-testemunho da jovem Lily Greenberg Call, uma judia americana que exercia funções na Administração Biden que se tornou há escassos dias a primeira figura de nomeação política a demitir-se de funções, em aberta discordância com a política do governo norte-americano relativamente a Gaza. Em declarações à comunicação social, conta como foi o seu processo interior e sublinha como os valores do judaísmo, em que cresceu, foram vitais para a decisão que tomou.

Desta vez, o Papa desiludiu?

Desta vez, o Papa desiludiu?

Francisco é o primeiro a admitir que as mulheres continuam hoje, em muitos locais e circunstâncias, a ser “diáconos”. Faz sentido que seja negada às mulheres a graça sacramental da ordenação, em vez de celebrado e apoiado esse magistério que tão bem podem exercer – e que a Igreja Católica tanto precisa que exerçam?

Cristo levantado

Cristo levantado

A sacralização dos símbolos é uma velha tendência profundamente humana. Veja-se o caso das relíquias, das imagens de Jesus, Maria e dos santos. Um símbolo aponta para uma verdade espiritual profunda. Sacralizar um símbolo empobrece e desvia a tenção do que realmente importa.

Na ilha de Mindanao, catequistas vão aprender o diálogo inter-religioso

Filipinas

Na ilha de Mindanao, catequistas vão aprender o diálogo inter-religioso

É um projeto inovador em Mindanao, a segunda maior ilha das Filipinas, que tem sido palco de fortes tensões inter-religiosas: um curso destinado a catequistas e outros líderes católicos leigos, que visa prepará-los para “melhor difundir e fortalecer a fé das comunidades católicas”, ao mesmo tempo que “capacita para o diálogo inter-religioso com a população muçulmana da ilha”. A formação, organizada pelo Movimento Silsilah e apoiada pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), vai arrancar no próximo mês de junho.

Os católicos europeus preocupam-se com a ecologia? Estamos prestes a descobrir

Estudo "Living Laudato Si'"

Os católicos europeus preocupam-se com a ecologia? Estamos prestes a descobrir

Os resultados daquele que é o primeiro estudo abrangente sobre ecologia integral no continente europeu serão conhecidos já na próxima semana. Trata-se da pesquisa Living Laudato Si’ in Europe (Viver a Laudato Si’ na Europa) – que recolheu dados de 20 conferências episcopais e de mais de 280 projetos em curso – e pretende responder à questão: “Os católicos europeus preocupam-se com a ecologia?”.

Perseguição às mulheres bahá’ís no Irão intensifica-se

“Escalada alarmante”

Perseguição às mulheres bahá’ís no Irão intensifica-se

Detenções, julgamentos, penas de prisão, convocatórias, buscas domiciliárias, arrestos de bens, destruição de cemitérios, recusa de enterros, encerramento de empresas ou impedimento de acesso à educação. São alguns exemplos do fenómeno persecutório a que a comunidade bahá’í, com especial incidência nas mulheres, tem estado sujeita no Irão desde, sobretudo, a manifestação de apoio às mulheres iranianas em 2022. Mais de três quartos dos bahá’ís chamados a tribunal ou enviados para a prisão desde o início de março são mulheres.

Jovens desafiados a viver Pentecostes com catequese, vigília e gesto missionário

No Patriarcado de Lisboa

Jovens desafiados a viver Pentecostes com catequese, vigília e gesto missionário

O Patriarcado de Lisboa está a convidar “todos os jovens e adolescentes” da diocese para que participem na habitual Vigília de Pentecostes, que terá lugar na noite de 18 de maio, sábado, às 21h00, no Parque Urbano de Miraflores, em Algés. Mas o convite não fica por aí: há uma Catequese sobre o Batismo que pode ser feita como preparação, e um Gesto Missionário que deve ser pensado para os dias seguintes.

Eis os remédios para um mundo doente: “reconciliação e resiliência”, diz o Vaticano aos budistas

Mensagem pela celebração de Vesak

Eis os remédios para um mundo doente: “reconciliação e resiliência”, diz o Vaticano aos budistas

Com o aproximar da celebração de Vesak – o tempo sagrado em que se comemora o nascimento, a iluminação e a morte de Buda, e que este ano será assinalado a 23 de maio -, o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso faz questão de manifestar proximidade aos seus “amigos budistas”. Numa mensagem de saudação divulgada esta segunda-feira, 6, o organismo da Igreja Católica reflete sobre a “responsabilidade partilhada” por cristãos e budistas de “promover a paz” e prescreve dois “remédios” para a “cultura de violência” que alastra no mundo: “reconciliação e resiliência”.

Num mundo em guerra, não basta dizer que “todas as religiões são religiões de paz”

Diálogo inter-religioso debatido em Mafra

Num mundo em guerra, não basta dizer que “todas as religiões são religiões de paz”

É inegável: há uma “sombra palpável de medo” e uma “ansiedade generalizada” em Israel e na Palestina, que geram cada vez mais violência. O que fazer? “Mais do que lutar contra o medo, é preciso lidar com esse medo, trabalhar com esse medo, de ambos os lados”, defende Sarah Bernstein, mediadora de conflitos e especialista em diálogo inter-religioso. Natural do Reino Unido e a viver em Jerusalém há mais de dez anos, Sarah não duvida de que as religiões, podem, e devem, ter um papel fundamental nesse trabalho. Mas “têm de ir além de dizer que são todas religiões de paz”, alerta. “Há muito trabalho a fazer e é preciso aprender a fazê-lo em conjunto”.

Azerbaijão é um dos estados que mais violam a liberdade religiosa

Segundo relatório norte-americano

Azerbaijão é um dos estados que mais violam a liberdade religiosa

O Azerbaijão acaba de ser considerado um dos estados em que foram cometidas “as mais flagrantes violações da liberdade religiosa”, integrando a lista de “países de particular preocupação” por parte de um observatório especializado dos Estados Unidos da América. Num relatório anual, publicado e apresentado na última quarta-feira, dia 1, a entidade faz notar que o Azerbaijão está longe de de ser o único país a merecer “particular preocupação”, mas foi ali que, em 2023, se registou um notório agravamento da situação no que se refere às comunidades religiosas.

“Se as paróquias não forem sinodais e missionárias, a Igreja também não o será”

Papa aos párocos

“Se as paróquias não forem sinodais e missionárias, a Igreja também não o será”

O Papa escreveu uma carta “a todos os párocos do mundo”, exortando-os a serem “construtores duma Igreja sinodal missionária” e a empenharem-se “com entusiasmo neste caminho”, pois “se as paróquias não forem sinodais e missionárias, também a Igreja não o será”, defendeu. No texto, divulgado esta quinta-feira, 2 de maio, e entregue aos participantes no encontro internacional de párocos – que reuniu nos últimos dias mais de 200 presbíteros em Roma -, Francisco deixa “três sugestões que poderão inspirar o estilo de vida e de ação dos pastores”, tendo em vista paróquias mais sinodais.

Páscoa em Maio

[Crónica]

Páscoa em Maio

A maioria dos cristãos celebrou a Páscoa da Ressurreição do Senhor a 31 de março. A Comunhão Ortodoxa fá-la a 5 de maio. Calendários diferentes ditam datas diferentes. A regra para a celebração da Páscoa é simples e foi estabelecida há 1700 anos pelo Concílio de Niceia, em 325: a ressurreição do Senhor celebra-se no domingo depois da lua cheia do equinócio da Primavera. [Texto do Padre José Vieira]

Francisco pede “formação integral e contínua” para todos os religiosos

O Vídeo do Papa

Francisco pede “formação integral e contínua” para todos os religiosos

Reconhecendo que “cada vocação é um ‘diamante bruto’ que deve ser polido, trabalhado, que deve ser moldado em todas as suas faces”, o Papa Francisco pede, na edição de maio d’O Vídeo do Papa, que “rezemos para que os religiosos, as religiosas e os seminaristas cresçam no seu caminho vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho”.

Desafio para o mês de maio: “rezar ininterruptamente o Terço, pela paz “

Iniciativa da Fundação AIS

Desafio para o mês de maio: “rezar ininterruptamente o Terço, pela paz “

Todos estão convocados – famílias, grupos escolares, paróquias, movimentos, congregações, ou pessoas individuais. O objetivo é garantir que, ao longo do mês de maio, a qualquer hora do dia ou da noite, haja sempre alguém a rezar o Terço, “pela paz, pelo fim de todas as guerras e pelo fim de toda a violência” no mundo.  Para participar neste desafio lançado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), basta aceder ao site da instituição, selecionar um período de 30 minutos durante o qual se compromete a rezar… e depois não se esquecer de o fazer nesse período, claro.

