Inquérito 7M sobre o Sínodo 2023 (4)
Entre a esperança e a decepção
Na sequência do inquérito sobre o final da fase diocesana do Sínodo em Portugal, feito pelo 7MARGENS, publicámos já comentários do franciscano capuchinho Fernando Ventura, da professora de Ética e teóloga Teresa Martinho e do teólogo e antropólogo Alfredo Teixeira. Fica a seguir o comentário da irmã Julieta Dias, da congregação do Sagrado Coração de Maria.
Apesar das dificuldades da Igreja
Católicos franceses: 10% participaram no Sínodo
Os responsáveis da Igreja Católica francesa calculam que 150 mil pessoas terão participado na primeira fase do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, apesar de casos e situações que poderiam ter funcionado como inibidores da participação.
Inquérito 7M sobre o Sínodo 2023 (3)
Um processo à procura da sua gramática
A informação recolhida e apresentada pelo 7MARGENS acerca das sínteses sinodais dá conta de um processo à procura da sua gramática.
Inquérito 7M sobre o Sínodo (2)
Arquivar o Povo De Deus
Foi com choque e tristeza que li no 7MARGENS que “a quase totalidade das dioceses portuguesas decidiu divulgar apenas as sínteses diocesanas do processo sinodal em curso na Igreja Católica”. Diz ainda a notícia que “os contributos recebidos de paróquias, grupos, movimentos, comunidades religiosas ou pessoas individuais” não serão divulgados. Apesar de, por exemplo, na diocese de Aveiro se dizer que “o documento com a síntese diocesana será (…) o documento base para programar o próximo ano pastoral”, a diocese da Guarda afirma que “poderia ser falta de respeito o seu uso [dos contributos de grupos] sem consentimento dos mesmos intervenientes)”, pelo que “estes relatórios serão arquivados na Cúria diocesana”. O objetivo destas reflexões é que elas se difundam, que se pense em conjunto, não que processos sãos, participados, salutares, eclesiais, sejam arquivados.
Secretariado geral divulga recursos
Processo sinodal católico à escuta das comunidades LGBTQ
Para incentivar uma Igreja que escuta e que quer fazer “uma viagem com toda a humanidade na história”, a newsletter de sábado, 7 de maio, do secretariado geral do Sínodo está centrada no tema do acolhimento das comunidades LGBTQ no caminho sinodal, disponibilizando para tal um leque alargado de recursos.
Inquérito 7M sobre o Sínodo
E a escuta dos de fora?
Noto pelo menos uma falta de referência à “escuta e participação”, nas palavras do Papa, “dos de fora, dos da periferia”. Eventualmente terão sido ouvidos, mas à primeira vista, fica a sensação de que na maioria dos casos, senão na quase totalidade, os que foram “ouvidos” foram os “de dentro”, os de sempre.
Mais de 50 mil pessoas envolvidas
Sínteses sinodais entram em debate, mas contributos não serão divulgados
A quase totalidade das dioceses portuguesas decidiu divulgar apenas as sínteses diocesanas do processo sinodal em curso na Igreja Católica. Esta conclusão ressalta de um curto inquérito que o 7MARGENS fez às 21 dioceses do país (as 20 territoriais, mais a diocese das Forças Armadas e Segurança).
Texto final em preparação
Caminho Sinodal mobilizou 600 grupos em Madrid
Mais de 600 grupos participaram na consulta, envolvendo cerca de 11 mil pessoas, cujo trabalho reflete, segundo o sítio da arquidiocese, “a pluralidade da Igreja em Madrid e as suas diferentes sensibilidades” e também “a sensibilidade, esperanças e preocupações da sociedade madrilena”.
Sínodo 2021-23
Militares criticam “prepotência, indiferença e hierarquização da Igreja”
Os militares e membros na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança criticam a “prepotência, indiferença e hierarquização da Igreja” e defendem que os capelães deviam ter um trabalho mais “quotidiano” e não apenas nas “missões de serviço”.
