Grupos locais devem continuar

Secretaria-geral do Sínodo incentiva católicos a contribuírem para a sessão de outubro

| 26 Jun 2023

A Assembleia Diocesana Pré Sinodal do Sínodo dos Bispos (2021-2023) decorreu no dia 14 de maio de 2022, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal foto patriarcado de lisboa

Assembleia Diocesana Pré-Sinodal do Sínodo dos Bispos, 14 de maio de 2022, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal. Os grupos locais são agora novamente chamados a participar. Foto © Patriarcado de Lisboa.

 

A Secretaria-geral do Sínodo dos Bispos colocou no seu sítio um conjunto de “elementos e fichas sobre como os grupos locais podem usar o Instrumentum laboris (IL) para continuar a sua reflexão” e lembra que “o IL pode ser uma nova oportunidade de diálogo a nível local com aqueles que se sentiram ‘excluídos’ deste processo”.

Esta tentativa de relançar a dinâmica do Sínodo católico ao nível das ‘bases’ preenche a nota de abertura (ou editorial) da folha mensal de 25 de junho assinada pelo responsável de comunicação da Secretaria-geral, Thierry Bonaventura. Criticando os jornalistas que puseram em relevo as referências que o documento contém às questões do diaconado feminino, acolhimento dos recasados e das pessoas LGBTQ+ e outras consideradas de rutura, Bonaventura relembra que o IL não é “uma síntese ou um documento conclusivo”, mas pelo contrário, “deve ser entendido como um texto que abre e convida a um novo discernimento, desta vez mais concentrado, para chegar a passos concretos que tornem a nossa Igreja cada vez mais sinodal”.

Por outro lado, aceitando que “a estrutura aberta do documento, com as suas muitas perguntas, talvez tenha suscitado um sentimento de ‘desorientação’” e para favorecer a continuada participação de todos os grupos locais, a Secretaria-geral divulga nove propostas que constituem outras tantas hipóteses de reflexão cujas conclusões esses grupos podem fazer chegar aos representantes das igrejas locais na assembleia sinodal de outubro.

Entre as diversas áreas recolocadas à consideração dos crentes, estão interrogações sobre como aprofundar o grau de consciência sobre a sinodalidade da Igreja, que questões e sugestões sobre a concretização das três prioridades (missão, participação, comunhão) entregar aos membros da igreja local que vão participar no Sínodo, ou que recomendações podem ser feitas no capítulo da formação integral de todos para a vida numa Igreja verdadeiramente sinodal.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This