Em Lisboa

Say Yes Day’22: Encontro diocesano de jovens é um “ensaio” para a JMJ

| 24 Jun 2022

say yes day 22 logo

Subordinado ao tema “Com Maria ensaiamos o sim”, o encontro é promovido pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

 

O Encontro Diocesano de Adolescentes, Say Yes Day’22, decorre este sábado, 25, em Lisboa e pretende proporcionar aos adolescentes da catequese do Patriarcado de Lisboa uma experiência análoga à de um dia de uma Jornada Mundial da Juventude: durante a manhã, catequese e missa numa das paróquias da cidade, e tarde festiva, no pavilhão Carlos Lopes, onde um grupo de jovens universitários da Missão País, apresentará a peça de teatro Deus escreve direito por linhas tortas.

Subordinado ao tema “Com Maria ensaiamos o sim”, o encontro é promovido pelo Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, em parceria com doze paróquias da cidade e a Câmara Municipal de Lisboa. A Juventude Hospitaleira, o Movimento Teresiano de Apostolado, as Servas de Nossa Senhora de Fátima ou os Franciscanos Coventuais estão entre os movimentos e congregações que irão assegurar as catequeses nas diferentes paróquias.

Estas catequeses “visam o aprofundamento da dimensão vocacional da vida cristã, reconhecendo Maria como modelo de disponibilidade para realizar a vontade de Deus. Os adolescentes poderão contactar com pessoas que responderam ‘sim’ ao chamamento de Deus na vocação sacerdotal ou matrimonial ou na vida consagrada ou ainda no voluntariado missionário. No final das catequeses e, em cada paróquia, será celebrada a eucaristia, “fonte permanente de espiritualidade e de comunhão para os jovens e para todos, fortalecendo ainda mais o nosso sentido de pertença à Igreja”, avançou o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese, em declarações ao Vatican News.

A tarde festiva, assegurada por um grupo da Missão País, será marcada pela apresentação de um musical “onde, por vezes, os nossos planos se escrevem por linhas um pouco tortas. De facto, ninguém imagina o que pode acontecer quando se junta um grupo de amigos do secundário, planos para uma viagem e muito sentido de humor”, adianta o responsável.

A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

 

 

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia novidade

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

Abusos sexuais

Padres de Lisboa saem em defesa do patriarca

O Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa saiu em defesa do cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, numa nota publicada esta terça-feira à noite no site da diocese. Nas últimas semanas, Clemente tem sido acusado de não ter dado seguimento a queixas que lhe foram transmitidas de abusos sexuais.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This