Um dicionário para conhecer melhor a Espiritualidade e Mística em Portugal

Congresso terminou sábado, 27

Um dicionário para conhecer melhor a Espiritualidade e Mística em Portugal

O I Congresso Internacional de Espiritualidade de Mística que terminou ontem, dia 27 de abril, foi o palco para a apresentação do projeto do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) de elaboração da História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal e de um dicionário sobre o tema, que vai incluir 4000 verbetes.

Uma exposição que é “um grito de alerta e de revolta” contra a perseguição religiosa

No Museu Diocesano de Santarém

Uma exposição que é “um grito de alerta e de revolta” contra a perseguição religiosa

Poderá haver quem fique chocado com algumas das peças e instalações que integram a exposição “LIBERDADE GARANTIDA” (escrito assim mesmo, em letras garrafais), que é inaugurada este sábado, 20 de abril, no Museu Diocesano de Santarém. Mas talvez isso até seja positivo, diz o autor, Miguel Cardoso. Porque esta exposição “é uma chamada de atenção, um grito de alerta e de revolta que gostaria que se tornasse num agitar de consciências para a duríssima realidade da perseguição religiosa”, explica. Aqueles que se sentirem preparados, ou simplesmente curiosos, podem visitá-la até ao final do ano.

Dois meses e meio depois, está na hora de reconstruir

Mosteiro Trapista de Palaçoulo

Dois meses e meio depois, está na hora de reconstruir

As obras de requalificação do Mosteiro Trapista de Palaçoulo já se iniciaram. Numa primeira fase, procedeu-se à retirada de escombros, pela mesma empresa que realizou a construção do mosteiro. Desde o fim do período pascal estão em andamento os processos de reconstrução, tendo estes começado por “destelhar a casa”. Em breve, esperam as irmãs, será possível “voltar a oferecer a hospedaria aos hóspedes”. 

A humildade do arcebispo

A humildade do arcebispo

Chegou a estender a mão e a cumprimentar, olhos nos olhos, todos os presentes, um a um. É o líder da Igreja Anglicana, mas aqui apresentou-se com um ligeiro “Hi! I’m Justin” — “Olá, sou o Justin!” — deixando cair títulos e questões hierárquicas. [O texto de Margarida Rocha e Melo]

Serão os cristãos uns inúteis?

Serão os cristãos uns inúteis?

Para quem o quer ser verdadeiramente, ser cristão é lixado. Perdoem-me o vernáculo, mas é mesmo. De que serve ir à missa, se se sai da igreja e aquilo que lá dentro se experimenta não se repercute no modo de ser em família, no trabalho, na vida?

Jovens do secundário invadem Bragança

Dias 12 e 13 de abril

Jovens do secundário invadem Bragança

O Encontro Nacional de Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário vai realizar-se pela primeira vez em Bragança, considerado “o cenário perfeito” pelo professor Jorge Novo, da equipa coordenadora do acontecimento promovido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC). É o 12º encontro deste tipo, será nos dias 12 e 13 de abril, tem como lema “Ecoar no coração” e conta com uma participação recorde: 2762 alunos e 238 professores.

Crónicas de um jejuador (5): Os últimos cartuchos

Estórias, sentimentos e percepções durante o Ramadão

Crónicas de um jejuador (5): Os últimos cartuchos

“Já aqui falámos da importância que as noites assumem no calendário deste sagrado mês e, destas, as últimas dez noites são especialíssimas. Eu justifico: a cada dez dias, há um propósito específico, e se os primeiros são da Misericórdia e do Perdão, estes últimos têm como intento a procura do refúgio divino.” – Uma nova crónica de Khalid Jamal sobre o modo como vive o Ramadão.

“O aborto nunca pode ser um direito fundamental”, defendem bispos católicos da UE

Em vésperas de votação em Bruxelas

“O aborto nunca pode ser um direito fundamental”, defendem bispos católicos da UE

Com a votação da Resolução sobre a inclusão do direito ao aborto na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia agendada para esta quinta-feira, 11 de abril, em Bruxelas, a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) emitiu um comunicado onde reitera que “o direito à vida é o pilar fundamental de todos os outros direitos humanos” pelo que “o aborto nunca pode ser um direito fundamental”.

Aumenta o número de católicos, mas seminaristas diminuem

Anuário Pontifício 2024

Aumenta o número de católicos, mas seminaristas diminuem

A vida da Igreja Católica pode ser conhecida através do Anuário Pontifício 2024 e do Annuarium Statisticum Ecclesiae 2022, que fornecem dados de 1 de dezembro de 2022 a 31 de dezembro de 2023, sobre a evolução do catolicismo no mundo. Estes documentos, divulgados esta sexta-feira, 5 de abril, pelo Vatican News, mostram que o número de católicos batizados em todo o mundo aumentou de 1.376 milhões em 2021, para 1.390 milhões em 2022.

Centenas de evangélicos esperados em Sintra para “acordar o gigante adormecido”

Fórum anual

Centenas de evangélicos esperados em Sintra para “acordar o gigante adormecido”

Palestras, workshops, concertos, apresentações de livros, expositores de várias organizações, sala de oração, um espaço dedicado especialmente às crianças, cabine de photo booth… tudo isto (e ainda mais!) poderá ser encontrado no Fórum Anual Evangélico, que acontece já este sábado, 6 de abril, nas instalações da Missão Cristã Internacional, em Mem Martins (Sintra). O objetivo desta iniciativa da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) é reunir centenas de cristãos evangélicos de todo o país e ajudá-los a “acordar o gigante adormecido”. Ou seja: “a despertar para a grande missão de anunciar o evangelho, a paz, o amor, a esperança de Jesus ao mundo”.

Nicarágua: 11 pastores evangélicos condenados a prisão e avultadas multas

Sem provas dos alegados crimes

Nicarágua: 11 pastores evangélicos condenados a prisão e avultadas multas

A justiça da Nicarágua condenou 11 pastores evangélicos ligados à organização norte-americana Mountain Gateway a penas de 12 e 15 anos de prisão, bem como ao pagamento de uma multa de 80 milhões de dólares (cerca de 74 milhões de euros), “por falsas acusações de lavagem de dinheiro”,  denunciou a ADF International, que já apresentou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Encontro de catequistas mostra que há disposição para “fazer melhor catequese”

Com 88 participantes

Encontro de catequistas mostra que há disposição para “fazer melhor catequese”

O 61.º Encontro Nacional de Catequese chegou ao fim esta quinta-feira, 4 de abril, tendo reunido 88 participantes no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, incluindo responsáveis pela catequese e catequistas de todas as dioceses de Portugal. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Comissão Cristã e Doutrina da Fé, demonstrou-se “muito satisfeito” com a adesão e empenho demonstrados.

2025 pode mesmo ser o ano em que católicos e ortodoxos passam a celebrar a Páscoa juntos

Patriarca Bartolomeu otimista

2025 pode mesmo ser o ano em que católicos e ortodoxos passam a celebrar a Páscoa juntos

Ao contrário do que é habitual, no próximo ano a Páscoa calha no mesmo dia para católicos (que seguem o calendário gregoriano) e ortodoxos (que usam o calendário juliano). E o Patriarca Ecuménico Bartolomeu, de Constantinopla, acredita que não se trata de uma coincidência, mas sim de um sinal de que, precisamente no ano em que irá assinalar-se o 1700º aniversário do Concílio de Niceia, haverá finalmente acordo para uma data que unifique todos os cristãos na celebração da ressurreição de Jesus.

“Não neguemos a voz às mulheres”, pede Francisco

O Vídeo do Papa

“Não neguemos a voz às mulheres”, pede Francisco

As mulheres continuam a ser “exploradas”, “marginalizadas” e “tratadas como o primeiro material de descarte” em diversas partes do mundo, alerta o Papa Francisco na edição de abril d’O Vídeo do Papa, pedindo a todos os cristãos que se unam a ele em oração “para que a dignidade e a riqueza das mulheres sejam reconhecidas em todas as culturas, e para que cesse a discriminação que sofrem”.

É difícil explicar o Evangelho aos miúdos? Há uma nova plataforma online – e em português – que dá uma (grande!) ajuda

vejoeacredito.pt

É difícil explicar o Evangelho aos miúdos? Há uma nova plataforma online – e em português – que dá uma (grande!) ajuda

Os pais, avós, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), ou mesmo padres, que nunca tenham sentido dificuldade em explicar um texto dos Evangelhos a uma criança ou jovem… atirem a primeira pedra. Foi por ter percebido que ninguém atiraria pedra nenhuma que Emanuel Soeiro, licenciado em Teologia, apaixonado pelas novas tecnologias e pai de duas meninas com oito e dez anos, criou a Vejo e Acredito: uma plataforma online que todas as semanas propõe um vídeo, jogos e um desafio prático alusivo ao Evangelho de cada domingo… descomplicando-o e fazendo-o presente no dia a dia dos mais novos.

