AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Tortura e assédio de crianças

Sentença pesada para Arautos do Evangelho no Brasil

| 13/04/2022

arautos do evangelho caieiras sao paulo brasil foto twitter

Cortejo em frente à Basílica dos Arautos do Evangelho, em Caieiras, São Paulo. Foto retirada do perfil da instituição na rede Twitter.

 

 

Denúncias de humilhações, tortura, assédio e violação por parte de membros dos Arautos do Evangelho levaram uma juíza de São Paulo, Brasil, a determinar que crianças a frequentar as escolas da instituição em regime de internato regressem até 1 de julho próximo para as suas casas, e a proibir novas admissões neste regime, avançou a TV Globo esta terça-feira, 12 de abril.

As queixas incidiram especificamente sobre a sede dos Arautos, situada em Caieiras, município de São Paulo, e foram reveladas em reportagens emitidas pela TV Globo, em outubro de 2019, as quais provocaram a investigação.

A juíza que julgou o caso considera que nesta instituição “os pais representam um perigo e são até considerados inimigos, por desviarem os filhos dos caminhos religiosos”. De facto, depoimentos de pais que retiraram os seus filhos de escolas dos Arautos nos últimos anos referiram que esses filhos “não eram mais os mesmos”, queixando-se de agressividade, ofensas, menosprezo de tudo o que não fosse associado aos Arautos.

A Associação Arautos do Evangelho surgiu em 1999, da rutura com outra instituição designada Tradição, Família e Propriedade (TFP), por iniciativa de monsenhor João Clá Dias, e tem 15 colégios no Brasil, com cerca de 700 alunos no total. Foi reconhecida pelo Vaticano em 2001.

O Vaticano interveio em 2021 junto dos Arautos, no sentido de acabarem com as escolas em regime de internato, precisamente pelas denúncias que vieram a público.

Numa nota a propósito da notícia da Globo, e embora nunca se refira explicitamente à alegada decisão da juíza, os Arautos lamentam que a imprensa tenha sido “informada antes mesmo dos próprios interessados e dos Arautos acerca da existência de tal processo e decisão, que aparentemente tramita em segredo de justiça, o que indica uma forte intenção sensacionalista em toda essa ação e uma possível violação de sigilo“.

No comunicado, os Arautos consideram estar perante “acusações persecutórias que lhes fazem e têm confiança de que uma decisão de tal magnitude não se manterá incólume, quando forem devidamente esclarecidos” os factos perante o poder judicial. O processo permitirá, estabelecer a verdade ouvindo “colaboradores, integrantes, professores e estudantes”, o que não aconteceu agora com as notícias veiculadas, consideram ainda.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

O estranho “suicídio” do pastor Zedequias Manganhela

Livro sobre a PIDE

O estranho “suicídio” do pastor Zedequias Manganhela novidade

O livro será apresentado nesta quarta-feira, 16, a partir das 18h30, no auditório do Liceu Camões, em Lisboa, com intervenções da historiadora Maria Inácia Rezola, responsável da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril, e por Fernando Marques Mendes, antigo padre do Macúti, um dos que denunciou os massacres cometidos pelo Exército português na então colónia de Moçambique.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This