Que espero do Sínodo católico? (7)

Sínodo de uma Igreja dividida?

| 2 Out 2023

Na véspera da reunião da Assembleia-Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, o 7MARGENS convida os seus leitores a dizerem o que esperam deste importante acontecimento. Todos são chamados a expressarem-se. Divulgamos hoje sétimo texto (ver textos já publicados).

O que esperamos do sinodo_7 margens

 

Tenho a perceção que o mesmo irá decorrer no seio de uma Igreja Católica dividida. Dividida entre progressistas e conservadores. Dividida entre ecuménicos e aqueles que querem uma Igreja menos permeável e, se necessário, mais radical para combater outras confissões, outras religiões e costumes que consideram moralmente reprováveis. Dividida entre aqueles que querem uma Igreja mais humana, mais próxima dos que precisam e mais perto da vivência quotidiana, ao invés daquela que se apresenta mais recolhida no seu mundo, mais burocrática e dogmática. Dividida entre uma Igreja que opta pelos pobres, pelos desvalidos e pelos excluídos ao contrário de um Igreja que opta pelas elites e seus poderes. Dividida entre uma Igreja que quer justiça pelos abusos e erros cometidos pelos que a representam, contra outros que preferem a opacidade.

Enfim, e quanto a mim, será esta Igreja em diálogo e em confronto que estará no Sínodo, procurando os consensos e equilíbrios possíveis para se manter unida, mas não uniforme, sem cisma, para fazer face aos desafios de um mundo que não sabe para onde vai e que a falências das suas doutrinas políticas poderão dar espaço à ocupação de outras que poderão culminar em teocracias.

Assim sendo, a minha expectativa sobre este Sínodo será a evolução na continuidade: uma Igreja que continuará dividida entre aqueles que ficarão meio contentes com as reformas e meio descontentes com as que ficaram pelo caminho à espera de um belo dia.

Por último, importa recordar que a Igreja nunca foi monolítica e ao longo da sua História sempre esteve presente, quer se concorde, ou não, pelo que tenho a esperança que o Papa Francisco deixará um Bom legado a TODOS. TODOS. TODOS. Que o saibamos aproveitar.

 

Paulo Rodrigues é gestor.         

 

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença”

Relatora especial da ONU em entrevista

Nazila Ghanea: “Espero que aumente a experiência da liberdade de religião ou crença” novidade

Relacionar a violação da liberdade de religião e de crença com questões como a tortura ou a juventude, por exemplo, são algumas das prioridades da britânica e iraniana Nazila Ghanea, que desde Agosto de 2022 é a Relatora especial das Nações Unidas sobre a Liberdade de Religião e de Crenças. Ghanea trabalha na Universidade de Oxford (Reino Unido) desde há 20 anos, exactamente quando começou a trabalhar o tema da liberdade religiosa, na pesquisa que fez para o seu doutoramento.

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas

Pré-publicação

800 anos do Presépio de Greccio: Natal, a Festa das Festas novidade

Dois milénios depois de Belém e de Jesus e 800 anos após Greccio e S. Francisco de Assis, o que resta do Natal cristão? E como recuperar o sentido do Presépio? Afinal, no presépio de Greccio não havia Menino, mas apenas o boi, o burro e a manjedoura?… É a perguntas como essas que se propõe responder o livro “De Belém a Greccio –O Presépio de São Francisco de Assis”. Pré-publicação.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos

A cinco dias do fim

COP28 entre o fracasso e a expectativa de avanços significativos novidade

Nenhum participante tem expectativas muito altas em relação ao desfecho da COP28, mas o sentimento mais comum entre os ativistas do clima presentes nos Emirados Árabes Unidos é o de que ainda é possível “dar a volta” e evitar o fracasso total. Islene Façanha, colaboradora da associação ambientalista Zero, falando ao 7MARGENS a partir do Dubai, referiu a “pressão das organizações não governamentais tem sido muito forte” o que mantém em aberto as “possibilidades de avançar”.

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro novidade

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro.

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma

Sondagem

Americanos afastam-se das religiões estabelecidas, mas acreditam na existência da alma novidade

Quatro em cada cinco americanos adultos acreditam que as pessoas têm uma alma ou espírito além do corpo físico, revela uma sondagem publicada no dia 7 de dezembro pelo Pew Research Center. O centro de investigação sublinha que “apesar de nas últimas décadas a população residente nos EUA ter vindo a identificar-se cada vez menos com uma religião estabelecida, a crença num reino espiritual além deste mundo continua a ser generalizada”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This