
Apresentação da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica em Portugal, em 10 de Janeiro, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa: foram 352 denúncias validadas a dia 10 de julho, seis meses depois. Foto © 7Margens.
A Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa atualizou o número de denúncias de casos de abusos para 352, no dia em que faz o balanço dos seis meses sobre a criação da CI. Em comunicado enviado ao 7MARGENS, a equipa liderada por Pedro Strecht refere ainda que está em andamento o “implemento do estudo de Arquivos secretos e Históricos da Igreja – fase 1 – junto das diversas Dioceses, pelo Grupo de Investigação Histórico, liderado pelo Prof. Dr. Francisco Azevedo Mendes”.
A maior novidade está no facto de, apenas onze dias depois de falarem na necessidade da igreja portuguesa refletir sobre a melhor forma de “materializar” o pedido de perdão às vítimas numa iniciativa, a CI avançar com a notícia de que convidou o arquiteto Siza Vieira para a materializar essa ideia que está “em fase de estudo e de proposta à Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)”, sem se conhecer ainda qual a posição oficial da CEP sobre isto.
A CI reafirma também a sua vontade de chegar a outro tipo de população e por isso deixa o “apelo a Dioceses e Comissões Diocesanas das respectivas regiões para envolvimento de proximidade junto destas pessoas e apelo ao testemunho”, assim como faz o “apelo junto do Ministério da Saúde para instalação de publicidade estática nos Centros de Saúde de todo o País” e o “envio para a Anafre, Associação de Juntas de Freguesias e respectivas delegações regionais, de apelo à divulgação dos contactos da CI”. Já concretizado, informam, foi a “divulgação junto de Associação Nacional de Farmácias, (…) através de reportagem incluída na revista Saúda deste mês”.
A Comissão Independente continua disponível pelos seguintes contactos:
https//darvozaosilencio.org
Endereço eletrónico: geral@darvozaosilencio.org
Telemóvel: 917 110 000
Correio postal:
CE COMISSÃO INDEPENDENTE
APARTADO 012079
EC PICOAS – LISBOA
1061 – 011 LISBOA