
Os grupos de trabalho da Assembleia Continental da América do Norte, na Flórida. Foto © Vatican Media.
Decorre até esta sexta-feira, 24 de fevereiro, na cidade de Santo Domingo, república Dominicana, o segundo encontro regional da etapa continental do Sínodo sobre a Sinodalidade, que reúne os países da região das Caraíbas.
Na última semana decorreu o primeiro encontro com os países da América Central e o México, em El Salvador. O presidente do Conselho dos Episcopados da América Latina (CELAM), Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo, fez uma apreciação positiva dessa fase de arranque, observando que a sinodalidade “não é fácil de pôr em prática, por exigir a aprendizagem de caminhar juntos, inclusive com aqueles com quem não nos entendemos”.
O encontro da América Central e México decorreu sob a égide do bispo santo Óscar Romero, que, nas palavras do chanceler do arcebispado de San Salvador, “soube escutar o evangelho e no evangelho escutar os pobres, os operários e os camponeses; e escutar também a Igreja e escutar a realidade, os sinais dos tempos”.
Maurício Lopez, um leigo latino-americano que pertence ao grupo executivo do secretariado- geral do Sínodo, chamou a atenção dos participantes para a importância de “uma teologia da ministerialidade batismal” que sustente o prosseguimento do caminho sinodal, contando com “uma maior participação do laicado e das mulheres nos espaços de tomada de decisões”.
Comentando o documento de referência para a etapa continental, que se intitula “Alarga o espaço da tua tenda”, aquele líder pastoral alertou para os receios que se notam quanto a este alargamento da “tenda”, quando se trata de incluir os povos indígenas, afrodescendentes e o cuidado da casa comum e – novidade neste processo sinodal – “incorporar nos processos evangelizadores o continente digital”.
A síntese de todo o espaço latino-americano, a enviar ao secretariado-geral em Roma, vai ser construída a partir do documento final de San Salvador, agora de Santo Domingo, a que se seguirá ainda a assembleia de Quito, no Equador, e a de Brasília, esta a partir de 10 de março.
América do Norte: processo sinodal envolveu mais de um milhar de delegados
Enquanto decorre este processo na América Latina e nas Caraíbas, na América do Norte, uma equipa de 17 representantes tem estado a preparar um documento que reúna os contributos de uma série de auscultações regionais, na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).
Reunidos no Centro de Desenvolvimento Espiritual em San Pedro, perto de Orlando, na Flórida, EUA, os trabalhos começaram na segunda-feira, 13 de fevereiro, e foram concluídos na quinta-feira, 17, segundo reportagem publicada no Vatican News.
Oito bispos, três mulheres leigas, dois sacerdotes, dois leigos e duas religiosas trouxeram ao processo sinodal as muitas vozes que ouviram durante as 12 assembleias virtuais realizadas em dezembro e janeiro, as quais envolveram 931 delegados e 146 bispos.
Este primeiro encontro permitiu identificar pontos fortes e, ao mesmo tempo, desenhar uma estrutura para a síntese, a qual irá ser elaborada ao longo das próximas semanas. As sínteses quer da América do Norte quer da América Latina deverão chegar a Roma até 31 de março.