Diocese de Abidjan
75% dos jovens e 80% dos adultos participaram no Sínodo
“Em termos estatísticos, posso dizer que 75% dos jovens e 80% dos adultos participaram das consultas sinodais na nossa diocese”. A afirmação refere-se à diocese de Abidjan, na Costa do Marfim, e pertence ao padre Hippolyte Agnigori, responsável pela equipa que ali está a coordenar o Sínodo sobre a sinodalidade.
Brasil
500 bispos na reunião da CNBB para falar sobre o Sínodo
478 bispos participaram ontem, via on-line, no primeiro dia da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) que se prolonga até dia 29 de abril e tem como tema central “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o mesmo tema do Sínodo de 2023, convocado pelo Papa Francisco.
Assembleia Plenária em Fátima
Bispos debatem acesso aos arquivos por causa dos abusos
A protecção de crianças e jovens contra os abusos sexuais é um dos temas em agenda na 202ª assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que nesta segunda-feira, 25, se inicia em Fátima, onde decorre até quinta-feira, 28.
Perdermo-nos em Deus como antídoto ao “burnout”
Há quem pense que o percurso sinodal da Igreja Católica representa um desafio para uma evangelização nova por andarmos a competir com o Facebook. Talvez seja por isso que muitas pessoas acreditem que “se não os podes vencer, junta-te a eles”.
Assinada por 74 bispos
Nova carta aberta contra recomendações da via sinodal alemã
A via sinodal alemã expressa a “tentativa da Igreja neste país enfrentar as causas sistémicas dos abusos sexuais e do seu encobrimento que causaram sofrimento incalculável a tantas pessoas dentro e através da Igreja”, escreveu a 13 de abril o presidente da Conferência Episcopal Alemã, o bispo Georg Bätzing, em resposta às críticas da carta aberta de 74 prelados divulgada no dia anterior.
Processo sinodal em França
Calendário vai até 15 de junho
Em França, o prazo para entrega das reflexões diocesanas sobre o documento preparatório do Sínodo dos Bispos 2021-2023 termina no domingo 15 de maio. As sínteses, de acordo com notícia do La Croix de 11 de abril, serão trabalhadas por uma equipa nacional liderada pelo bispo de Troyes, Alexandre Joly.
[Olhar de teóloga]
O grande inquisidor
A lenda de 'O Grande Inquisidor', de F. Dostoievski, está inserida na sua grande obra Os Irmãos Karamazov, e é uma parábola que alude à fé e ao ateísmo, que sempre andaram de mãos dadas neste magnífico autor. O texto narra o aparecimento de Jesus Cristo no...
Inquérito do PontoSJ
Jovens dizem que Igreja não ajuda à sexualidade e pedem mais participação
Mais de 600 jovens e jovens adultos entre os 15 e os 35 anos, na sua maioria católicos, dizem que a Igreja pouco ou nada os ajuda na vivência da sua afectividade e sexualidade, embora considerem que sentem apoio da instituição nas dimensões mais significativas da sua vida.
Iniciativa mundial
Inquérito às mulheres católicas sobre o Sínodo
Professoras e investigadoras de três países estão a recolher opiniões de mulheres católicas de todo o mundo, de modo a poderem elaborar uma apresentação o mais representativa possível à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.”
Uma cultura sinodal leva tempo
A escuta sinodal continua e tem prazo. Mas se a sinodalidade deveria ser o modo de sermos Igreja, quando terminar o Sínodo dos bispos sobre esse assunto e passarmos a outro, deixará de haver escuta sinodal?
Sínodo dos Bispos 2023
Carta aos padres explica “igualdade fundamental de todos os batizados”
Os cardeais Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, e o arcebispo Lazzaro You Heung sik, Prefeito da Congregação para o Clero, dirigiram, este sábado, dia 19, uma carta aos sacerdotes de todo o mundo com três pedidos.
Encontro do 7MARGENS
Sínodo: início de um tempo novo para a Igreja?
