AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Espanha

Risco de pobreza atinge 34% de menores de Barcelona

| 19/10/2021

Crianças nas ruas de Barcelona. Foto © Justraveling.com, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

 

Cerca de 34% das crianças que vivem em Barcelona, Espanha, estão em risco de pobreza, segundo informou o jornal El País. 

Na capital da Catalunha vivem quase 250 000 crianças e jovens (até aos 17 anos), o que se traduz em ​​15% da população. Mas há dados “preocupantes” sobre pobreza infantil, admite o Município de Barcelona. E estes indicadores agravaram-se durante a pandemia.

O executivo da cidade, liderado por Ada Colau, revelou que vai focar o seu Plano da Infância no combate ao fenómeno da pobreza e na redução das desigualdades. “A recuperação deve ser para todos, também para a nossa infância”, afirmou a conselheira para a Infância, Juventude e Idosos, Joan Ramon Riera.

Nos dados agora revelados, 34,4% dos menores da cidade estão em risco de exclusão. Segundo o indicador reconhecido pela Europa, a taxa AROPE (Risco de Pobreza e / ou Exclusão, na sigla em inglês) de 2019, esta percentagem é superior a outras faixas etárias da cidade, que se situa nos 24,5%. A taxa AROPE para menores em Barcelona é superior à catalã (32,8%) e quatro pontos superior à espanhola (30,3%). Já a média europeia está nos 23,4%.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.