Abusos sexuais

Responsável do Vaticano apoia comissão nomeada pelos bispos espanhóis

| 9 Jun 2022

O padre jesuíta Hans Zollner, responsável da Protecção de Crianças no Vaticano, no colóquio organizado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, 10 de Maio 2022. Foto © Ecclesia/HM

O padre jesuíta Hans Zollner, responsável da Protecção de Crianças no Vaticano, no colóquio organizado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, 10 de Maio 2022. Foto © Ecclesia/HM

 

A auditoria externa encomendada pela Igreja espanhola para investigar os abusos sexuais recebeu o apoio explícito do padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Proteção de Crianças, em entrevista à Cadena Ser na noite de dia 8 de junho. 

“Não apenas confio que [a comissão] fará um bom trabalho, como espero que o relatório seja muito rigoroso. Teremos de esperar pelos resultados, mas, mesmo aqueles que estão relutantes, devem conceder-lhe o benefício da dúvida”, disse Zollner na entrevista, citada pela Vida Nueva.

O jesuíta referia-se à polémica desencadeada pelo facto de a Igreja espanhola ter confiado a auditoria a uma equipa constituída pela sociedade de advogados Javier Cremades & Calvo-Sotelo, sendo aquele advogado membro da Opus Dei. Zollner admitiu que “o facto de [Javier Cremades] pertencer a um grupo eclesial pode levar a que as pessoas feridas pela Igreja sejam levadas a não confiar”.  Mas, acrescentou, “o interesse e a atenção dos jornalistas e de toda a sociedade espanhola serão duros e severos”, pelo que a avaliação “do trabalho da equipa” e “do relatório final” serão “especialmente exigentes”. Além disso, lembrou, a comissão de investigação integra membros “de diferentes crenças e posições ideológicas”, sublinhando a presença de investigadores alemães, portugueses – Pedro Strecht, coordenador da comissão portuguesa – e chilenos, além da participação da ex-presidenta da Câmara de Madrid, Manuela Carmena, e do cofundador do jornal El País, Juan Luis Cebrián.

Hans Zollner está em Madrid para participar numa conferência organizada por uma editora católica sobre os abusos sexuais, semelhante à conferência organizada a 10 de maio [ver 7MARGENS] pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa em que o jesuíta também participou.

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This