Papa emérito

Renúncia de Bento de XVI: motivo foi insónia crónica

| 28 Jan 2023

bento xvi ratzinger seewald ganswein, Foto Jakob John Seewald _PNP

Bento XVI com o seu biógrafo Peter Seewald (à direita). Foto © Jakob John Seewald_PNP.

 

Um problema de insónia crónica foi a causa imediata que levou o falecido Papa emérito Bento XVI a renunciar ao pontificado em 2013, segundo revelou o semanário alemão Focus.

A informação foi dada a conhecer pelo seu biógrafo, Peter Seewald, e consta de uma carta que Bento XVI lhe enviou em outubro de 2022, em que descreve o problema de saúde.

Afinal, a falta de forças e o cansaço que foram invocados por Ratzinger, ficaram a dever-se, segundo as palavras do próprio, “a insónia que o acompanhava sem interrupção desde a Jornada Mundial da Juventude em Colónia”, em agosto de 2005, meses depois de suceder a João Paulo II.

Apesar dos “remédios potentes” prescritos pelo seu médico, as dificuldades de dormir mantiveram-se. E poderão ter influenciado um incidente de queda na casa de banho, que Bento XVI deu, durante a viagem ao México e a Cuba, em março de 2012. Em consequência, o médico reduziu o medicamento e aconselhou-o a surgir em público apenas nas manhãs.  

Na carta, Ratzinger diz estar ciente de que essas restrições médicas “só foram sustentáveis ​​por um curto período de tempo”, levando-o a ponderar e decidir a resignação em fevereiro de 2013. Pesou nessa decisão a perspetiva da deslocação ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que não se via capaz de “enfrentar”.

Seewald comentou esta sexta-feira que Bento XVI “não quis fazer alarido durante a sua vida sobre as circunstâncias íntimas da sua demissão, as quais se justificavam pelo seu esgotamento”.

 

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This