Sondagem

Só um quarto dos franceses tem uma Bíblia em casa

| 20 Jun 2022

 

Bíblias em diferentes línguas. Foto © Hanaala76

Bíblias em diferentes línguas. Foto © Hanaala76

 

Apenas 27 por cento dos franceses têm uma Bíblia em casa, (eram 37% em 2010 e 42% em 2001) e são os protestantes e evangélicos quem maior importância dão à sua leitura (79% têm-na em casa). Por outro lado, apenas 20 por cento dos franceses sentem que a Bíblia é uma referência cultural presente na sociedade francesa (em 2010 eram 27% a reconhecê-lo).

O decréscimo da importância do livro sagrado dos cristãos na cultura, na sociedade e na prática religiosa em França é revelado por um estudo realizado em março deste ano pelo instituto de sondagens Ifop e revelado este mês pela Alliance Biblique Française.

A importância da Bíblia na sociedade francesa é, porém, sobrevalorizada pelos cristãos: 41 por cento dos protestantes pensam que ela ainda é uma referência cultural presente na sociedade francesa, afirmação partilhada por 42 por cento dos católicos que participam todos os domingos na eucaristia.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre”

Face a "descredibilização" dos presbíteros

Clero de Angra pede “incremento da pastoral vocacional” assente no “testemunho do padre” novidade

Reconhecendo que o contexto da Igreja universal “é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional”, os representantes do Clero diocesano de Angra (Açores) defendem o incremento da “pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre”.

Por uma transumância outra

Por uma transumância outra novidade

Este texto do Padre Joaquim Félix corresponde à homilia do Domingo IV da Páscoa na liturgia católica – último dia da semana de oração pelas vocações – proferida nas celebrações eucarísticas das paróquias de Tabuaças (igreja das Cerdeirinhas), Vilar Chão e Eira Vedra (arciprestado de Vieira do Minho).  

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This