Crónicas de um jejuador (4): As noites mágicas

Estórias, sentimentos e percepções durante o Ramadão

Crónicas de um jejuador (4): As noites mágicas

“Há quem diga que os muçulmanos, durante o mês do Ramadão, trocam o dia pela noite. Talvez seja verdade e, se tivermos em consideração o esforço e a abstinência a que estamos sujeitos durante o dia, é inequívoca alguma quebra de produtividade profissional que se verte num incremento da espiritualidade e da sensibilidade, social, moral, humanitária. Mas o mais interessante, diria mesmo mágico, são as noites.” – Uma nova reflexão de Khalid Jamal sobre o modo como está a viver este Ramadão.

Divulgada nova tradução para o livro de Sofonias

Bíblia da CEP

Divulgada nova tradução para o livro de Sofonias

A comissão que coordena a nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou esta segunda-feira, 1 de abril, a sua proposta de texto para o livro de Sofonias, um dos livros proféticos do Antigo Testamento, cuja mensagem é “antes de mais um apelo à conversão, primeiro passo para a salvação”.

Restrições governamentais à religião atingem “níveis máximos”

Estudo revela

Restrições governamentais à religião atingem “níveis máximos”

Um trabalho de investigação levado a cabo pela organização Pew Research Center mostra que em 2021 as restrições governamentais à religião atingiram um “novo pico global”, registando a “pontuação mediana global mais alta” em quase 20 anos. Os resultados do estudo foram divulgados este mês de março pela organização sem fins lucrativos sediada em Washington D.C., nos Estados Unidos da América (EUA), que analisa estes dados globais há quase duas décadas.

Nem todo o clero confia no processo de sinodalidade

Diocese de Vila Real

Nem todo o clero confia no processo de sinodalidade

“Ficou patente a urgência da conversão à sinodalidade, embora se note uma certa desconfiança no processo, até do próprio clero”, lê-se na Síntese da Segunda Fase da Consulta Sinodal que a Diocese de Vila Real enviou à Conferência Episcopal Portuguesa como contributo para o relatório nacional a entregar à secretaria-geral do Sínodo dos Bispos.

“Único modo de ressuscitar é gastar a vida pelos outros”

Superior-geral dos Missionários da Consolata

“Único modo de ressuscitar é gastar a vida pelos outros”

James Lengarin, padre e superior-geral dos Missionários da Consolata, escreveu uma mensagem dirigida à Família Missionária da Consolata a propósito da celebração da Páscoa, na qual lembra que este tempo assume uma dimensão fundamental para os missionários, uma vez que são “chamados a ‘partir sem demora’”, para “anunciar ao mundo a vitória da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas, da esperança sobre o desânimo, da libertação de todas as formas de escravidão.”

Proclamar a vida num mundo cheio de “sinais de morte”

Mensagem de Páscoa do bispo de Vila Real

Proclamar a vida num mundo cheio de “sinais de morte”

“Proclamar a vida, renovar a esperança” é o tema da mensagem de Páscoa do bispo de Vila Real, António Augusto Azevedo, na qual o prelado refere que no “mundo se ampliam os sinais de morte, provocada por armas cada vez mais sofisticadas e letais, pela fome e pela doença que afetam populações inteiras, por doenças ou por cataclismos, estes em resultado, no todo ou em parte, de alterações climáticas a que a ação humana não é alheia”.

“Jesus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão”

Papa às reclusas no lava-pés

“Jesus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir perdão”

Foi num ambiente de forte comoção que o Papa celebrou esta quinta-feira, 28 de março, a missa da Ceia do Senhor na Prisão Feminina de Rebibbia, em Roma, onde – replicando o gesto de Jesus com os apóstolos – lavou os pés a 12 reclusas. Antes disso, assegurou-lhes, na curta homilia que fez de improviso: “Jesus perdoa tudo. Jesus perdoa sempre. Só pede que nós peçamos o perdão”.

Pelas ruas de Jerusalém, 3 mil cristãos celebraram o Domingo de Ramos, mas maioria dos palestinianos ficou de fora

Israel baniu entradas na cidade

Pelas ruas de Jerusalém, 3 mil cristãos celebraram o Domingo de Ramos, mas maioria dos palestinianos ficou de fora

É considerado um dos eventos públicos cristãos mais extraordinários: a procissão de Domingo de Ramos em que milhares percorrem o mesmo trajeto que Jesus terá feito para entrar em Jerusalém e aí celebrar a Páscoa, antes de ser crucificado. E, apesar do conflito Israel-Palestina em curso, voltou a realizar-se este ano. Só que com a participação de muito menos fiéis que o habitual, dado que Israel proibiu a maioria dos cristãos palestinianos na Cisjordânia ocupada de entrar na cidade.

Igrejas europeias rejeitam manipulação de “valores cristãos” por discursos racistas

Antecipando eleições

Igrejas europeias rejeitam manipulação de “valores cristãos” por discursos racistas

Os responsáveis de quatro organizações representativas de Igrejas na Europa rejeitam a manipulação de “valores cristãos” por discursos racistas, na campanha para as próximas eleições europeias. A mensagem fica expressa numa declaração divulgada esta quarta-feira, 20 de março, assinada pelos representantes da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE, Igreja Católica), da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), da Assembleia Interparlamentar da Ortodoxia e do movimento ecuménico ‘Together for Europe’ (Juntos pela Europa).

Começa o Ano Novo para os bahá’is, mas muitos estão impedidos de celebrar

Dia de Naw-Ruz

Começa o Ano Novo para os bahá’is, mas muitos estão impedidos de celebrar

“Feliz Ano Novo!” foi uma das frases mais proferidas nesta quarta-feira, 20 de março, no nosso planeta. Não, não é engano, nem brincadeira: é que este é o dia de Naw-Ruz (ou Nowruz), expressão persa que significa “novo dia”. Começou a ser celebrado há mais de três mil anos pelo Zoroastrismo – uma religião monoteísta com origem na antiga Pérsia (atual Irão) – e ainda hoje é assinalado por mais de 300 milhões de pessoas no Médio Oriente, Ásia Central, e não só. Para a comunidade Bahá’i em todo o mundo, trata-se do dia sagrado que assinala o início de cada novo ano. É a festividade mais importante de todas, apesar de muitos não poderem celebrá-la como gostariam.

Maria Madalena, “a primeira crente”, foi figura de referência nas primeiras comunidades cristãs

Tese de doutoramento

Maria Madalena, “a primeira crente”, foi figura de referência nas primeiras comunidades cristãs

A figura evangélica de Maria Madalena continua a suscitar atenção no espaço cristão e fora dele. Agora foi na Pontifícia Universidade de Comillas, em Espanha. A teóloga Carmen Picó Guzmán defendeu, no mês de fevereiro, uma tese de doutoramento intitulada “A tradição joânica de Maria Madalena (Jo 20,1-18). Das origens ao primeiro terço do século III”.

Comité de la Jupe quer encorajar as mulheres a não se calarem na Igreja e na sociedade

Entrevista ao 7MARGENS

Comité de la Jupe quer encorajar as mulheres a não se calarem na Igreja e na sociedade

Foi há 15 anos que a biblista Anne Soupa e a jornalista Christine Pedotti, diretora de Témoignage Chrétien, decidiram lançar a associação-movimento Comité de la Jupe (traduzido à letra : Comité da Saia). O objetivo era encorajar as mulheres, sobretudo as que se sentem discriminadas na sociedade civil e na Igreja, a não se calarem, a denunciarem o seu sofrimento. Neste sábado, 9 de março, na capital francesa e em vários outros pontos de França, celebram o caminho percorrido por esta “voz” que fala contra o sofrimento e a invisibilidade das mulheres, nomeadamente as cristãs. As atuais co-presidentes, Adeline Fermanian, investigadora em estatística, e Sylvaine Landrivon, teóloga e feminista, aceitaram responder por escrito a algumas questões colocadas pelo 7MARGENS, a propósito do percurso realizado desde 2009.

Xeque Munir: “Porque ninguém faz nada para travar o bombardeamento em Gaza?”

Acesso a Al Aqsa sem restrições no Ramadão

Xeque Munir: “Porque ninguém faz nada para travar o bombardeamento em Gaza?”