Não se pretendia ter um retrato da situação no país, quando 130 pessoas se juntaram dia 14, interpeladas pelo 7MARGENS. Da partilha, percebeu-se que algo mexe, por detrás do aparente silêncio, em Portugal, em torno do Sínodo.
Momento de escuta sinodal
Arcebispo de Madrid ouve os sem abrigo e os mais vulneráveis
O arcebispo de Madrid, cardeal Carlos Osoro, continua a caminhada sinodal da sua arquidiocese com a realização de encontros com vários grupos da sociedade civil. Depois de já ter reunido com políticos, professores universitários, empresários, representantes sindicais, artistas e atletas, o prelado quis ouvir os mais vulneráveis.
Encontro 7MARGENS é hoje
Como estamos de Sínodo?
O encontro de leitores do 7MARGENS sob o tema “Como estamos de Sínodo?” decorre hoje, segunda-feira, 14 de março, a partir das 21h00. A troca de impressões sobre o caminho percorrido, as esperanças perdidas e as expectativas em aberto pelo processo sinodal terá lugar via zoom.
D. José Ornelas tomou posse na Sé de Leiria
Um bispo sem agenda, mas com “sonhos”
Um bispo sem agenda, com o "sonho" do "processo sinodal" que decorre. Foi assim que D. José Ornelas se apresentou à diocese de Leiria-Fátima, da qual hoje tomou posse como bispo titular, depois de seis anos à frente da diocese de Setúbal. "É aquele para o qual...
Encontro 7MARGENS
Como estamos de Sínodo?
Cinco meses após a abertura do Sínodo dos Bispos 2021-2023, o 7MARGENS convida os seus leitores para uma troca de impressões, de experiências e ideias sobre o caminho percorrido, as esperanças perdidas e as expectativas em aberto.
Carta do arcebispo Gadecki ao bispo Bätzing
Bispo polaco acusa bispos alemães de se afastarem do Evangelho
O presidente da conferência episcopal polaca, arcebispo Stanislaw Gadecki, divulgou uma carta aberta que endereçou a 22 de fevereiro ao seu homólogo alemão, o bispo Georg Bätzing, e na qual afirma que “tendo em conta os frutos” da via sinodal alemã “tem-se a impressão de que o Evangelho nem sempre tem estado na base da reflexão” feita pelos participantes.
Inquérito online
Jesuítas querem saber o que pensam os jovens sobre a Igreja
Se tens entre 15 e 35 anos, podes responder a um inquérito dinamizado pelo site dos Jesuítas Ponto SJ, que pretende saber o que pensas sobre a Igreja Católica. O formulário já está acessível desde esta quarta-feira, dia 23, ficando disponível até 23 de março. Se estiveres fora dos limites etários ou conheceres potenciais interessados, podes sempre dar a conhecer esta oportunidade de participação.
Repensar o modelo da Igreja a partir da realidade
Confesso que não me tenho sentido entusiasmado com o dinamismo sinodal em curso na Igreja em Portugal, apesar de ainda haver muito caminho por andar. A minha pouca motivação vai mais longe, pois estende-se aos objetivos do próprio Sínodo. Não tenho dúvidas que esses objetivos correspondem aos anseios do Papa Francisco e eu estou, incondicionalmente, solidário com ele. Por isso, não deixarei de dar o meu modesto contributo.
Sínodo
Mudar as estruturas e processos de decisão na Igreja Católica
“Na Igreja, a tomada de decisão resume-se a ‘uma só pessoa’. Essa é uma estrutura que encontramos a três níveis: o Papa na Igreja [universal], o bispo na diocese e o padre na paróquia.” A análise vem de Jean-François Chiron, teólogo especialista em Eclesiologia, atualmente professor na Universidade de Lyon, França.
