Sínodo sobre os Jovens e JMJ
Festival de jovens da ACR: “Ser divertidos com a palavra de Deus”
“Há muitos festivais de Verão, havia o Festival Jota [de jovens cristãos], e quisemos fazer um festival diferente, para experimentarmos que podemos ser divertidos com palavra de Deus.” Ana Noro, oficial de justiça, 30 anos, recém-eleita presidente da Acção Católica Rural (ACR), caracteriza deste modo o Festival Jovem que desde sexta, 26 de Julho, está a decorrer em Calvão (Vagos), com a participação de 150 jovens.
Papa escolheu tema da JMJ de Lisboa e patriarca diz que “urgência evangélica é o cerne”
“Maria levantou-se e partiu apressadamente” será o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, a realizar no Verão de 2022. O anúncio foi feito pelo Papa no sábado, no discurso aos jovens participantes no XI Fórum Internacional da Juventude dedicado à sequência do Sínodo dos Bispos sobre os jovens e a exortação apostólica Cristo Vive.
Patriarca à chegada a Lisboa: protagonismo das JMJ será dos jovens
O patriarca de Lisboa garantiu que o protagonismo da preparação das Jornadas Mundiais da Juventude em lisboa será dos jovens.
Sete propostas (e mais umas quantas ideias) para as JMJ em Lisboa, em 2022
Música, cultura e encontros inter-religiosos para o programa e várias sugestões para o tema das jornadas. Estas são as primeiras ideias de jovens portugueses para as JMJ em Lisboa, em 2022.
Está confirmado: JMJ em Lisboa; falta saber quem será o Papa que vem
Está confirmado: será Lisboa. Na capital portuguesa, está escolhido o local para os actos centrais do acontecimento. Falta saber quem será o Papa que presidirá às Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrerão em Lisboa, no Verão de 2022. O próprio Francisco já disse várias vezes que o seu pontificado será breve (foi eleito em 2013) e por isso esse será o único factor que agora ficará em dúvida até à realização das JMJ em Portugal.
Geração Laudato Si: movimento de jovens católicos pelo ambiente nasce hoje no Panamá
Os jovens decidiram formar um novo movimento dentro da Igreja e chamar-se Geração Laudato Si, numa clara referência à encíclica publicada pelo Papa Francisco “sobre o cuidado da casa comum”, em 2015.
Papa vai ao encontro de jovens que não podem participar nas jornadas
Trata-se das visitas que o Papa decidiu fazer a duas instituições onde se encontram jovens que não poderão participar nas JMJ: um estabelecimento prisional e um lar de acolhimento para doentes de HIV.
JMJ em Lisboa com vista para o Tejo e a ponte Vasco da Gama
Tudo aponta para que o Parque do Tejo e do Trancão, na confluência do concelho de Lisboa e de Loures, por baixo da Ponte Vasco da Gama, será o local central dos actos principais das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa, em 2022.
JMJ: os hashtags, a Imagem de Fátima e a agenda do Papa
Começaram terça-feira dia 22 de janeiro as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que decorrem pela primeira vez num país da América Central, o Panamá.
Movidos pela fé, com Deus eles vão
A Igreja deve perceber porque se afastam os mais novos, diz um jovem seminarista; Deus tem muitos nomes, afirma um muçulmano; é possível evangelizar a fazer truques de ilusionismo, acrescenta um ciclista católico. A terceira e última parte das reportagens “Os jovens e a religião”.
Da “ateia firme” à muçulmana “com orgulho”: quatro jovens mulheres perante a religião
Poucos dias antes da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Panamá entre 22 e 27 de Janeiro, o 7MARGENS foi tentar perceber o que pensam os jovens portugueses acerca da religião. Uma ateia, uma escuteira católica e uma muçulmana explicam aqui as suas motivações.
Os jovens e a religião: crentes “à sua maneira”
Têm os jovens de hoje menos interesse na religião? Poucos dias antes da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no Panamá entre 22 e 27 de Janeiro, e depois do Sínodo dos Bispos católicos que, em Outubro, debateu o tema dos jovens e da sua relação com a fé, o 7MARGENS foi tentar perceber o que pensam os jovens portugueses acerca da religião.
Sem as mulheres, Igreja fica empobrecida, diz o documento final do sínodo
A presença feminina e a participação das mulheres nas estruturas da Igreja Católica e nos seus processos decisórios é “um dever de justiça”, diz o documento final do Sínodo dos Bispos sobre os Jovens.
O que querem os jovens dos bispos reunidos em Roma
Sentiram-se escutados, mas querem fazer a experiência mais vezes: “Estes processos de auscultação têm de ser mais frequentes”, diz Rui Teixeira, 31 anos, escuteiro. Pensam que há um claro problema na forma de a hierarquia católica lidar e comunicar com os...