O Ramadão, que se deverá iniciar na noite do próximo domingo, 10 de Março, é um “mês sagrado que cria uma ligação especial do crente com o Criador, que nos faz reflectir o que somos e o que temos”, diz o xeque Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa (MCL). Mas este ano o Ramadão terá um sabor amargo, tendo em conta o que está a acontecer na Faixa de Gaza, onde predominam os muçulmanos. Apesar de o Governo israelita ter anunciado que não aplicará restrições especiais aos árabes israelitas muçulmanos para acederem à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém.

Descoberto astrolábio raro que revela riqueza da união entre muçulmanos, judeus e cristãos

Em Verona, Itália

Descoberto astrolábio raro que revela riqueza da união entre muçulmanos, judeus e cristãos

Esteve durante décadas num pequeno museu da cidade de Verona e ninguém sabia o que era, nem suspeitava do seu valor. Mas precisamente há um ano, quando fazia uma pesquisa online, a investigadora Federica Gigante foi parar ao site do museu e viu-o numa foto. Percebeu que era especial. Decidiu ir observá-lo ao vivo. O Astrolábio de Verona, como depois o apelidou, é agora o objeto mais importante da coleção e a sua história acaba de ser dada a conhecer ao mundo.

Patriarcado Ortodoxo Romeno cria nova estrutura religiosa em território da Ucrânia

Para complicar uma situação já complexa

Patriarcado Ortodoxo Romeno cria nova estrutura religiosa em território da Ucrânia

O Sínodo do Patriarcado Ortodoxo da Roménia, que se reuniu na última quinta-feira, 29 de fevereiro, decidiu criar uma estrutura religiosa chamada Igreja Ortodoxa Romena na Ucrânia, para enquadrar as comunidades ortodoxas deste país, que se estendem por mais de uma centena de paróquias, situadas sobretudo na zona de Vukovina, na região sudoeste ucraniana.

Inaugurada a maior mesquita de África e terceira maior do mundo

Na Argélia

Inaugurada a maior mesquita de África e terceira maior do mundo

Depois de 12 anos de construção e muitas controvérsias, foi inaugurada no passado fim de semana, na Argélia, aquela que é a maior mesquita do continente africano, a terceira maior do mundo – a seguir às de Medina e de Meca -, e a que tem o mais alto minarete alguma vez erguido. Com cerca de 20 mil metros quadrados e capacidade para acolher 120 mil fiéis, a Djamaâ El-Djazaïr (em português, Grande Mesquita de Argel) é, na verdade, muito mais que uma mesquita.

Líder do Conselho Mundial de Igrejas com líderes políticos e religiosos na Terra Santa para fazer ouvir o apelo a “uma paz justa”

Visita termina esta quinta-feira

Líder do Conselho Mundial de Igrejas com líderes políticos e religiosos na Terra Santa para fazer ouvir o apelo a “uma paz justa”

Ao longo dos últimos seis dias, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Jerry Pillay, empenhou-se a 100% naquela que designou de “uma missão especial”. E não é caso para menos. O líder religioso – que representa 352 igrejas protestantes, ortodoxas, anglicanas e evangélicas em todo o mundo – esteve em Israel e na Palestina, numa tentativa de “tornar mais forte” e verdadeiramente audível o apelo que há muito vem fazendo “por uma paz justa” na região.

Arcebispo de Cantuária: “A Igreja Católica precisa de ser muito mais aberta ao ministério das mulheres”

Entrevista ao 7MARGENS

Arcebispo de Cantuária: “A Igreja Católica precisa de ser muito mais aberta ao ministério das mulheres”

No final da sua primeira visita a Portugal, Justin Welby deu numa curta entrevista ao 7MARGENS, onde falou desta viagem que tanto o entusiasmou, mas também de outras não tão alegres, porém não menos importantes. E ainda da sua relação com o Papa Francisco, dos desafios que as Igrejas cristãs enfrentam… e das eleições legislativas que se aproximam.

Arcebispo de Cantuária apela a “um novo humanismo… porque esquecemos o que é ser humano”

No primeiro dia da visita a Portugal

Arcebispo de Cantuária apela a “um novo humanismo… porque esquecemos o que é ser humano”

“Estamos a viver um tempo no mundo em que precisamos de um novo humanismo. Precisamos de um novo humanismo… porque esquecemos o que é ser humano.” Foi com estas palavras, proferidas em tom grave e solene, que o arcebispo de Cantuária iniciou a homilia da missa celebrada este sábado, 17 de fevereiro, na Catedral de São Paulo, em Lisboa.

Vamos sentar-nos à mesa com um muçulmano, um cristão e um judeu?

No Dia da Fraternidade Humana

Vamos sentar-nos à mesa com um muçulmano, um cristão e um judeu?

“Num tempo cheio de sombras, inseguros e com medo, parece que só nos restam duas opções: escolher a violência num dos lados da barricada ou optar pela indiferença egoísta”. Será? A associação para o desenvolvimento MEERU | Abrir Caminho acredita que há uma terceira opção: a “do encontro, do diálogo e da amizade entre pessoas, para abrir caminhos para a Paz”. E quer provar isso mesmo já no próximo domingo, 4 de fevereiro – em que se assinala o Dia Internacional da Fraternidade Humana -, sentando à mesma mesa um muçulmano, um cristão e um judeu… E convidando todos os que quiserem a juntar-se também a eles, presencialmente ou online.

Índia: Cristãos e muçulmanos pressionados a converter-se ao hinduísmo

Campanha "regresso a casa"

Índia: Cristãos e muçulmanos pressionados a converter-se ao hinduísmo

Um grupo de 251 famílias, duas delas muçulmanas e as restantes católicas, correspondente a cerca de mil pessoas, ter-se-á alegadamente convertido à religião hindu no último fim de semana, no estado de Chhattisgarh, no centro da Índia, noticiou uma organização de grupos pró-hindus. Mas o arcebispo católico da região, Victor Henry Thakur, alerta que a informação pode não corresponder à realidade e que se trata de pressão para atingir os cristãos e as suas instituições.

Mestrado em Ciência das Religiões tem nova direção

Universidade Lusófona

Mestrado em Ciência das Religiões tem nova direção

O Mestrado em Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona-Centro Universitário de Lisboa (UL-CUL), conta com uma nova equipa diretora, anunciou a instituição nesta segunda-feira, 29 de janeiro. Os professores Jorge Botelho Moniz (diretor) e Fabrizio Boscaglia (subdiretor) sucedem ao professor José Brissos-Lino, que continuará a colaborar com o Mestrado e com a área de Ciência das Religiões da universidade.

Número de cristãos perseguidos no mundo é o mais alto em 31 anos: ultrapassa os 365 milhões

Relatório Open Doors 2024

Número de cristãos perseguidos no mundo é o mais alto em 31 anos: ultrapassa os 365 milhões

Mais de 365 milhões de cristãos estão atualmente sujeitos a perseguição. O número, só por si, impressiona. E pode impressionar ainda mais se pensarmos que corresponde a um em cada sete cristãos no mundo inteiro… ou seja: quase 15%. Os dados acabam de ser avançados pela organização americana Open Doors, que divulgou esta semana a sua “World Watch List 2024” (uma lista dos 50 países que mais discriminam os cristãos) e deixou o alerta: em 31 anos de registos de perseguição, a tendência tem sido para aumentar, e este foi um ano recorde.

Pastor cristão condenado a 14 anos de prisão na China

Igrejas domésticas perseguidas

Pastor cristão condenado a 14 anos de prisão na China

Um pastor protestante, líder de uma igreja doméstica na China, foi condenado a 14 anos de prisão por alegado envolvimento em “práticas comerciais ilegais” e dinamização de um xie jiao (em português, culto proibido). A notícia, avançada esta quarta-feira, 16, pela UCA News, refere que a esposa do pastor e outros quatro réus ligados àquela igreja enfrentam igualmente penas de prisão, embora com duração mais reduzida.

Um curso para que a Doutrina Social da Igreja deixe de ser um “segredo bem guardado”

Orientado por Enrique Lluch Frechina

Um curso para que a Doutrina Social da Igreja deixe de ser um “segredo bem guardado”

João Paulo II escreveu que o ensino da Doutrina Social da Igreja faz parte da sua “missão evangelizadora”, no entanto… esta continua a ser o seu “segredo mais bem guardado”. Quem o diz é Enrique Lluch Frechina, licenciado em Teologia e doutor em Ciências Económicas, que irá orientar o próximo curso do Centro de Espiritualidade Redentorista (CER), intitulado “Uma Introdução à Doutrina Social da Igreja”. A formação, que não exige preparação prévia e é gratuita, arranca já na próxima segunda-feira, 22 de janeiro, e vai decorrer online.

