AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Ação em Paris e Berlim

Repórteres Sem Fronteiras simula “funeral” do Apple Daily

| 25/06/2021

apple daily funeral RSF

Com esta acção, a RSF reclamou a libertação imediata dos detidos, incluindo o fundador e proprietário do jornal, Jimmy Lai. Foto: Direitos reservados.

 

Representantes da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) encenaram nesta sexta-feira, 25, diante das embaixadas da China em Paris e Berlim, o enterro simbólico do Apple Daily, o jornal de Hong Kong que, na véspera, foi obrigado a fechar depois de as autoridades terem detido o seu proprietário e vários editores e jornalistas, e congelado os bens da empresa.

Com esta acção, a RSF reclamou também a libertação imediata dos detidos, incluindo o fundador e proprietário, Jimmy Lai, distinguido com o Prémio RSF 2020 para a Liberdade de Imprensa.

Ao mesmo tempo, a acção pretendia alertar contra o risco urgente de morte da liberdade de imprensa em Hong Kong. “As democracias não podem continuar a assistir passivamente enquanto o regime chinês erode sistematicamente o que resta dos meios de comunicação independentes” em Hong Kong, “como já fez no resto do país”, diz a RSF.

Depois do “funeral” do Apple Daily, pode seguir-se o da liberdade de imprensa no território, diz a organização defensora da liberdade de imprensa e dos jornalistas. “É tempo de a comunidade internacional agir de acordo com os seus próprios valores e obrigações e defender o que resta da imprensa livre em Hong Kong, antes que o modelo de controlo de informação da China reclame outra vítima.”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Violência obriga Igreja Católica da Nigéria a fechar escolas, hospital e paróquia

Cristãos ameaçados

Violência obriga Igreja Católica da Nigéria a fechar escolas, hospital e paróquia novidade

Uma paróquia, três escolas e um hospital católicos vão permanecer encerrados por tempo indeterminado em Ihugh, no estado de Benue, na Nigéria, depois de sucessivos ataques, incêndios e ameaças terem levado a diocese de Gboko a concluir que já não podia garantir a segurança de padres, religiosos, professores, profissionais de saúde, alunos e doentes.

Ter emprego não chega, habitação pesa: estudos mostram que a pobreza persiste em Portugal

Investigações Nova SBE e EAPN

Ter emprego não chega, habitação pesa: estudos mostram que a pobreza persiste em Portugal novidade

Quase uma em cada dez pessoas vive em Portugal numa situação de pobreza persistente, perto de metade dos adultos pobres tem emprego e, quando são descontados os custos com a habitação, mais de um quarto da população fica abaixo do limiar de pobreza. Estes são alguns dos dados mais significativos de dois estudos sobre pobreza divulgados esta semana.

Uma característica sinodal é escutar os outros

[Entre Margens]

Uma característica sinodal é escutar os outros novidade

“Não é possível encontrar nos evangelhos “ipsissima verba”, os ditos de Jesus, nem narrativas absolutamente fidedignas dos factos protagonizados por Jesus, o que não nos impede de aceder ao fundamental do que Jesus pretendia revelar-nos. Nem tudo nos evangelhos é, objetivamente, verosímil e plausível, porque a produção dos textos era condicionada pelos constrangimentos culturais das comunidades. Mas tudo neles tem um significado. É o significado que deve procurar-se.”

Papa está a recuperar bem e envia mensagem aos participantes sobre a Amoris Laetitia

Pós-operatório

Papa está a recuperar bem e envia mensagem aos participantes sobre a Amoris Laetitia novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje, 14 de outubro, que o Papa realizou os exames de sangue e a radiografia ao tórax programados após a cirurgia a que foi submetido na noite de 13 de outubro para remover o lobo inferior do pulmão direito. A operação, que permitiu confirmar o diagnóstico de cancro, durou uma hora e meia e obrigou o Papa a permanecer no bloco operatório por cerca de três horas.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.