Etapa continental terminou a 31 de março

Secretaria-Geral do Sínodo incentiva a concretização imediata das “reformas sinodais”

| 1 Abr 2023

assembleia continental do sinodo em praga, 08.02.2023, foto synod.va

Assembleia continental do Sínodo em Praga (Chéquia) em fevereiro: um balanço positivo, no olhar da Secretaria-geral. Foto © synod.va

 

A conclusão, a 31 de março, da etapa continental da consulta sinodal “não significa o fim do processo sinodal para o Povo de Deus; significa, pelo contrário, deixar às comunidades locais o desafio de pôr em prática essas ‘reformas sinodais’ no quotidiano da sua ação eclesial e no reconhecimento de que muito do que foi discutido e identificado até agora a nível local não requer o discernimento da Igreja universal, ou a intervenção do magistério de Pedro”, escreve a secretaria-geral do Sínodo dos Bispos em nota divulgada ao final do dia de sexta-feira, 31 de março.

Nem todos os sete documentos finais resultantes de outras tantas assembleias continentais estão já publicados, mas alguns já se encontram disponíveis, esperando-se que os restantes fiquem acessíveis muito em breve. A secretaria-geral do Sínodo considera na sua nota que “depois da etapa local (diocesana e nacional), a inclusão de um tempo de escuta, diálogo e discernimento entre as Igrejas da mesma área geográfica representou uma novidade adicional neste processo sinodal” e constituiu “um verdadeiro processo de escuta e discernimento a nível continental, sobre a mesma e única questão: como se realiza hoje, nos diferentes níveis (do local ao universal) aquele ‘caminhar juntos’ que permite à Igreja anunciar o Evangelho; e que passos o Espírito nos convida a dar para crescer como Igreja sinodal?”

As sete assembleias que, desde o início de fevereiro até ao fim de março, marcaram este tempo do caminho sinodal foram, lê-se na referida nota, “assembleias eclesiais, ou seja, representativas do Povo de Deus (bispos, sacerdotes, consagrados e consagradas, leigos)” e “o fruto das discussões está contido no documento final que cada assembleia produziu como um contributo para os trabalhos da primeira sessão do Sínodo dos Bispos (4-29 de outubro de 2023)”.

Cabe agora à comissão preparatória criada pela secretaria-geral do Sínodo, tendo em conta aquelas sínteses continentais e os demais documentos recebidos, constituir o grupo de redação do documento, conhecido como Instrumentum Laboris, ou “instrumento de trabalho”, que servirá como uma pré-agenda de trabalho para a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que reunirá em Roma no próximo mês de outubro.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This