A banda mongol de folk metal que quer juntar-se ao Papa para salvar o mundo

The HU

A banda mongol de folk metal que quer juntar-se ao Papa para salvar o mundo

O que têm em comum os The HU, banda da Mongólia que tem vindo a conquistar os fãs de heavy metal nos cinco continentes, e o Papa? Muito mais do que possamos imaginar. Nomeada “artista para a paz” pela UNESCO em 2023, esta banda diz querer promover, através da sua música, o respeito pela diferença e a proteção da natureza. E, apesar de todos os seus elementos serem praticantes do Tengerismo – a tradicional espiritualidade indígena das estepes da Mongólia – assumem-se também fascinados por Francisco e dizem querer unir-se a ele na missão de salvar o mundo.

Paraguai é o destino convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

22 e 23 fevereiro, em Fátima

Paraguai é o destino convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso

É um dos principais destinos de turismo religioso da América do Sul e vai ser o “destino convidado” dos XI Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT, na sigla em inglês), que terão lugar em Fátima nos dias 22 e 23 de fevereiro. Falamos do Paraguai, cuja delegação promete vir a Portugal “dar a conhecer as experiências autênticas” que o seu país proporciona, nomeadamente a Rota dos Jesuítas, o Caminho Franciscano, o Circuito Mariano e o Circuito da Fé do Guairá.

Num país em que o Natal nem é feriado, houve três batismos na Missa do Galo

Mongólia

Num país em que o Natal nem é feriado, houve três batismos na Missa do Galo

Em nenhum outro país do mundo o acréscimo de apenas três fiéis representaria um aumento de 0,2% na comunidade católica. Mas foi isso que aconteceu na Mongólia este Natal, data que nem sequer é feriado no país, por este ser maioritariamente budista. Com apenas 1.450 católicos numa população total de 3,3 milhões, este aumento que pode parecer tão pequeno é especialmente significativo.

Justiça espanhola admite que Testemunhas de Jeová sejam consideradas “seita destrutiva”

Defendendo um grupo de apóstatas

Justiça espanhola admite que Testemunhas de Jeová sejam consideradas “seita destrutiva”

Uma juíza negou provimento à ação que as Testemunhas de Jeová moveram contra os fundadores da Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová (AEVTJ), defendendo que as pessoas que renegaram aquela confissão religiosa têm o direito de autointitular-se “vítimas” e legitimidade para classificá-la como uma “seita destrutiva”.

“Queremos dizer às igrejas de todo o mundo: infelizmente, o Natal na Palestina é assim”

Presépio com Jesus entre escombros

“Queremos dizer às igrejas de todo o mundo: infelizmente, o Natal na Palestina é assim”

Há pouco mais de dois mil anos, terá sido num estábulo, sob o céu estrelado, pacificamente deitado numa manjedoura, que os pastores encontraram Jesus acabado de nascer. Se fosse hoje, nem estábulo, nem manjedoura, muito menos paz. Apenas destroços da guerra e o perigo iminente de mais um bombardeamento, num conflito que prossegue sem fim à vista. Por isso, na igreja evangélica luterana de Belém, o presépio este ano é diferente: não deixa de haver Menino Jesus, mas não o deitaram sobre a palha, e sim sobre um monte de escombros. E o pano em que o envolveram é um keffiyeh, o lenço preto e branco que representa a resistência palestiniana. 

Em cada dia, dois cristãos são atacados na Índia

Perseguição cresceu com Modi

Em cada dia, dois cristãos são atacados na Índia

A perseguição aos cristãos “aumentou acentuadamente” na Índia com a chegada ao poder do partido pro-hindu de Narendra Modi, alerta a organização de defesa dos direitos humanos United Christian Forum (UCF), com sede em Nova Delhi. Só este ano, foram registados 687 ataques a cristãos (pelo menos dois por dia), um número muito superior aos 147 registados, ao todo, em 2014, ano em que Modi foi eleito primeiro-ministro.

Os extremismos são pasto dos fundamentalismos — religiosos e seculares

Os extremismos são pasto dos fundamentalismos — religiosos e seculares

O caminho é óbvio: nem tanto ao secularismo, nem tanto à religião. Em Portugal, no dia em que a Liberdade Religiosa é celebrada nos espaços do Parlamento, sublinha-se o equilíbrio que alguns insistem em desequilibrar: a laicidade do Estado e o secularismo da sociedade não são postos em causa por apoios do Estado a eventos religiosos, nem a religião se vive enfiada na sacristia ou fica fechada no espaço dos cultos.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Decisão histórica

Igrejas etíopes unem-se em conselho nacional para promover a paz

Face à “terrível situação humanitária” na Etiópia, os líderes das três maiores igrejas do país – a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, a Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus e a Igreja Católica Etíope – tomaram a decisão histórica de estabelecer um conselho nacional de igrejas. O compromisso foi assumido na semana passada, num encontro que decorreu no Instituto Ecuménico de Bossey (França) e visa reforçar a cooperação ecuménica na resposta às necessidades humanitárias, na promoção da paz e na defesa dos direitos humanos.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

Comissariada pelo diretor do 7MARGENS

Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento

O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, serão os intervenientes no colóquio “As religiões como património da humanidade”, que decorre no próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 18h, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Sínodo alemão põe em risco a unidade da Igreja

Papa deixa o aviso

Sínodo alemão põe em risco a unidade da Igreja

Foram cautelosas e defensivas as reações dos bispos e dos representantes dos católicos alemães a uma carta do Papa, datada do dia 10 e dada a conhecer esta terça-feira, 21, em que manifesta preocupação com os rumos que a Igreja Católica daquele país está a seguir, com o seu “caminho sinodal”.

Novos movimentos religiosos: como prevenir a deriva sectária e de abusos?

Análise de um vaticanista

Novos movimentos religiosos: como prevenir a deriva sectária e de abusos?

Opus Dei, Focolares, Legionários de Cristo, Comunhão e Libertação, carismáticos, neocatecumenais e muitos outros dão corpo aos chamados novos movimentos religiosos e possuem, todos eles algo em comum: de promessa de futuro da Igreja converteram-se em exemplos de alguns dos maiores problemas que a Igreja tem tido – idolatria, abuso de poder, escândalos sexuais. Que é possível e necessário fazer?

“Do Silêncio Maior”: o livro que conta, em imagens, uma experiência “inacreditável” em Fátima

Apresentação este sábado

“Do Silêncio Maior”: o livro que conta, em imagens, uma experiência “inacreditável” em Fátima

Quando pensamos nas celebrações de 12 e 13 de maio, em Fátima, vêm-nos à mente imagens do recinto repleto de peregrinos, verdade? Mas houve um aniversário dos acontecimentos de 1917 um único, em que o santuário – um dos mais visitados em todo o mundo – esteve praticamente vazio. Muitos talvez já nem se lembrem: estávamos em 2020, em plena pandemia de covid-19. O fotógrafo Miguel Cardoso foi um dos poucos autorizados a acompanhar essas celebrações presencialmente, enquanto milhões assistiam através de um ecrã. Assim nasceu o livro “Do Silêncio Maior”, que é lançado este sábado, 18 de novembro, e que o autor desvendou ao 7MARGENS em primeira mão.

Ciclo de conferências dá a conhecer práticas religiosas aos profissionais de saúde

Na Aula Magna, em Lisboa

Ciclo de conferências dá a conhecer práticas religiosas aos profissionais de saúde

Começa esta quinta-feira, 16 de novembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o ciclo de conferências “Conhecer para Cuidar”, uma série de encontros que visam divulgar, junto dos profissionais de saúde, as diferentes práticas religiosas associadas aos momentos de nascimento, doença e morte, para que possam compreender melhor os seus utentes, seja qual for a sua religião, e assim promover o seu bem-estar e direitos.

Vem aí a Semana Vermelha, para lembrar que a perseguição religiosa existe

Iniciativa da Fundação AIS

Vem aí a Semana Vermelha, para lembrar que a perseguição religiosa existe

Porque é preciso alertar que “no mundo, nos nossos dias, em demasiados países”, continua a existir perseguição religiosa, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) promove, de 17 a 26 de novembro, mais uma Semana Vermelha. Ao longo dessa semana, inúmeros edifícios públicos, igrejas e monumentos irão iluminar-se de vermelho, diversas paróquias organizarão momentos de oração e será divulgado, em vários pontos do pais, o mais recente relatório da organização sobre a liberdade religiosa no mundo.

