
Papa Francisco e Carlos Herrera, durante a entrevista na Casa Santa Marta. Foto reproduzida a partir do site da Rádio Cope.
Entrevistado pela rádio espanhola Cope, o Papa falou sobre a sua saúde e os rumores de que iria renunciar em breve. À pergunta “Como está?”, respondeu com um bem humorado “Continuo vivo!”, para logo a seguir lembrar que, “sempre que o Papa está doente, há uma brisa ou um furacão de conclave”. A entrevista só será transmitida na íntegra no dia 1 de setembro, mas a estação de rádio já divulgou algumas das declarações de Francisco.
A conversa teve lugar numa pequena biblioteca da Casa Santa Marta, onde o Papa reside, e durou cerca de uma hora e meia. De acordo com o jornalista que o entrevistou, Carlos Herrera, o Papa “respondeu a tudo”. “Viemos com muitas perguntas e saímos do Vaticano com muitas respostas”, assegura.
“O Papa fala de saúde, dos rumores de renúncia, mas também da eutanásia em Espanha, do Afeganistão, de emigração, da Catalunha, e enviou uma mensagem aos Estados Unidos e à Europa em relação ao que aconteceu no Afeganistão, que é um dos temas que mais o preocupa”, avança o repórter.
A entrevista poderá ser acompanhada na quarta-feira, dia 1, a partir das 8 horas de Espanha (7 horas, em Portugal), no site da rádio Cope e nas redes sociais, através da hashtag #ElPapaConHerrera.