Perseguição à Igreja intensifica-se

Seis rádios católicas encerradas na Nicarágua

| 3 Ago 2022

Desde o início do ano, foram várias as ações do regime do Presidente Daniel Ortega que indiciam perseguição à Igreja Católica. Foto © Cancillería del Ecuador.

 

As autoridades da Nicarágua ordenaram o encerramento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica e cercaram uma delas com a polícia de choque, avançou o Religion News Service esta terça-feira, 2.

O bispo Rolando Álvarez, da diocese de Matagalpa, e administrador apostólico da Diocese de Estelí, com o pelouro da comunicação no âmbito da Conferência Episcopal, referiu durante a missa ter recebido uma carta da agência de telecomunicações estatal Telcor, informando-o dos encerramentos. Álvarez considera que a medida é “uma injustiça” e instou o diretor da Telcor a provar a legalidade da mesma.

De acordo com o bispo, a polícia ocupou a casa paroquial de Sebaco (a cerca de 100 quilômetros a norte de Manágua), onde funcionava uma das estações de rádio. O pároco, que se encontrava no local, contou que os agentes policiais partiram as fechaduras da capela para poderem aceder ao equipamento de transmissão e atacaram alguns fiéis que estavam na escola ao lado da casa paroquial.

A diocese de Matagalpa emitiu um comunicado a denunciar a ação das autoridades. Já o governo não comentou publicamente o encerramento das estações de rádio.

Desde o início do ano, foram várias as ações do regime do Presidente Daniel Ortega e da sua esposa e vice-presidente Rosario Murillo que indiciam perseguição à Igreja Católica [ver 7MARGENS]. Foi o caso da expulsão do núncio apostólico em Manágua e do silenciamento do canal de televisão da Conferência Episcopal da Nicarágua. De acordo com o Religion News Service, só nos últimos meses, o executivo de Ortega fechou mais de 1.000 organizações não governamentais no país.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This