Em Lisboa

Say Yes Day’22: Encontro diocesano de jovens é um “ensaio” para a JMJ

| 24 Jun 2022

say yes day 22 logo

Subordinado ao tema “Com Maria ensaiamos o sim”, o encontro é promovido pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

 

O Encontro Diocesano de Adolescentes, Say Yes Day’22, decorre este sábado, 25, em Lisboa e pretende proporcionar aos adolescentes da catequese do Patriarcado de Lisboa uma experiência análoga à de um dia de uma Jornada Mundial da Juventude: durante a manhã, catequese e missa numa das paróquias da cidade, e tarde festiva, no pavilhão Carlos Lopes, onde um grupo de jovens universitários da Missão País, apresentará a peça de teatro Deus escreve direito por linhas tortas.

Subordinado ao tema “Com Maria ensaiamos o sim”, o encontro é promovido pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, em parceria com doze paróquias da cidade e a Câmara Municipal de Lisboa. A Juventude Hospitaleira, o Movimento Teresiano de Apostolado, as Servas de Nossa Senhora de Fátima ou os Franciscanos Coventuais estão entre os movimentos e congregações que irão assegurar as catequeses nas diferentes paróquias.

Estas catequeses “visam o aprofundamento da dimensão vocacional da vida cristã, reconhecendo Maria como modelo de disponibilidade para realizar a vontade de Deus. Os adolescentes poderão contactar com pessoas que responderam ‘sim’ ao chamamento de Deus na vocação sacerdotal ou matrimonial ou na vida consagrada ou ainda no voluntariado missionário. No final das catequeses e, em cada paróquia, será celebrada a eucaristia, “fonte permanente de espiritualidade e de comunhão para os jovens e para todos, fortalecendo ainda mais o nosso sentido de pertença à Igreja”, avançou o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese, em declarações ao Vatican News.

A tarde festiva, assegurada por um grupo da Missão País, será marcada pela apresentação de um musical “onde, por vezes, os nossos planos se escrevem por linhas um pouco tortas. De facto, ninguém imagina o que pode acontecer quando se junta um grupo de amigos do secundário, planos para uma viagem e muito sentido de humor”, adianta o responsável.

A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

 

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This