"Rumo a um Nós cada vez maior"

Semana Nacional das Migrações de 8 a 15 de agosto

| 6 Ago 2021

A 49ª Semana Nacional de Migrações realiza-se de 8 a 15 de agosto, sob o tema «Rumo a um nós cada vez maior». O ponto alto, como habitual, é a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que será presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich, do Grão Ducado do Luxemburgo e presidente da Comece (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia). As celebrações em Fátima não terão vigília noturna, informa a Obra Católica Portuguesa de Migrações, responsável pela dinamização da semana.

Em comunicado, a OCPM convida a ler e divulgar a mensagem do Papa e lança o desafio de “mapear a ação da Igreja no que respeita aos migrantes e refugiados, seguindo a metodologia dos 4 R´s: Rostos – quem são as pessoas que atendemos? Rotas – de onde vêm? Raízes – porque vêm? Recursos – que instituições estão envolvidas no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam…”, e para isso pedem a colaboração das instituições que fazem esse trabalho.

Na mensagem para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco referia que “hoje, a Igreja é chamada a sair pelas estradas das periferias existenciais para cuidar de quem está ferido e procurar quem anda extraviado, sem preconceitos nem medo, sem proselitismo, mas pronta a ampliar a sua tenda para acolher a todos. Entre os habitantes das periferias existenciais, encontraremos muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano, aos quais o Senhor deseja que seja manifestado o seu amor e anunciada a sua salvação”, desafia o Papa.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This