Nathalie Becquart
“Em vez de falar, o melhor é pôr em prática a sinodalidade”
O Sínodo sobre a sinodalidade é “um fruto e desdobramento” do Concílio Vaticano II e pode ser um caminho para a Igreja se for experimentado. As afirmações são de Nathalie Becquart, religiosa francesa que ocupa a posição de subsecretária na estrutura central da iniciativa, no Vaticano.
Inscrições também para portugueses
Papa vai ter encontro sinodal com estudantes do hemisfério ocidental
“Construindo pontes” é o tema de um “encontro sinodal” entre o Papa Francisco e os estudantes universitários do hemisfério ocidental, que se realiza no próximo dia 24, em língua inglesa, espanhola e portuguesa. Os estudantes interessados, inclusive em Portugal, podem desde já inscrever-se para assistir ao evento virtualmente.
Sínodo 2021-23
“Desorientação” e “medo” entre clero, leigos receiam não ser tidos em conta
Há uma “desorientação manifestada por alguns membros do clero” em relação ao Sínodo da Igreja Católica 2021-23 convocado pelo Papa Francisco e esse é um desafio recorrente. Além disso, há também algum “medo e a reticência entre alguns grupos de fiéis e entre o clero”, bem como “uma certa desconfiança entre os leigos que duvidam que o seu contributo venha realmente a ser tido em conta”.
Um Sínodo para todos
Ultimamente, na minha comunidade, o Sínodo da Igreja Católica sobre a sinodalidade tem sido tema recorrente das nossas conversas. Cada uma de nós (somos cinco) vai vivendo esse caminho de maneiras diferentes, nos grupos que acompanha, na paróquia e nas conversas com outros. A partir da (ainda) pequena experiência que temos, vão surgindo diferentes formas de encarar este caminho sinodal.
Sínodo 2021-23
Caderno 7MARGENS em destaque no site internacional do caminho sinodal
O dossier no qual o 7MARGENS reúne o conjunto de textos publicados a propósito de dois inquéritos que realizou sobre o sínodo católico 2021-23 foi esta terça-feira divulgado pelo site internacional de recursos para o caminho sinodal, uma plataforma gerida pelo Secretariado Geral do Sínodo dos Bispos.
Jean-Claude Hollerich
As quatro propostas do cardeal para a reforma da Igreja
O cardeal Jean-Claude Hollerich deu, há dias, respostas a vários desses e outros problemas, numa entrevista ao jornalista Loup Besmond de Senneville, correspondente permanente do La Croix International no Vaticano, que desencadeou repercussões um pouco por todo o mundo.
O Sínodo dos Bispos não é o sínodo da Igreja
Está a Igreja Católica Romana a caminhar para mais um Sínodo dos Bispos, a acontecer em 2023, e para isso toda uma máquina funciona no sentido da obtenção de mais diretivas ao serviço do Evangelho. Vamos lá lembrar o que está a acontecer: já não é a primeira vez que se realiza um Sínodo dos Bispos para refletir sobre algumas questões colocadas, sem que, no entanto, se sintam alterações substantivas ao funcionamento da Igreja, dando vitalidade ao seu caminhar.
Sínodo 2021-23
Um caderno para imprimir e usar
Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.
Hervé Legrand em entrevista
Sínodo poderia lançar bases para a eleição dos bispos católicos
O Sínodo sobre a sinodalidade, em curso até 2023, poderia vir a dar às igrejas locais orientações no sentido de práticas mais participadas, nomeadamente no tocante à escolha dos bispos. Essa é a opinião manifestada pelo padre dominicano Hervé Legrand.
2021-2022, marcas do tempo (7)
Sínodo: a busca de um novo modo de ser Igreja no século XXI
Muitos aguardavam que o Papa Francisco fizesse uma reforma da Cúria e, a seguir, introduzisse mudanças que entende imprescindíveis para a vida da Igreja Católica. Ele respondeu, convocando um Sínodo para escutar todos os batizados, sejam eles leigos ou clérigos.
