A 49ª Semana Nacional de Migrações realiza-se de 8 a 15 de agosto, sob o tema «Rumo a um nós cada vez maior». O ponto alto, como habitual, é a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que será presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich, do Grão Ducado do Luxemburgo e presidente da Comece (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia). As celebrações em Fátima não terão vigília noturna, informa a Obra Católica Portuguesa de Migrações, responsável pela dinamização da semana.
Em comunicado, a OCPM convida a ler e divulgar a mensagem do Papa e lança o desafio de “mapear a ação da Igreja no que respeita aos migrantes e refugiados, seguindo a metodologia dos 4 R´s: Rostos – quem são as pessoas que atendemos? Rotas – de onde vêm? Raízes – porque vêm? Recursos – que instituições estão envolvidas no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam…”, e para isso pedem a colaboração das instituições que fazem esse trabalho.
Na mensagem para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco referia que “hoje, a Igreja é chamada a sair pelas estradas das periferias existenciais para cuidar de quem está ferido e procurar quem anda extraviado, sem preconceitos nem medo, sem proselitismo, mas pronta a ampliar a sua tenda para acolher a todos. Entre os habitantes das periferias existenciais, encontraremos muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano, aos quais o Senhor deseja que seja manifestado o seu amor e anunciada a sua salvação”, desafia o Papa.