Arcebispo de Pequim em visita histórica a Hong Kong

Pela primeira vez

Arcebispo de Pequim em visita histórica a Hong Kong

O arcebispo de Pequim e presidente da Associação Patriótica Católica Chinesa (CCPA), Joseph Li Shan, iniciou esta segunda-feira, 13 de novembro, uma visita de cinco dias a Hong Kong, na sequência de um convite do bispo de Hong Kong, cardeal Stephen Chow Sau-Yan, que por sua vez visitou a capital chinesa no passado mês de abril. Essa primeira visita, que o 7MARGENS noticiou, já então foi considerada “histórica”, por ter sido a primeira de um bispo de Hong Kong desde 1997, quando a ilha deixou de ser uma colónia britânica. Agora, a presença de Li em Hong Kong é também inédita. Trata-se da primeira visita oficial de um bispo de Pequim na história daquela região.

Bahá’is sofrem nova vaga de buscas domiciliárias e detenções no Irão

Repressão intensifica-se

Bahá’is sofrem nova vaga de buscas domiciliárias e detenções no Irão

As forças de segurança iranianas invadiram na semana passada, sem apresentar qualquer justificação, as casas de mais de 20 bahá’is e, após agredi-los física e verbalmente, levaram pelo menos 19 sob custódia, desconhecendo-se o seu paradeiro. Estas “detenções e buscas domiciliárias confirmam os receios crescentes de que o governo do Irão tenha redobrado a sua repressão à comunidade bahá’í perseguida” no país, denuncia a Comunidade Internacional Bahá’í.

Religiões, conflitos e diálogo

Religiões, conflitos e diálogo

Ao ler as opiniões que se vão publicando a respeito da trágica situação que vive hoje a Terra Santa, nota-se nelas a tendência para tomar partido. O cardeal D. Américo Aguiar disse que esse é um grande perigo e parece-me que tem razão. Contrária a essa visão “partidária” é a de quem procura colocar-se no lugar do outro. [A opinião de Pedro Vaz Patto]

Católicos na Índia chocados com ataque que matou três testemunhas de Jeová

Durante convenção anual

Católicos na Índia chocados com ataque que matou três testemunhas de Jeová

A Igreja Católica Siro-Malabar (Índia) considera que as explosões que ocorreram este domingo, 29, durante uma convenção em que estavam reunidas cerca de duas mil testemunhas de Jeová e que provocaram a morte a duas mulheres e uma criança e fizeram pelo menos 50 feridos, terão sido “uma tentativa deliberada e planeada de destruir a natureza secular de Kerala”, o Estado do sul do país onde ocorreu o ataque.

Cristãos aconselhados a não cantar salmos “pró-Israel” no Paquistão

Receando atritos com muçulmanos

Cristãos aconselhados a não cantar salmos “pró-Israel” no Paquistão

Um arcebispo católico da província paquistanesa de Punjab, a mais populosa do país e lar de grande parte da comunidade cristã, exortou os fiéis a evitarem hinos litúrgicos e salmos de louvor a Israel, temendo uma possível reação negativa naquela nação de maioria muçulmana, onde muitos consideram o conflito Israel-Palestina como uma luta judaico-islâmica.

Guerras de irmãos

Guerras de irmãos

Como o protagonista cinematográfico que torna inofensivo o engenho explosivo que tem perante si, Jonathan Sacks lê os textos bíblicos mais desabridos, particularmente aqueles que se centram na rivalidade fraterna (Caim e Abel, Isaac e Ismael, Jacob e Esaú, Lia e Raquel, José e os seus irmãos), interpretando-os de modo a extirpar-lhes o ressentimento e o ódio que suscitaram a animosidade entre judeus, cristãos e muçulmanos e a exemplificar como da hostilidade se pode evoluir até à reconciliação.

“A religião está intimamente ligada ao centro da identidade da pessoa”

Heiner Bielefeldt, ex-relator da ONU para a Liberdade Religiosa

“A religião está intimamente ligada ao centro da identidade da pessoa”

“A liberdade religiosa pode abrir espaço também em benefício das questões de género. As leis matrimoniais estão intimamente relacionadas com as questões de género”, diz Heiner Bielefeldt, ex-relator da ONU para a Liberdade Religiosa. Nesta entrevista, também afirma que “a religião está intimamente ligada ao núcleo central da identidade da pessoa”. 

Afinal, há vizinhos em Israel e em Gaza

Afinal, há vizinhos em Israel e em Gaza

Não compreendo – não posso compreender – o que se passa no Médio Oriente. Não ouso tomar partidos, não tenho a solução para o conflito. Mas ouso achar que compreendi as palavras de um jovem judeu israelita e que vislumbrei nelas um caminho para a paz. Um caminho a ser traçado pela nova geração e pelo diálogo inter-religioso.

Trabalhar, rezar e dançar

Sismo em Marrocos

Trabalhar, rezar e dançar

“Eu e todos os membros da minha tribo… passamos o nosso tempo a fazer três coisas… primeiro a trabalhar… depois a rezar, e à noite, depois da oração, dançamos Ahwach para expressar a nossa gratidão a Deus… e para lhe pedir que nos conceda mais um dia de vida no dia seguinte… Durante séculos… Deus concedeu-nos a vida…” O testemunho singular de quem viveu o sismo em Marrocos.

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Memorial a construir na Bielorrússia

Campanha internacional quer homenagear 50 mil vítimas do Holocausto

Há mais de 80 anos, milhares de lápides que descansavam no grande cemitério judaico de Brest-Litovsk, na Bielorrússia (sabe-se que ali estariam enterrados cerca de 50 mil judeus), foram profanadas e usadas ​​para outros fins. Cerca de 1.200 lápides (ou o que sobrou delas) foram descobertas nos últimos 20 anos e agora uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, a The Together Plan, decidiu devolvê-las ao seu local de origem, onde irá construir um memorial que homenageie esta comunidade brutalmente extinta.

A mística como não-limite da condição humana, trazida à luz do dia

Simpósio, Congresso, História e Dicionário

A mística como não-limite da condição humana, trazida à luz do dia

É um projecto vasto: um simpósio já no próximo sábado, que inclui a possibilidade de participação via zoom; um congresso em Abril do próximo ano, em Braga; uma História Global da Espiritualidade e da Mística em Portugal, em sete volumes, e um Dicionário Global da Espiritualidade e da Mística, em dois volumes, duas obras a publicar até 2025, idealmente.

Organizações cristãs pedem ao G20 impostos superiores para os mais ricos

Em nome de 600 milhões de pessoas

Organizações cristãs pedem ao G20 impostos superiores para os mais ricos

Aumentar os impostos sobre os mais ricos (2% para os milionários, 3% para aqueles com rendimentos acima de 50 milhões de dólares e 5% para os bilionários) poderia gerar anualmente 2,5 triliões de dólares, “o suficiente para tirar da pobreza 2,3 mil milhões de pessoas e oferecer cuidados de saúde e proteção social universais a 3,6 mil milhões de pessoas”, afirmam várias federações ecuménicas de igrejas cristãs, numa carta aberta ao G20, o grupo de países mais poderosos do mundo que estará reunido nos próximos dias 9 e 10 de setembro na Índia.

Confirmado encontro de líderes religiosos em Abu Dhabi, nas vésperas da COP28

6 e 7 de novembro de 2023

Confirmado encontro de líderes religiosos em Abu Dhabi, nas vésperas da COP28

Uma cimeira global com os líderes religiosos de todo o mundo terá lugar em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), de 6 a 7 de novembro, para discutir o papel crucial das comunidades religiosas face às alterações climáticas. A organização deste evento, que antecede a COP 28 no mesmo país, já havia sido avançada pelo Papa, durante uma entrevista no início de agosto, mas na altura Francisco referiu-se a ele como “um encontro para a paz”.

Mais de 250 crimes contra muçulmanos registados este ano

Alemanha

Mais de 250 crimes contra muçulmanos registados este ano

Foram registados pela polícia alemã 258 crimes contra muçulmanos no primeiro semestre de 2023. Os dados, divulgados pelo Ministério do Interior daquele país e citados pelo jornal The Muslim Times desta terça-feira, 29 de agosto, revelam que mais de uma dúzia de mesquitas foram atacadas entre janeiro e junho, e dezenas de muçulmanos foram agredidos fisicamente ou assediados verbalmente na rua ou em locais públicos. Nesses ataques, 17 pessoas ficaram feridas.