Oportunidade para a conversão pastoral
Este Francisco parece que adivinha o que poderá acontecer se o Povo de Deus ficar quieto e calado à espera que o clero clericalize todo o caminho sinodal. E está para tal, pelo menos no que se vai passando em Portugal. São os riscos apontados no seu discurso que se tornam factos de formalismos exigentes por parte dos poderes clericais.
Teóloga Cristina Inogés Sanz
Nunca na história os cristãos tiveram uma oportunidade como neste Sínodo
“Estamos a jogar o futuro da Igreja. Pela primeira vez os leigos não são um preâmbulo, mas são protagonistas de um sínodo”. As palavras são da teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz, da Comissão de Metodologia criada pelo Secretariado Geral do Sínodo, e foram proferidas numa conferência da comunidade da Capela do Rato, de Lisboa.
Cristina Inogês-Sanz
Teóloga do Sínodo em Lisboa: “Seminários e paróquias têm de mudar”
“Como entrar em processo sinodal?” é a pergunta a que a teóloga leiga espanhola Cristina Inogês-Sanz, que integra a comissão metodológica do Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa, procurará dar resposta nesta segunda-feira, dia 13, numa conferência a convite da Capela do Rato (Lisboa), que se realiza a partir das 21h30 via zoom.
Oportunidade para a conversão pastoral
Tenhamos, no entanto, a esperança que o poder do Espírito Santo sopre sobre a Igreja em Portugal; e faça aquilo que até hoje ainda não se conseguiu: a conversão pastoral do clero português.
América Latina
Prioridade para jovens, mulheres e vítimas das injustiças sociais e da Igreja
A Assembleia Eclesial da Igreja da América Latina e das Caraíbas, que este domingo encerrou no santuário da Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, define cerca de quatro dezenas de grandes desafios pastorais que sintetizam uma semana de trabalhos, num acontecimento que muitos observadores consideram histórico.
Capela do Rato, em Lisboa
Três conferências e 14 grupos para um Caminho Sinodal
A comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, inicia nesta segunda-feira, 29, um ciclo de três conferências-debate, via zoom, sobre o Caminho Sinodal convocado pelo Papa para a Igreja Católica e que culminará em Outubro de 2023, quando tiver lugar, em Roma, a assembleia do Sínodo dos Bispos.
América Latina
Conferência eclesial é “laboratório” da via sinodal de Francisco
Está a decorrer deste este domingo e durante toda a semana, na capital do México, aquela que é, provavelmente, a primeira grande concretização da Igreja sinodal sonhada e desejada pelo Papa Francisco – a I Assembleia Eclesial da América Latina e das Caraíbas (AEALC), com a participação de perto de 1200 participantes.
Aborto e sinodalidade
Sermões do Vaticano aos bispos dos EUA
Não é comum que um núncio apostólico, ou seja, um diplomata, se torne uma figura de primeiro plano entre os bispos do país em que representa a Santa Sé. Mas, nesta semana, o arcebispo Christophe Pierre (núncio apostólico nos Estados Unidos da América) esteve em foco pelo conteúdo da sua intervenção na assembleia do episcopado daquele país.
Uma responsabilidade de todos
Como promover a escuta sinodal ao nível da comunidade e da paróquia?
O Sínodo da Igreja Católica, que se encontra em fase de gestação, começa pela base. Isto exige uma atenção particular, já que para muitas das paróquias e comunidades tudo é novidade. o caminho que o Papa desafia a percorrer envolve todos os cristãos e toda a gente de boa vontade. Diria mesmo que envolve mais ainda aqueles que se afastaram da vida da Igreja, que gostavam que a Igreja fosse diferente, que têm mais que fazer ou em que pensar. Francisco gostaria de ouvir todos.
Conferências e debates em Lisboa
Sínodo já mexe e a ideia é inverter a pirâmide
A meta do Sínodo que a Igreja Católica está a viver até 2023 deve ser “conseguir que as pessoas se manifestem” e de iniciar um dinamismo de conversão que leve à inversão da “pirâmide”: “Deve dar-se primazia à escuta do povo de Deus”, diz o professor João Eleutério, que lecciona na Faculdade de Teologia da Universidade Católica.
