Testemunho de uma mulher vítima
Abusos sexuais: “Senti que não acreditavam em mim” novidade
Na conferência de imprensa da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que decorreu quinta-feira, 30 de junho, em Lisboa, foram lidos três testemunhos de vítimas de abusos, cujo anonimato foi mantido. Num dos casos, uma mulher de 50 anos fala do trauma que os abusos sofridos lhe deixaram e de como decidiu contar a sua história a um bispo, sentindo ainda assim que a sua versão não era plenamente aceite como verdadeira.
Encontro “Cuidar” em Lisboa
Quando os padres não abusadores são as vítimas colaterais dos abusos do clero
“O que encontramos assusta-me: desilusão, depressão, crise existencial, perda de identidade, fim da relação entre presbíteros, perda de confiança na instituição e na hierarquia.” O diagnóstico cáustico é feito ao 7MARGENS pelo padre inglês Barry O’Sullivan, 61 anos, da diocese de Manchester, que estudou o impacto dos abusos sexuais entre os padres não abusadores.
Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma
A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.
Expulsões e detenções ilegais
Amnistia denuncia abusos contra migrantes na Lituânia
Expulsões, detenções ilegais e abusos contra refugiados e migrantes na Lituânia estão a preocupar os ativistas de direitos humanos, nomeadamente a Amnistia Internacional, que publicou agora um relatório sobre a situação que se vive neste capítulo naquele país báltico.
Dezenas de mortos
Papa lamenta tragédias com migrantes em Melilla e no Texas
As recentes tragédias que provocaram a morte de dezenas de migrantes foram lamentadas esta terça-feira, dia 28, pelo Papa Francisco. “Recebi com dor as notícias das tragédias dos migrantes no Texas e em Melilla. Rezemos juntos por estes nossos irmãos mortos enquanto seguiam a esperança de uma vida melhor.”
Mês do orgulho
Igreja católica dá sinais de mudança em relação à comunidade LGBTQ
“Neste mês do orgulho, a Igreja Católica mostra mudanças claras, embora subtis, em direção ao acolhimento de pessoas LGBTQ” é o título do artigo assinado por Claire Giangravé, jornalista da agência Religion News Service. A mensagem de inclusão que o Papa Francisco tem feito sobre as pessoas marginalizadas teve um efeito de cascata na Igreja.
Em paralelo à Conferência da ONU
O arcebispo que tem a água à porta de casa vem falar a Lisboa
Um arcebispo, activistas católicos, padres – são pessoas que já “têm a água à porta de casa” e vêm do outro lado do mundo a Lisboa para falar sobre a sua experiência de luta contra as alterações climáticas.
Contributos para o Sínodo (21)
Escuteiros: Igreja vista como “retrógrada” deve repensar que lugar tem na vida dos jovens
A Igreja Católica deve repensar qual é o seu lugar na vida dos jovens, porque estes se afastaram da sua estrutura – por a considerarem de “mentalidade retrógrada”, desajustada dos tempos em que vivemos, que não integra homossexuais ou recasados, que não aceita a...
Papa pede diálogo
Sinais de apaziguamento no conflito social no Equador
Cerca de um ano depois de empossado, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, tem vindo a enfrentar uma onda de contestação nas ruas das principais cidades do país, que culminou, nos últimos dias, com a abertura de processo de impeachment no Parlamento, onde detém a maioria. Já morreram seis pessoas e duas centenas ficaram feridas nos recontros entre as forças da ordem e os manifestantes.
Sínodo em Inglaterra e Gales
Uma Igreja ferida chamada à conversão
A corresponsabilidade entre todos os batizados no governo da Igreja, a valorização do papel da mulher, uma maior atenção aos grupos até agora marginalizados e uma reorientação das prioridades pastorais são alguns dos pontos mais significativos da síntese nacional da Igreja na Inglaterra e em Gales divulgada no sábado, 25 de junho.
Igreja de luto
Morreu o “anjo das crianças de rua” do Haiti
A Irmã Luisa Dell’Orto, uma religiosa que pertencia às Irmãzinhas do Evangelho, foi assassinada no sábado, durante o que se pensa ter sido um assalto violento.
[Segunda leitura]
“It’s a long way to Tipperary…”
Vizinhos preocupados. Estranharam a ausência. Sim, mas ao fim de um ano e meio. Entretanto, Nicholas e Hilary estavam mortos em sua casa. Sozinhos, as persianas baixadas, tudo em silêncio.
Pereira de Almeida
Novo veto presidencial à eutanásia “é muito provável”
O coordenador nacional da Pastoral da Saúde, José Manuel Pereira de Almeida, entende que “é muito provável” um novo veto presidencial à eutanásia, por entender que os deputados não responderam às questões que o Tribunal Constitucional tinha colocado.
Contra conteúdo de ódio
Muçulmanos australianos processam Twitter
A Australian Muslim Advocacy Network (AMAN), um grupo de defesa dos muçulmanos australianos, apresentou uma queixa contra o Twitter na Comissão de Direitos Humanos de Queensland, acusando o site de não tomar medidas contra contas que incitam ao ódio.
Bispos sobre incidentes em Melilla
Não a mais mortes nas fronteiras
“Não são invasores, são seres humanos que procuram chegar à Europa fugindo da guerra e da fome” lembram os bispos da Conferência Episcopal Espanhola numa nota a propósito dos graves incidentes em Melilla, durante os quais foram mortos pelo menos 23 migrantes.
Encontro Mundial das Famílias
O Papa não quer as mães a passar a ferro as camisas dos filhos
“Há tantos jovens que não têm coragem de se casar. E, por vezes, algumas mães dizem-me: ‘faça qualquer coisa, fale com o meu filho que tem 37 anos e não se casa…’ ‘Mas minha senhora, não lhe passe a ferro as camisas, mande-o embora, faça-o sair do ninho’.” A afirmação foi feita pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, perante casais de mais de 120 países, reunidos na missa de encerramento do X Encontro Mundial das Famílias.
Bispos saúdam decisão, Biden lamenta
Supremo dos EUA revoga direito ao aborto, um dia depois de defender direito à posse de armas
O Supremo Tribunal dos Estados Unidos revogou a decisão de 1973 que consagrava o aborto como um direito constitucional. A deliberação não significa que abortar passe a ser crime nos 50 estados norte-americanos mas pelo menos metade deles deverá proibir ou restringir o aborto.
10ª edição
IWRT reuniu em Fátima operadores turísticos de 47 países
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), a celebrar este ano o seu décimo aniversário, afirmaram-se como “um dos eventos maiores na promoção internacional do turismo religioso”. A primeira parte do programa, que decorreu esta quinta e sexta-feira em Fátima, contou com participantes de 47 países e o balanço da organização é “extremamente positivo”.
De 1 a 31 de Julho
Helpo promove oficina de voluntariado internacional
Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...
Vítimas trabalhavam com indígenas
Cardeal Ortega critica Presidente mexicano pelo assassinato de jesuítas
O cardeal José Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara (México) criticou a política do Presidente do país, Andrés Manuel López Obrador, que considerou de “abraços, não balas” contra o crime organizado, depois de dois padres jesuítas terem sido assassinados dentro de uma igreja em Cerocahui, Chihuahua, com um homem que tentavam proteger.
Estrangeiros discriminados
Arábia Saudita: meio milhão afetado por demolições em larga escala
A Amnistia Internacional denunciou o plano de demolição de habitações e de desalojamento em grande escala, levado a cabo por Mohammad bin Salman, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita. A organização refere que este plano “viola as normas internacionais dos direitos humanos e está a discriminar os cidadãos estrangeiros.
Crise alimentar
Bispos do Sri Lanka denunciam a “pior tragédia” do país
Os bispos do Sri Lanka expressaram a sua “profunda preocupação pela triste situação que existe hoje no país”, avançando com uma descrição muito crítica do que se passa na ilha, num momento em que os protestos aumentam por todo o país face à crise alimentar que se vive.
Cimeira das Nações Unidas
Bispos africanos: “Não temos o direito de destruir a biodiversidade”
É mais um grito de alerta, agora lançado pelos bispos africanos, que pela primeira vez tomam uma posição pública sobre as ameaças à biodiversidade. O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar apelou aos governos para que desenvolvam ações urgentes e ambiciosas para proteger a biodiversidade.
Muçulmanos também são vítimas
Mais de 200 casos de violência contra os cristãos desde Janeiro na Índia
Os episódios de violência contra cristãos na Índia continuam a crescer e, de acordo com o Forum Cristão Unido, que reúne diversas entidades religiosas da Índia, só desde o início do ano já se registaram mais de duas centenas de incidentes. Também os muçulmanos são vítimas crescentes de violência.
Venda de medalha do prémio
Nobel da Paz russo angaria 98 milhões para ajudar crianças ucranianas
Quase 100 milhões de euros foi quanto valeu a medalha do Prémio Nobel da Paz 2021 atribuída ao chefe de redação do jornal russo Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, para apoiar as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia.
Entrevista ao La Stampa
Marx: Sacerdócio feminino “está em aberto”
O Cardeal Reinhard Marx considera que o papel da mulher na Igreja está mais "maduro" que nunca e que elas podem ser colocadas em lugares de poder e decisão, que os escândalos dos abusos sexuais têm como "problema de fundo o abuso de poder" e que os homossexuais...
Violência não pára
Novo massacre na Nigéria faz 3 mortos e 40 desaparecidos
Pelo menos três mortos e 40 pessoas desaparecidas, talvez sequestradas, é o balanço do último massacre numa igreja na Nigéria feito pelo governo de Kajuru, na província de Kaduna.
Oriundos da América Central
Nova caravana de migrantes à porta dos EUA
A primeira onda de uma grande caravana de migrantes que partiu das Honduras em maio tinha chegado na última sexta-feira, 17, à fronteira dos Estados Unidos, perto da cidade de Eagle Pass, segundo noticiou o periódico local Eagle Pass Business Journal.
Dia Mundial
Cáritas preocupada com “falta de solidariedade” com refugiados
A Caritas Internationalis está preocupada com “a falta de solidariedade internacional” em acolher refugiados e pessoas que solicitam asilo.
Sondagem
Só um quarto dos franceses tem uma Bíblia em casa
Apenas 27 por cento dos franceses têm uma Bíblia em casa, (eram 37% em 2010 e 42% em 2001) e são os protestantes e evangélicos quem maior importância dão à sua leitura (79% têm-na em casa).
Declaração conjunta
Conselho Mundial das Igrejas condena guerra na Ucrânia
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI) condenou de forma veemente a guerra na Ucrânia.
[Mãos à obra]
Inserir pessoas com doença mental no mercado de trabalho
Mais de cem pessoas que sofrem de doença mental e residem nos concelhos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide têm agora oportunidade de entrar no mercado de trabalho. O Lar de São Salvador da Aramenha, em Marvão, tem um projeto considerado único que já foi apresentado em Portalegre, para arranjar emprego a pessoas que sofrem de perturbações mentais.
Sondagem Gallup
Quatro em cada cinco americanos acreditam em Deus
A grande maioria (81%) dos adultos dos EUA acredita em Deus, mas em 2017 eram 87 por cento os que responderam “sim” a esta pergunta, conclui um estudo divulgado no dia 17 de junho pela empresa de sondagens Gallup. Entre 1944 e 2011, mais de 90 por cento dos americanos acreditavam em Deus.
Denúncia do bispo de Kaduna
Nigéria: “Sete dos meus padres foram raptados”
O arcebispo nigeriano de Kaduna denunciou o falhanço do governo do país no combate à violência e à corrupção, exemplificando com o facto de a Igreja estar também no centro de uma onda de sequestros violentos. “Nos últimos três anos, sete dos meus padres foram raptados, dois foram mortos e um está em cativeiro há três anos e dois meses.”
Deportações de migrantes
“Esta política imoral envergonha a Grã-Bretanha”
A Igreja anglicana considerou a deportação de migrantes e refugiados para o Ruanda, decidida pelo governo de Boris Johnson, como uma política vergonhosa, não para o país de destino, que recupera de um genocídio, mas para a Grã-Bretanha.
Fundação AIS
Moçambique: “Situação é preocupante”, diz bispo de Tete
O bispo da Diocese de Tete, em Moçambique, afirmou que a “situação é preocupante” na região norte do país, com o regresso dos ataques de grupos armados, “depois de um tempo de acalmia”. “Esperemos que não seja nada de grave, para que o clima de medo não se instale novamente entre a população.”
Possível mediação com Rússia
Vaticano traça linha vermelha: “Integridade territorial da Ucrânia” não é negociável
O Vaticano manteve esta semana a defesa da “Integridade territorial da Ucrânia”, depois de a Rússia ter admitido, pela primeira vez, a mediação da diplomacia da Santa Sé para acabar com a guerra na Ucrânia.
Encontro com jesuítas
Papa Francisco: “A Terceira Guerra Mundial já foi declarada”
“O que está a acontecer à humanidade que, apenas num século, já teve três guerras mundiais?”, perguntou o Papa aos diretores das revistas culturais europeias da Companhia de Jesus, que estiveram reunidos com ele na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico.
Em Lisboa
Exposição de alunos evoca Aristides de Sousa Mendes
Uma exposição preparada por alunos da escola Delfim Santos, de Lisboa, nas áreas de Português e Educação Visual, será inaugurada na manhã desta quarta-feira, 15, no Palácio Beau-Séjour (Estrada de Benfica, 368), na capital, pretendendo recordar a acção de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus em fuga das perseguições nazis durante a Segunda Guerra Mundial e assinalando o dia da Consciência.
Congresso da LOC/MTC
Trabalhadores cristãos contra a regulamentação da prostituição
O Congresso da Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) aprovou uma moção contra a regulamentação da prostituição e outra com o título “A Fraternidade é o nome da Paz”, aprovadas após a reeleição de Américo Monteiro como coordenador nacional da LOC/MTC.
Contributos para o Sínodo (6)
Paróquia de Santa Isabel: menos clericalismo, maior participação dos batizados
Renovar a reflexão doutrinal sobre a sexualidade, a homossexualidade e o divórcio, reduzir o clericalismo e aumentar a participação dos fiéis, propõe o documento sinodal da Paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, em resposta à maior auscultação alguma vez feita à escala planetária, lançada pelo Papa Francisco, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos de 2023.
Somos todos Simão de Cirene
A lei da eutanásia voltou ao Parlamento português, e com ela um escândalo, um autêntico sobressalto social: a provocação ao princípio da inviolabilidade da vida humana, que nos interpela como sociedade e nos obrigará a tomar medidas concretas para evitar tragédias.
Abusos sexuais
Responsável do Vaticano apoia comissão nomeada pelos bispos espanhóis
A auditoria externa encomendada pela Igreja espanhola para investigar os abusos sexuais recebeu o apoio explícito do padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Proteção de Crianças. “Não apenas confio que [a comissão] fará um bom trabalho, como espero que o relatório seja muito rigoroso.”
Aprovação na generalidade
Bispos católicos e religiões condenam “obsessão” pela eutanásia
O Parlamento aprovou na generalidade a despenalização da morte medicamente assistida, com uma maioria a votar favoravelmente as propostas do PS, IL, BE e PAN, que baixam agora à especialidade. Esta é a terceira vez que deputados votam a favor da eutanásia. Bispos e o Grupo de Trabalho Inter-Religioso Religiões-Saúde, entre outros, contestaram a decisão.
Reunião do Verbo Divino
Missionários impedidos de entrarem em Moçambique
As autoridades moçambicanas travaram a entrada no país a 50 missionários do Verbo Divino que iam participar a 22 de maio num encontro internacional desta congregação da Igreja Católica, denunciou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Goldschmit em Jerusalém
Rabi-chefe de Moscovo está exilado por se opor à guerra
O rabi-chefe de Moscovo, Pinchas Goldschmit, que esteve na Rússia durante 33 anos, fugiu para a Hungria e depois para Jerusalém, por causa da sua oposição à invasão russa da Ucrânia e de não ter cedido às pressões de Putin para se manifestar favorável à guerra.
Sábado, em Oeiras
As “histórias bizarras” de refugiados e imigrantes de novo em cena
As histórias de refugiados e imigrantes a viver em Portugal voltam ao palco neste sábado, 11, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide (Oeiras), a partir das 21h00, no espectáculo Une Histoire Bizarre (Uma História Bizarra). A peça, uma ideia original de Sebastião Martins, com encenação de Júlio Martín, parte das histórias pessoais das actrizes e actores de países tão diversos quanto a Ucrânia, Síria, o Irão e o Iraque, o Sudão, Afeganistão, Moçambique, Gâmbia, Nigéria ou Paquistão.
Associação denuncia
Lusodescendentes católicos são alvo de “atrocidades” e “genocídio” na Birmânia
A Associação Internacional de Lusodescendentes (AILD) alerta para o “genocídio” e as “atrocidades” de que estão a ser alvo milhares de lusodescendentes católicos na Birmânia (conhecidos como bayingyis). Desde o início do ano, já houve pelo menos três ataques armados a aldeias onde estas comunidades residem, provocando a destruição de centenas de habitações e pelo menos quatro mortos.
Denúncia da Amnistia
Jornalistas bielorrussos em julgamento “fraudulento”
Um tribunal bielorrusso começou a julgar um caso contra a agência BelaPAN e três jornalistas: a sua editora executiva, Iryna Leushyna, o antigo diretor, Dzmitry Navazhylau, e o antigo diretor adjunto, Andrey Alyaksandrau — bem como a sua parceira, Iryna Zlobina — estão acusados, entre outras coisas, de criar um “grupo extremista”.
10 e 11 de junho
Congresso da LOC/MCT debate dignificação do trabalho e cuidado da casa comum
“Dignificar o Trabalho, Cuidar da Casa Comum” é o tema central do XVIII Congresso Nacional que a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) realiza nos próximos dias 10 e 11 no Luso, Concelho da Mealhada.
