Depois da assembleia na Alemanha

Representante do Conselho Mundial de Igrejas foi à Rússia pedir paz

| 18 Out 2022

_Ioan Sauca at the 11th Assembly of the World Council of Churches, held in Karlsruhe, Germany from 31 August to 8 September. Photo Albin HillertWCC (2)

Ioan Sauca a discursa durante a XI Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas que decorreu em Karlsruhe, na Alemanha, no início de setembro. Foto © Albin Hillert / WCC.

 

O secretário-geral interino do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Ioan Sauca, deslocou-se esta semana a Moscovo para “construir pontes de paz”. A visita incluiu um encontro com o patriarca Cirilo e outros representantes da Igreja Ortodoxa Russa, onde foram apresentadas as conclusões da XI Assembleia Geral do Conselho Mundial de Igrejas que ocorreu em Karlsruhe, na Alemanha, no início de setembro, em particular a declaração aprovada sobre a guerra na Ucrânia.

Nessa declaração, as igrejas presentes na assembleia definiram a guerra na Ucrânia como “ilegal e injustificada”, “incompatível com a própria natureza e a vontade de Deus para a humanidade” e contrária aos “princípios cristãos e ecuménicos fundamentais”. Apelavam assim aos “irmãos e irmãs cristãos e à liderança das Igrejas na Rússia e na Ucrânia para que elevem as suas vozes em oposição às mortes contínuas, destruições, deslocamentos e depredação do povo da Ucrânia”.

No comunicado divulgado pelo CMI esta segunda-feira, 17, a propósito do encontro na Rússia, não é feita qualquer referência a eventuais reações por parte do patriarca Cirilo ou de outros representantes da Igreja Ortodoxa Russa às conclusões expostas por Sauca, também ele padre ortodoxo – romeno, no caso.

O encontro aconteceu a pedido do Comitê Central do CMI e “faz parte de uma série de visitas que incluem o Médio Oriente, Líbano, Síria, Palestina, Israel, e Ucrânia”.

Presente no passado domingo na consagração da nova catedral de Arkhangelsk, no norte da Rússia, o patriarca Cirilo afirmou que “enquanto existir essa necessidade [de construir igrejas] para o nosso povo, a Rússia é invencível, porque é impossível comparar a força de espírito de um povo que crê em Deus e ama a sua pátria com a força condicional daqueles que relaxaram no comodismo e esqueceram o que é o amor à pátria, e se movem apenas por uma aspiração de conseguir mais dinheiro e gastá-lo melhor”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This