Católicos italianos resumem-se a “pequena minoria” de jovens e idosos

Estudo revela

Católicos italianos resumem-se a “pequena minoria” de jovens e idosos

“Até os italianos, um povo de santos, poetas e navegadores, são agora pessoas de pouca fé”. Assim resume a revista cristã italiana Il Timone os resultados de um estudo divulgado na sua edição deste mês, que chegou esta quarta-feira, 19 de julho, às bancas. O estudo revela que mais de um terço da população italiana (37%) se declara “descrente”, enquanto os que se declaram “crentes” católicos e que frequentam a igreja para ir à missa são apenas 13,8%: uma “pequena minoria, formada por alguns poucos jovens e por fiéis idosos”.

Hino de Louvores

Podcast 7 Céus

Hino de Louvores

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado na data em que se inicia o Ano Novo Islâmico (correspondente ao dia 1 de Muharam do ano de 1445), escutamos o Hino de Louvores, oriundo da tradição islâmica.

Jovens cristãos, judeus e muçulmanos reunidos na Suíça para construir a paz

Fórum de Pacificadores Emergentes

Jovens cristãos, judeus e muçulmanos reunidos na Suíça para construir a paz

Parece um vídeo aspiracional, mas não, é a realidade: 52 jovens oriundos de todo o mundo – cristãos, judeus e muçulmanos – conversam e riem nos jardins do Instituto Ecuménico de Bossey (Suíça), com vista para as montanhas alpinas e o Lago Léman. São os participantes no Fórum de Pacificadores Emergentes – organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pelo Conselho Muçulmano de Anciãos e pela Fundação Rose Castle – que está a decorrer até sexta-feira, 14 de julho, nos arredores de Genebra.

Uma água de santidade

Podcast 7 Céus

Uma água de santidade

https://open.spotify.com/episode/1rzhYGvBnQXR4DpTKGb3gH?si=w-_-aA02QZeG6SsqEz8CrA Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia em que os veterocalendaristas - também conhecidos como "cristãos ortodoxos genuínos" - assinalam a natividade de São João Batista,...

Uma khutbah da Festa do Sacrifício

Podcast 7 Céus

Uma khutbah da Festa do Sacrifício

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os muçulmanos acabam de comemorar o Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, escutamos um excerto do texto “Uma khutbah da Festa do Sacrifício”, da tradição islâmica.

É preciso “transformar o sentido religioso em boas obras concretas”

Papa em entrevista

É preciso “transformar o sentido religioso em boas obras concretas”

“A nossa tarefa é transformar o sentido religioso em cooperação, em fraternidade, em boas obras concretas”, afirmou o Papa na sua mais recente entrevista, dada ao jornal Al-Ittihad. dos Emirados Árabes Unidos, e publicada esta segunda-feira, 3 de julho. “Hoje, precisamos de construtores de paz, não de fabricantes de armas; hoje precisamos de construtores de paz, não de instigadores de conflitos; precisamos de bombeiros, não de incendiários; precisamos de defensores da reconciliação, não de pessoas ameaçadas de destruição”, insistiu.

Testemunhas de Jeová voltam a realizar congresso de três dias em Lisboa

Esperadas mais de 13 mil pessoas

Testemunhas de Jeová voltam a realizar congresso de três dias em Lisboa

Após um intervalo de três anos devido à pandemia de covid-19, as Testemunhas de Jeová retomam este ano a “tradição” de realizar um congresso anual “de grande dimensão”, em Lisboa. O encontro, de participação gratuita e aberto a todos os interessados, arranca esta sexta-feira, 30 de junho, e decorre até domingo, 2 de julho, no Estádio do Restelo, onde são esperadas mais de 13 mil pessoas.

Igreja Católica alemã perdeu mais de meio milhão de fiéis em 2022

Recorde histórico

Igreja Católica alemã perdeu mais de meio milhão de fiéis em 2022

Os dados acabam de ser divulgados pela Conferência Episcopal Alemã e foram considerados “chocantes”: mais de meio milhão de batizados pela Igreja Católica naquele país declararam em 2022 já não pertencer à instituição. Se a esse número forem somadas as mortes registadas durante o mesmo ano, a perda de católicos corresponde a um total de 708 mil pessoas, segundo estatísticas oficiais da Igreja.

Crescimento das comunidades evangélicas em Portugal acelerou nos últimos três anos

Estudo da Aliança Evangélica Portuguesa

Crescimento das comunidades evangélicas em Portugal acelerou nos últimos três anos

Um novo estudo da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP), que contou com a participação de 350 pastores que lideram uma ou mais igrejas evangélicas em Portugal, revela que o ritmo de crescimento destas comunidades no país acelerou fortemente a partir de 2020. A esmagadora maioria dos entrevistados (80%) afirmou que as suas igrejas estão atualmente a crescer e mais de metade das comunidades (62,5%) têm já “planos e local definido para plantar novas igrejas nos próximos cinco anos”, avança o relatório divulgado pela AEP esta quarta-feira, 28 de junho, ao qual o 7MARGENS teve acesso em primeira mão.

Obama criticado por ter condenado violação dos direitos humanos na Índia

Em causa visita de Modi a Washington

Obama criticado por ter condenado violação dos direitos humanos na Índia

A ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, declarou-se “chocada” com as afirmações do ex-Presidente americano Barak Obama sobre a possibilidade de o desrespeito dos direitos das minorias religiosas na Índia poder levar a movimentos secessionistas, durante a visita de Estado que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, fez na semana passada aos EUA.

“O mundo tem de saber”: mais de metade da população vive em países onde há perseguição religiosa

Relatório da Fundação AIS

“O mundo tem de saber”: mais de metade da população vive em países onde há perseguição religiosa

Em 28 países do mundo, que albergam 4,03 mil milhões de pessoas, existe perseguição religiosa. Ou seja, 51,6% da população do planeta está sujeita a ser perseguida pelo seu próprio Governo, ou assassinada, devido à religião que professa, muitas vezes com pouca ou nenhuma reação da comunidade internacional. A denúncia é feita pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), no relatório bi-anual sobre a “Liberdade Religiosa no Mundo”, lançado esta quinta-feira, 22 de junho.

“Está quase tudo por fazer ao nível do estudo das religiões em Portugal”

Colóquio reúne investigadores em Lisboa

“Está quase tudo por fazer ao nível do estudo das religiões em Portugal”

A forma como a espiritualidade e a religiosidade têm sido vividas em Portugal é “um mundo” e a maior parte desse mundo está ainda por descobrir. Quem o diz é Marina Pignatelli, professora e investigadora na área da Antropologia das Religiões e uma das organizadoras do Colóquio ReliMM – A Religião nas Múltiplas Modernidades, que esta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de junho, irá reunir em Lisboa alguns dos (poucos) que se dedicam a estudar estas áreas no nosso país.

Oração para avivar em si o amor de Deus

Podcast 7 Céus

Oração para avivar em si o amor de Deus

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os católicos celebram a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, escutamos a “Oração para avivar em si o amor de Deus”, da autoria de Santa Gertrudes, padroeira dos místicos.

Putin oferece à Igreja Ortodoxa dois símbolos maiores da unidade russa

Contra a opinião dos especialistas

Putin oferece à Igreja Ortodoxa dois símbolos maiores da unidade russa

Por decisão do Presidente Putin, duas das peças mais famosas dos museus russos serão entregues com caráter definitivo à Igreja Ortodoxa russa. A doação comporta graves riscos de deterioração de uma delas – o ícone “A Trindade” de Andrei Rublev –, o que levou uma vintena de membros da Academia das Ciências russa a protestar contra tal transferência pelos estragos que a peça possa vir a sofrer.

Jornada de Filosofia da Religião vai refletir sobre “o imperativo da reconciliação e da reparação”

3 de junho, na Católica Braga

Jornada de Filosofia da Religião vai refletir sobre “o imperativo da reconciliação e da reparação”

Em contexto de guerra na Europa e de crise dos abusos na Igreja, qual a resposta da religião? “Reparação e reconciliação” podem ser a chave e servirão de mote à IV Jornada de Filosofia da Religião, agendada para o próximo sábado, 3 de junho, no Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O evento levará ao Campus Camões renomados conferencistas, com destaque para o filósofo e ensaísta catalão Josep Maria Esquirol.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Hino ao Cristo Salvador

Podcast 7 Céus

Hino ao Cristo Salvador

Neste sétimo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando as Igrejas cristãs celebram a solenidade litúrgica da Ascensão de Jesus ao Céu, escutamos o Hino ao Cristo Salvador, da autoria de Clemente de Alexandria.

Crescem as grandes “divisões religiosas globais”: geográfica e geracional

Estudo internacional

Crescem as grandes “divisões religiosas globais”: geográfica e geracional

Um novo estudo internacional revela que há duas grandes “divisões religiosas” a nível mundial que têm vindo a acentuar-se: uma opõe o “Sul Global altamente religioso” a um “Norte Global predominantemente secular”; a outra separa os jovens dos adultos mais velhos, sendo que os primeiros “têm menos probabilidade de se identificarem como cristãos, especialmente católicos”, e são “mais propensos a identificar-se como muçulmanos ou de alguma outra fé”.