Domingo de Pentecostes
Ataque a igreja na Nigéria provoca 21 mortos
Um ataque armado à Igreja de São Francisco em Owo, no estado nigeriano de Ondo, no último domingo, 5 de Junho, provocou dezenas de mortos – 50 segundo a estimativa inicial da Reuters, que usou como fonte um médico de um hospital de Owo, 21 segundo os números mais recentes referidos pela imprensa internacional, citando o primeiro balanço das autoridades locais.
Obras terminam em abril de 2023
Altar e parque da JMJ com obras de 6,5 milhões de euros
O Complexo Logístico da Bobadela já está a mudar para acolher a Vigília e a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a 5 e 6 agosto de 2023, naquela que será a primeira edição deste evento da Igreja Católica em território português. As obras ficarão a cargo da Oliveiras, S.A – Engenharia e Construção, que venceu o concurso público.
“Abra a cortina, por favor!”
Fechar a cortina não é a solução, mesmo quando o que vemos seja por vezes tão avassalador e nos faça sentir tão incapazes. Fechar a cortina não apaga absolutamente nada, ela só esconde a necessidade do outro e revela o nosso coração.
[Debate 7M: A Igreja e os média-16]
Religiões em diálogo nos media há 25 anos
Na atualidade, cresce a necessidade de deitar mão a uma nova mediação entre os factos e os leitores/ouvintes/telespectadores, que não passa só pelo jornalismo, mas é muitas vezes confiada a assessorias, com um quadro normativo próprio e que cruza as dinâmicas de comunicação com estatísticas, sondagens ou indicadores comerciais.
Programa Alimentar Mundial em dificuldades
Guerra na Ucrânia leva a aumentos de 50% na alimentação
O Programa Alimentar Mundial (PAM) aumentou as suas despesas com alimentação em virtude do conflito na Ucrânia. Segundo Pedro Matos, coordenador de Emergência da organização, o PAM gasta atualmente mais 66 milhões de euros por mês para a ajuda alimentar, devido...
João Pereira de Moura (1927-2022)
Um economista comprometido com a Humanização do Mundo
João Moura influenciou toda uma geração de técnicos que com ele conviveram no Ministério do Trabalho, sendo apelidado de economista “virado para o social”, segundo uma expressão que lhe foi aplicada no Brasil. Juntamente com o seu grande amigo, Acácio Catarino, foi uma referência para todos os que com eles trabalharam na área da Economia do Trabalho.
Prémio Martin Ennals
Padre Swamy vence a título póstumo “Nobel” dos direitos humanos
Stan Swamy foi o vencedor póstumo do prémio Martin Ennals, considerado como o Nobel para os defensores dos direitos humanos. Este padre jesuíta indiano, que era um ativista dos direitos indígenas, morreu sob custódia em julho de 2021, e foi agora homenageado pela Fundação Martin Ennals, com sede em Genebra, na Suíça.
O nó górdio da eutanásia
Talvez nem sempre nos esforcemos por encontrar o lugar próprio para um debate sobre a eutanásia. Eventualmente preferimos ou estamos habituados a um diálogo de surdos; aí cada um esgrime o seu ponto de vista de forma dogmática, mas não é possível um encontrar um espaço de diálogo entre as diferentes posições. Portanto, cabe-nos perguntar onde está o nó górdio da eutanásia? Por outras palavras, porque é que cada vez mais a eutanásia parece ser vista como algo moralmente aceitável?
[Debate 7M: A Igreja e os média-13]
Faz-se caminho andando… e, devagarinho, a Igreja está a andar
Há dias pediram-me que falasse sobre jornalismo e a importância do trabalho em conjunto de Igreja e comunicação social, com alguns seminaristas que se preparam para a ordenação. Repito aqui o que lhes disse lá, não como jornalista, mas como crente: a comunicação social é um tremendo veículo de evangelização do povo, em especial daquele que se encontra mais afastado da comunidade.
Amnistia Internacional denuncia
Prisões arbitrárias, tortura e maus-tratos em El Salvador
Há uma crise de direitos humanos em El Salvador, alerta a Amnistia Internacional (AI). “As autoridades salvadorenhas têm cometido violações de direitos humanos em grande escala, incluindo milhares de prisões arbitrárias e violações do direito a um julgamento justo, bem como tortura e maus-tratos, e pelo menos 18 pessoas morreram sob custódia do Estado”, denunciou a organização não governamental em comunicado enviado esta quinta-feira, 2 de junho, às redações.
Crise alimentar piora
“Não usem o trigo como arma de guerra!”, pede o Papa
A Ucrânia era considerada o “celeiro do mundo” pelo peso que tem na produção e exportação mundial de trigo e outros cereais. Ao invadir esse país, a Rússia destruiu campos, rebentou redes de distribuição e bloqueou os portos da Ucrânia. Resultado: países do norte de África e do Magreb, bem como do Médio Oriente e de outras partes do mundo, ficaram sem abastecimento. A farinha e o pão escasseiam, os preços sobem e a fome piora. Foi este o quadro, em crescente agravamento, que levou o Papa Francisco, na audiência geral desta quarta-feira, 1 de junho, na Praça de S. Pedro, a lançar “um veemente apelo” a que “sejam feitos todos os esforços para resolver esta questão e para garantir o direito humano universal à alimentação”.
Bispos pedem fim dos conflitos
O Papa vai ao Congo, mas “pesadelo da guerra” continua
A Conferência Nacional Episcopal do Congo apelou ao fim da luta armada no país e, em comunicado, lamenta “a deterioração da situação de segurança na província do Kivu Norte, em particular nos territórios de Rutshuru e Nyiragongo, na sequência da intensificação dos combates entre as FARDC (Forças Armadas da RD Congo) e os rebeldes M23, que está a causar tantas perdas de vidas humanas de ambos os lados”.
Resgate de migrantes
SOS Méditerranée salva seis grávidas migrantes no alto mar
O navio da organização humanitária SOS Mediterranée, Ocean Viking, teve de esperar semana e meia com cerca de 300 pessoas resgatadas do mar, algumas delas em situação de risco, até que lhe fosse designado o porto onde ancorar. Nunca tinha sido necessário esperar tanto tempo para levar os sobreviventes para terra.
Decidido pela ASEAN
Myanmar: oposição armada contesta plano de ajuda
Grupos armados étnicos de regiões predominantemente cristãs de Myanmar rejeitaram um plano da ASEAN para canalizar a assistência humanitária através da junta militar que governa de forma musculada a antiga Birmânia. Temem que o apoio humanitário não chegue às comunidades necessitadas.
[Debate 7M: A Igreja e os média-11]
Do problema do “conteúdo” à barreira da incompreensão mútua
Há uma sensação de déjà vu quando refletimos sobre as relações entre a Igreja Católica e os órgãos de comunicação social, maior ainda quando o foco é para a situação em Portugal. Ano após ano, há alertas assertivos sobre a crescente dificuldade na relação entre dois mundos que precisam de pontos de ligação.
Apelo à ação imediata
OMS e igrejas juntas para discutir crise alimentar
Sobre a mesa de uma reunião organizada pelo Conselho Mundial de Igrejas esteve a discussão da crise alimentar global que a guerra na Ucrânia exacerbou e trouxe à tona, mas também pistas e soluções uma vez que a humanidade pode e deve tomar medidas corretivas neste campo, no da justiça económica e da crise climática.
[Debate 7M: A Igreja e os média-10]
Para acabar com o mutismo de sempre
Feita esta mudança a partir de dentro, abandonada a pose de detentora exclusiva da razão, a relação com a comunicação social, e com a sociedade, tornar-se-á automaticamente mais fluída e eventualmente menos tensa. Mesmo que do pecado de ter sido a última a querer saber a verdade a Igreja portuguesa já não se livre.
À margem do Fórum de Davos
As freiras que puseram multinacionais a lutar contra a pobreza
As irmãs Ruth Pilar del Mora, conselheira missionária do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, originária da Colômbia, e Patricia Murray, secretária executiva da União Internacional dos Superiores Gerais (UISG), tiveram um encontro com os executivos da multinacional britânica Unilever, que detém mais de 400 marcas no sector alimentar e de cuidados pessoais, para lhes pedir apoio na realização de projectos de luta contra a pobreza.
Dificuldades aumentam
Está a chegar menos ajuda solidária à Ucrânia
A ajuda humanitária internacional para a Ucrânia está a diminuir e “as pessoas estão a ficar sem recursos”, alerta D. Radoslaw Zmitrowicz, Bispo auxiliar da Diocese de Kamyanets-Podilskyi. O prelado falava numa conferência, via internet, com a Fundação AIS, e explicava que a “situação está muito, muito difícil” e que a ajuda humanitária, que no início da guerra foi assinalável, está “agora a diminuir bastante”.
Abusos sexuais
Bispos de Itália adotaram via original… e contestada
Não a uma comissão de investigação independente dos abusos sexuais na Igreja; sim a um “via italiana” para colocar as vítimas de abuso no centro das preocupações e das ações. Assim se pode resumir o rumo traçado na última semana pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), agora sob a direção do cardeal Matteo Maria Zuppi.
[Os dias da semana]
Crianças com maus dias
Importante é comemorar o Dia Mundial da Criança assumindo a urgência de subtrair o terror aos dias dos mais novos.
[Debate 7M: A Igreja e os média-9]
Pouca fé, num território difícil
Com meio século de experiência nestas áreas, surpreende-me sempre a pouca “fé” dos responsáveis da Igreja no universo da Comunicação Social. Endémica e pouco inteligente esta cultura arrasta atrás de si outros dados que alimentam esta instituição, estruturalmente avessa à transparência.
Tranças e forças: ambiguidades e magias identitárias
Os cabelos têm poder, sim, mas não devem alienar as nossas vidas, julgo.
Ensaio: Da condenação mútua ao diálogo
Contra o fechamento entre cristãos e marxistas
A simples sugestão de um diálogo entre marxistas e cristãos causa estranheza, desconforto e até raiva no senso comum. Estranheza e desconforto (e muito menos raiva) que estão ausentes quando se encara o diálogo – ou mesmo a justaposição – entre o ser-se cristão e o ser-se liberal, conservador ou nacionalista.
Pressões para calar Igreja
Bispo impedido de entrar na Cúria da sua diocese, na Nicarágua
O bispo de Matagalpa, Nicarágua, Rolando Alvarez, que se tinha refugiado numa paróquia dos arredores de Manágua, no dia 19 de maio, devido a perseguição de forças policiais e que, nos dias seguintes, foi impedido de entrar na Cúria da sua diocese, reatou já a atividade pastoral normal. O bispo conseguiu sair na última segunda-feira, 23, para a sua diocese na parte noroeste do país, mas deparou com a sede da Cúria diocesana bloqueada, pelo que foi obrigado a alojar-se no seminário local.
Uma base para a fuga de jovens
A Sexta-Feira Santa dos desertores da Guerra Colonial
Uma casa que o arquitecto Nuno Teotónio Pereira comprou em Marvão foi a base para as fugas de jovens ao serviço militar e à Guerra Colonial. Para Fernando Venâncio e Joel Pinto, a Sexta-Feira Santa de 1970 foi o primeiro dia da liberdade.
Antes das eleições em Angola
Amnistia denuncia repressão de organizações civis
Segundo a organização de defesa de direitos humanos, as autoridades angolanas estão a reforçar o controlo sobre os direitos à liberdade de reunião e de associação pacífica, impedindo a realização de reuniões da sociedade civil antes das eleições gerais de agosto.
Estados Unidos
Ninguém pega de caras no “lobby” das armas
O tiroteio que resultou no assassinato a sangue frio de 19 crianças pequenas e duas professoras numa escola do ensino básico da cidade de Uvalde (Texas, Estados Unidos da América), nesta terça-feira, 24, é sem dúvida devastador. Mas a frequência deste tipo de matanças, mais ou menos mortíferas, corre o risco de comover e se banalizar.
Líder das Mães da Praça de Maio
“O Papa Francisco fez-me redescobrir a fé”
“Eu tinha perdido completamente a fé e, graças ao Papa Francisco, redescobri-a”. A revelação acaba de ser feita pela diretora da Associação das Mães da Praça de Maio, Hebe Bonafini, falando da sua relação com o Papa, desde que este iniciou o seu ministério no Vaticano, em 2013.
Funeral de Emília Castro
“Deus é a única certeza que temos na vida”
No autocarro acidentado, onde também viajavam o marido, uma irmã e outros familiares, a minha Amiga Emília, sentada junto ao motorista para ter acesso ao microfone do autocarro, tinha acabado de rezar o terço e de fazer a Consagração a Nossa Senhora. Morreu segundos depois.
Relatório da Amnistia Internacional
Pena de morte volta a matar em 2021
Em 2021 a Amnistia Internacional (AI) confirmou 579 execuções de pessoas condenadas à morte pelo sistema judicial de 18 países. De acordo com a documentação da AI enviada ao 7MARGENS no dia 23 de maio, aquele número representa um crescimento de 20 por cento em relação ao registado no ano anterior. Contudo, graças à pandemia, em 2021 o número de execuções certificadas continua baixo, sendo o segundo menor desde 2010.
[Debate 7M: A Igreja e os Média–3]
Comunicar, o verbo que urge conjugar
É urgente (sim, é esta a palavra certa) que a Igreja – a sua hierarquia, os seus múltiplos departamentos – entenda que, para manter a sua respeitabilidade não pode furtar-se ao escrutínio da comunicação social, não pode fechar-se na sua concha. Tem de comunicar, comunicar com todos, esclarecer sempre que questionada, com a rapidez e a linguagem dos tempos que correm.
Efeito da guerra na Ucrânia
Número de refugiados no mundo supera os 100 milhões
A guerra na Ucrânia e outros conflitos em diferentes pontos do planeta contribuíram para que se tenha pela primeira vez ultrapassado a barreira simbólica dos 100 milhões de refugiados.
Nomeação para o TC
Juristas Católicos condenam “preconceito” contra cooptação de juiz que se opõe ao aborto
A Associação dos Juristas Católicos (AJC) criticou hoje o "preconceito" que existe contra "a cooptação de um juiz por ele ter assumido posições contrárias à legalização do aborto", afirmando o seu "veemente repúdio pela eventual recusa dessa cooptação com...
Teólogo jesuíta em Portugal
Diálogo inter-religioso não é estratégia, mas atitude existencial, diz Javier Melloni
“O diálogo inter-religioso não é uma estratégia para sobreviver em tempos de forçada pluralidade, mas trata-se de uma atitude existencial que implica toda a pessoa”, diz o jesuíta catalão Javier Melloni no seu livro Para Um Tempo de Síntese – Presente e futuro das religiões (ed. Fragmenta), que acaba de ser publicado e que o próprio apresentará em Portugal, a partir desta segunda-feira, 23 de Maio, em quatro conferências públicas
[Debate 7M: A Igreja e os média-2]
Será a comunicação uma prioridade da Igreja?
Na aproximação de mais um Dia Mundial das Comunicações Sociais, partilho algumas linhas de reflexão sobre o modo como a Igreja em Portugal se relaciona com os média e com os jornalistas.
Uma leitura do Patriarca no 7M
“Domínio”, de Tom Holland: a recomposição da experiência cristã
Este livro de Tom Holland, escritor inglês com vária obra histórica publicada, obteve uma apreciação positiva e generalizada, quando saiu em 2019: “Cativante” (The Times), “Arrebatador” (The Economist), “Fascinante” (Library Journal)… Mais assertivo ainda, The Sunday Times: “Se os grandes livros nos encorajam a olhar o mundo de um modo completamente novo, então Domínio é, sem dúvida, um grande livro.”
Pedido feito na Praça de S. Pedro
Papa pede “liberdade” para os católicos na China
Não tem sido um tema recorrente nas preocupações mais públicas do Papa Francisco, mas este pediu ontem, durante a oração do Regina Coeli, orações pelos católicos da China, que esta terça-feira vão celebrar a festa de Maria Auxiliadora, pedindo “liberdade e tranquilidade” para as comunidades do país asiático.
Nas festas do Senhor Santo Cristo
Cardeal Tolentino pede “artífices da paz”
O cardeal português D. José Tolentino Mendonça presidiu este fim de semana às celebrações do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na ilha de São Miguel, e falou dos “insuportáveis sofrimentos” causados pela guerra, desafiando os romeiros a ser “artífices de paz”....
[Debate 7M: A Igreja e os média-1]
Igreja precisa mais dos média do que o contrário
Quando se pergunta se em Portugal a relação da Igreja com os média e os jornalistas é boa, uma resposta simplista é sempre uma má resposta, principalmente porque estamos a falar de uma instituição, a Igreja Católica, que por si só é uma multiplicidade de realidades. Para ser honesto, prefiro responder que não há uma resposta, mas muitas respostas, tantas quanto as instituições ou os serviços que constituem a Igreja portuguesa.
Bispo auxiliar de Braga
Igreja não pode tolerar conspiração do silêncio sobre os abusos sexuais
Não podemos tolerar uma conspiração do silêncio, sempre assassino, que mata tanto como os crimes. Temos dias duros de via purgativa, mas há que reforçar uma nova consciência sobre o poder de cada um para saber ouvir e ler os alertas e não manter a impunidade nem o silêncio.
[Segunda Leitura]
… E de novo tostões e milhões!
Para o sr. Berardo, pelos vistos, um milhão de euros deve ser uma ninharia. Porque ele deve cerca de 900 milhões. Ou seja: gente como nós precisava de viver novecentas vidas para acumular esse montão de notas. E como é que alguém, no espaço de meia dúzia de anos, consegue ficar a dever 900 milhões de euros?… Como?…
O melhor seria
Tive três filhos e perdi quatro. Por um deles, que não sobreviveu in utero, fui levada para uma ala da maternidade onde havia mulheres com os seus filhos, já nascidos ou prestes a nascer. Havia uma outra ala, a de quem estava para abortar.
