Liturgia gera conflito na Índia

Risco de cisma leva Vaticano a intervir na Igreja Siro-Malabar

| 31 Mai 2023

Cardeal George Alencherry, arcebispo-mor e chefe da Igreja Siro-Malabar. Foto: El Debate

 

O Vaticano decidiu intervir no diferendo sobre a forma de celebrar a liturgia, que se têm vindo a registar na Igreja Siro-Malabar, na Índia, convocando uma reunião do Sínodo´, com carater de emergência para procurar resolver os problemas surgidos.

O arcebispo-mor e chefe da Igreja Siro-Malabar, cardeal George Alencherry, foi instruído pela Santa Sé para anunciar essa decisão, tendo o encontro sido convocado para junho, entre os dias 12 e 16.

Por detrás da decisão está um conflito surgido sobretudo na Arquidiocese de Ernakulam-Angamaly, depois de, em 2021, o Sínodo ter aprovado uma reforma litúrgica para a celebração da Eucaristia (designada ‘missa unificada’), que não foi aceite por um significativo setor de membros da Igreja, clero incluído.

Os problemas vêm já de há bastantes anos e foram reativados depois de a solução encontrada pelo Sínodo ter sido adotada.  Nas vésperas do último Natal, registaram-se situações extremadas, que levaram ao encerramento da basílica dessa Arquidiocese, na sequência de incidentes entre grupos opostos no interior do próprio templo.

Segundo relata o site do jornal Matters of India, depois da reforma aprovada, registou-se alguma resistência inicial nas 35 dioceses da Índia, mas todas acabaram por adotar a nova fórmula com exceção da de Ernakulam-Angamaly, que a rejeitou. A questão é que esta diocese representará uns 10 por cento dos 5 milhões de católicos da Índia e chegou ao ponto de recusar a nomeação do arcebispo que o Vaticano nomeou como administrador apostólico.

Padres e leigos exigem do Vaticano poder continuar a celebrar segundo o ritual anterior, enquanto ‘variante’ da versão aprovada.

Sabe-se que o cardeal-arcebispo esteve em Roma recentemente, em reuniões no Dicastério para o Culto Divino e com o próprio secretário de Estado do Vaticano. Em visita aparentemente paralela estiveram igualmente no Vaticano membros permanentes do Sínodo da Igreja Siro-Malabar (estrutura canónica de representação). Terá sido na sequência desses vários encontros, e perante o risco de um cisma, que o Vaticano entendeu intervir.

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This