Primeira fase prolongada
Pároco italiano lança a proposta de um Sínodo das Crianças
Acaba de surgir na Sicília, Itália, o projeto de lançar um sínodo das crianças. O autor da ideia é o padre Fortunato Di Noto, que alimenta há mais de dez anos o sonho de criar uma dinâmica de escuta dos mais pequenos, como forma de valorizar as crianças enquanto pessoas. A ideia, surgida já com o processo sinodal em andamento, pode ganhar fôlego, agora que a primeira fase do Sínodo foi prolongada até 15 de agosto de 2022.
Patriarca de Lisboa
Sínodo católico é para escutar “todos os que se queiram associar”
“Escutaremos todos os que se queiram associar ao nosso caminho sinodal, sem esquecer o âmbito ecuménico e inter-religioso”, afirmou o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, ao apresentar a forma como Lisboa vai viver o Sínodo da Igreja Católica convocado pelo Papa Francisco.
Sínodo de esperança ou nem isso
Tenhamos esperança de que o Sínodo começado em Portugal e em todas as dioceses do mundo católico-romano não seja um esfrangalhado tecido que nada terá a ver com a vontade indomável de um homem, que se chama Francisco, bispo de Roma e Papa. As primeiras notas não são nada animadoras: basta sentirmos o que a Igreja Católica em Portugal fez com a encíclica Laudato Si’, que simplesmente silenciou e, embora alguns pequenos grupos teimem em levá-la à luz do dia, o clero português, na sua generalidade, não estará para aí virado.
Sínodo em demanda de mudanças
Falo-vos da reflexão feita pelo Papa Francisco, como bispo de Roma, no início do Sínodo, cuja primeira etapa agora começa, de outubro de 2021 a abril de 2022, respeitando às dioceses individuais. Devemos lembrar que o “tema da sinodalidade não é o capítulo de um tratado de eclesiologia, muito menos uma moda, um slogan ou novo termo a ser usado ou instrumentalizado nos nossos encontros. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão”.
Dioceses portuguesas abriram Sínodo
Escutar sem filtros insatisfações e expectativas do mundo sobre a Igreja
Na Arquidiocese de Braga não haverá assembleias sinodais, mas, em contrapartida, haverá uma forte aposta na multiplicação de pequenos grupos nas paróquias, comunidades e movimentos, com a tarefa de “escutarem o que o Espírito Santo diz à Igreja” através dos seus membros e, também através daqueles que andam longe ou nas suas margens. O Sínodo da Igreja Católica foi aberto solenemente em todas as dioceses do mundo, também em Portugal.
Inquérito do 7MARGENS sobre o Sínodo
Mais qualidade das celebrações e homilias, e celibato facultativo
Encerramos com este texto a série de trabalhos feitos a partir do inquérito realizado pelo 7MARGENS sobre o Sínodo da Igreja Católica, que abre no próximo domingo, ao nível de cada diocese. Nesta edição, discriminamos uma listagem de sugestões,...
Cardeal António Marto
Na Igreja em Portugal, há “resistência passiva” ao Sínodo
“Sinto que há entusiasmo, mas também uma tendência de resistência passiva, não ideológica”, na Igreja Católica em Portugal, em relação ao Sínodo que o Papa Francisco convocou e cujo processo foi iniciado no sábado passado, em Roma, com uma sessão de testemunhos e debates, defende o cardeal António Marto.
Recomendações do Inquérito 7MARGENS sobre o Sínodo
Forte apelo à “desclericalização” da Igreja Católica
Leiam as quatro recomendações mais salientadas pelos 1036 respondentes ao inquérito sobre o Sínodo da Igreja Católica, cujos resultados o 7MARGENS tem vindo a apresentar nos últimos dias.