Abusos sexuais
A Igreja tem de aprender a prestar contas
Gostaria de falar, em primeiro lugar, acerca da Igreja enquanto instituição de poder, porque essa é uma das maiores premissas que orientam o meu trabalho enquanto jornalista que se dedica à cobertura dos assuntos religiosos e, em especial, ao escrutínio da atividade da Igreja Católica. Que não haja dúvidas: a Igreja é uma instituição de poder.
“Um futuro comum solidário”
Cristãos e marxistas em diálogo
“Em busca de um futuro comum solidário – DIALOP como plataforma de diálogo entre cristãos e marxistas” é o título de um seminário que se realiza na próxima segunda-feira, 23 de maio, a partir das 15h00, por videoconferência. Esta iniciativa cabe ao grupo de...
20 anos de independência
Bispos e Governo timorense renovam acordo de cooperação
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, e o presidente da Conferência Episcopal Timorense (CET), o bispo Norberto do Amaral, de Maliana, renovaram um acordo de cooperação que alarga uma cláusula da Concordata entre o país de maioria católica e o Vaticano e que atribui à Igreja Católica a gestão de 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões, 171 mil euros).
Tensão entre religiões
Santuário católico vandalizado na Índia
As tensões interreligiosas na Índia voltaram a conhecer novos episódios, depois da vandalização por desconhecidos de estátuas de Maria, do Menino Jesus e do Sagrado Coração de Jesus num santuário no estado de Andhra Pradesh, causando “choque entre os católicos locais”. Um articulista ataca o ódio incentivado por “fascistas” contra as minorias cristãs e muçulmanas.
Amnistia Internacional
FIFA deve compensar trabalhadores do Mundial de Futebol
A Amnistia Internacional desafiou a FIFA a promover um programa de compensação para trabalhadores migrantes maltratados durante a construção das infraestruturas do Campeonato do Mundo de Futebol, a realizar no Qatar. Para a organização de direitos humanos, o valor desse programa deve igualar os 440 milhões de dólares dos prémios em jogo no Mundial.
No Estado de Karnataka
Lei anticonversão aprovada na Índia. Católicos sentem-se traídos
Os cristãos no estado indiano de Karnataka sentem-se traídos e feridos depois do Governo local ter criminalizado as conversões religiosas ignorando as suas preocupações, sintetizou o arcebispo Peter Machado, de Bangalore.
Exclusivo 7M: um ensaio de Tomáš Halík
O Cristianismo na guerra de armas e de ideias
Este ano, as palavras proféticas do Papa Francisco tornaram-se realidade: “Vivemos não uma época de mudanças, mas uma mudança de época.” Há muito que o Papa Francisco fala do nosso tempo como sendo uma “Terceira Guerra Mundial fragmentada”. Neste momento, até o porta-voz de Putin diz que a III Guerra Mundial começou, e talvez seja a sua única afirmação verdadeira. Ganha forma um novo mapa geopolítico do mundo, uma nova ordem mundial, surge um novo clima moral nas relações internacionais, políticas, económicas e culturais. Deparamos com a necessidade de adotar um novo e mais simples estilo de vida. Começa um novo capítulo da História.
Um sonho para evitar o pesadelo
Uma proposta global para o fim da guerra na Ucrânia
A par do desejo, porventura irrealista e arriscado, de derrotar Putin, cresce o número dos que entendem que uma guerra como a da Ucrânia dificilmente será ganha por qualquer dos lados, sendo necessário começar a pensar nos caminhos que levem ao fim do conflito.
Guterres pede ações urgentes
Efeito de estufa com novos máximos faz das renováveis o “único caminho”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou esta quarta-feira, 18, os Estados membros a adotar ações que considerou “críticas” para “impulsionar a transição para as energias renováveis” e assim enfrentar os indicadores-chave da mudança climática que conheceram novos recordes em 2021.
Save the Children alerta
Casamento infantil quase duplicou em Cabo Delgado
As taxas de casamento precoce aumentaram substancialmente no primeiro trimestre deste ano entre as crianças da região de Cabo Delgado (Moçambique), alertou esta semana a organização internacional Save the Children. O aumento está diretamente relacionado com a pobreza provocada pelo conflito que assola a região desde 2017 e que deixa muitos pais perante “a escolha devastadora” de ter de “deixar os filhos casar para aliviar a carga da família”, explica a instituição.
Abusos sexuais
Os direitos da criança, a criança e o direito
Num traço grosso, valerá lembrar aqui o particular significado que assume, por exemplo, a conclusão de que a criança é um «sujeito de direitos autónomos», e verificarmos, de imediato, como estamos ainda longe de a ter como pacífica, mesmo entre aqueles que partilham iguais referências éticas e semelhantes perspectivas ideológicas.
Quase 200 tiroteios em 2022
Violência com armas de fogo nos EUA tornou-se endémica
Um fim de semana trágico de tiroteios em três localidades dos EUA voltou a pôr em evidência graves e endémicos problemas que corroem a sociedade daquele país. Em Buffalo, um jovem branco chegou a um supermercado e começou a disparar. Resultado: dez mortos e três feridos, quase todos negros.
A nível mundial
Mais de 7,5 milhões de crianças órfãs da covid-19
Investigadores de todo o mundo acreditam que mais de 7,5 milhões de crianças sofreram até agora a perda de um progenitor ou cuidador principal por causa da Covid-19. E relatam que a orfandade associada à pandemia e a perda de cuidadores estão a crescer a uma velocidade estonteante.
Comissões Justiça e Paz da Europa
“Ucrânia tem direito à defesa, mas só meios militares é um risco”
“O direito da Ucrânia a defender-se é indiscutível e todos os fornecimentos de armas que permitam a sua defesa no quadro dos imperativos da proporcionalidade e do direito humanitário internacional são legítimos”, diz a plataforma católica Justiça e Paz Europa. No entanto, “os meios militares, por si só, não podem trazer uma paz duradoura”.
Declaração de Abu Dhabi
Timor-Leste adota texto endossado pelo Papa
Timor-Leste é o primeiro país do mundo a adotar um documento endossado pelo Papa que promove a paz e a harmonia entre cristãos e muçulmanos. Ramos-Horta espera implementar o documento no currículo escolar e, assim, contribuir para manter a harmonia e a paz interreligiosa.
Casa d’O Trabalhador Católico
Apelo urgente para apoiar refugiados em Calais
O funcionamento da casa Maria Skobtsova, de protecção e acolhimento a refugiados em Calais (norte de França) pode estar em risco pelo menos durante cerca duas semanas, se não aparecerem voluntários nos próximos dias.
Debates em Lisboa
Espiritualidade e ecologia, uma nova abordagem
A responsabilidade e o princípio da precaução, a espiritualidade ligada à ecologia, leituras sobre As Vidas dos Animais, de J.M. Coetzee ou a Caminhada, de Henry D. Thoreau – estas são alguma das propostas do ciclo “Diálogos entre Ética, Ecologia e Espiritualidade”, proposto pelo Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa), que se inicia nesta terça-feira, 17 de Maio.
[Os Dias da Semana]
“Os pássaros não são reais”
Uma entrevista concedida por um ex-agente da CIA, Eugene Price, tornaria credível uma acusação que, desde 2017, tinha vindo a ser amplamente difundida nos Estados Unidos da América por um movimento intitulado Birds Aren’t Real. Eugene Price corrobora que a CIA dizimou os pássaros do país, substituindo-os por imitações tecnológicas, drones emplumados cumprindo uma função de vigilância.
Filme no Dia Internacional
Aprender a “Viver Juntos em Paz”
Em sintonia com os objetivos do Dia Internacional de Viver Juntos em Paz, que esta segunda-feira, 16 de maio, se celebrou, a organização Aliança das Civilizações, da ONU, lançou o filme All of Us [Todos nós], do realizador Pierre Pirard, em parceria com outras organizações internacionais.
Apesar das dificuldades da Igreja
Católicos franceses: 10% participaram no Sínodo
Os responsáveis da Igreja Católica francesa calculam que 150 mil pessoas terão participado na primeira fase do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, apesar de casos e situações que poderiam ter funcionado como inibidores da participação.
Abusos sexuais na Igreja: fazer ciência para o bem comum
Terça-feira passada, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa organizou uma conferência sobre o tema dos abusos, conforme o 7MARGENS noticiou. Pela importância do tema, da iniciativa e das intervenções nela realizadas, publicámos já as duas intervenções do coordenador. A seguir reproduzimos a intervenção da socióloga Ana Nunes de Almeida, que integra também a Comissão.
17 de maio
Sopro promove vigília pelo acolhimento das pessoas LGBT
O Movimento Sopro celebra o Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia organizando na noite de dia 17 de maio uma vigília, via zoom, como forma de, em Igreja, dizer “não” à indiferença perante “o sofrimento das pessoas
Passado, presente e futuro são práticas
Desenhar um mundo mais justo, ecológico e solidário
A contemplação e a reflexão sobre o passado, na sua complexidade e nas suas contradições, se é um exercício apropriado não justifica por si só as decisões e as atuações presentes. Se pode existir similitude entre um determinado passado e o presente, os protagonistas e as circunstâncias nem são os mesmos nem se repetem, pois são fruto de pessoas atuais e das suas respetivas motivações.
Russos e ucranianos contra guerra
Serviço cívico é castigo na Coreia, acusam Testemunhas de Jeová
Mais de 800 Testemunhas de Jeová na Coreia do Sul escolheram o Serviço Cívico Alternativo ao Serviço Militar mas a lei submete-os quase à condição de prisioneiros. Na Rússia aumentam os objectores à guerra e na Ucrânia os pacifistas pedem cessar-fogo e diálogo.
Milton Ribeiro, política de armas e a ética cristã
O pastor presbiteriano e ex-ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, esteve de volta à cena pública em uma situação lamentável. No dia 25 de abril, uma arma de fogo de Ribeiro disparou, acidentalmente, no Aeroporto de Brasília, de onde ele embarcaria para São Paulo.
A não-violência, resposta política e social à guerra, às guerras
A não-violência carece de ser explicada e urge ser compreendida, como recurso que se articula em torno da palavra e dos nossos corpos e que é intransigente na defesa do direito e da autonomia e das liberdades públicas.
Porto
Jesuítas refletem sobre as “famílias do século XXI”
“As famílias do século XXI: perspetivas e desafios” é o tema do Fórum das Famílias, organizado pelo centro universitário dos Jesuítas no Porto (Centro de Reflexão e Encontro Universitário – Inácio de Loyola), e que decorre este sábado, 14 de maio, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A iniciativa inclui conversas com especialistas de várias áreas, desde a psicologia ao direito, passando pela comunicação, bem como testemunhos de famílias.
Exposições, música e debates
“Diakuyu”: uma iniciativa para ajudar os ucranianos, e agradecer-lhes também
Uma exposição solidária com recolha de fundos para apoio aos refugiados ucranianos em Portugal está patente desde esta quinta-feira, 12, na Galeria Santa Maria Maior, em Lisboa. O título da exposição, Diakuyo, ou “obrigado” em ucraniano, foi escolhido por se tratar de “uma homenagem e agradecimento ao povo ucraniano, que não está está só a lutar em causa própria, mas para a defesa de valores universais da humanidade como a liberdade e a justiça”, explica a organização em nota enviada ao 7MARGENS.
Secretário de Estado do Vaticano
Parolin aceita, sob condições, envio de armas para a Ucrânia
O fornecimento de armas à Ucrânia para ajudá-la a defender-se da agressão russa é “moralmente legítimo sob certas condições”, citando o ensinamento da Igreja Católica sobre “guerra justa”, afirmou o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.
Silêncios que dizem (quase) tudo
Abusos sexuais: Conhecer o passado, cuidar o futuro
Não espanta que, durante tanto tempo todos tenhamos assistido a uma neutralidade ou apatia, quando não desinteresse e até com frequência negação da existência de problemas graves na infância e adolescência, como os maus-tratos e todas as formas de abuso.
Fundação AIS
“Ninguém é poupado.” Violência no Haiti atinge Igreja Católica
O arcebispo de Cap-Haïtien, D. Launay Saturné, afirmou que o Haiti está a viver um tempo de enorme insegurança com a multiplicação de grupos armados que atuam perante a inoperância das autoridades. “Ninguém é poupado. Estamos todos expostos”, disse o prelado haitiano.
Secretariado geral divulga recursos
Processo sinodal católico à escuta das comunidades LGBTQ
Para incentivar uma Igreja que escuta e que quer fazer “uma viagem com toda a humanidade na história”, a newsletter de sábado, 7 de maio, do secretariado geral do Sínodo está centrada no tema do acolhimento das comunidades LGBTQ no caminho sinodal, disponibilizando para tal um leque alargado de recursos.
Milhares em fuga
Novo ataque a aldeia católica na Birmânia
Os militares atacaram, uma vez mais, a aldeia católica histórica de Chan Thar, situada no centro da Birmânia (Mianmar), no passado dia 7 de maio, noticiou esta terça-feira a UCA News. Pelo menos 20 casas foram queimadas durante a incursão militar e milhares de pessoas fugiram para áreas seguras nas proximidades.
Repressão cria dilema ao Vaticano
Cardeal Zen, bispo emérito de Hong Kong, detido pela polícia
O cardeal Joseph Zen, bispo emérito de Hong Kong, de 90 anos e um grande defensor do movimento pró-democracia, foi preso pelas autoridades de Hong Kong na terça-feira, 10 de maio, acusado de “conluio com forças estrangeiras”, noticiou a Reuters. Zen foi solto sob fiança no dia seguinte, por volta das 23h locais, como relatado por jornalistas de Hong Kong, que publicaram nas redes sociais fotos em que o bispo aparecia já no exterior da esquadra de polícia de Wan Chai, avançou o Vatican News.
Iniciativa Renascença e Santa Casa
Problemas dos jovens motivam concurso para jovens jornalistas
Os jornalistas até aos 35 anos passam a dispor de um prémio para trabalhos profissionais que versem a temática dos “problemas, desafios e oportunidades que os jovens enfrentam nos dias de hoje”. A iniciativa, anunciada há dias, cabe à Renascença e à...
Padre Zollner sobre os abusos
“Igreja deve pedir perdão pelos seus pecados e crimes”
A Igreja Católica deve, enquanto instituição, “assumir” que cometeu erros e que encobriu “crimes”, confessar os seus “pecados institucionais”, pedir perdão por eles e comprometer-se em não voltar a pecar, defendeu esta terça-feira, 10 de Maio, em Lisboa, o padre jesuíta alemão Hans Zollner, responsável do Vaticano para a Protecção de Crianças.
Apelo conjunto
Religiões defendem finanças responsáveis pelo clima
O Conselho Mundial de Igrejas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Conselho Muçulmano de Anciãos e o Conselho de Rabinos de Nova Iorque (EUA) assinaram um apelo conjunto histórico sobre “Finanças Responsáveis pelo Clima — Um imperativo moral e responsabilidade para todas as crianças e o mundo vivo”.
Memória do Holocausto
Evangélicos fazem declaração contra o antissemitismo
A Aliança Evangélica Europeia apresentou “uma forte declaração contra o antissemitismo”, numa mensagem pública lida no Memorial do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém, Israel, apoiando assim a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto.
800 anos do Sínodo de Oxford
Igreja Anglicana pede perdão à comunidade judaica
A Igreja da Inglaterra [anglicana] pediu desculpas à comunidade judaica pelas leis antijudaicas adotadas no Sínodo de Oxford de há 800 anos e que prepararam o caminho que levou à posterior expulsão dos judeus de Inglaterra em 1290, só sendo de novo autorizados a residir no país em 1656.
Cinema
Prémio Árvore da Vida distingue “Viagem ao Sol”
O filme “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, foi distinguido este domingo com o Prémio Árvore da Vida, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) atribui a um filme da Competição Nacional de Curtas e Longas-Metragens no festival de cinema internacional IndieLisboa.
Livro de Márcio Pitliuk
“Não Mais Silêncio” sobre o Holocausto apresentado em Lisboa
A ALPI (Associação Lusa Portugueses por Israel) juntou-se à Gradiva para promoverem uma conferência com o tema “A Indústria em tempos de Paz | A indústria em tempos de guerra”.
Papa dirige-se à comunidade LGBT
“Deus não repudia nenhum dos seus filhos”
A Igreja não rejeita nenhuma pessoa por ser LGBT, há é “pessoas na Igreja” que o fazem, mas “Deus é pai e não repudia nenhum dos seus filhos” escreve o Papa Francisco dirigindo-se à comunidade LGBT através do sítio Outreach, a cujas perguntas acedeu responder.
Iniciativa pela paz
“Não à guerra”, dizem as crianças de Braga
Cerca de um milhar de crianças que frequentam o 1.º ciclo de escolaridade em diversos estabelecimentos de ensino bracarenses participaram na tarde desta segunda-feira, dia 9 de Maio, no centro da cidade de Braga. numa acção de solidariedade e de homenagem às crianças ucranianas.
Espiritanos na América Latina
Aventuras missionárias no Paraguai e na Bolívia
Os Missionários Espiritanos chegaram ao Paraguai há 50 anos. Instalaram-se na Diocese de S. Pedro, a mais de 200 quilómetros da capital, lá onde quase só se fala guarani e o povo é pobre. Chegaria à Bolívia, outro país sem mar, 30 anos depois. Visitei estes dois países por ocasião da Páscoa, acompanhando os missionários nas suas visitas às comunidades e participando nas assembleias dos dois grupos.
Dia da Europa
Trabalhadores cristãos criticam guerra na Ucrânia
O MTCE (Movimento de Trabalhadores Cristãos da Europa) publicou uma mensagem no âmbito do Dia da Europa, que se celebra hoje, 9 de maio, na qual alertou para o risco de a guerra na Ucrânia se transformar num conflito mundial e nuclear. “Face à guerra, será...
