Editorial

Renovar o 7MARGENS

| 1 Out 2023

Encontro de leitores do 7M em Lisboa. Antº Matos Ferreira. Foto © Clara Raimundo:7MARGENS

Encontro de leitores do 7M em Lisboa (auditório da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, 23 Setembro 2023). Antº Matos Ferreira. Foto © Clara Raimundo:7MARGENS

 

Os recentes encontros de leitores constituíram momentos altos de afirmação do 7MARGENS como projeto partilhado e participado. A avaliação, as críticas, os debates e as sugestões saídas do convívio entre a centena e meia de pessoas que estiveram em Guimarães e em Lisboa mostraram uma comunidade de leitores envolvida na orientação do seu jornal, comprometida com o seu futuro e desejosa de contribuir para a sua renovação.

Reunida para refletir sobre os resultados daqueles encontros, a equipa de redação do 7MARGENS congratulou-se com o êxito e o interesse dos encontros e reteve, entre todos os temas referidos, alguns aspectos de concretização mais imediata, que se podem agrupar em quatro grandes áreas:

Editorial

Valorizar as entrevistas, os retratos de pessoas, as reportagens sobre lugares e acontecimentos.

Reformular o conceito dos podcasts, trazendo-os para mais próximos das notícias e da opinião.

Desenvolver a produção de pequenos vídeos.

Aumentar a frequência dos editoriais e a publicação da opinião de gente mais jovem.

Dar prioridade à explicação (contextualização) da notícia em vez de privilegiar a rapidez de publicação.

Insistir na procura de informação relativa a outras confissões não católicas, a outras religiões e a expressões espirituais minoritárias. Publicar com maior frequência opinião dessas correntes.

Abrir o debate (opinião, conversas via zoom, etc…) sobre temas atuais: a inteligência artificial; a paz e o desarmamento; as migrações…

Melhorar e expandir a agenda.

Publicar mais críticas de filmes, livros, discos, espetáculos…

Melhorar o grafismo do site

Dar voz às pessoas que trabalham com os sem voz, porque os sem voz não lêem o 7MARGENS.

Comunidade de leitores

Dinamizar grupos de reflexão sobre as referidas questões atuais: inteligência artificial; a paz e o desarmamento; as migrações…

Propor a realização de novos encontros de leitores.

Divulgação

Investir na animação das redes sociais.

Insistir para que cada leitor traga até ao fim do ano mais um assinante. De preferência um leitor jovem a quem se ofereça a assinatura.

Aproveitar o programa que arrancará este outubro na Antena 1 para desenvolver sinergias cruzadas com o jornal.

Finanças

Lançar rapidamente uma campanha de recolha de fundos, para evitar que o ano de 2023 feche com resultados negativos.

Este é o roteiro que pretendemos seguir nos próximos meses. Não conseguiremos responder positivamente a todos estes desafios, mas vamos tê-los presentes e procuraremos agarrar todas as oportunidades para abrir caminhos no sentido sugerido. Recordamos também a interpelação feita a propósito deste projeto de, ao ter construído uma memória e um lastro de cinco anos de existência, correr o risco de se encerrar apenas em questões de consolidação, esquecendo-se de se reinventar para responder aos que ainda não toca, àqueles a quem não chega ou que não são visíveis nos textos e imagens do 7MARGENS. Mais uma razão para encetar, sem desnecessárias prisões ao passado, a renovação deste projeto.

A Equipa redatorial do 7MARGENS

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados

Na Calábria, com Migrantes e Refugiados novidade

Estou na Calábria com vista para a Sicília e o vulcão Stromboli ao fundo. Reunião de Coordenadores das Redes Internacionais do Graal. Com uma amiga mexicana coordeno a Rede de Migrantes e Refugiados que abrange nada mais nada menos que 10 países, dos Estados Unidos, Canadá e México às Filipinas, passando por África e o sul da Europa. Escolhemos reunir numa propriedade de agroturismo ecológico (Pirapora), nas escarpas do mar Jónio, da antiga colonização grega. Na Antiguidade, o Mar Jónico foi uma importante via de comércio marítimo, principalmente entre a Grécia e o Sul da Itália.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This