Ideia surgiu na América Central

Sínodo deve alargar-se ao “continente digital”

| 22 Fev 2023

Os grupos de trabalho da Assembleia Continental da América do Norte, na Flórida (Vatican Media)

Os grupos de trabalho da Assembleia Continental da América do Norte, na Flórida. Foto © Vatican Media.

 

Decorre até esta sexta-feira, 24 de fevereiro, na cidade de Santo Domingo, república Dominicana, o segundo encontro regional da etapa continental do Sínodo sobre a Sinodalidade, que reúne os países da região das Caraíbas.

Na última semana decorreu o primeiro encontro com os países da América Central e o México, em El Salvador. O presidente do Conselho dos Episcopados da América Latina (CELAM), Miguel Cabrejos, arcebispo de Trujillo, fez uma apreciação positiva dessa fase de arranque, observando que a sinodalidade “não é fácil de pôr em prática, por exigir a aprendizagem de caminhar juntos, inclusive com aqueles com quem não nos entendemos”.

O encontro da América Central e México decorreu sob a égide do bispo santo Óscar Romero, que, nas palavras do chanceler do arcebispado de San Salvador, “soube escutar o evangelho e no evangelho escutar os pobres, os operários e os camponeses; e escutar também a Igreja e escutar a realidade, os sinais dos tempos”.

Maurício Lopez, um leigo latino-americano que pertence ao grupo executivo do secretariado- geral do Sínodo, chamou a atenção dos participantes para a importância de “uma teologia da ministerialidade batismal” que sustente o prosseguimento do caminho sinodal, contando com “uma maior participação do laicado e das mulheres nos espaços de tomada de decisões”.

Comentando o documento de referência para a etapa continental, que se intitula “Alarga o espaço da tua tenda”, aquele líder pastoral alertou para os receios que se notam quanto a este alargamento da “tenda”, quando se trata de incluir os povos indígenas, afrodescendentes e o cuidado da casa comum e – novidade neste processo sinodal – “incorporar nos processos evangelizadores o continente digital”.

A síntese de todo o espaço latino-americano, a enviar ao secretariado-geral em Roma, vai ser construída a partir do documento final de San Salvador, agora de Santo Domingo, a que se seguirá ainda a assembleia de Quito, no Equador, e a de Brasília, esta a partir de 10 de março.

 

América do Norte: processo sinodal envolveu mais de um milhar de delegados

Enquanto decorre este processo na América Latina e nas Caraíbas, na América do Norte, uma equipa de 17 representantes tem estado a preparar um documento que reúna os contributos de uma série de auscultações regionais, na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

Reunidos no Centro de Desenvolvimento Espiritual em San Pedro, perto de Orlando, na Flórida, EUA, os trabalhos começaram na segunda-feira, 13 de fevereiro, e foram concluídos na quinta-feira, 17, segundo reportagem publicada no Vatican News.

Oito bispos, três mulheres leigas, dois sacerdotes, dois leigos e duas religiosas trouxeram ao processo sinodal as muitas vozes que ouviram durante as 12 assembleias virtuais realizadas em dezembro e janeiro, as quais envolveram 931 delegados e 146 bispos.

Este primeiro encontro permitiu identificar pontos fortes e, ao mesmo tempo, desenhar uma estrutura para a síntese, a qual irá ser elaborada ao longo das próximas semanas. As sínteses quer da América do Norte quer da América Latina deverão chegar a Roma até 31 de março.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This