AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Que espero do Sínodo católico? (7)

Sínodo de uma Igreja dividida?

| 02/10/2023

Na véspera da reunião da Assembleia-Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, o 7MARGENS convida os seus leitores a dizerem o que esperam deste importante acontecimento. Todos são chamados a expressarem-se. Divulgamos hoje sétimo texto (ver textos já publicados).

O que esperamos do sinodo_7 margens

 

Tenho a perceção que o mesmo irá decorrer no seio de uma Igreja Católica dividida. Dividida entre progressistas e conservadores. Dividida entre ecuménicos e aqueles que querem uma Igreja menos permeável e, se necessário, mais radical para combater outras confissões, outras religiões e costumes que consideram moralmente reprováveis. Dividida entre aqueles que querem uma Igreja mais humana, mais próxima dos que precisam e mais perto da vivência quotidiana, ao invés daquela que se apresenta mais recolhida no seu mundo, mais burocrática e dogmática. Dividida entre uma Igreja que opta pelos pobres, pelos desvalidos e pelos excluídos ao contrário de um Igreja que opta pelas elites e seus poderes. Dividida entre uma Igreja que quer justiça pelos abusos e erros cometidos pelos que a representam, contra outros que preferem a opacidade.

Enfim, e quanto a mim, será esta Igreja em diálogo e em confronto que estará no Sínodo, procurando os consensos e equilíbrios possíveis para se manter unida, mas não uniforme, sem cisma, para fazer face aos desafios de um mundo que não sabe para onde vai e que a falências das suas doutrinas políticas poderão dar espaço à ocupação de outras que poderão culminar em teocracias.

Assim sendo, a minha expectativa sobre este Sínodo será a evolução na continuidade: uma Igreja que continuará dividida entre aqueles que ficarão meio contentes com as reformas e meio descontentes com as que ficaram pelo caminho à espera de um belo dia.

Por último, importa recordar que a Igreja nunca foi monolítica e ao longo da sua História sempre esteve presente, quer se concorde, ou não, pelo que tenho a esperança que o Papa Francisco deixará um Bom legado a TODOS. TODOS. TODOS. Que o saibamos aproveitar.

 

Paulo Rodrigues é gestor.         

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This