Em Fátima

Simpósio do Clero e Semana Bíblica refletem sobre sinodalidade

| 28 Ago 2022

simposio do clero fatima 2018 foto diocese de lamego

Entre os oradores no simpósio estarão Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, e a irmã Nathalie Becquart, subsecretária geral do Sínodo dos Bispos. Foto © Diocese de Lamego.

 

Começou este domingo, 28, no Centro Bíblico dos Capuchinhos, em Fátima, a 44ª Semana Bíblica Nacional, este ano dedicada ao tema da sinodalidade. Também em Fátima, inicia-se nesta segunda-feira, 29, o Simpósio do Clero, subordinado ao tema “A identidade relacional e o ministério sinodal do presbítero”.

A sessão inaugural do simpósio contará com uma intervenção do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo da diocese de Leiria-Fátima, José Ornelas, e a leitura da mensagem do cardeal Lazzarus You Heung-Sik, prefeito do Dicastério para o Clero, cuja presença em Fátima esteve confirmada, e chegou a ser anunciada, mas foi inviabilizada pela realização do Consistório em Roma.

Serão também oradores no simpósio, que decorre até dia 1 de setembro, monsenhor Piero Coda, secretário-geral da Comissão Teológica Internacional, a irmã Nathalie Becquart, subsecretária geral do Sínodo dos Bispos, e o padre Tony Neves, assistente geral dos Missionários Espiritanos.

O bispo de Lamego, António Couto, e o arcebispo de Évora, Francisco Senra, marcarão presença na Semana Bíblica organizada pelos Franciscanos Capuchinhos, que termina a 31 de agosto com uma reflexão sobre “as fraturas da humanidade e os desafios colocados à sinodalidade”.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This