
Entre os oradores no simpósio estarão Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, e a irmã Nathalie Becquart, subsecretária geral do Sínodo dos Bispos. Foto © Diocese de Lamego.
Começou este domingo, 28, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, a 44ª Semana Bíblica Nacional, este ano dedicada ao tema da sinodalidade. Também em Fátima, inicia-se nesta segunda-feira, 29, o Simpósio do Clero, subordinado ao tema “A identidade relacional e o ministério sinodal do presbítero”.
A sessão inaugural do simpósio contará com uma intervenção do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo da diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, e a leitura da mensagem do cardeal Lazzarus You Heung-Sik, prefeito do Dicastério para o Clero, cuja presença em Fátima esteve confirmada, e chegou a ser anunciada, mas foi inviabilizada pela realização do Consistório em Roma.
Serão também oradores no simpósio, que decorre até dia 1 de setembro, monsenhor Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, a irmã Nathalie Becquart, subsecretária geral do Sínodo dos Bispos, e o padre Tony Neves, assistente geral dos Missionários Espiritanos.
O bispo de Lamego, António Couto, e o arcebispo de Évora, Francisco Senra, marcarão presença na Semana Bíblica organizada pelos Franciscanos Capuchinhos, que termina a 31 de agosto com uma reflexão sobre “as fraturas da humanidade e os desafios colocados à sinodalidade”.