Padre expulso por jesuítas

Santuário da Aparecida interrompe instalação de mosaicos de Rupnik

| 21 Ago 2023

Marko Ivan Rupnik, Arte, Inferno, Fátima, Basílica da Santíssima Trindade

Visão do inferno no painel do altar da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima. Obra da autoria do padre Marko Ivan Rupnik, acusado de abusos. Ao contrário de Aparecida, em Fátima, não se está a equacionar qualquer iniciativa sobre o assunto, Foto © António Marujo/7Margens

 

O plano para a colocação dos painéis de mosaicos, que o padre Marko Rupnik e o Centro Aletti de Roma tinham iniciado em 2019 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, Brasil, foi interrompido, segundo notícia divulgada pela agência católica Zenit. 

A medida decorre da decisão dos Jesuítas, anunciada em 14 de junho último, de expulsar o padre e artista da Companhia de Jesus, na sequência de múltiplos casos de abusos de freiras e do comportamento do clérigo sobre a matéria, a não aceitar dar explicações ou justificações aos superiores da instituição a que pertencia.

O projeto que havia sido acertado entre os responsáveis do Santuário e o Centro Aletti era a instalação nas quatro fachadas de um conjunto de painéis que representavam uma “Viagem Bíblica”, através de 110 cenas, o que, uma vez completo, pretendia ter uma “Bíblia ao ar livre”. Os trabalhos foram iniciados, mas estavam longe de estar terminados, tendo, no entanto a fachada e mais uma outra parte sido realizadas.

Segundo refere a Zenit, para além da suspensão, reflete-se sobre a conveniência ou não de retirar os painéis de mosaicos já instalados. Algo de semelhante foi decidido no Santuário de Lurdes, cujo bispo constituiu um grupo de trabalho multidisciplinar para refletir sobre as obras de Rupnik que cobrem a fachada do Santuário e que são frequentemente vistas, quer pelos peregrinos, quer nas transmissões do terço através da televisão.

Em Fátima, como é público, Rupnik foi o artista que concebeu e realizou o painel que decora a parede do fundo da Basílica da Santíssima Trindade, por detrás do altar mor. Como o 7MARGENS noticiou, o Santuário, embora tenha acompanhado este caso, não está a equacionar a tomada de qualquer iniciativa sobre o assunto. 

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This