
Praça da República em Elvas: ruas da cidade acolheram católicos em missão pastoral. Foto © José Luis Filpo Cabana
As ruas e praças de Elvas foram palco, durante a última semana de julho, de peças de teatro, de música e de dança interpretadas por um grupo de três dezenas de católicos entre os 10 e os 68 anos vindos do Norte por iniciativa dos Capuchinhos de Barcelos, organizadores desta semana missionária.
Acolhido na Paróquia de Santa Luzia onde se instalou, o grupo escolheu, de acordo com o relato publicado no sítio dos Capuchinhos, aquelas expressões artísticas como meio “para anunciar com alegria o Senhor Ressuscitado”, tendo sentido-se “privilegiado por este contacto olhos nos olhos, coração a coração, como deve ser toda a missão”.
Além dos tempos de oração frequentes que integraram a semana missionária, os participantes visitaram algumas das instituições culturais mais significativas de Évora, nomeadamente: a Casa da História Judaica, a Igreja dos Terceiros de S. Francisco, a Biblioteca Municipal e o Forte de S. Luzia.
Terminada a semana missionária, o grupo decidiu oferecer o dinheiro que sobrou (2.750 euros) ao Banco de Leite em São Tomé e Príncipe para ajudar a mobilar a Casa Betânia.