"Rumo a um Nós cada vez maior"

Semana Nacional das Migrações de 8 a 15 de agosto

| 6 Ago 21

A 49ª Semana Nacional de Migrações realiza-se de 8 a 15 de agosto, sob o tema «Rumo a um nós cada vez maior». O ponto alto, como habitual, é a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, que será presidida pelo cardeal Jean-Claude Höllerich, do Grão Ducado do Luxemburgo e presidente da Comece (Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia). As celebrações em Fátima não terão vigília noturna, informa a Obra Católica Portuguesa de Migrações, responsável pela dinamização da semana.

Em comunicado, a OCPM convida a ler e divulgar a mensagem do Papa e lança o desafio de “mapear a ação da Igreja no que respeita aos migrantes e refugiados, seguindo a metodologia dos 4 R´s: Rostos – quem são as pessoas que atendemos? Rotas – de onde vêm? Raízes – porque vêm? Recursos – que instituições estão envolvidas no acolhimento, proteção e promoção e inclusão dos que chegam, dos que partem e dos que regressam…”, e para isso pedem a colaboração das instituições que fazem esse trabalho.

Na mensagem para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco referia que “hoje, a Igreja é chamada a sair pelas estradas das periferias existenciais para cuidar de quem está ferido e procurar quem anda extraviado, sem preconceitos nem medo, sem proselitismo, mas pronta a ampliar a sua tenda para acolher a todos. Entre os habitantes das periferias existenciais, encontraremos muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano, aos quais o Senhor deseja que seja manifestado o seu amor e anunciada a sua salvação”, desafia o Papa.

 

há uma voz que bebo

[D, de Daniel]

há uma voz que bebo novidade

Viajo para uma voz que escorre como um lado aberto, uma boca como uma abertura de lança, quer dizer, lugar directo ao coração, degrau onde ajoelhamos por ter chegado à nascente. Sou de um sítio em que a água era de colher: “Vai colher água à fraga”, foi um dos mandamentos aprendidos na infância. E eu fazia como vira fazer: a fraga era uma pedra grande mas humilde diante da qual o corpo se movia à oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Isto não é um acidente!

Isto não é um acidente! novidade

Em matéria de abuso sexual de menores no meio católico, a primeira premissa de todas deve ser que esta situação não é pontual nem acidental, mas uma forma de estar. Infelizmente. Mas este cancro tem que ser extirpado.

Francisco recebe Biden: um jogo de sombras e de bispos conspira contra ambos

Clima e pobres na agenda

Francisco recebe Biden: um jogo de sombras e de bispos conspira contra ambos novidade

É uma audiência importante na antevéspera do início da cimeira de Glasgow sobre o clima. Mas ela estará ameaçada por um jogo de sombras: bispos que apoiam Trump e contestam Biden (e o Papa), um Supremo Tribunal conservador que pode reverter decisões sobre o aborto e uma hierarquia que, apesar de admoestada pelo Vaticano, prossegue a sua cruzada contra o Presidente – e contra o Papa. 

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This