Amnistia chama à Ação
Pelos defensores dos direitos humanos na Turquia
A Amnistia Internacional (AI) emitiu uma Chamada à Ação pedindo a colaboração da sociedade civil para pressionar as autoridades da Turquia a não interporem mais ações contra os defensores dos direitos humanos naquele país.
O casamento em desuso?
No espaço de uma geração, muito mudou no modo como a sociedade encara o casamento. As estatísticas dos últimos anos dizem-nos que em Portugal mais de metade das crianças nasce de progenitores não casados (conviventes ou não). São cada vez mais os jovens que...
Garimpo ilegal
Bispos brasileiros denunciam aumento de violência contra os Yanomami
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte I, organismo da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), denunciou o “aumento de violência” contra o povo Yanomami, pedindo “medidas de proteção aos indígenas e ao seu território”, numa nota divulgada esta semana no seu site oficial.
China
Dez padres da Igreja Clandestina detidos este ano
Pelo menos dez padres, pertencentes à chamada Igreja Clandestina, foram detidos pelas autoridades na província chinesa de Boading desde o início deste ano. Segundo a Asia News, citada esta sexta-feira, 6, pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), quatro destes padres “foram presos entre 29 e 30 de Abril, levantando temores de mais prisões entre os membros do clero”.
[Segunda leitura]
A calar ao telemóvel
A ironia disto é que um aparelho que foi feito para a gente falar serve agora, e cada vez mais, para a gente calar. Estamos à mesa com alguém, a conversa não sai ou não nos apetece que saia, ficarmos a olhar uns para os outros em silêncio é pouco agradável, e… puxamos do telemóvel. Pronto, já ficamos confortavelmente calados. Lemos notícias, vemos fotos, espreitamos vídeos, consultamos o Facebook ou o Instagram, lemos ou mandamos mensagens escritas, e por ali vamos estando, todos e cada um com o seu aparelhinho nas mãos e nos olhos, bem caladinhos, até que… chegou a comida! Vamos lá, duas de conversa rápida, que a comer não dá tanto jeito andar às voltas com o telemóvel (embora haja quem consiga!) e já voltamos ali. Já voltamos, não a falar, mas a calar ao telemóvel. Ele, afinal, não nos põe à conversa. Ele, afinal, põe-nos calados.
Missão Acolher Ucrânia
Jesuítas disponibilizam casas para receber refugiados
Duas casas da Companhia de Jesus foram disponibilizadas para o acolhimento de refugiados ucranianos, num total de cerca de 60 pessoas. Uma das casas já recebeu famílias ucranianas, a outra está a ser remodelada para o acolhimento.
Chile
Padre jesuíta suspenso por denúncia de abusos sexuais
Está a decorrer uma investigação canónica a um conhecido padre jesuíta chileno, na sequência de uma denúncia pela prática de supostos “atos de conotação sexual” relativamente a uma menor, avançou esta quarta-feira, 4 de maio, o Religión Digital. Felipe Berríos, que além de padre é também ativista, escritor e fundador de várias ONG, foi já suspenso das suas funções pela Companhia de Jesus.
Iraque
A escola renascida em Qaraqosh, depois da destruição
Domingo, dia 1 de Maio, passou a ser um marco na vida da comunidade cristã de Qaraqosh, na Planície de Nínive (Iraque). Depois da destruição causada na cidade pelos jihadistas do Daesh, o autodenominado Estado Islâmico, as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Siena conseguiram que a sua escola abrisse oficialmente as portas para a comunidade.
Invasão russa da Ucrânia
Comissão Europeia propõe sanções contra patriarca Cirilo
A Comissão Europeia (CE) vai propor colocar o Patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias, Cirilo, na lista das personalidades alvo de sanções por parte da União Europeia. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 4 de maio, pela Catholic News Agency, citando a Agência France Presse (AFP).
Putin ainda não respondeu
Papa quer ir a Moscovo interceder pela Paz
O Papa mostrou-se disponível para um encontro com o presidente russo em Moscovo, para abordar a guerra na Ucrânia, afastando para já uma eventual visita a Kiev. “Sinto que não de preciso ir [a Kiev]. Primeiro tenho de ir a Moscovo, primeiro tenho de...
Razões de um convite
Frei Bento Domingues, um precursor
Nesta terça-feira, 3, O 7MARGENS e o Público organizaram uma sessão evocativa dos 30 anos de crónicas de frei Bento Domingues naquele jornal diário. O jornalista Jorge Wemans, responsável pelo convite ao frade e teólogo dominicano, explicou no início da sessão, que decorreu no auditório da redacção do Público em Lisboa, as razões do convite feito em 1992. É esse texto que a seguir reproduzimos.
[Mãos à obra]
Música para adormecer os mais velhos em Leiria
Adormecer vai ser mais fácil e mais tranquilizante para os idosos que vivem em instituições de cinco concelhos da região de Leiria. A Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) lançou o projeto “Serão com Avós”, para “embalar” os mais velhos.
Mundiais decorreram no Rio
Atleta portuguesa campeã do mundo de Boccia paralímpica
A atleta Ana Sofia Costa sagrou-se campeã do mundo de boccia no Rio de Janeiro 2022 World Boccia Cup.
Conferências de Maio 2022
Diálogo entre gerações e artesanato da paz debatidos em Lisboa
Com um debate sobre “Diálogo entre gerações para projectos compartilhados e sustentáveis”, inicia-se nesta quarta-feira, 4, o ciclo de Conferências de Maio 2022, promovido pelo Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa. Neste primeiro debate participam...
[Olhar de teóloga]
A Ressurreição e as abelhas
Diz-se que no dia em que as abelhas se extinguirem, a vida deixará de existir porque, sem polinização, a vida vegetal não poderá subsistir e será desencadeado um processo de desaparecimento. Segundo os peritos, são insectos sociais hierarquicamente organizados que comunicam por meio de uma dança ritual.
A guerra da Ucrânia
Nas minhas cogitações tenho perguntado a mim mesmo porque é que o caminho do conflito enveredou apenas para a guerra e não para o caminho da persuasão. Se a Rússia quer anexar a Ucrânia, porque é que não tenta o acordo possível em vez da aniquilação?
Ucrânia
Papa pede abertura de corredores humanitários em Mariupol
O Papa Francisco voltou a pronunciar-se sobre a difícil situação que se vive na Ucrânia, evocando em particular a crise em Mariupol, para a qual pediu a abertura de corredores humanitários.
1º de Maio
Carvalho da Silva e o apelo da “Fratelli Tutti”
“Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco, no capítulo ‘A política melhor’ alerta para cuidados a termos com o mercado enquanto ‘dogma de fé neoliberal’ e para não aceitarmos que a economia ‘assuma o poder real do Estado’.
Maratona de Cartas da Amnistia Internacional
Cartas e ações que mudam o mundo
A Amnistia Internacional registou mais de 4,5 milhões de ações de defesa dos direitos humanos em todo o mundo durante a campanha da Maratona de Cartas que decorreu em 2021 e princípios de 2022.
Mãe do Céu, mãe de Misericórdia
É Dia da Mãe, este 1º de Maio de 2022. Tenho saudades da minha Mãe Teresa há já quase 14 anos na plenitude de Deus, a zelar por nós.
Dos familiares mortos na Construção
Bispo e padre nos EUA apoiam trabalhadores (da construção) no dia de S. José Operário
O cardeal de Washington, Wilton D. Gregory, esteve presente na segunda missa anual do Dia dos Trabalhadores da Construção, na Igreja de São Camilo, em Silver Spring, nos Estados Unidos da América. Tanto o prelado como o pároco que organizou a missa, o padre...
Assinado pelo Papa e Imã de Al-Azhar
Timor-Leste pode adotar documento sobre a fraternidade humana
O documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum, que foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco, da Igreja Católica, e pelo xeque Ahmed el-Tayeb, Grande Imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) pode vir a ser adotado como documento oficial em Timor-Leste.
1º de Maio
Movimento de Trabalhadores Cristão alerta para o impacto da crise global
Face à precariedade do trabalho, “no contexto de uma crise global como a provocada pela pandemia”, é necessária “uma nova visão sobre o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristão (MMTC) na sua mensagem de 1º de Maio para este ano, enviada ao 7MARGENS.
Parolin, a Europa e a invasão
“Enviar armas é resposta fraca para acabar com a guerra”
Na “tremenda guerra” na Ucrânia, limitar-se às armas, como tem feito a Europa (e os Estados Unidos), é uma resposta fraca, afirmou esta sexta-feira, 29, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano. “Sim, as armas são uma resposta fraca, não uma resposta forte”, enfatizou o cardeal, explicando deste modo o seu ponto de vista: “Uma resposta contundente é uma resposta que empreende – tentando envolver todos – iniciativas de acordo com o esquema de paz, ou seja, iniciativas para parar os combates, chegar a uma solução negociada, pensar qual será o futuro possível da convivência no nosso Velho Continente”.
Minoria religiosa
Muçulmanos ucranianos lutam contra exército russo
São uma ínfima minoria, mas diz o imã Murad Suleimanov da mesquita do Centro Cultural Islâmico de Lviv (Ucrânia): “Nós [muçulmanos] fazemos parte deste país” e, por isso “devemos fazer algo”. Esse “algo” tem consistido em resistir à ocupação russa e participar no esforço de guerra. Mesmo se, na Rússia, os responsáveis oficiais das comunidades muçulmanas apoiam Putin.
França pós-Presidenciais
Protestantes franceses apelam à liberdade de culto
Diante de uma sociedade dividida, as igrejas protestantes na França pedem ao novo Governo do Presidente Emmanuel Macron que “atue em prol da paz e preserve a liberdade de culto, de consciência e de expressão de todos”. A posição foi divulgada pelo Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF), que representa 70 por cento das igrejas protestantes no país e mais de 30 denominações evangélicas diferentes.
O Planeta insustentável
Solos degradados, florestas destruídas e oceanos contaminados
Quase 40 por cento dos solos do planeta estão degradados, em 2021 a desflorestação atingiu uma área equivalente a duas vezes e meia a superfície de Portugal e a prolongarem-se as emissões de gases com efeito de estufa em 300 anos terão desaparecido um terço de todos os animais marinhos.
Em 2021 e pela primeira vez
Gastos militares mundiais ultrapassaram dois biliões de dólares
Os gastos militares globais totais atingiram em 2021 os 2,1 biliões de dólares, o que representa um aumento de 0,7 por cento em termos reais e levou a ultrapassar uma fasquia que nunca tinha sido atingida. Os dados foram revelados na última segunda-feira, 25, em Estocolmo, pela SIPRI – Instituto Internacional de Investigação sobre a Paz, uma entidade reconhecida no campo, que há anos funciona também como observatório e que refere que se tratou do sétimo ano consecutivo de aumento dos gastos.
Manifestação em Lisboa
Amnistia Internacional pede “Liberdade na Rússia para quem defende a paz”
Uma manifestação pela “Liberdade na Rússia para quem defende a paz” está marcada para esta quinta-feira, às 18:30h, frente à Embaixada da Federação da Rússia, em Lisboa. A iniciativa partiu da Aministia Internacional (AI) Portugal, para que os manifestantes que, na Rússia, “não podem exercer os seus direitos de forma segura”, saibam que “não estão sozinhos e que as suas vozes são ouvidas”, explica a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.
Sociedades fechadas, autocracia e modelos de perfeição
Há muito em comum entre todos os sistemas (políticos e religiosos) que se baseiam numa qualquer ideia de perfeição, julgando-se donos de toda a verdade e mandatados para a expansão, mesmo que seja à custa da vida dos outros. A invasão da Ucrânia pela Rússia dá-nos matéria de sobra para a análise do padrão do autoritarismo, que alia a visão unilateral do mundo à manutenção da sociedade fechada, justificando assim os massacres e todas as formas de opressão.
Amnistia saúda resolução
Países terão de justificar direito de veto na ONU
A Amnistia Internacional saudou a adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma resolução que exige que esse órgão se reúna de cada vez que o direito de veto for utilizado no Conselho de Segurança.
Presidente dos bispos portugueses
Pedir perdão pelos abusos, valorizar Abril e apoiar a Ucrânia
A reafirmação de que a Igreja quer pedir perdão às vítimas de abusos, a valorização do 25 de Abril de 1974 e a manifestação de solidariedade com o povo ucraniano – foram estes os temas principais do discurso do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Abril. O mês que também é do Jornalismo
Em fevereiro de 1978, Saramago sabia muito bem, no seu conto Cadeira, o que era o 25 de Abril: via da janela “que há muito tempo que não tínhamos um tempo assim.” Mais de 40 anos depois, fica aqui a minha aposta: dessa janela, viam-se facilmente as “luzes de aprendizagem e da razão” de que Kennedy falava. Tinham sido os jornalistas a acendê-las – e é por isso que também lhes devemos a liberdade. Obrigado.
Sondagem
Canadianos preocupados com impacte das religiões na sociedade
Apenas 12 por cento dos canadianos que se declaram não religiosos avaliam positivamente o impacte das comunidades religiosas e das religiões na vida do país revela uma sondagem realizada pelo Angus Reid Institute e citada pelo The Muslim Times de 24 de abril.
O ângulo morto da invasão
Escrever sobre o momento atual não é fácil. Há palavras envenenadas, kits carregados até à exaustão de chavões reveladores de uma cegueira ideológica incompreensível, ignorante e/ou perversa, de uma arrogância cultural, mesmo quando, aparentemente se querem fazer análises complexas.
Semana temática em Braga
LOC quer dignificar o trabalho e cuidar da Casa Comum
A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) promove, entre 23 e 30 de Abril, a sua 11ª semana temática da diocese de Braga, este ano dedicada ao tema “Dignidade do Trabalho e o Cuidar da Casa Comum”.
Declaração a propósito do Dia da Terra
JMJ Lisboa quer ser a “mais sustentável de sempre”
A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou uma carta-compromisso em que propõe que a iniciativa seja a “mais sustentável de sempre”. A carta afirma que a jornada de Lisboa pretende ter na sua génese “o conceito de ecologia integral” e ser “uma referência no compromisso com a sustentabilidade”, de modo a deixar “um legado positivo duradouro no território, na comunidade em geral, na equipa, nos parceiros, nos voluntários e nos peregrinos”.
África
Mulheres são duplamente vítimas dos abusos sexuais
Por terem sido abusadas sexualmente e por serem mulheres, muitas adolescentes, jovens, religiosas e até mulheres casadas, em África, veem-se constrangidas a uma cultura do silêncio, que lhes é socialmente imposto. Mas a situação começar a mudar, como mostra a teóloga e religiosa congolesa Josée Ngalula,
Orientações da CEP
Máscaras deixam de ser obrigatórias nas missas
A utilização de máscara nos “espaços das celebrações e outras atividades pastorais da Igreja” deixou de ser obrigatória, afirmou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em comunicado divulgado esta sexta-feira, 22 de abril.
Uma jornada pela paz na Sexta-Feira Santa
Vindas de todo o país, foram mais de 700 pessoas a tomar parte nesta jornada, dinamizada pelo impulso inquieto e empreendedor do padre Almiro Mendes, pároco de Canidelo e Afurada, na passada Sexta-Feira Santa. Teve o seu início junto do Santuário de Nossa Senhora da Urtiga, num largo emoldurado por cartazes alusivos à paz, com uma intervenção daquele presbítero em que sublinhou a necessidade de «tecer os caminhos novos do Amor, deixando ódios e violências». Estava dado o mote para o cantor Miguel Bandeirinha galvanizar a participação massiva dos caminhantes, executando de forma empolgante o cântico «É preciso renascer, deixai ódios, violências».
Recorde de deportações na fronteira Sul
Biden pressionado para manter política de Trump
O número de deportações de imigrantes entrados nos EUA pela fronteira sul bateu, em março, novo recorde, enquanto a Administração Biden hesita em prolongar legislação anti-imigrantes decretada por Trump e a política de fronteiras se torna numa das questões centrais da campanha para as eleições de novembro deste ano.
La Croix
Diário católico francês apela ao voto em Emmanuel Macron
O diário católico francês La Croix apelou ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta da eleições presidenciais, que se realizam no domingo, dia 24. “A ameaça histórica que representaria a eleição de Marine Le Pen” é a primeira razão indicada para esta manifestação pública de apoio ao Presidente da República cessante.
Atentados da Páscoa de 2019
Sri Lanka: “O sangue das vítimas clama aos céus por justiça”
Três anos depois dos brutais atentados terroristas de Domingo de Páscoa, que causaram 269 mortos e cerca de meio milhar de feridos em três igrejas e hotéis no Sri Lanka, há ainda muitas dúvidas sobre o papel das autoridades em tudo o que aconteceu. Entrevista a D. Malcolm Randjith, arcebispo de Colombo.
Santa Cruz de la Sierra
Franciscano morto em assalto a igreja boliviana
O corpo de um religioso foi encontrado morto na igreja de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na manhã do domingo de Páscoa. Segundo as autoridades, frei Wilberth Daza terá sido morto com um objeto contundente por ladrões que entraram na igreja logo após a Vigília Pascal, ainda na noite de 16 de abril.
Relatório de avaliação da OCDE
Educação inclusiva em Portugal: “melhorias históricas”, mas ainda muito a fazer
O sistema educativo português conheceu, nos últimos 25 anos, “melhorias históricas” no que toca ao acesso e concretização da inclusão na educação, ainda que persistam diferenças importantes nos resultados das aprendizagem e bem-estar dos alunos com origens em grupos sociais desfavorecidos e/ou diversos. A conclusão é de uma avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre a política e as práticas de educação inclusiva, realizada no âmbito do seu projeto “Strength through Diversity”, cujo relatório, intitulado Review of Inclusive Education in Portugal, acaba de ser publicado.
