Mostra internacional de curtas-metragens

Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema

| 30 Dez 2022

jovem a filmar, foto ana shvet pexels

O cinema “não só é uma linguagem contemporânea e que atrai os jovens, como atualmente é acessível através de aparelhos do quotidiano e com os quais os jovens gostam de trabalhar”, afirma a irmã Mafalda Leitão. Foto © Ana Shvet / Pexels.

 

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), que pertence à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, está a desafiar os jovens entre os 14 e os 30 anos, de todo o mundo, a criarem “uma curta-metragem que demonstre como encontram Deus no seu dia-a-dia”. As curtas podem ser submetidas até ao dia 20 de janeiro e as selecionadas em cada categoria serão exibidas em Lisboa e Santarém, durante a Jornada Mundial da Juventude.

A iniciativa pretende incentivar os jovens a mostrarem que esse encontro pode acontecer “em contextos urbanos ou de Natureza, fora do circuito habitual das igrejas e outros locais de culto”, daí o nome escolhido para esta Mostra Internacional de Curtas-Metragens: “Deus Fora de Portas”.

A ideia partiu da equipa de programação do LA CC, composta por religiosas e leigos, no contexto dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Lisboa, em agosto de 2023. “Pensámos na importância de encontrar novas linguagens que mostrem o rosto de Deus e lembrámo-nos de que o cinema poderia ser um veículo interessante”, conta ao 7MARGENS  a irmã Mafalda Leitão, responsável pelo centro de conhecimento. “Não só é uma linguagem contemporânea e que atrai os jovens, como atualmente é acessível através de aparelhos do quotidiano e com os quais os jovens gostam de trabalhar”, acrescenta.

Salvaguardando que se trata de “uma mostra, e não de um concurso ou festival”, a religiosa assinala no entanto que existe “um júri internacional” o qual irá selecionar pelo menos uma curta para cada categoria (curta-metragem de ficção ou documentário, curta-metragem de animação e curta-metragem experimental). “Poderão ser mais, dependendo da quantidade de participantes e da qualidade dos trabalhos”, refere a irmã Mafalda Leitão.

mostra de curtas-metragens cartaz

As submissões podem ser feitas até ao dia 20 de janeiro, no site do LA CC, onde está disponível o regulamento de participação na mostra.

As curtas selecionadas, que não deverão exceder os 15 minutos de duração, terão “uma espécie de prémio”: serão exibidas durante a Jornada Mundial da Juventude, “em princípio, no nosso espaço da Casa de São Mamede, em Lisboa, e ainda em Santarém, que será também uma cidade de acolhimento da JMJ e onde temos um espaço da congregação”, adianta.

As submissões podem ser feitas até ao dia 20 de janeiro, no site do LA CC, onde está disponível o regulamento de participação na mostra. A divulgação das curtas-metragens selecionadas para exibição será feita no dia 17 de abril.

Ainda no âmbito da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, as Servas de Nossa Senhora de Fátima estão a preparar “um ciclo de três conferências, dirigidas a jovens e não só, cujo mote será o tema da Jornada, e que acontecerão em março, abril e maio em São Mamede [Lisboa]”, revela a irmã Mafalda Leitão.

Em Santarém, “e tendo em conta que Luiza Andaluz [fundadora da congregação] é uma das patronas da diocese, teremos um programa alinhado com a diocese para a divulgação e dinamização da figura dela junto dos jovens, nomeadamente com a publicação de um livro e com uma exposição”, partilha ainda a religiosa.

A exposição, intitulada “Descobrir Luiza Andaluz”, partiu de Santarém em 2018 e já esteve patente em vários locais de norte a sul do país. Atualmente, pode ser visitada na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória, em Aveiro, e deverá regressar a Santarém para a JMJ.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This