AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Leão XIV após a recitação da oração do Regina Coeli (imagem de arquivo). Foto © Vatican News, via Ecclesia.

Papa Leão XIV no Regina Coeli

“Saúdo e encorajo o movimento ‘Laudato Si’ e todos aqueles que prosseguem este compromisso”

 

O Papa Leão XIV, na sua primeira oração Regina Coeli a partir da janela do apartamento pontifício, destacou o 10.º aniversário da encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’, assinada pelo Papa Francisco. “A sua popularidade foi extraordinária, inspirando inúmeras iniciativas e ensinando todos a ouvir o duplo grito da terra e dos pobres. Saúdo e encorajo o movimento ‘Laudato Si’ e todos aqueles que prosseguem este compromisso”, declarou.

O Papa agradeceu ainda o “afeto” que tem recebido no início da sua missão, pedindo “cristãos atentos e compassivos”, junto de quem sofre. “Estou ainda no começo do meu ministério entre vós e quero, antes de tudo, agradecer-vos o afeto que me tendes manifestado e, ao mesmo tempo, pedir que me apoieis com a vossa oração e proximidade”.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Leão XIV, eleito a 8 de maio, assinalou que muitos se sentem “desadequados” para a missão que são chamados a exercer, “tanto no percurso da vida como no caminho da fé”. “Não devemos olhar para as nossas forças, mas para a misericórdia do Senhor que nos escolheu, certos de que o Espírito Santo nos guia e nos ensina todas as coisas”, indicou.

No sábado, o Papa tinha estado com os colaboradores do Vaticano. Agradeceu o trabalho que realizam na transmissão da “memória histórica” da Igreja” e pediu-lhes para colaborar na “grande causa da unidade”, sublinhando a “dimensão missionária da Cúria”, a começar pelo Papa. “A experiência da missão faz parte da minha vida, e não só como batizado, como todos nós cristãos, mas porque, como religioso agostiniano, fui missionário no Peru, e no meio do povo peruano amadureci a minha vocação pastoral. Não tenho palavras para agradecer ao Senhor por este dom! Depois, o chamamento para servir a Igreja aqui na Cúria Romana foi uma nova missão, que partilhei convosco nestes últimos dois anos. E agora continuo-a e continuá-la-ei, enquanto Deus quiser, neste serviço que me foi confiado”, afirmou o Papa.

Leão XIV recordou os seus antecessores e os documentos que publicaram para reformar a Cúria Romana na “perspetiva da evangelização”, sublinhando a “dimensão missionária da Cúria e de todas as instituições ligadas ao ministério petrino”.

Naquele que foi o primeiro encontro com colaboradores do Vaticano, que decorreu na Aula Paulo VI, o Leão XIV valorizou a colaboração de todos para “ajudar a manter viva a memória da Sé Apostólica” para que “o ministério do Papa possa ser levado a cabo da melhor maneira possível”. “Os Papa passam, a Cúria permanece”, gracejou Leão XIV, valorizando o trabalho da Cúria enquanto “instituição que conserva e transmite a memória histórica de uma Igreja, do ministério dos seus bispos”, sublinhou.

(Foto de Destaque: O Papa à janela na priemira saudação Regina Coeli a partir do seu apartamento pontifício. Foto © Vatican Media)

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This