AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Alice Kisiya, Terra Santa, Belém, Cisjordânia, Israel

Carta de Alice Kisiya, cristã palestiniana em Belém

“Roubaram-nos a terra e a casa, confiscaram-nos a tenda. Apesar disso, não desistimos.”

| 06/09/2024

Alice Kisiya, Terra Santa, Belém, Cisjordânia, Israel

Alice Kisiya, cristã palestiniana de Al-Makhrour (Belém, Cisjordânia), a contestar a invasão dos colonos israelitas à sua casa e da família. Foto © Mosab Shawer, cedida pelo autor.

A região de Belém tinha, até 1948, mais de 85% de população cristã, principalmente ortodoxos gregos e católicos romanos. No entanto, esta demografia mudou significativamente. Primeiro, com a limpeza étnica da Palestina em 1948, quando muitos refugiados de outras regiões chegaram à cidade de Belém (uma das maiores nos territórios não ocupados na altura). Depois, de forma mais drástica, com a ocupação israelita da Cisjordânia em 1967. E finalmente, a partir de 2002, com a construção e manutenção do muro que circula a cidade e corta o acesso das pessoas palestinianas à maior parte das terras, que foi recentemente confirmado pelo Tribunal Penal Internacional como uma ferramenta de segregação racial que equivale a apartheid.

Em 2016, a população cristã de Belém tinha caído para 12% do total do distrito (cerca de 11 mil pessoas), de acordo com a presidente da câmara à época, Vera Baboun. A região de Al-Makhrour, que inclui a aldeia de Battir, em Beit Jala, é casa para a última comunidade cristã no distrito de Belém. É também considerada património da humanidade da UNESCO, com propriedades agrícolas escalonadas construídas pelas comunidades nativas ao longo de mais de quatro mil anos, conhecida como a terra das vinhas e oliveiras, hoje ameaçada pelos planos de construção de um colonato que, além da destruição da paisagem, ameaça cortar o sistema de irrigação comunitário em funcionamento há milhares de anos.

Desde o início da guerra em Gaza e perante a ausência de consequências internacionais para Israel, a violência dos colonos tem vindo a aumentar em toda a Cisjordânia. Desde 28 de Agosto, foi lançado o maior ataque israelita nos Territórios Ocupados dos últimos 20 anos, que já matou mais de 20 pessoas, particularmente no norte da Cisjordânia. Mas a política de constante roubo de território com o objectivo de tornar a vida insustentável para as populações locais já dura há muitas décadas.

Foi neste contexto que chegou ao 7MARGENS a carta de Alice Kisiya, cristã palestiniana de Al-Makhrour que também tem cidadania israelita, e que viu a sua casa roubada por colonos há um mês. A carta termina com o anúncio de uma ação de solidariedade com os cristãos de Belém para o próximo dia 29 de setembro. Reproduzimos o texto a seguir.

Acampamento de solidariedade (entretanto destruído pelos militares israelitas) em apoio da família de Alice Kisiya. Foto: Direitos reservados.

Caros amigos,

O meu nome é Alice e eu e a minha família somos os orgulhosos proprietários de terras em Al-Makhrour, Beit Jala. A nossa terra não é apenas um pedaço de terra – é o coração da história, das lutas e dos sonhos da nossa família. Mas recentemente, na quarta-feira, 31 de julho de 2024, colonos [israelitas] armados, apoiados pela polícia, tentaram expulsar-nos da nossa terra. Recusámo-nos a sair, mantendo-nos firmes numa resistência não-violenta, juntamente com alguns corajosos activistas de Israel e da Cisjordânia.

Quando os soldados israelitas chegaram, apresentámos a escritura da terra, que tinha sido emitida pela própria Administração Civil israelita. Mas isso não importou. Os soldados tomaram o partido dos colonos e emitiram uma “ordem de zona militar reservada”, permitindo que seis colonos permanecessem no local, enquanto a minha família e todos nós fomos obrigados a abandonar a terra. Quando nos mantivemos firmes, os soldados retiraram-nos violentamente, ignorando os nossos direitos legais e a nossa humanidade.

Desde então, a minha família e muitos voluntários dedicados têm regressado todos os dias, fornecendo proteção civil não armada (UCP). Sempre que nos aproximámos do terreno – a 2 de agosto, a 8 de agosto e em muitos outros dias – o exército respondeu com violência. Foram lançadas granadas de atordoamento para nos afastar, pessoal da comunicação social foi detido e tanto o meu irmão Jihad como eu recebemos ordens de restrição [de movimentos].

No dia 4 de setembro [quarta-feira passada], mais de 50 soldados vieram e demoliram o nosso acampamento de solidariedade, confiscando a nossa tenda e levando até a casa de banho móvel. Apesar destes ataques, recusamo-nos a desistir. Montámos um acampamento para ficar na nossa terra 24 horas por dia, 7 dias por semana, até que a justiça prevaleça.

Casa e restaurante da família de Alice Kisiya, cristã palestiniana de Al-Makhrour (Belém, Cisjordânia), antes (em cima) e depois (em baixo) de uma das demolições. Foto: Direitos reservados.

A nossa família está profundamente ligada a esta terra em todos os sentidos. Em 2012, construímos aqui uma casa e um restaurante, apenas para os vermos serem demolidos pelo exército israelita em 2019. Cada vez que reconstruímos – em 2012, 2013, 2015 e 2019 – contraímos empréstimos, que nos deixaram a braços com dívidas até hoje. Perder o nosso negócio custou-nos muito dinheiro e agora vivemos numa casa alugada. As batalhas legais esgotaram-nos ainda mais, e até sofri um acidente de mota a trabalhar para tentar cobrir as despesas, o que resultou na perda da minha perna, agora substituída por uma prótese metálica.

Mas as consequências emocionais têm sido igualmente pesadas. O meu sobrinho, que nasceu em 2015, assistiu a tudo isto na terra que ele ama e onde foi criado. Estava lá no dia 31 de julho, quando os colonos atacaram e destruíram cruelmente os seus brinquedos, partindo-os em pedaços e atirando-os para fora da terra. Esta terra, onde ele brincava e crescia, tornou-se um lugar de medo e de perda para ele e para a nossa família.

Somos uma família árabe-cristã com cidadania israelita, mas somos também cidadãos franceses. Apesar disso, continuamos a enfrentar a agressão implacável dos colonos e do exército israelita.

Estamos a convocar pessoas de todo o mundo para uma manifestação de solidariedade inter-religiosa em todo o mundo para com a aldeia cristã de Al-Makhrour, a última de Belém, que terá lugar a 29 de setembro, em frente a igrejas por todo o mundo.

Pessoas de diferentes confissões, incluindo judeus e muçulmanos, em apoio da família de Alice Kisiya. Foto: Direitos reservados

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This