Etiópia
“Fome em massa” provocada deliberadamente no Tigré
Centenas de milhares de habitantes da região do Tigré (Etiópia) estão a morrer à fome, denunciou esta quarta-feira, 20, a Agência Fides. Desde o início da suposta trégua humanitária, a 24 de março, o governo permitiu a entrada de apenas um comboio de ajuda humanitária na região, o primeiro desde meados de dezembro de 2021.
Liberdade religiosa
Cristãos presos na Índia por celebrar a Quinta-Feira Santa
A polícia do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, prendeu pelo menos 36 cristãos que celebravam a Quinta-Feira Santa na sua igreja evangélica, após um grupo de nacionalistas hindus radicais ter cercado o edifício e trancado as portas, acusando-os de estarem a converter hindus ao cristianismo, noticiou esta quarta-feira, 20, a UCA News.
Entre a Solidariedade e o Esquecimento
Agora olhamos para as vidas totalmente construídas que tudo deixaram para trás para salvar o corpo; conhecemos histórias de horror que podiam ser as nossas e se diluíram num abrir e fechar de olhos; compadecemo-nos e desabamos ao olhar imagens de tremenda violência que a todos ameaçam; queremos ajudar, o melhor que sabemos e podemos, a quantos, de algum modo, nos tocam mais de perto, “vá-se lá saber porquê”. Entretanto, o Estado e múltiplas organizações não governamentais vão criando soluções mais ou menos permanentes para os que tudo perderam, dizendo que não há limites para receber refugiados e para os apoiar, como se, atualmente, só estas pessoas em sofrimento existissem.
Presidenciais em França
Padre católico pede aos bispos que ergam a voz contra Marine Le Pen
Os bispos católicos têm estado silenciosos, mas um conhecido sacerdote da diocese de Lyon, Christian Delorme, veio pedir-lhes que ergam a voz contra a extrema-direita. O voto em Macron não é “um novo cheque em branco”, diz. “Mas as duas candidaturas não são comparáveis. Uma não está fechada a mais humanidade, a outra leva-nos ao caos.”
Pandemia e guerra são causas
“Perspetiva terrífica”: mais de 260 milhões vão cair na pobreza extrema
A pandemia da covid-19, a desigualdade que é cada vez mais gritante e o aumento do preço dos alimentos, provocado pela guerra na Ucrânia, vai atirar mais de 260 milhões de pessoas no mundo para a pobreza extrema, alertou a organização internacional humanitária Oxfam.
Terra Santa
Igrejas cristãs de Jerusalém perseguidas por radicais judeus
As comunidades cristãs que ocupam vários edifícios do bairro cristão na Cidade Velha de Jerusalém têm-se queixado junto do Governo e do presidente de Israel de restrições ao culto e de problemas graves com os setores de judeus radicais.
Proposta já recebeu muitas críticas
Boris Johnson quer repatriar imigrantes ilegais para o Ruanda
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson pretende repatriar imigrantes ilegais que sejam detidos no Reino Unido para o Ruanda. Organizações de direitos humanos e Igreja criticam esta proposta.
Centro de Conhecimento
A roldana das freiras vai rodar para matar novas sedes
O que pode fazer uma roldana de cisterna numa casa de freiras? “Uma cisterna tem muito a ver com o querer dar água viva. E todos estamos à procura de algo mais profundo, precisamos de água fresca” para as nossas vidas. Ao criar o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LACC) em três casas da congregação em Lisboa e Santarém, as Servas de Nossa Senhora de Fátima querem concretizar um “projecto que sempre teve a ver com o desejo de possibilitar que as nossas casas possam ajudar a dessedentar, a sossegar” as vidas e os ritmos contemporâneos.
Ensaio de um testamento vital
À luz da Páscoa: que celebra as dores e angústias da nossa última cena no teatro da vida; o silêncio vazio da morte; e finalmente a experiência daquela Luz simbolizável pelas auroras boreais, aquela Luz desejada por todas as noites humanas – dei por mim a pensar nos testamentos vitais. Mais exactamente, como eu desejaria o cenário e actuação de todos os figurantes ligados à minha última cena.
Prevenção e resolução de conflitos no jornalismo
Repórteres de guerra, correspondentes de paz
A investigação académica sobre jornalismo de guerra produzida ao longo dos últimos trinta anos demonstra que a representação dos conflitos proposto pelos media mainstream constitui um obstáculo acrescido aos processos de negociação de paz. O modo como os...
Extrema-direita queima Alcorão
Manifestações violentas na Suécia
A Semana Santa na Suécia ficou marcada por várias manifestações e confrontos violentos entre a polícia e manifestantes, em virtude dos comícios promovidos pelo partido de extrema direita Stram Kurs, cujo líder, Rasmus Paludan, queimou uma cópia do Corão na rua, numa zona fortemente habitada pela população muçulmana.
Adultos. Com A grande, sff. (I)
Vivendo este tempo sem medo, descobrimos uma beleza desconfortável nessa marca de água da contradição: promete fracturas, e revela possibilidades. E morde, morde muito. No limite, a beleza está no convite exigente a posicionarmo-nos perante o que acontece no mundo e nos nossos pequenos mundos quotidianos e, com toda a radicalidade, perante nós próprios e perante Deus. É uma imensa porta para a esperança, basta querermos abri-la.
Segunda volta das Presidenciais francesas
Judeus e muçulmanos contra Le Pen, bispos católicos em silêncio
As instituições mais representativas dos muçulmanos e dos judeus de França apelaram ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais, que terá lugar domingo, 24 de abril. Os bispos católicos não tomaram, nem tomarão posição entre Macron e Le Pen.
Cruz levada por uma ucraniana e uma russa
Via-sacra em Roma gera polémica na Ucrânia
A polémica estalou onde menos se esperaria: em torno da via-sacra a que o Papa Francisco preside nesta sexta-feira santa, no Coliseu, em Roma. O motivo reside no facto de, numa das estações, a cruz de Cristo ser transportada pelas famílias de duas mulheres, uma russa e uma ucraniana.
Presidenciais francesas
Católicos mais à direita do que os “sem religião”
Quatro em cada dez católicos franceses votaram em candidatos de extrema-direita na primeira volta das presidenciais em França, revela uma sondagem à boca das urnas realizada pelo Ifop para o jornal La Croix publicada hoje, dia 11 de março.
Numa luta contra o tempo
Voluntários tentam salvar património digital da Ucrânia
Salvar a memória e a história da Ucrânia que o exército russo está a destruir é o grande empreendimento que mais de um milhar de profissionais e voluntários estão a desenvolver, numa luta contra o tempo.
O menino que roubou o chocolate
Esta manhã, à porta do supermercado, como é habitual, estava um menino que pedia leite.
Amnistia e HRW entre elas
Rússia ilegaliza organizações de direitos humanos
A Amnistia Internacional e a Human Rights Watch (HRW) encontram-se numa lista de 15 organizações estrangeiras cujo registo o Ministério da Justiça da Rússia anunciou ter revogado.
Ciclo de Conferências
A paz (e o 7MARGENS) na Academia das Ciências de Lisboa
Tolerância, solidariedade e paz é o título genérico de um ciclo de conferências da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), que decorre até ao próximo dia 26 e que nesta segunda-feira, 11, terá António Marujo, do 7MARGENS, como interveniente, a falar sobre o pensamento do Papa Francisco, com o título Solidariedade e paz: utopias para hoje.
Ensaio
As armas vistas através do poliedro da guerra
Vem esta reflexão no contexto do desenvolvimento da Guerra da Ucrânia, mas não seria errado dizer que ela poderia e deveria ser feita a todo o tempo, uma vez que a situação de guerra tem vindo a ser uma permanência mundial. Se por vezes dizemos que estamos há...
China
Polícia invade culto protestante e detém participantes
A polícia da província de Shanxi, no norte da China, invadiu uma igreja doméstica protestante durante um culto de domingo e deteve sete cristãos, sob acusação de estarem a participar numa “reunião ilegal”, violando as regras de prevenção da pandemia de covid-19, avançou esta sexta-feira, 8 de abril, a UCA News.
Não, a História não se repete
A História não tem um progresso retilíneo. Como escreveu Reis Torgal na “Carta a um jovem investigador” publicada em 2021, é mais adequado aceitar a ideia de um progresso em espiral que “nos leva a considerar que o processo civilizacional tem recuos e...
Efeitos da guerra
Guterres faz recomendações para travar a fome no mundo
O Grupo de Resposta à crise decorrente da invasão e guerra da Rússia na Ucrânia, já avançou com algumas recomendações: todos os países devem manter os mercados abertos, resistir a restrições de exportação e disponibilizar reservas para países em risco de fome e escassez.
Declaração conjunta em Espanha
Bispos católicos e ortodoxos russos unem-se contra a guerra
A Igreja Ortodoxa Russa (IOR) apareceu esta quarta-feira, 6, a dar sinais de vida na Península Ibérica, através de uma tomada de posição conjunta com a Conferência Episcopal (Católica) de Espanha (CEE), na qual se faz um apelo à paz…e ao presidente Putin. Na declaração conjunta da IOR em Espanha e Portugal e da CEE, refere-se que as respetivas igrejas “se unem perante a dor e o sofrimento provocado a tantos irmãos nossos, ortodoxos, católicos e pessoas de todas as crenças, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia”.
Em Braga
Vigília assinalou 1000 horas de guerra na Ucrânia
Para assinalar a milésima hora da guerra na Ucrânia, cerca de três dezenas de pessoas participaram, esta quarta-feira, 6, numa vigília na Avenida Central, em Braga. Músicas e cânticos ucranianos levaram os presentes à emoção e à introspecção. O recolhimento foi ainda maior com dois minutos de silêncio guardados pelas vítimas da guerra. Ucranianos de todas as idades, com bandeiras ao peito, e portugueses solidários, mantiveram-se no local durante uma hora.
Ucrânia e o Direito ao Lugar
Tantos tiveram de abandonar o seu lugar de vida, perderam o seu “direito ao lugar” – bebés e crianças de colo, mulheres grávidas, velhos que mal podem caminhar, não sabendo quando e se poderão voltar, se a sua casa estará intacta ou destruída, se as escolas funcionarão, se os hospitais os poderão receber, se poderão voltar a levar os filhos ao parque infantil perto de casa… Alguns não querem abandonar o seu lugar, a sua casa, e ficam, sujeitando-se à fome, ao frio, à privação, ao desconhecido e à morte. Mesmo os que ficaram perderam o “direito ao [seu] lugar”, um direito básico do ser humano.
Reino Unido: menos apoios sociais
Famílias numerosas pobres cada vez mais pobres
Mais de metade das crianças de famílias numerosas (com mais de dois filhos) do Reino Unido continuarão a ser pobres em 2027, de acordo com o Child Poverty Action Group (CPAG), citado pelo The Guardian na sua edição de 6 de abril. Boa parte desta pobreza é provocada pela medida governamental de 2017 que limita aos dois primeiros filhos o pagamento de benefícios sociais às famílias pobres.
Guerra dura há sete anos
Iémen: trégua de dois meses no início do Ramadão
Com o início do Ramadão, no sábado, 2 de abril, começou também um período de tréguas de dois meses no Iémen, uma centelha de esperança numa guerra que se arrasta ha sete anos. Os negociadores têm a expectativa de que este cessar-fogo se possa prolongar para lá destes dois meses.
Terra Santa
A ocupação ameaça o modo de vida sagrado dos beduínos
Ao olhar para as belas vistas da sua comunidade beduína em Khan el-Ahmar, Eid Jahalin reflecte sobre os muitos aspectos do seu modo de vida de que gosta: “Vivemos em harmonia com a natureza e, de facto, somos parte dela”, afirma. “Os meus antepassados viveram assim durante muitas gerações, longe das pressões sociais.”
Sobreviver a cenários de terror
A série Terror em Paris, da Netflix, recorda o ataque terrorista ocorrido em Paris, em 2015. Quando estava a ver este documentário senti-me, naturalmente, perturbado com todos os testemunhos. No entanto, o último episódio dá conta de um par de situações que são de uma enorme comicidade – o que me apanhou completamente de surpresa.
Ensaio
Quando Putin diz que a Rússia e a Ucrânia partilham a fé, está a deixar de fora boa parte da história
“Putin ignora uma herança religiosa exclusivamente ucraniana que transcende as instituições da Igreja”, defende Kathryn David, especialista na história da Ucrânia soviética e da Rússia.
Minas antipessoais
Em cada três mortes, uma é de uma criança
Dia 4 de abril é o Dia Internacional de Consciencialização sobre as minas antipessoais. Segundo as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), há 61 países em que este perigo oculto ameaça a população todos os dias, países onde grande parte das suas áreas não podem ser usadas para agricultura por causa deste perigo.
O Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz
Tocados pela guerra da Ucrânia, vivemos numa época de incertezas e de apelo à paz. Já percebemos que mesmo estando longe, esta guerra toca-nos e condiciona as nossas vidas. Sentimos, e percebemos, que só valorizamos um bem, ou um valor, quando estamos privados de o “saborearmos”. Em abril de 2022 esse valor chama-se paz! E é com o maior sentido que no dia 6 de abril se assinala o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. Esta data foi escolhida pelas Nações Unidas, sinalizando o dia de início dos jogos olímpicos da era moderna, em Atenas, no ano de 1896, no sentido de valorizar o desporto como promotor da paz.
Possível encontro com Cirilo
Papa confirma intenção de ir a Kiev “se for conveniente”
Depois de ter levantado a hipótese, no voo que o levava a Malta, de se poder deslocar a Kiev, o Papa Francisco foi mais claro nesta sua intenção durante o voo de regresso a Roma. Questionado pelos jornalistas, confirmou que uma eventual visita à Ucrânia está “em cima da mesa”, projetando ainda um encontro com o patriarca Cirilo, do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo e o trabalho de bastidores da diplomacia do Vaticano.
Escolher um dos lados, desobedecer aos pais
Para além de “Não fales com estranhos”, “Nunca respondas aos teus professores” e “Não abras a porta a ninguém” um dos ensinamentos que mais me foram repetidos durante a infância foi “Não escolhas lados”. Os meus pais sempre me ensinaram que não me devo meter em...
Ramadão no Reino Unido
Metade dos muçulmanos não consegue quebrar jejum
O aumento do custo de vida e os cortes nos apoios sociais decididos pelo Governo de Boris Johnson fazem com que quase metade dos muçulmanos da Grã-Bretanha não tenha comida suficiente para quebrar o jejum durante este Ramadão (1 de abril a 1 de maio). A...
Guerra na Ucrânia
Liberdade de Imprensa reduzida
Gleb Liachenko, um blogger de 33 anos que era presença habitual em programas televisivos, foi colocado, no dia 31 de março, em prisão preventiva por dois meses em Lviv (Ucrânia) sob a acusação de traição. La Croix indica, na sua edição de 4 de abril, que a acusação foi feita pelos serviços secretos ucranianos e incluía o facto de Liachenko “apoiar as ações do país invasor”.
Na viagem para Malta
Papa diz que viagem a Kiev é “proposta em análise”
O Papa Francisco admitiu neste sábado, em declarações aos jornalistas durante o voo para Malta, que uma eventual viagem a Kiev é “uma proposta em análise”.
O renascer religioso na China
As violações dos direitos humanos na China superam em gravidade o que sucede na Rússia, como é próprio de um regime totalitário em confronto com um regime autoritário. É o que se verifica no que à liberdade religiosa diz respeito e basta evocar, a propósito, o caso mais extremo da repressão dos uigures (já equiparada a um genocídio), uma repressão que também envolve a violação da liberdade religiosa.
Situação agrava-se na Nicarágua
ONU vai investigar direitos humanos no regime de Daniel Ortega
A ONU vai enviar um grupo de três especialistas para investigar a situação dos direitos humanos na Nicarágua, na sequência de vários casos que colocam em evidência situações graves de violação daqueles direitos. A resolução, cuja finalidade é “reunir, preservar e analisar informações e evidências” nessa matéria, foi adotada nesta quinta-feira, 31 de março, pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. O período em análise será entre abril de 2018, quando eclodiu uma revolta popular, e a atualidade.
Após semana de audiências
Francisco “profundamente entristecido” com relatos de indígenas do Canadá
O Papa terminou esta sexta-feira, 1 de abril, uma semana de audiências com representantes dos povos nativos do Canadá, tendo-se manifestado “profundamente entristecido” pelas histórias de sofrimento que alguns deles lhe contaram, relata o Vatican News. “Pela conduta deplorável desses membros da Igreja Católica, peço perdão a Deus e digo-vos de todo o coração: tenho muita pena. Junto-me aos meus irmãos, os bispos canadianos, pedindo o vosso perdão”, disse Francisco aos seus interlocutores.
Recomendações da CIASE
Bispos franceses lançam grupos de trabalho sobre abusos sexuais
Os nove grupos têm como preocupação comum definir, no prazo de um ano, caminhos e medidas destinadas a combater a violência sexual, agressão sexual, abuso de poder e consciência dentro da Igreja. Cada um deles é composto por leigos (alguns dos quais vítimas de abusos), diáconos, padres e bispos.
Entre ortodoxos e Conselho Mundial das Igrejas
Patriarca Cirilo cada vez mais contestado
A guerra desencadeada por Putin na Ucrânia veio pôr em evidência um líder religioso não apenas apoiante e legitimador da invasão, mas a justificá-la como uma guerra contra o Ocidente, “contra as forças do mal”, “um combate que não tem um significado físico, mas metafísico”, como referiu em homilias e discursos já depois de iniciada a invasão. Neste momento, o Patriarca de Moscovo e a Igreja Ortodoxa Russa parecem estar cada vez mais isolados, a ponto de largos setores da ortodoxia terem deixado de evocar o nome de Cirilo nas orações litúrgicas e, em alguns casos, começarem mesmo a colocar sobre a mesa o tema da sua destituição.
