Papa emérito

Renúncia de Bento de XVI: motivo foi insónia crónica

| 28 Jan 2023

bento xvi ratzinger seewald ganswein, Foto Jakob John Seewald _PNP

Bento XVI com o seu biógrafo Peter Seewald (à direita). Foto © Jakob John Seewald_PNP.

 

Um problema de insónia crónica foi a causa imediata que levou o falecido Papa emérito Bento XVI a renunciar ao pontificado em 2013, segundo revelou o semanário alemão Focus.

A informação foi dada a conhecer pelo seu biógrafo, Peter Seewald, e consta de uma carta que Bento XVI lhe enviou em outubro de 2022, em que descreve o problema de saúde.

Afinal, a falta de forças e o cansaço que foram invocados por Ratzinger, ficaram a dever-se, segundo as palavras do próprio, “a insónia que o acompanhava sem interrupção desde a Jornada Mundial da Juventude em Colónia”, em agosto de 2005, meses depois de suceder a João Paulo II.

Apesar dos “remédios potentes” prescritos pelo seu médico, as dificuldades de dormir mantiveram-se. E poderão ter influenciado um incidente de queda na casa de banho, que Bento XVI deu, durante a viagem ao México e a Cuba, em março de 2012. Em consequência, o médico reduziu o medicamento e aconselhou-o a surgir em público apenas nas manhãs.  

Na carta, Ratzinger diz estar ciente de que essas restrições médicas “só foram sustentáveis ​​por um curto período de tempo”, levando-o a ponderar e decidir a resignação em fevereiro de 2013. Pesou nessa decisão a perspetiva da deslocação ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que não se via capaz de “enfrentar”.

Seewald comentou esta sexta-feira que Bento XVI “não quis fazer alarido durante a sua vida sobre as circunstâncias íntimas da sua demissão, as quais se justificavam pelo seu esgotamento”.

 

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas

Dia Mundial do Refugiado

Por um mundo que acolha as pessoas refugiadas novidade

Dia 20 de Junho é dia de homenagearmos todos aqueles e aquelas que, através do mundo, se veem obrigados e obrigadas a fugirem do seu lar, a suspenderem a vida e a interromperem os seus sonhos no lugar que é o seu. Este é o dia de homenagearmos a força e a coragem desses homens e mulheres – tantos jovens e crianças, meu Deus! – que arriscam a vida na procura de um lugar que os acolha.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda

Escravatura e racismo: faces da mesma moeda novidade

Nos últimos tempos muito se tem falado e escrito sobre escravatura e racismo no nosso país. Temas que nos tocam e que fazem parte da nossa história os quais não podemos esconder. Não assumir esta dupla realidade, é esconder partes importantes da nossa identidade. Sim, praticámos a escravatura ao longo de muitos séculos, e continuamos a fechar os olhos a situações de exploração de pessoas imigradas, a lembrar tempos de servidão.[Texto de Florentino Beirão]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This