Inquérito aos leitores do 7MARGENS
Católicos portugueses muito céticos sobre impacte do Sínodo na Igreja em Portugal
Uma larga maioria superior a dois terços (69,82%) dos leitores do 7MARGENS pensa que o caminho que levará ao Sínodo dos Bispos em 2023 não vai modificar de forma radical a Igreja em Portugal.
Francisco lança desafios para o Sínodo
À escuta das perguntas, preocupações e esperanças da Igreja e do mundo
Na eucaristia de arranque do Sínodo da Igreja Católica sobre a sinodalidade, o Papa Francisco pede que não se busquem respostas superficiais, pronto-a-vestir, mas que todos se coloquem “à escuta das perguntas, preocupações, esperanças de cada Igreja, de cada povo e nação e também à escuta do mundo, dos desafios e mudanças que ele coloca diante de nós”. E alertou que “o Espírito Santo sopra de modo sempre surpreendente para sugerir percursos e linguagens novos”.
Papa não quer processo de fachada
Prior de Taizé propõe no Sínodo um grande encontro ecuménico animado por jovens
Um grande encontro ecuménico com crentes de diferentes igrejas cristãs e não apenas católicos – tal é a proposta deixada pelo irmão Aloïs, prior da comunidade de Taizé, no decurso da sessão de reflexão deste sábado, 9 de Outubro, com que o Papa Francisco quis dar início ao processo sinodal da Igreja Católica, que decorrerá até 2023.
Sinodalidade católica em processo
Papa abre Sínodo em Roma – mas está a maior parte da hierarquia interessada nisso?
O Papa abre este sábado em Roma o sínodo em que quer colocar toda a gente a escutar-se e a debater o que deve ser a Igreja e a sua missão na sociedade. Este é o coração da reforma de Francisco, coincidem vários analistas. Mas o processo está atrasado em Portugal (apesar de ter havido um dedo português na escolha do tema), é inexistente no plano dos bispos americanos e quase ignorado em várias partes do mundo.
Inquérito 7MARGENS sobre o Sínodo
Maioria muito crítica de como a Igreja decide
Os leitores do 7MARGENS são muito críticos do modo como a Igreja Católica em Portugal é conduzida, toma decisões e se apresenta em público. Mais de metade (54,73%) é de opinião que a forma como a Igreja o faz é um pouco, muito ou totalmente desadequada à sua missão.
Inquérito 7MARGENS sobre o Sínodo
1036 vozes que querem ser ouvidas
O inquérito lançado pelo 7MARGENS aos seus leitores obteve mais de mil respostas, ultrapassando as nossas melhores expectativas. A partir desta sexta-feira, 8, começaremos a divulgar a análise das 1036 respostas válidas. Para já, cumpre agradecer a todos os que nos leem e que, antecipando-se a qualquer outra consulta no âmbito do Sínodo que o Papa Francisco abrirá no próximo sábado, se manifestaram preparados e interessados em participar nesse processo de reflexão.
Reflexão antes do início
Sínodo da Igreja Católica abre este sábado, com discurso do Papa e testemunhos
É já no próximo sábado, 9 de outubro, que abre o caminho sinodal da Igreja Católica, que culminará com o Sínodo dos Bispos em outubro de 2023. A cerimónia de dia 9 terá como ponto alto um discurso do Papa Francisco com a duração prevista de 25 minutos.
Sínodo: opinião dos leitores
Ainda pode responder ao inquérito até 3 de outubro
Apesar de mais de 500 leitores já terem respondido ao inquérito que enviámos ao final do dia 16 de setembro, decidimos prolongar esta consulta até às 24h de dia 3 de outubro. O número de respostas recebidas é muitíssimo animador, supera as nossas melhores expectativas e revela uma forte vontade de participação de todas e todos.
Até dia 30
Três dias ainda para responder ao inquérito sobre o sínodo católico
Há ainda três dias para que os leitores possam responder ao inquérito do 7MARGENS sobre o Sínodo da Igreja Católica, que o Papa Francisco convocou como um processo de debate, consulta e participação e que durará até 2023.
