
Missa de Natal no santuário de Fátima, com o reitor, padre Carlos Cabecinhas. Foto © Santuário de Fátima.
Os ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo do Santuário de Fátima renderam 13.397,34 euros e o dinheiro será enviado directamente para a diocese de Pemba (Moçambique), que está no centro das tensões que têm atingido a província de Cabo Delgado, onde os ataques de grupos terroristas provocaram já mais de meio milhão de desalojados e mais de dois mil mortos.
A verba, disse o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, é “significativa atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, nomeadamente no Ano Novo – havia recolher obrigatório às 13h00 e proibição de circulação entre concelhos.
“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos, mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima” acrescenta o reitor, citado numa informação do santuário.
Os peditórios dos dias 24 a 27 de dezembro (Natal e domingo seguinte) recolheram 10.358,56 euros; e do Ano Novo e Epifania (31 de dezembro à tarde até domingo, dia 3) só se recolheram 3.038,78€, por serem dias com menos celebrações (apenas de manhã) e com limitações de circulação dos peregrinos.
“Vamos ficar atentos à situação que ali se vive [em Cabo Delgado], nomeadamente com um olhar especial para estas comunidades que estão sujeitas a tanta violência e recorreremos a outras ajudas se elas se tornarem necessárias, nomeadamente, através da Cáritas de Moçambique”, diz Carlos Cabecinhas.