Sínodo, urgência de Participar – sugestões várias

| 27 Set 2021

 

1 – Inquérito Sínodo

Olhar o outro. Ver o outro. Entender o outro. Escutar. Ajudar. Apoiar. Integrar. Proteger.

Não têm fim as palavras aplicáveis ao sentido do Documento Preparatório e ao Vademecum, nesta fase preliminar do Sínodo [da Igreja Católica] que irá marcar um tempo novo, viragem de reflexão e cidadania sobre a Igreja, a diversidade de culturas e realidades na atualidade do mundo. Entre 10 de outubro de 2021, com a presença e presidência do Papa Francisco e até outubro de 2023, um universo de gente participará nesta viragem, revisão de vida.

Sem ritual, sem gesto formal, sem ordenada súplica e oração, todos e todas, crentes e não crentes, somos chamados a participar, perguntar, debater, sugerir. A responder, a falar. Para os cristãos, as palavras de voz interior, de presença de Deus o Nosso Senhor em nós, são fortes na voz do Papa Francisco, nos seus apelos à misericórdia, à atenção, aos olhos abertos, à intervenção, às transformações urgentes e desejadas.

Somos chamados a interpretar os grandes temas do Sínodo: “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão. Participação. Missão.” A nossa fala integra temperos de desabafo, questionamento, reflexão. Alinham-se mais palavras-chave, no desafio. Obstáculos. Exigências. Expectativas.

Porque entendemos o Sínodo como tema eclesial, clerical, e não falamos sobre as outras tantas questões humanas que nos afligem, perturbam, agitam, no desassossego da suposta normalidade da realidade em que vivemos? Como agir, intervir, contribuir?

Como disse Frei Bento Domingues na apresentação do seu livro A Religião dos Portugueses, eu vejo a atualidade de Deus no acontecer a vida. E assim, reparo em seguida.

Que a palavra Feminicídio toma conta da página do Público, em 21 de setembro: 35 mulheres assassinadas em 2020, 3 por mês, 27 em contexto de violência doméstica. No primeiro semestre deste ano, foram 14 as vítimas. Variadas razões, contextos, intimidades. Os dados são do Observatório das Mulheres Assassinadas.

Que ao lado, com destaque na mesma página do jornal, vem a notícia sobre a reserva de sangue, atualmente abaixo dos níveis habituais. Nos hospitais portugueses cerca de mil unidades de sangue e componentes sanguíneas são usadas todos os dias. Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, uma única dádiva de sangue pode ajudar a salvar três vidas. O dador, de idade entre 18 e 65 anos, deve ter peso igual ou superior a 50 kg e levar vida saudável. Os mais afetados A negativo, O negativo, O positivo.

Que arte de fraternidade, que sabedoria de bom-senso podemos experimentar, sugerir, exprimir, no dia a dia em que tantas vezes caminhamos de olhos fechados, assobiando para o lado, como se nada tivesse a ver connosco?

Como proceder? Denunciando cenas de violência? Doando sangue? Ou?…

 

2 – Uma pequena pérola de memória, fragmento desta crónica da escritora brasileira Rachel de Queiroz, publicada no Jornal do Brasil em 16 de outubro de 1974. Sobre o Sínodo, em pontificado de Paulo VI:

“Vendo o noticiário acerca dos trabalhos do Sínodo de Bispos que ora se reúne em Roma, não venho podendo me furtar a uma impressão de que algo ali anda mal colocado, ou mal tratado. Os senhores bispos tratam o drama da Igreja no mundo moderno como se fosse uma questão de problemática a resolver com os recursos de um banco de dados e de alguns computadores bem calibrados. O chamado de Deus não é uma operação de bolsa de valores e não pode ser tratado como tal. Não será através de estudos e análises de marketing, nem com promoções publicitárias de lançamento de uma nova marca de champanha. Quando Ele quer realmente fazer-se ouvir, manda para a praça pública os seus santos. Não manda elegantes locutores de TV educativa – manda Francisco de Assis.”

 

3 – Rachel de Queiroz sentia o dever de “ser testemunha do seu tempo e de sua gente.” Miguel Sousa Tavares pensa “a missão de um jornalista: ser testemunha do seu tempo, contar aos outros o que eles não sabem ou não puderam ver com os seus olhos” (Expresso, 17 setembro 2021). Assim, tomo este dever de testemunhar com algum desconforto a cerimónia a que assisti, em recente celebração na Igreja dos Mártires, em Lisboa. A igreja cheia, missa de sábado à tarde, prevista Eucaristia por uma família em ação de graças. Uma parte dos lugares de repente ocupados por “Cavaleiros” da formal Ordem Constantiniana, trajados de amplas capas, bordados, adereços, apenas três senhoras em maioria masculina, e uma cerimónia de investidura depois da homilia. Homilia mais de quarenta minutos quase inteiramente dedicada à narrativa sobre a Ordem. O celebrante falou sem uma palavra de amor, compaixão, emoção. Um debitar de factos, inentendível. E uns poucos minutos de comentário sobre os textos. Uma visão distante do amor de Deus na palavra do Evangelho. No fim, à saída, impaciência geral, em críticas e desabafos.

Respeitando a diversidade, a vivência espiritual, a liberdade de expressão, não posso deixar de partilhar o meu sentimento de que estes são os modos mais eficazes de convite à debandada da Igreja, ao vazio que não desejo.

 

 Leonor Xavier é escritora e jornalista.

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This