Espanha

Risco de pobreza atinge 34% de menores de Barcelona

| 19 Out 21

Crianças nas ruas de Barcelona. Foto © Justraveling.com, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

Cerca de 34% das crianças que vivem em Barcelona, Espanha, estão em risco de pobreza, segundo informou o jornal El País. 

Na capital da Catalunha vivem quase 250 000 crianças e jovens (até aos 17 anos), o que se traduz em ​​15% da população. Mas há dados “preocupantes” sobre pobreza infantil, admite o Município de Barcelona. E estes indicadores agravaram-se durante a pandemia.

O executivo da cidade, liderado por Ada Colau, revelou que vai focar o seu Plano da Infância no combate ao fenómeno da pobreza e na redução das desigualdades. “A recuperação deve ser para todos, também para a nossa infância”, afirmou a conselheira para a Infância, Juventude e Idosos, Joan Ramon Riera.

Nos dados agora revelados, 34,4% dos menores da cidade estão em risco de exclusão. Segundo o indicador reconhecido pela Europa, a taxa AROPE (Risco de Pobreza e / ou Exclusão, na sigla em inglês) de 2019, esta percentagem é superior a outras faixas etárias da cidade, que se situa nos 24,5%. A taxa AROPE para menores em Barcelona é superior à catalã (32,8%) e quatro pontos superior à espanhola (30,3%). Já a média europeia está nos 23,4%.

 

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida

Encontra um trabalho que não amas, não perderás um minuto da tua vida novidade

Ainda antes de acabar o curso fui à minha primeira entrevista de trabalho “a sério”, numa produtora de filmes num bairro trendy de Lisboa. Roubei um dia à escrita da tese de mestrado, apanhei o comboio e lá fui eu, tão nervosa quanto entusiasmada. O dono começou por me perguntar se fazer cinema era o meu sonho. Fiquei logo sem chão. Sofri, desde muito cedo, de um mal que me acompanha até hoje: sonhava demais e muitos sonhos diferentes.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma

Francisco no Chipre e Grécia

Papa faz viagem escaldante e talvez leve afegãos para Roma novidade

“A Europa não pode ignorar o Mediterrâneo”, diz o Papa, que inicia nesta quinta-feira uma viagem para recordar a convivência inter-religiosa que Chipre já viveu e a osmose entre o pensamento grego e o cristianismo. Mas Francisco atravessará terreno escaldante, tensões políticas e tragédias humanitárias ao rubro: a última capital do mundo partida ao meio, Grécia e Turquia zangadas, refugiados, migrações, diálogo com os ortodoxos, convivência com os muçulmanos…

“o Filho do homem numa nuvem…”

Tempo de Advento (I)

“o Filho do homem numa nuvem…” novidade

Desde há vários anos, a comunidade da Capela de Nossa Senhora da Bonança (conhecida como Capela do Rato), em Lisboa, assinala o tempo litúrgico do Advento com a publicação de postais com uma pintura encomendada a um(a) artista e um poema alusivo ao dia. Este ano, a convidada foi a artista algarvia Lígia Rodrigues, sendo os textos da autoria da escritora Leonor Xavier e do actor e encenador Luís Miguel Cintra.

Pelo menos 27 mil crianças detidas na Síria, sem acesso a direitos básicos

Amnistia Internacional pede repatriamento

Pelo menos 27 mil crianças detidas na Síria, sem acesso a direitos básicos novidade

São pelo menos 27 mil as crianças detidas no campo de refugiados de al-Hol, no nordeste da Síria, sem acesso adequado a alimentos, água potável e serviços essenciais, como saúde e educação, enquanto os governos “desrespeitam as suas obrigações” de defesa dos direitos humanos e de proceder ao repatriamento com a máxima urgência, defendeu a Amnistia Internacional (AI) num comunicado enviado esta terça-feira, 30, ao 7MARGENS.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This