Sínodo, urgência de Participar – sugestões várias
Olhar o outro. Ver o outro. Entender o outro. Escutar. Ajudar. Apoiar. Integrar. Proteger. Não têm fim as palavras aplicáveis ao sentido do Documento Preparatório e ao Vademecum, nesta fase preliminar do Sínodo [da Igreja Católica] que irá marcar um tempo novo, viragem de reflexão e cidadania sobre a Igreja, a diversidade de culturas e realidades na atualidade do mundo. Entre 10 de outubro de 2021, com a presença e presidência do Papa Francisco e até outubro de 2023, um universo de gente participará nesta viragem, revisão de vida.
Sínodo da Igreja Católica
Documento: “Deus é sempre um Deus das surpresas”
O Papa já começou a mobilizar a sua diocese para o próximo Sínodo católico. Num encontro-celebração realizado no passado dia 18, fez um discurso que é já considerado um texto de referência, nesta etapa preparatória da fase diocesana.
Manuel Martins, um precursor da Sinodalidade
Escrevo a propósito da partida deste mundo há quatro anos, que se completam hoje mesmo, dia 24, do bispo Manuel Martins. Há seres humanos que não deveriam morrer. Não por eles, mas por nós. Contrariamente ao que é vulgar dizer-se, são mesmo insubstituíveis. A propósito, evoco também a memória de um outro que nos deixou no passado dia 2 de setembro.
Editorial
À escuta dos leitores – um inquérito do 7M sobre o Sínodo dos bispos católicos
Hoje, todos os leitores receberão um inquérito organizado pelo 7MARGENS como forma de auscultação de quem nos tem acompanhado nesta aventura editorial que iniciámos há dias, relacionada com o Sínodo dos Bispos que se inicia no próximo dia 9 de outubro. É a primeira vez que tomamos uma iniciativa deste género.
Inquérito sobre o Sínodo
Escutar todos, com horizontes para lá das “fronteiras” da Igreja
O Papa observava, no encontro sinodal com a sua diocese de Roma, no último sábado, 18, que escutar não é inquirir nem recolher opiniões. Mas nada impede que se consultem os cristãos sobre as “caraterísticas e âmbito” que “entendem dever ter a escuta que as igrejas diocesanas são chamadas a realizar, desde 17 de outubro próximo até ao fim de março-abril de 2022. Era esse o terceiro ponto da consulta feita pelo 7Margens, cujas respostas damos hoje a conhecer.
Inquérito sobre o Sínodo
Católicos portugueses querem bispos próximos, ao estilo do Papa Francisco
Católicos leigos mais formados, capazes de intervir na sociedade, e bispos próximos e capazes de acolher todos e de mudar estruturas quando necessários. Algumas das ideias que surgem das respostas de nove movimentos católicos à segunda pergunta do inquérito do 7MARGENS sobre o próximo Sínodo da Igreja Católica.
Católicos portugueses pouco entusiasmados?
Das “baixas expectativas” à “oportunidade de uma Igreja aberta” – Inquérito sobre o Sínodo
O 7MARGENS entendeu auscultar um conjunto de 63 movimentos e associações católicas, procurando contemplar diversidade de carismas e de setores e mesmo de atitudes perante o futuro. A auscultação decorreu na segunda metade de julho, num momento em que já se conhecia o cronograma e dinâmica do Sínodo.
Editorial
O 7MARGENS e o sentido e alcance do Sínodo da Igreja Católica
O Vento sopra onde quer. Por conseguinte também pode soprar em Portugal e fazer sentir a frescura e energia entre nós, com as pessoas de boa vontade, com os crentes. Mas é suposto que todos assumam a sua parte. Também por isso aqui estamos.
Caminhar juntos, lado a lado, na mesma direcção
Vem aí o Sínodo, cuja assembleia geral será em outubro de 2023, já depois da Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa, no verão anterior. O tema é desafiante: Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. O documento preparatório veio a público a 7 de setembro e lança as bases de um caminho a percorrer juntos.