Espanha reconhece autonomia
Sara Ocidental: uma independência cada vez mais difícil
Marrocos anunciou que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou o rei Mohamed VI de que a Espanha daria o seu apoio à proposta marroquina de autonomia para o Sara Ocidental. O sonho de um “Timor do deserto”, independente e autodeterminado, parece mais distante.
Índia
Supremo rejeita petição para controlar missionários cristãos
Grupos nacionalistas hindus têm vindo a acusar cada vez com maior frequência missionários cristãos de “ilegalmente” seduzirem e converterem hindus pobres e analfabetos ao cristianismo. O Supremo Tribunal acusou movimento de “estar a perturbar a harmonia com este tipo de petições” e rejeitou o pedido.
Relatório 2021 da Amnistia Internacional
Desigualdade durante a pandemia é “uma das maiores traições dos nossos tempos”
A Amnistia Internacional (AI) publicou o seu relatório anual e acusou os países mais ricos de não protegerem a igualdade entre países durante a crise pandémica. A forma como os países geriram a distribuição de vacinas, acusam, foi uma “forma de acumularem poder e lucro”.
Indígenas do Canadá no Vaticano
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”
“Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”, disse Cassidy Carson, presidente do Conselho Nacional do Povo Métis, povo indígena do Canadá, a propósito do pedido de perdão que esperam de Roma pelos sofrimentos impostos aos seus antepassados emprisionados nas chamadas escolas residenciais católicas.
25 de abril: permanências, ruturas e recomposições
O Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR) desenvolve atualmente uma linha de investigação em torno do “25 de abril: permanências, ruturas e recomposições. Balanço historiográfico 50 anos depois: o que se conhece e o que não se sabe”.
Arcebispos de Kiev, Lviv e Moscovo
Consagração é “ato espiritual há muito esperado pelo povo ucraniano”
Os arcebispos católicos de Kiev, Lviv e Moscovo, agradeceram ao Papa a decisão de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, a 25 de março.
Reconciliação com povos indígenas
Líderes de tribos canadianas em Roma
As delegações das tribos indígenas do Canada iniciam hoje uma série excecional de quatro encontros com o Papa Francisco no âmbito do processo que culminará com o pedido de perdão da Igreja pelos graves abusos cometidos nas escolas residenciais que, nos séculos XIX e XX, participaram no processo de assimilação à força os povos nativos.
Em França
Retórica anti-islão marca campanha presidencial
A campanha presidencial em França tem conhecido um endurecimento do discurso anti-islão, o que provoca o risco de criar uma “espiral de ódio”, considera o reitor da mesquita de Paris, Chems-eddine Hafiz. O facto de Emmanuel Macron estar a liderar as sondagens...
Augusto Santos Silva
“A religião, como cultura, é parte do espaço público”
“A dimensão religiosa é absolutamente essencial”, defende o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que nesta segunda-feira, 27, termina funções no Executivo e coloca o nome à votação dos deputados na eleição para o cargo de presidente da...
30 dias depois…
Vindo de muito longe, vejo insinuar-se-me no coração, pelo ecrã da televisão, esse caldeirão de fel e fogo que um ‘puto’ de olhos hérulos acendeu na Ucrânia. No preciso momento em que tal aconteceu, acenderam-se também os restantes corações dos filhos de Noé. Foi há 30 dias que este tsunami começou.
Em celebração com mais de 5 mil pessoas
Francisco pede: Que cesse “esta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo”
Na homilia da celebração penitencial à qual presidiu na tarde desta sexta-feira, 26 de março, Francisco denunciou, uma vez mais, a “guerra cruel” e “brutal” na Ucrânia, e explicou que o “ato de consagração” da Igreja e da humanidade ao Imaculado Coração de Maria “não se trata de uma fórmula mágica, mas de um ato espiritual”.
Terceira onda de fuga do país
Igrejas da Hungria e Roménia mobilizadas para ajudar os refugiados ucranianos
As igrejas locais da Hungria e da Roménia estão na linha da frente para ajudar os refugiados ucranianos, afirmaram o Conselho Ecuménico das Igrejas e a Aliança ACT (que congrega cerca de uma centena e meia de igrejas e organizações afiliadas de 120 países empenhadas em fornecer ajuda humanitária a pessoas carenciadas), numa conferência de imprensa realizada no dia 22 de março, após uma viagem recente à Hungria, Roménia e Ucrânia.
20 mil deslocados
Mais violência terrorista e ciclone Gombe agravam situação em Cabo Delgado
A violência terrorista continua a devastar Cabo Delgado, alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). Para agravar a desgraça, um ciclone causou mais de meia centena de mortos, deixando cerca de 20 mil deslocados. Citando uma informação divulgada por um...
Oiça-se a cultura!…
O monstro da guerra não se dissimulou e a resistência apareceu e reagiu. Mesmo para os que julgavam poder aparecer como supostos libertadores, aconteceu o que tantas vezes ocorre em circunstâncias semelhantes – o sentido de comunidade, a defesa da casa, a solidariedade prevaleceram. Afinal, a guerra é a calamidade composta de todas as calamidades, que a todos atinge, em que “não há mal algum que se não padeça ou se não tema”.
Relatório da ONU alerta
Transferência de armas para os militares da Birmânia tem de parar
As transferências de armas para os militares da Birmânia devem parar, porque a entrada desse armamento e o uso que dele é feito pela junta militar no poder está a ter “consequências terríveis para o povo” daquele país asiático. A conclusão consta de um documento do Conselho de Direitos Humanos da ONU, intitulado “Potenciando atrocidades: transferências de armas pelos Estados membros das Nações Unidas para os militares da Birmânia”, apresentado
por um relator especial.
A primeira vez com medo da guerra
A guerra na Ucrânia é para nós, jovens, a primeira ameaça militar à porta do Ocidente protegido que conhecemos desde sempre. Não sentimos na pele a instabilidade da Guerra Fria nem o pavor do 11 de setembro, mal nos recordamos da Guerra do Iraque e foi de longe que assistimos à Primavera Árabe. O discurso facínora de Putin é a primeira imagem concreta que temos da malvadez imprevisível, impiedosa e sem Humanidade.
Dificuldades logísticas e pandemia
Banco Alimentar de Braga nunca entrou em confinamento
Os tempos têm sido particularmente exigentes para o Banco Alimentar contra a fome de Braga desde o início da crise sanitária, em 2020. Perante as dificuldades o projeto nunca parou e continuou a alimentar milhares de famílias da região do Minho.
Pedras que não são só pedras
“Adoramos cada pedaço de terra do nosso bairro e da Palestina”
“Tivemos de deixar a terra dos nossos antepassados, e até hoje ainda lutamos por justiça”, diz a palestiniana Samira Dajani-Budeiri. “Vivemos sob a ameaça de despejo desde 1972, quando várias organizações de colonos sediadas nos EUA afirmaram ter adquirido os terrenos em que se localizam as 28 casas do nosso bairro.”
Arcebispos de Kiev, Lviv e Moscovo
Consagração é “ato espiritual há muito esperado pelo povo ucraniano”
Os arcebispos católicos de Kiev, Lviv e Moscovo, agradeceram ao Papa a decisão de consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, a 25 de março.
Alarme nos países de acolhimento
Tráfico de refugiados é motivo de preocupação
A preocupação com o tráfico humano nesta crise de refugiados que enche a Europa a partir da Ucrânia tem levado a que várias pessoas e organizações se tenham manifestado a favor de uma proteção destes refugiados.
Eles vêm tirar-nos os sonhos
Senhores governantes, senhores jornalistas… Há mais vida para além das notícias de guerra.
Páscoa na Palestina
Silwan, Jerusalém: “Queremos justiça para todos”
Esta reportagem faz parte de uma série de trabalhos do serviço de imprensa do Conselho Mundial de Igrejas, intitulada Iniciativa da Páscoa, que pretende retratar instantâneos da vida quotidiana dos palestinianos, muçulmanos e cristãos que vivem em Jerusalém e arredores, alguns dos problemas que enfrentam e o que lhes dá esperança. Neste texto, Yacoub Rajabi fala da sacralidade da dignidade humana e da própria vida.
Teólogos ortodoxos sobre Ucrânia
“Repreendemos aqueles que oram pela paz enquanto falham em fazer a paz”
Mais de 500 teólogos, presbíteros e académicos de todo o mundo e de várias denominações cristãs, na grande maioria ortodoxos, já assinaram um texto, sob o título “uma Declaração sobre o Ensino do ‘Mundo Russo’ (Russkii Mir)”, no qual criticam de forma dura “a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022”, apresentando-a como “uma ameaça histórica para um povo de tradição cristã ortodoxa”.
Frente à embaixada russa
Amnistia Internacional Portugal realizou manifestação solidária com a Ucrânia
A Amnistia Internacional (AI) Portugal realiza este sábado, 19 de março, uma manifestação de solidariedade pela Ucrânia, que terá lugar frente à Embaixada da Rússia, em Lisboa, pelas 15h30. A organização visa “apelar ao fim da invasão russa, a um cessar-fogo imediato, à proteção das vidas de todos os civis na Ucrânia e ao restabelecimento da paz”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
Ensaio: Dois livros
Da impossibilidade da paz. A guerra molda a humanidade
A invasão da Ucrânia pela Rússia abre um capítulo novo na Europa do pós-Guerra. Pela primeira vez, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, um Estado soberano é invadido por outro, com o poder russo a pretender aniquilar o país vizinho – Vladimir Putin disse que “a Ucrânia moderna é uma criação da Rússia”. Este novo capítulo de guerra tem como principal consequência uma militarização acentuada da Europa. Um ensaio a partir de dois livros.
Estudo da Cáritas
Europa: emprego não protege da pobreza
Na Europa, hoje, o emprego não é um fator de proteção da pobreza, sinaliza um relatório da Cáritas Europa. “O que o nosso estudo mostra é que o mercado de trabalho, por si só, não é a solução. Há pobreza entre quem trabalha, devido à prevalência da precariedade laboral, e muitas pessoas lutam para pagar as suas despesas, por isso recorrem cada vez mais aos serviços Cáritas”, apontou a responsável da Cáritas Europa, Shannon Phofmman.
Reunidos em vídeoconferência
Francisco rejeita “guerra santa” e pede apoio de Cirilo
O Papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Cirilo estiveram reunidos pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia. No encontro, que decorreu ao início da tarde desta quarta-feira, 16 de março, por videoconferência, o responsável da Igreja Católica rejeitou qualquer justificação para a agressão militar por parte da Rússia, afirmando que não se pode falar de “guerra santa”. “As guerras são sempre injustas. Porque quem paga é o povo de Deus”, sublinhou.
Eleições presidenciais
Bispos timorenses pedem a candidatos que não politizem Igreja
A Conferência dos Bispos de Timor-Leste pediu que nenhum candidato à Presidência da República use a religião para fazer campanha neste país de maioria católica, evitando politizar a Igreja e usar símbolos ou atributos religiosos.
Para evitar desperdício de esforços e bens
Organizações pedem ajuda coordenada aos refugiados
A presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, alertou para a “descoordenação” que pode existir na “avalanche solidária” de resposta à guerra na Ucrânia, apelando a um trabalho em rede. “Esse é o esforço que a Cáritas faz: que esta explosão solidária que aconteceu não seja desperdiçada, sem chegar a quem mais precisa.”
Aborto e valores europeus
O Presidente francês Emmanuel Macron, no discurso de abertura da presidência francesa do Conselho da União Europeia, anunciou o seu propósito de incluir entre os direitos reconhecidos pela Carta Europeia dos Direitos Fundamentais o direito ao aborto. Considera...
Segurança debatida em Lisboa
Lugares de culto são os mais visados por terrorismo na UE
Os lugares de culto de diferentes religiões são os alvos mais fáceis de ataques terroristas na Europa: entre os 282 ataques terroristas já ocorridos na Europa, um total de 63 (ou seja, 22,3%) teve como objectivo uma igreja, mesquita, sinagoga ou outros lugares de culto.
Pedido emocionado no Ângelus
“Em nome de Deus, parem este massacre!”
O Papa Francisco lançou hoje um apelo emocionado ao fim da guerra na Ucrânia, denunciando a “barbárie” que está a transformar cidades deste país em “cemitérios”.
Famílias “estão no limite”
A maior crise de fome de sempre no Sudão do Sul
Mais de 70 por cento da população do Sudão do Sul está em luta pela sobrevivência, à medida que se aproxima o pico da temporada de escassez deste ano, e quando o país enfrenta níveis sem precedentes de insegurança alimentar, alerta o Programa Alimentar Mundial...
Caso da nacionalidade portuguesa
Rabi do Porto com termo de identidade e residência e entrega de passaporte
O rabi Daniel Litvak, responsável religioso da Comunidade Israelita do Porto, detido quinta-feira pela Polícia Judiciária, ficará a aguardar o desenvolvimento do processo com termo de identidade e residência, além de ter entregue o passaporte.
Recordando lição da II Guerra Mundial
Igreja Presbiteriana condena invasão da Ucrânia
A Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal condena a “invasão de um país soberano e apela a uma retirada das tropas, a um cessar fogo, a uma ação concertada de todos para cuidar das vítimas e reconstruir um país que está a ser intencionalmente arrasado”. Num comunicado divulgado na quinta-feira, dia 10, a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal afirma ainda que “ora por todas as mulheres, homens e crianças: ucranianos e russos que desejam a paz, mas que são arrastados para a guerra por interesses geopolíticos que se estão a sobrepor ao valor intrínseco de cada vida humana criada por Deus”.
"Corrida contra o tempo"
Médicos Sem Fronteiras intensifica apoio à Ucrânia
“Destruição, bombardeamentos, disparos de artilharia pesada, cidades cercadas, combates urbanos, pessoas a refugiarem-se em bunkers ou caves, falta de comida, de água e de electricidade, eis o que está a acontecer hoje na Ucrânia. E está cada vez pior”. O retrato que traça Anja Wolz, coordenadora de emergência dos Médicos Sem Fronteiras, instalada em Lviv, na Ucrânia, serve para “reportar a necessidade urgente de agir rapidamente para dar resposta à crise crescente na Ucrânia”.
Guerra da Ucrânia
Patriarca de Moscovo ignora apelo a mediação pela paz
É um balde de água fria nas aspirações pela paz, aquele que o patriarca Cirilo dirigiu ao Conselho Mundial de Igrejas, depois da organização ter pedido ao patriarca de Moscovo que mediasse negociações para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Leia a carta na íntegra, na qual Cirilo usa a argumentação de Putin.
Jornalistas à conversa
A experiência na guerra e a repressão na Rússia
Jornalistas que estiveram muito recentemente na Ucrânia vão estar à conversa sobre “a sua experiência nesta guerra da qual falamos todos os dias”. A Amnistia Internacional denunciou, entretanto, uma “repressão sem precedentes” na Rússia contra o jornalismo e o movimento antiguerra.
Semana Nacional
Cáritas com peditório para responder aos desafios da guerra na Ucrânia
A apresentação do relatório europeu “Mercados de Trabalho Inclusivos” é uma das iniciativas anunciadas para a Semana Nacional Cáritas, que decorre entre 12 e 20 de Março. A Cáritas realiza ainda o peditório, que também servirá para dar respostas aos desafios solidários que se colocarão entre nós em consequência da guerra na Ucrânia.
Destinado a alunos do secundário
Universidade Católica promove dia aberto nacional
Pensado para ajudar os jovens do ensino secundário na escolha do seu curso universitário e faculdade, começou na quarta-feira e termina esta quinta, 10 de março, a quarta edição do Open Day Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que pelo segundo ano consecutivo se realiza em formato totalmente digital.
Atingidos lugares de culto
Conselho das Igrejas da Ucrânia denuncia bombardeamento de alvos civis
O Conselho Pan-ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas (CPIOR), organismo que compreende 95 por cento da comunidade religiosa da Ucrânia, acusou a Rússia de estar a bombardear bairros residenciais, escolas, jardins de infância, maternidades, hospitais e...
Discurso de ódio contra muçulmanos
Tribunal apoia Twitter na suspensão da conta do Vox
O supremo tribunal de Espanha rejeitou a queixa do partido de extrema-direita Vox contra o Twitter, na sequência de esta rede social ter suspendido por oito dias a sua conta sob a acusação de que estava a ser usada para propagandear um discurso de ódio, noticiou o Muslim News esta quarta-feira, 9 de março.
Amnistia Internacional
Cinco mil assinaturas em defesa dos direitos das mulheres afegãs
A Amnistia Internacional – Portugal entregou junto do Governo mais de cinco mil assinaturas a pedir a salvaguarda dos direitos das mulheres afegãs, a implementação de programas e projetos de apoio aos direitos das mulheres no Afeganistão e ainda para que a comunidade internacional coopere com as mulheres ativistas do país.
Trabalhadores no Dia da Mulher
“Romper o silêncio e construir um mundo mais humano”
É preciso, escreve o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MMTC) na sua mensagem para o Dia da Mulher que hoje, dia 8 de março, se comemora em todo o mundo, “retificar as desigualdades históricas” que vitimam as mulheres, “romper o silêncio e construir um mundo mais humano”, “lutar contra as pandemias que continuam a matar mulheres” e “redirecionar os caminhos” de futuro.
Padre Natanael Harasym à AIS
“Os padres ucranianos não abandonaram o povo ucraniano”
Apesar do imenso sofrimento que lhe chega da sua terra natal e dos vários sacerdotes mortos, Natanael Harasym, padre da Igreja Ucraniana Greco-Católica há 20 anos ao serviço do Patriarcado de Lisboa, diz-se orgulhoso porque no seu país invadido pelas tropas russas “os padres não abandonaram o seu povo”.
