
Um discurso do Papa Francisco, com 25 minutos de duração prevista, será o ponto alto do encontro de dia 9. Foto: Direitos reservados.
É já no próximo sábado, 9 de outubro, que abre o caminho sinodal da Igreja Católica, que culminará com o Sínodo dos Bispos em outubro de 2023. A cerimónia de dia 9 terá como ponto alto um discurso do Papa Francisco com a duração prevista de 25 minutos.
O “Momento de Reflexão para o Início do Caminho Sinodal” – assim se designa o ato, cujo programa foi esta segunda-feira divulgado pelo Secretariado Geral do Sínodo, tem início com uma “entronização e proclamação da Palavra de Deus”, seguida de uma meditação feita por um padre jesuíta do Burkina Faso e por uma teóloga leiga católica, formada numa faculdade de teologia protestante de Madrid.
Segue-se o discurso do Papa e uma saudação do relator geral do Sínodo, após o que haverá um momento especial para testemunhos de diversos continentes, em que intervirão uma religiosa, um bispo, uma família, um padre e um responsável de uma comunidade religiosa.
No restante tempo da manhã, além de uma mensagem do cardeal Mario Grech, haverá um trabalho de duas horas em pequenos grupos.
A abertura solene do caminho sinodal será com a celebração da eucaristia do dia seguinte, presidida pelo Papa Francisco.