Louvores Cartusianos de Maria

Podcast 7 Céus

Louvores Cartusianos de Maria

Neste sexto episódio do podcast 7 Céus, publicado enquanto decorre a Peregrinação Internacional Aniversária de maio no Santuário de Fátima, escutamos os Louvores Cartusianos de Maria, da Liturgia Ambrosiana.

Líderes religiosos condenam violência étnica no nordeste da Índia

Confrontos entre grupos tribais

Líderes religiosos condenam violência étnica no nordeste da Índia

O Presidente da Conferência Episcopal da Índia, Andrews Thazhath, está a pedir a todos os bispos que organizem grupos de oração em paróquias e instituições religiosas pela paz no estado de Manipur, no nordeste do país, e instou o governo a tomar as medidas necessárias para acabar com a violência vivida na última semana. O secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) apelou esta terça-feira, 9 de maio, à “justiça e reconciliação”, defendendo que só estas “podem trazer uma paz duradoura”.

Oração Matinal dos Monges budistas

Oração Matinal dos Monges budistas

Neste quinto episódio do podcast 7 Céus, publicado no dia após a celebração do Vesak, data mais sagrada para milhões de budistas em todo o mundo, escutamos a Oração Matinal dos Monges, recolhida da tradição budista.

Famílias católicas são as mais fracas transmissoras da fé

Inquérito em França

Famílias católicas são as mais fracas transmissoras da fé

Em França, 91 por cento das pessoas criadas em famílias muçulmanas seguem a religião dos seus pais, o que sucede em 84 por cento das famílias judaicas, mas só acontece em 67 por cento das famílias católicas. A conclusão resulta do inquérito Trajetos e Origens realizado pelo instituto público de estatísticas francês (INSSE) em 2019-2020 e divulgado no final de março.

EUA colocam Cuba e Nicarágua na lista de países que violam liberdade religiosa

Pela primeira vez

EUA colocam Cuba e Nicarágua na lista de países que violam liberdade religiosa

A Comissão para a Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (USCIRF, na sigla em inglês) incluiu, pela primeira vez, a Cuba e a Nicarágua na lista de países “de especial preocupação” quanto à liberdade religiosa. No seu relatório anual referente a 2022, divulgado esta semana, o organismo regista “uma regressão significativa” em diversos países, havendo outros 15 Estados a figurar na mesma lista.

Fontes normativas no islão: conceito de lei e questões afins

ENSAIO [Islão: história, doutrina e direito (V)]

Fontes normativas no islão: conceito de lei e questões afins

O 7MARGENS tem vindo a publicar uma série de textos da autoria de Carlos Pinto de Abreu (advogado) e José Verdelho (jurista) sobre a história do islão e as suas implicações no direito. No texto anterior os autores focaram-se na concepção do direito no Islão, centrando-se este quinto artigo nas fontes normativas e no conceito de lei no islão.

“Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”

Arcebispo de Bangui em Portugal

“Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”

Se queremos paz na Ucrânia, é preciso redirecionar as energias, que têm estado focadas apenas num eixo, o do armamento. Quem o diz é o arcebispo de Bangui, Dieudonné Nzapalainga, que tem desempenhado um papel crucial na recuperação da paz no seu próprio país, a República Centro-Africana (RCA). “Ouvimos demasiado a voz das armas, mas também há a voz do diálogo para a paz”, afirmou o cardeal durante a sua participação na terceira edição do Mafra Dialogues, que decorreu esta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de abril, no Palácio Nacional de Mafra, subordinado ao tema “Diálogo Inter-religioso e Paz Global”.

Diocese de Marselha confirma visita do Papa em setembro

Para encontro ecuménico

Diocese de Marselha confirma visita do Papa em setembro

O Vaticano ainda não fez o anúncio oficial, mas a diocese de Marselha acaba de confirmar: o Papa Francisco aceitou o convite do cardeal Jean-Marc Aveline “para viajar a Marselha, onde concluirá os Encontros do Mediterrâneo em 23 de setembro de 2023”. Trata-se de um evento ecuménico que irá reunir naquela cidade francesa mais de cem representantes das Igrejas das cinco margens do Mediterrâneo.

Judeus proibidos de entrar no Monte do Templo até ao fim do Ramadão

Decisão do governo israelita

Judeus proibidos de entrar no Monte do Templo até ao fim do Ramadão

O governo de Israel proibiu a entrada de judeus no Monte do Templo, em Jerusalém, até ao fim do Ramadão (o mês sagrado para os muçulmanos, que termina a 21 de abril). A decisão foi motivada pela escalada de tensão entre israelitas e palestinianos e pelos confrontos ocorridos na Mesquita de Al-Aqsa, ali localizada, durante a última semana, avança o jornal Jewish News.

Cresce o número de lugares de culto cristãos não católicos

Estudo da Aliança Evangélica Portuguesa

Cresce o número de lugares de culto cristãos não católicos

Um novo estudo do Gabinete de Estudos e Pesquisa da Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) realizado no princípio deste ano confirma o crescimento acelerado dos locais de culto das confissões cristãs não católicas em Portugal. Só em 2022 terão sido 26 os novos locais de cultos detetados pelo estudo da AEP que sublinha o facto de que 45 por cento das suas igrejas nasceram depois de 2000.

Diminuição de católicos e evangélicos na Alemanha bate recorde histórico

Menos 1,3 milhões em 2022

Diminuição de católicos e evangélicos na Alemanha bate recorde histórico

As Igrejas Católica e Evangélica perderam, ao todo, 1,3 milhões de fiéis em 2022, o que representa um recorde histórico no número anual de abandonos. Os dados foram obtidos através de um estudo realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW), que alerta que estas Igrejas irão enfrentar problemas financeiros nos próximos anos, considerando outros fatores como a evolução demográfica.

Purga nos manuais escolares indianos desfigura Gandhi

“Agenda nacionalista hindu”

Purga nos manuais escolares indianos desfigura Gandhi

Numa operação considerada por alguns de “grande envergadura”, os novos manuais escolares que os alunos da Índia passaram a utilizar a partir deste ano possuem factos históricos relevantes que são expurgados, reenquadrados ou reduzidos na sua abordagem, em benefício de uma “agenda nacionalista hindu”. Uma figura que sai bastante apagada nos livros de estudo é a de Gandhi.

7 Céus, o novo podcast do 7MARGENS

7 Céus, o novo podcast do 7MARGENS

Inauguramos, nestes dias em que os cristãos celebram o Tríduo Pascal, o novo podcast semanal do 7MARGENS. Intitulado 7 Céus, este podcast, que publicaremos ao entardecer de cada sexta-feira (este primeiro é exceção), pretende fazer chegar aos nossos leitores, em registo áudio, textos orantes das várias tradições religiosas.

10 anos de pontificado: As mensagens dos líderes religiosos para Francisco

De Cirilo a Welby, passando pela CEP

10 anos de pontificado: As mensagens dos líderes religiosos para Francisco

O Papa Francisco recebeu nos últimos dias rasgados elogios da parte de inúmeros líderes religiosos, a propósito do 10º aniversário do seu pontificado, que se assinala esta segunda-feira, 13 de março. Mas houve outro denominador comum nas mensagens de felicitações que estes lhe enviaram: a expressão da vontade de colaborar com ele por um mundo melhor, manifestada inclusive pelo patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo.

Chineses obrigados a registar-se online para celebrações religiosas

ONG cristã denuncia

Chineses obrigados a registar-se online para celebrações religiosas

Chama-se Smart Religion, é uma aplicação desenvolvida pela Comissão de Assuntos Étnicos e Religiosos da província de Henan (China), e passou a ser obrigatório usá-la para poder participar em celebrações religiosas naquela região. A ONG cristã ChinaAid, com sede nos Estados Unidos da América, denunciou esta semana a situação e alerta para o facto de este ser mais um passo no cerceamento da liberdade religiosa no país.

Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon

Acordo Santa Sé - Grécia assinado

Museus do Vaticano devolvem fragmentos do Partenon

Os três fragmentos de mármore do Partenon de Atenas que os museus do Vaticano detêm desde o século XIX serão devolvidos à Grécia esta sexta-feira, dia 8 de março. O acordo entre a Santa Sé e a Grécia foi assinado quinta-feira, 7, após o Papa Francisco ter decidido devolver aquelas peças de grande valor artístico e arqueológico ao local de onde provêm.

Pin It on Pinterest

Share This