Desdizendo versão russa
Papa envia dois cardeais para a Ucrânia para “servir o povo”
O Papa enviou dois cardeais para a Ucrânia “para servir o povo, para ajudar”. Os responsáveis escolhidos foram o cardeal Konrad Krajewski, esmoler pontifício, “para levar ajuda aos mais necessitados”, e o cardeal Michael Czerny, prefeito interino do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé).
Ir. Aloïs, prior de Taizé
“Na Ucrânia, o mal não terá a última palavra”
No início da Quaresma de 2022, o semanário católico francês La Vie publica uma meditação espiritual do irmão Aloïs, prior da comunidade monástica ecuménica de Taizé, em que se manifesta a esperança de que na Ucrânia o mal não tenha a última palavra. Perante o...
Em Arroios, Lisboa
Cardeal-Patriarca preside a missa com a comunidade ucraniana
O cardeal-patriarca de Lisboa presidiu este domingo em Arroios à Missa do primeiro domingo da Quaresma, com a comunidade ucraniana, evocando os seus familiares e amigos “mais diretamente afetados pela guerra”.
“Perpetradores da guerra e da destruição”
O contra-testemunho do cristianismo na guerra da Ucrânia
“O aspeto mais triste e escandaloso do que está a acontecer na Ucrânia é que o cristianismo não teve qualquer impacto para impedir os batizados de serem perpetradores da guerra e da destruição.” A denúncia é de Robert Mickens, editor chefe do La Croix International.
diário
No dia 23 de Fevereiro, o primeiro reflexo foi de medo: no discurso imperialista de Putin tudo indica que a Ucrânia é um início. Depois será a vez dos Estados bálticos – um ataque à União Europeia. E nós, que faremos? Subitamente, viver em Berlim torna-se inquietante: se Putin decidir lançar uma bomba atómica, qual seria a cidade mais simbólica para o fazer?
Ucrânia
O míssil que esburacou a casa do bispo
Terça-feira passada, 1 de Março, em Kharkiv, uma das cidades ucranianas que está a ser mais atacada, um míssil atingiu a casa do bispo católico romano, Pavlo Honcharuk, abrindo um buraco no telhado. Ninguém ficou ferido. “Assim, nós também recebemos um destes ‘presentes’”, diz o bispo num pequeno vídeo enviado à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Apelo de organizações e ativistas
“Tratamento igual para todos os refugiados de guerra”
Organizações e ativistas de diferentes países dos estados-membros da União Europeia lançaram um apelo ao Governo português para que sejam respeitados os direitos humanos de comunidades africanas, árabes, brasileiras, indianas e outras racializadas nas fronteiras ucranianas com países vizinhos da União Europeia.
"Ataque é russo-bielorrusso"
Académicos católicos ucranianos denunciam crimes de guerra
As forças armadas russas “estão a lançar mísseis contra” alvos civis, como “casas, hospitais, ambulâncias, orfanatos e jardins de infância” acusa Mariia Kokhanska, presidenta da Obnova, Federação das Associações Académicas e Estudantis Católicas Ucranianas.
Tensões entre ortodoxos russos
233 clérigos demarcam-se do patriarca Cirilo sobre a invasão da Ucrânia
A guerra desencadeada pela Rússia na Ucrânia é “fratricida”. É urgente a reconciliação e um cessar-fogo imediato. O apelo chega de mais de duas centenas de padres e diáconos da Igreja Ortodoxa Russa, e foi divulgado esta quarta-feira, 2 de março, pelo site Vatican News.
Sudão do Sul
Ataque a comboio humanitário atrasa ajuda
“Num momento de fortes restrições de financiamento, perder ajuda humanitária por roubo, saque ou destruição significa que cada saco de comida, nutrição ou outros bens humanitários saqueados são roubados diretamente às famílias mais necessitadas do Sudão do Sul.” A frase é de Meshack Malo, o coordenador humanitário interino da ONU para o Sudão do Sul, divulgada pelos serviços de comunicação das Nações Unidas, na sequência de uma tentativa de emboscada a um comboio da ONU no Sudão do Sul, na segunda-feira, 28 de fevereiro, que deixou ferido um “soldado da paz”.
Os apelos da ONU e Caritas
Guterres lança forte apelo a ajuda. Europa “não pode esquecer a Ucrânia”
A situação no terreno agrava-se, a cada hora que passa, e os rockets russos chovem nas cidades da Ucrânia, registando-se já centenas de mortos e muitos mais feridos. Secretário-geral da ONU lançou forte apelo para a doação de 1,52 mil milhões de euros para ajuda urgente. E a Caritas Europa pediu a solidariedade dos europeus.
Editorial
“Esperar contra toda a esperança”
Hoje é dia de jejum e oração pela paz na Ucrânia. Uma guerra é muito mais que a morte. É a destruição deliberada das vidas e dos bens que as pessoas e comunidades e povos construíram. É a abominação.
Lei em Favor da Família
Licença de paternidade no Vaticano passa a ter… três dias
Uma revisão das medidas de proteção da maternidade, constantes da Lei de Benefícios em Favor da Família, divulgada pelo Vaticano, fixa em três o número de dias a que têm direito os funcionários daquele Estado, por ocasião do nascimento de um filho. Até agora, um trabalhador tinha direito apenas a um dia.
Glossário dos tempos incertos
Guerra. Em meia dúzia de dias a vida mudou, sobretudo para os ucranianos, mas também para os europeus e, presumo, mudará em breve para uma boa parte do mundo democrático. Assistimos, incrédulos e em direto, à morte de inocentes e à supressão da ordem política legitimada. Porém, nada disto aconteceu por acaso.
Cirilo justificou invasão de Putin
Metropolita Epifânio, da Ucrânia, critica Patriarca de Moscovo
O Primaz da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, Epifânio, escreveu uma mensagem ao Patriarca Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, pedindo-lhe que venha recolher os corpos dos soldados russos que morreram na Ucrânia pela ideia de um “mundo russo”.
Desaparecidos desde 2013
Conselho Mundial das Igrejas relembra arcebispos raptados na Síria
O Conselho Mundial das Igrejas (CMI), órgão que reúne 352 denominações cristãs em todo o mundo, assinalou o dia em que se completam 3.224 dias desde que o arcebispo ortodoxo sírio Yohanna Ibrahim e o arcebispo ortodoxo grego Paul Yazigi foram sequestrados...
O futuro só a Deus pertence
“O futuro só a Deus pertence” – não saberia quantificar o número de vezes que esta frase tem ecoado junto dos meus pensamentos. À medida que a invasão russa na Ucrânia se intensifica, rezo – rezamos – rezemos para que se alcance a paz, para que não deixemos morrer a esperança de que é possível viver num mundo seguro. O futuro é incerto.
Ucrânia
Papa pede corredores humanitários em dia de manifestações
Um apelo do Papa à abertura de corredores humanitários, condenações da guerra em vários tons por parte de líderes católicos em Portugal, multiplicação de manifestações e acções de solidariedade: a invasão da Ucrânia pela Rússia está a provocar uma situação “dramática” no terreno.
[Os dias da semana]
Solidariedade com o povo ucraniano contra o clepto-imperialismo
Perante a guerra, os apelos à paz podem não ser suficientes. Mas não é por isso que se devem descartar. A Avaaz, uma das mais poderosas redes de campanhas cívicas globais, endereçou um aos governos de todo o mundo, tendo até às 18h04 de ontem sido subscrito por 1.280.800 pessoas de todo o mundo
Ucrânia
Papa: “A guerra é uma capitulação vergonhosa”
O Papa Francisco deslocou-se na manhã desta sexta-feira à embaixada russa junto da Santa Sé, na via della Conciliazione, em Roma, muito próximo da praça de São Pedro, para um encontro com o embaixador Alexander Avdeev. “O Papa quis manifestar a sua preocupação com a guerra na Ucrânia.”
Pensilvânia, EUA
Suásticas pintadas em cemitérios católicos
Três cemitérios católicos de localidades próximas na Pensilvânia, Estados Unidos, foram vandalizados, com várias sepulturas a serem pintadas com suásticas. A polícia deste Estado americano está a investigar a profanação destes locais.
Mobilização pela Ucrânia
Solidariedade e jejum para tentar evitar “catástrofe humanitária colossal”
Condenações da invasão, apelos à paz e ao cessar-fogo imediato, avisos contra a “colossal catástrofe humanitária que aí vem. No primeiro dia do ataque da Rússia à Ucrânia, multiplicaram-se declarações de líderes religiosos condenando a acção militar e promessas de solidariedade para evitar uma “catástrofe humanitária colossal” anunciada. Vigílias e tempos de oração estão também a ser preparados ou decorreram já em diversos locais.
Guterres, Vaticano, cristãos
Invasão da Ucrânia condenada enquanto crentes convocam orações
Os apelos ao fim imediato da invasão e dos bombardeamentos da Ucrânia, que a Rússia iniciou nesta quarta-feira, 24 de Fevereiro, chegaram de muitos dirigentes e organizações, incluindo confissões religiosas. O secretário-geral das Nações Unidas, António...
Apoio domiciliário inovador
Cáritas de Beja usa tecnologias contra o isolamento
Integrar as tecnologias digitais no Serviço de Apoio Domiciliário, aliando-as à terapia ocupacional para acompanhar e prevenir o surgimento de demências ou depressão em idosos fechados em casa e privados de contactos familiares e sociais por causa da pandemia foi o objetivo do projeto HumanaMente@activos, cujo balanço positivo a Cáritas de Beja tornou público na semana passada.
Mais de 10 mortos
Populações “apavoradas” em fuga depois de novos ataques terroristas em Cabo Delgado
Inúmeras casas queimadas, mais de uma dezena de mortos e populações em fuga “apavoradas” são o resultado dos ataques terroristas que ocorreram nos últimos dias em oito aldeias da província de Cabo Delgado (Moçambique), avançou esta quarta-feira, 23, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Acusados já morreram
Jesuítas receberam duas queixas de abusos relativas às suas instituições
O Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, que completou três meses de existência na sexta-feira, dia 18, recebeu, até ao momento, duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos, anunciou o gabinete de...
Bispos prometem
Investigação aos abusos em Espanha inclui indemnizações às vítimas
O presidente da Conferência Episcopal Espanhola, cardeal Juan José Omella, anunciou que a investigação sobre os abusos na Igreja Católica no país irá ao ponto de propor indemnizações às vítimas e será feita para colaborar com as autoridades estatais e não como alternativa, para conseguir “transparência, ajuda e reparação para as vítimas”.
França
Muçulmanos discriminados no ensino superior
Um estudo recente realizado em França por duas agências de investigação concluiu que pessoas com nome e apelido muçulmanos que se candidatam a programas de pós-graduação são mais discriminados do que aqueles com nomes etnicamente franceses.
Amnistia Internacional
Ucrânia: “Proteção dos civis deve ser prioridade absoluta”
A Amnistia Internaciona lançou um forte apelo ao respeito pelos direitos humanos e pelo direito internacional humanitário, num momento em que a escalada armada parece inevitável na Ucrânia.
Firma de advogados irá auditar
Bispos espanhóis encomendam investigação sobre abusos
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) decidiu encomendar a um importante escritório de advogados do país a realização de uma auditoria independente às alegações de abuso sexual na Igreja Católica. Haverá um “canal independente" para receber queixas e rever os...
"Gente com História"
Grupo de Cegos Católicos quer mais lugar para as pessoas com deficiência
A experiência dos católicos com deficiência e a atenção que a Igreja Católica lhes deve prestar é o tema principal da mais recente edição do programa Gente com História, em que semanalmente Américo Lisboa Azevedo entrevista um ou vários convidados. Maria do Carmo Dinis e José Maria explicam o que tem sido o trabalho do Serviço Pastoral à Pessoa com Deficiência, estrutura do Patriarcado de Lisboa, e dão conta da criação do Grupo de Cegos Católicos.
A Virgem de Vladimir e o risco de uma guerra
Num panorama de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a atenção mundial tem estado virada para a política envolvente destas dinâmicas, tentando procurar um contexto histórico-político e social de origem desta conflitualidade.
[Os dias da semana]
Idoso, mas não idiota
É muito provável que Carlos San Juan de Laorden seja hoje o urologista mais conhecido de Espanha, ainda que não tenha sido a prática da medicina a conferir-lhe tamanha e tão fatigante notoriedade. Disse ele que estava cansado por, desde há semanas, ter de...
Dois provérbios e a abstenção das legislativas
Costuma dizer-se que o Natal é quando o Homem quiser, mas depois das últimas eleições legislativas quase que se pode alterar o provérbio para “O Natal é quando a abstenção quiser”. Não houve bacalhau, é pouco provável que alguém se tenha deliciado com sobremesas da avó enquanto acompanhava as projeções e também ninguém correu até aos centros comerciais para comprar as típicas meias ou velas de última hora. Mas, em tudo o resto, a noite eleitoral foi tal e qual um serão de Natal.
Iniciativa do Fórum Nacional de Solidariedade
Petição contra leis anticonversão visa proteger cristãos e muçulmanos na Índia
Uma petição contra as leis anticonversão, lançada pelo Fórum Nacional de Solidariedade e dirigida ao Presidente da Índia, está a ganhar cada vez mais apoiantes naquele país, avançam as Obras Pontifícias Missionárias em comunicado divulgado através do seu site.
Ucrânia
Líderes religiosos pedem libertação de detidos
O Conselho Pan-Ucraniano de Igrejas e de Organizações Religiosas fez esta semana um apelo à Rússia e à Ucrânia para que demonstrem “boa vontade”, implementando efetivamente o acordo sobre a troca de prisioneiros. Os responsáveis religiosos apelam ao diálogo diplomático para “evitar o terrível derramamento de sangue” e promover “uma paz duradoura e justa”.
Encontro em Penamacor
Trabalhadores cristãos ibéricos querem políticas públicas inclusivas
A equipa executiva da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) e a comissão permanente da Hermandad Obrera de Acción Católica (HOAC) defendem a existência de “políticas públicas inclusivas que respeitem as opções de cada pessoa e...
Antonios, da Eritreia
O patriarca que estava preso em casa desde 2007 morreu aos 94 anos
Estava em prisão domiciliária desde 2007 e nem sequer teria autorização para ser visto por médicos ou familiares, apesar de sofrer de diabetes e hipertensão ou apesar da sua idade avançada: o patriarca da Igreja Ortodoxa Eritreia Tawaedo, Abuna Antonios, morreu dia 9 de Fevereiro em Asmara.
78 mortos em Petrópolis
Bispos do Brasil apelam à solidariedade depois da tragédia
Os bispos do Brasil consideram que a tragédia que sucedeu a fortes chuvas em Petrópolis “toca” a fé cristã, impelindo “a agir solidariamente”. Numa mensagem da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos confessam-se envolvidos “em profunda tristeza”.
Abusos sexuais
Deputados elogiam iniciativa pioneira da Igreja francesa
A criação de nova legislação sugerida no relatório da CIASE (a comissão independente sobre os abusos sexuais na Igreja) de outubro de 2021 sobre abusos sexuais na Igreja foi esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, debatida na Assembleia Nacional (Parlamento) francesa. Mas o debate não se cingiu ao contexto eclesial, sendo abordadas medidas que possam pôr cobro às 160.000 vítimas anuais de agressões sexuais praticadas dentro da família, ou em estruturas educacionais, desportivas e associativas.
Itália
Constitucional chumba referendo sobre suicídio assistido
A Igreja e várias associações pró-vida italianas aplaudiram o acórdão do Tribunal Constitucional (TC) do país, que na terça-feira, dia 15 de fevereiro, rejeitou um pedido de referendo sobre o suicídio assistido. O tribunal classificou, segundo o jornal Alfa & Omega de dia 16 de fevereiro, a proposta como “inadmissível” por não proteger a vida humana em geral e, em especial as “pessoas fracas ou vulneráveis”.
Envelhecer ou chegar longe na vida
Envelhecer é algo de que muitos não gostam de ouvir falar. Os mais novos porque consideram que isso nunca lhes vai acontecer. Os mais velhos porque adiam sistematicamente esse confronto, na esperança de que, sem saberem bem como, também não lhes aconteça. De facto, não é coisa agradável de se refletir, mas a sua negação é um processo mais insano, contrariamente ao verdadeiro e corajoso enfrentamento.
Amnistia Internacional acusa
Farmacêuticas fracassaram no acesso justo e na defesa dos direitos humanos
Dez mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram produzidas no ano passado. Esse número era “mais do que o suficiente para atingir a meta de 40% de vacinação global estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o final de 2021”, mas,...
[Olhar de teóloga]
Outros o farão por nós
Pode ser que ainda haja espaço de manobra. Ou não. O que eu creio é que a pouca credibilidade que nos restava foi por água abaixo.
Silêncio pela paz
Papa sublinha as notícias “muito preocupantes” que chegam da Ucrânia
O Papa Francisco afirmou neste domingo, 13, no Vaticano, que os responsáveis políticos devem fazer “todos os esforços pela paz” na Ucrânia, de onde chegam notícias “muito preocupantes”. “As notícias que chegam da Ucrânia são muito preocupantes. Confio à...
Estudo recolhe provas irrefutáveis
Inglaterra: SNS discrimina minorias
A saúde de milhões de doentes negros, asiáticos e de outras várias minorias étnicas foi maltratada por práticas racistas, de discriminação racial, por barreiras no acesso à saúde e pela recolha ilegal de dados sobre a etnia no âmbito dos cuidados prestados...
Desejar a ausência dos outros
Palavra puxa palavra, começámos a falar do projecto em curso para urbanizar aquele terreno tão jeitoso para os nossos animais correrem à vontade. Querem fazer três prédios, com uma exposição permanente sobre as deportações, um “jardim dos justos” para lembrar aqueles que ajudaram judeus a escapar à implacável máquina do Holocausto, e também mais de 150 apartamentos minúsculos para estudantes.
