[Mãos à obra]

Sever do Vouga: Jovens voluntários ajudam a reabilitar casas

| 12 Ago 2021

“O nosso projeto visa a melhoria habitacional, para proporcionar aos beneficiários uma vida mais condigna, segura, higiénica e confortável.” Foto: Fundação Mão Amiga

 

São 80 jovens estudantes universitários e estão de férias. Mas em vez de irem para a praia ou viajar, decidiram dedicar vários dias a ajudar a reabilitar casas degradadas de pessoas carenciadas em Sever do Vouga, no distrito de Aveiro.

São todos voluntários. Aderiram ao projeto “Habitação Social Vida”, da Fundação Mão Amiga, para a reabilitação habitacional de oito casas. Dividiram-se em dois grupos e repartiram o trabalho por duas semanas, organizando-se de maneira a que as famílias continuassem a residir nas suas habitações durante as intervenções.

Um dos beneficiários ficou em cadeira de rodas na sequência de um acidente de trabalho e deixou a meio as obras de recuperação de sua casa em cujo tijolo já entranhava a humidade. Mas os jovens voluntários, vindos de vários pontos do país, não deixaram o seu sonho morrer, arregaçaram as mangas e meteram-se ao trabalho para que ele pudesse ter a sua casa como nova.

Hugo Hadden é um dos jovens que adiou as férias e sublinha como é tão “gratificante” assistir aos resultados da atividade que têm desenvolvido: ver “como as pessoas ficam felizes.”

“Aos voluntários da Fundação Mão Amiga, juntaram-se os da Associação “Just a Change” e da Universidade de Aveiro”. Foto: Facebook de “Just a Change”

“O nosso projeto visa a melhoria habitacional, para proporcionar aos beneficiários uma vida mais condigna, segura, higiénica e confortável. Sendo a recuperação efetuada por jovens, ajuda a desenvolver uma dinâmica diferente na habitação e no agregado familiar. Criam-se laços fortes de amizade, companheirismo e, ao mesmo tempo, envolvem os próprios membros da família nesta mudança”, explica Edite Matos, presidente do conselho de administração da Fundação Mão Amiga.

Aos voluntários da Fundação Mão Amiga, juntaram-se os da Associação “Just a Change” e da Universidade de Aveiro, com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga (que participa ativamente neste projeto desde o início) da ASM Industries e do Rotary Clube de Sever do Vouga. Ajudaram a substituir telhados, forros e soalhos, a melhorar ou a construir novas casas de banho, bem como outras obras.

As famílias beneficiárias (carenciadas e com habitações degradadas) apresentaram uma candidatura voluntária, ou foram selecionadas pela Fundação Mão Amiga e pela autarquia de Sever do Vouga.

 

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã novidade

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This