Raffaella Petrini

Nº 2 do Governo do Estado do Vaticano é uma mulher

| 5 Nov 21

Raffaella Petrini com o Papa Francisco. Foto: Direitos reservados.

 

O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 4 de novembro, como secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano – o segundo lugar mais importante no Governo da cidade do Vaticano – a irmã franciscana Raffaella Petrini, noticiou o portal Vatican News.

Raffaella Petrini é a primeira mulher a ser indicada para este importante cargo que, até à sua nomeação, fora ocupado apenas por clérigos. Petrini, que era até agora oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos, nasceu em Roma, em 15 de janeiro de 1969, é formada em Ciências Políticas e doutorada pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, onde leciona. Vai agora substituir o bispo Fernando Vérgez Alzaga que foi promovido a presidente do mesmo Governo no dia 1 de outubro de 2021.

De forma lenta, mas consistente, as mulheres começam a ter uma pequena presença entre alguns dos cargos mais relevantes do Vaticano. Antes da escolha de Raffaella Petrini, as nomeações, este ano, da irmã Alessandra Smerilli (a 24/03/2021) [ver 7MARGENS] como secretária ad interim do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e a da também religiosa Natalie Becquart (a 6/02/2021) [ver 7MARGENS] como subsecretária do Sínodo dos Bispos tinham sido as mais relevantes.

De acordo com o jornal argentino Télam, citado pelo 7MARGENS, em 10 de agosto do ano passado, a participação feminina na estrutura de decisão do Vaticano cresceu cerca de 70% na segunda década deste século. As estatísticas do Vaticano apontavam para que o número de mulheres em cargos da Cúria Romana tivesse passado de 385 (em 2010) para 649, no final de 2019. Quanto ao número total de mulheres a trabalhar no Vaticano, cresceu de 697 para 1 016 no mesmo período, o que corresponde a um aumento de 45%.

 

(Título corrigido às 9h30 de dia 5/11 para “Nº 2 do Governo do Estado do Vaticano é uma mulher”)

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This