Contra uso de crianças-soldado
A tristeza e a poesia dos yazidis que sobreviveram ao Estado Islâmico
Vian é um dos cerca de 12 mil yazidis cujas vidas mudaram gravemente com o terrorismo do autodenominado Estado Islâmico: raptado e levado em 2014, quando tinha 13 anos, conseguiu fugir em 2018, com a ajuda de contrabandistas. Poucos anos depois dos acontecimentos, as feridas permanecem muito abertas.
Reportagem em São Paulo
Favelas no Brasil: condomínio aberto à pura resistência
“O povo é muito bom, mas as condições de vida são miseráveis”, desabafa o padre Elson Lopes, espiritano cabo-verdiano a viver e trabalhar numa das favelas da periferia de São Paulo. De facto, as favelas condensam muitas formas de pobrezas, mas quem lá vive são pessoas e isso ninguém pode esquecer. Os seus direitos humanos mais elementares são espezinhados.
CIASE
Abusos em França: comissão “incómoda” rebate acusações
É dura e contundente a resposta da Comissão Independente sobre os Abusos Sexuais na Igreja (CIASE), em França, à contestação do relatório, feita em novembro último por um conjunto de dirigentes e fundadores da Academia Católica do país.
Venezuela
Amnistia denuncia “política repressiva” de Maduro
A Amnistia Internacional denunciou, esta quinta-feira, “a política repressiva” do Governo da Venezuela, notando que esta se “sustentado na coordenação entre ataques e mensagens de estigmatização emitidos por meios de comunicação social com ligações” ao executivo de Nicolás Maduro.
Fé e religião na celebração do evento desportivo
Na aproximação do mês de Agosto, a cidade-estado de Élide, onde se localizava Olímpia, enviava arautos pela Grécia a anunciar as tréguas sagradas para os jogos. E nem os perigos do inimigo, em tempo de guerra, se sobrepunham à competição.
Comissão Independente faz balanço de um mês
Há 214 testemunhos, mas pode haver mais vítimas de abusos sexuais
214 depoimentos é o balanço de um mês de trabalho da Comissão para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja. O número pode ser maior: muitos testemunhos apontam o conhecimento ou a forte probabilidade de outras crianças serem vítimas do mesmo abusador.
Dia Mundial de Oração e Reflexão nesta terça, 8
Uma maratona e uma tempestade contra o tráfico de pessoas
Uma maratona de oração que atravessa o mundo durante oito horas, uma tempestade na rede social Twitter, um discurso do Papa Francisco, propostas de reflexão e testemunhos passarão durante esta terça-feira em plataformas digitais, encontros locais, vigílias e outras iniciativas, a propósito do 8º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.
Comunidades indígenas do Canadá
Igreja cria fundo de 30 milhões para reparar violências nos internatos
Os bispos católicos do Canadá criaram um fundo financeiro de 30 milhões de dólares (mais de 26 milhões e 220 mil euros) e acabam de instituir uma instituição de caridade para apoiar e promover iniciativas de cura e reconciliação com as comunidades aborígenes e as “primeiras nações” do país.
#Out in Church
E agora, o que fazemos? (Perdendo a profecia, para que servem as igrejas?)
Em breve, em Portugal, aparecerá uma plataforma, Sopro, que pretende apresentar-se, como se diz, levemente, sem barulho nem revoluções.
Um ano após o golpe de Estado
Cardeal de Rangum: ninguém pode governar se negar a democracia
“A democracia é o fogo eterno no coração das pessoas. Ninguém pode governar esta nação de Myanmar por muito tempo se negar isso”, disse o cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Rangum, em entrevista à jornalista Elise Ann Allen publicada no Krux de 5 de fevereiro, poucos dias após se ter completado um ano do brutal golpe de Estado (1 de fevereiro de 2021) que terminou com cinco anos de ensaio democrático.
Carta segue nos próximos dias
Comissão pede apoio aos municípios para chegar mais perto de vítimas de abusos
A Comissão para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja vai escrever a cada um dos 308 municípios apelando a que divulguem a mensagem para chegar mais perto de eventuais vítimas de abuso que não estejam tão à vontade no manejo de tecnologias.
Ética desportiva: um caminho para a transcendência
Na quinta-feira, 3 de fevereiro, foi apresentado o livro Pensar à Frente – Corporeidade, Desporto, Ética, Cultura e Cidadania (ed. Afrontamento), que reúne vários estudos sobre Manuel Sérgio. Um deles é sobre a ética desportiva e a transcendência, da autoria de José Carlos Lima. O 7MARGENS publica aqui alguns excertos desse texto, numa versão preparada pelo próprio autor, e que pode ajudar à reflexão sobre este tema também no dia em que se inauguram os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim.
Médicos Sem Fronteiras denunciam
“Novo pico de ataques e violência” em Cabo Delgado
Em apenas algumas semanas no final de Janeiro, registou-se um “novo pico de ataques e violência” na província moçambicana de Cabo Delgado, causando mais uma vaga de milhares de pessoas deslocadas, a maior registada nos últimos meses, denunciou a organização Médecins Sans Frontières / Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta quarta-feira, dia 2 de Fevereiro. A MSF refere que mais de 20 ataques a quatro aldeias nas duas últimas semanas danificaram ou destruíram 2.800 casas no distrito de Meluco e em zonas do Sul do distrito de Macomia provocaram a fuga de pelo menos 14 mil pessoas.
Pela primeira vez, organização usa o termo
Crime de “apartheid”, diz a Amnistia sobre Israel e os palestinianos
Num extenso relatório de 182 páginas, a Amnistia Internacional designa, pela primeira vez, como “apartheid” de Israel contra os palestinianos, o “sistema cruel de dominação e um crime contra a humanidade” que está montado nos territórios.
Crise da Demografia Portuguesa (4)
Ainda há solução? – A demografia como prioridade
Concluímos com este texto a série de artigos que iniciámos sobre o tema «A crise da demografia portuguesa: Ainda há solução?». A dimensão histórico-crítica na abordagem dos fenómenos sociais é fundamental para identificar relações de causalidade e tendências sociais. Essa análise é ainda mais pertinente quando abordamos um tema pluri e transdisciplinar como a demografia, profundamente influenciada pela cultura, pela religião, pela economia, pela educação, pela situação geográfica, pelos recursos endógenos, pelo clima, pela orografia, pelas vias de comunicação, pelos modelos de administração e outras áreas
Amnistia pede fim do acordo
UE já devolveu 82 mil pessoas a “condições infernais na Líbia”
A Amnistia Internacional quer que a União Europeia (UE) deixe de apoiar a devolução de migrantes e refugiados “às condições infernais na Líbia”.
Guerra e seca severa
Na Etiópia, 5000 mortos por fome e doença em quatro meses
O conflito violento que eclodiu na região de Tigré, na Etiópia, combinado com uma seca severa e prolongada que afeta a região, foram causa da morte de cerca de 5000 pessoas em apenas quatro meses no ano de 2021, entre as quais mais de 350 crianças pequenas.
O inimigo está à espreita e não é Karl Marx
Num artigo publicado no Ponto SJ, o portal dos Jesuítas em Portugal, com o título “O marxismo não é para católicos”, o padre Nelson Faria faz a crítica do marxismo como uma ideologia “assente na inevitabilidade do conflito”, que nos arrasta “para um perpetuar do conflito”. Ao ler este destaque, que aparece junto ao título e num dos últimos parágrafos, poderíamos julgar que, ao contrário do que o título sugere, o artigo seria um ensaio positivo e construtivo sobre uma Igreja que é para todos e para todas. Mas não.
Jean-Claude Hollerich
As quatro propostas do cardeal para a reforma da Igreja
O cardeal Jean-Claude Hollerich deu, há dias, respostas a vários desses e outros problemas, numa entrevista ao jornalista Loup Besmond de Senneville, correspondente permanente do La Croix International no Vaticano, que desencadeou repercussões um pouco por todo o mundo.
[Os dias da semana]
Contra a discriminação e o ódio
Os que sonharam e lutam por um mundo mais fraterno, mais justo e mais livre tiveram contra si fanáticos perigosos, mas deixaram um poderoso incentivo a que o combate contra a discriminação e o ódio não enfraqueça.
Irlanda celebra 50 anos do Domingo Sangrento
Igrejas juntas, políticos de costas voltadas
O bispo católico de Derry, Donal McKeown, e o bispo anglicano Andrew Forster presidiram no sábado 29 de janeiro à celebração da missa na Igreja de Santa Maria, em Creggan (Derry, Irlanda do Norte) em memória das 14 vítimas do Domingo Sangrento (30 de janeiro de 1972) mortas pelo exército britânico quando realizavam uma marcha pacífica.
Projeto social polémico
Gérard Depardieu processa Arquidiocese de Paris
O projeto para transformar um antigo mosteiro em centro de acolhimento de vítimas da pobreza, que a arquidiocese de Paris pretende levar a cabo, deparou com um obstáculo inesperado: a estrela de cinema Gérard Depardieu, que habita uma mansão nas redondezas, mobilizou alguns vizinhos e pretende impedir o arranque das obras.
A educação na campanha eleitoral
Durante os trinta debates nas televisões o tema da educação nunca esteve sobre a mesa. Será porque não é importante? Todos responderão que não, pois a educação é reconhecidamente importante em qualquer sociedade, sobretudo as mais desiguais. Será porque não se debateu nenhuma estratégia para o país? Também não, pois, apesar de pouco, ainda houve aqui e ali tempo para debater a justiça, a economia, a fiscalidade, o emprego e as remunerações.
Memória das Vítimas do Holocausto
A perseguição nazi às Testemunhas de Jeová
No dia que evoca a memória das vítimas do Holocausto, as Testemunhas de Jeová recorda, que também foram um dos grupos perseguidos pelos nazis. E muitos membros do grupo resistiram ao apelo a que renunciassem às suas convicções em troca da liberdade.
Holocausto
Lembrar as vítimas do nazismo
27 de janeiro, a data em que o Exército Vermelho libertou Auschwitz, tornou-se o dia internacional em memória das vítimas do nazismo. Hoje quero lembrar Karl Stojka, e o seu aviso: “Não foi Hitler, nem Göring, nem Goebels, nem Himmler, nem nenhum desses quem me arrastou e espancou. Não. Foi o sapateiro, o vizinho, o leiteiro.”
Conselho Mundial de Igrejas
Igrejas cristãs apelam à paz na Ucrânia
É mais um apelo urgente pela paz para o povo da Ucrânia aquele que foi feito em nome das igrejas membro do Conselho Mundial de Igrejas, de todo o mundo. Papa convocou para esta quarta-feira uma jornada de oração pela paz no país.
Norte e Centro do país
Tempestade assusta Moçambique e deixa rasto de destruição
A tempestade tropical Ana, que assustou por antecipação as populações do Norte e Centro de Moçambique, reduziu de intensidade, passando a depressão tropical. Mas as inundações causaram pelo menos dez mortos em Moçambique. A depressão avançou para o interior e outros países da região.
“A longa viagem começa por um passo”, recriemos…
Inicio o meu quarto ano de uma escrita a que não estava habituada, a crónica jornalística. Nos primeiros três anos escrevi sobre a interculturalidade. Falei sobre o modo como podemos, por hipótese, colocar as culturas moçambicanas e portuguesa a dialogarem. Noutras vezes, inclui a cultura judaica, no diálogo com essas culturas. De um modo geral, tenho-me questionado sobre a cultura, nas suas diferentes manifestações: literatura, costumes, comportamentos sociais, práticas culturais, modos de ser, de estar e de fazer.
CEP adere a jornada de oração
Bispos da Polónia, Ucrânia e Europa pedem diálogo contra “desgraça da guerra”
Os bispos católicos da Polónia e da Ucrânia publicaram uma declaração conjunta, a respeito da crise deste último país com a Rússia, pedindo a intervenção da comunidade internacional para travar um conflito militar.
Manifesto inédito em todo o mundo
125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI
Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.
[Segunda leitura]
“Não é ainda o fim…”
Eu não queria falar de covid, mas o raio do bicho não nos dá descanso.
Editorial 7M
E as pessoas pobres, contam? – Eleições, Igreja e universidade
A estatística mantém-se, apesar de algumas melhorias nas últimas décadas e de um óbvio progresso material no país: cerca de 20% da população portuguesa continua a viver em situação de pobreza. Este número tem por detrás, no entanto, rostos concretos, vidas difíceis.
Conferência da CNJP
Tasse. Os rostos que faltam no combate à pobreza
Um projecto de religiosas no concelho da Moita quer, através da presença, ajudar a combater pobrezas e vulnerabilidades. Será um dos testemunhos na conferência da Comissão Justiça e Paz, que neste sábado, 22, decorre em Lisboa, para falar sobre o que se faz e o que falta fazer no combate à pobreza.
Conferência em Lisboa
O que já se fez e o que falta fazer no combate à pobreza
Uma conferência sobre pobres, pobreza e desigualdade decorre neste sábado, 22, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa (Largo da Luz), entre as 10h00 e as 13h00, promovida pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica.
Maratona de Cartas da Amnistia
Ciham Ali, a jovem afastada da família aos quinze anos
Ciham Ali nasceu em Los Angeles em 1997, mas foi criada na Eritreia. É filha de um diplomata e político eritreu, que chegou a ministro. Em 2012, com apenas 15 anos, tentou sair do país junto com o seu avô. Nove anos depois, permanece detida sem nunca ter sido julgada ou acusada.
Parlamento Europeu
Nova presidente Roberta Metsola: desafio da herança de Sassoli
A esmagadora maioria dos 705 deputados do Parlamento Europeu escolheu esta terça-feira, 18 de janeiro, a maltesa Roberta Metsola como presidente daquele órgão legislativo da União, substituindo o socialista italiano David Sassoli, recentemente falecido.
O MIIC e a Europa
Opção preferencial pela democracia e a rejeição das tendências populistas e iliberais
A presidência internacional do MIIC decidiu divulgar uma posição pública sobre o momento que a Europa vive. O 7MARGENS publica o texto em exclusivo para Portugal.
Tendências do emprego
OIT prevê que desemprego vai demorar a recuperar da pandemia
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê para 2022 uma redução do volume de trabalho, relativamente ao último trimestre de 2019, equivalente a 52 milhões de empregos em tempo integral. A projeção anteriormente feita pela Organização situava-se nos 26...
Conselho Nacional de Juventude
Escuteiros eleitos para a presidência do CNJ
Rui Oliveira, escuteiro do agrupamento 455 Vermil (Guimarães), foi eleito ontem, 16 de janeiro, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em representação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), anunciou em comunicado de imprensa o próprio CNE.
Dia Martin Luther King
O homem que sonhou um mundo de justiça, de igualdade e de liberdade
Um dos mais aclamados sonhos do século XX foi revelado no dia 28 de Agosto de 1963, em Washington, capital federal dos Estados Unidos. O sonhador era Martin Luther King que anunciou às 250 mil pessoas que o escutavam atentamente o ressoar “o sino da liberdade” nas encostas de todas as montanhas.
Viver no ritmo certo
Enquanto pensava no que iria escrever este mês, havia uma palavra que não saía da minha mente: “descanso”. Obtive a confirmação desta quando, por coincidência ou não, este foi o tema escolhido pela Aliança Evangélica Europeia para a sua semana universal de oração, realizada de 9 a 16 de janeiro de 2022. Os líderes evangélicos apelam a que todos possam viver no ritmo de Deus porque estamos a ser engolidos por uma onda de homens e mulheres sobrecarregados, completamente esgotados e sem força para lutar mais pela vida.
Oferece ensino e cuidados médicos
Padre preso na Índia acusado de converter hindus
A polícia indiana de Jhabua, no estado de Madhya Pradesh, prendeu o padre Jam Singh Dindore sob a acusação de que estaria a promover a conversão de populações locais ao cristianismo, noticiou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) nesta sexta-feira, 14 de Janeiro.
Cabo Delgado
Oito professores mortos e 120 mil alunos sem aulas
Pelo menos oito professores foram mortos e 123.433 alunos do ensino geral foram afectados em 2021 no conflito armado em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, noticiou a Lusa, citada pela revista Visão, a partir de dados do Ministério da Educação moçambicano.
ONG de direitos humanos
Guterres criticado por não denunciar a China
A supressão de direitos humanos na China é um dos pontos fortes do relatório anual da Human Rights Watch, divulgado esta quinta-feira, dia 13. A liderança desta ONG, em declarações a propósito do relatório, fez um apelo aos estados democráticos para que que boicotem os Jogos Olímpicos de inverno, prestes a começar.
Cazaquistão
Amnistia quer libertação dos detidos e respeito pelos direitos humanos
A Amnistia Internacional apelou à libertação dos manifestantes detidos arbitrariamente no Cazaquistão e ao respeito pelos direitos humanos no meio de toda a agitação no país. As autoridades do país “devem libertar jornalistas e activistas que tenham sido detidos arbitrariamente”.
IPSS criticam "subfinanciamento"
Cáritas de Évora avisa contra dificuldades “gritantes” no Alentejo
O presidente da Cáritas de Évora, Luís Rodrigues, avisa que há populações a viver situações de dificuldades “gritantes” no Alentejo profundo, desafiando os políticos a que “cumpram o que prometem na campanha” e respondam às necessidades de uma população “idosa, doente, com falta de recursos”.
Carta pastoral
Arcebispo de Santa Fé pede fim da corrida nuclear actual, “mais perigosa do que a primeira”
“Já não podemos negar ou ignorar a situação extremamente perigosa da nossa família humana e que estamos numa nova corrida ao armamento nuclear muito mais perigosa do que a primeira.” Quem o escreve é o arcebispo John C. Wester, de Santa Fé, Novo México (Estados Unidos), numa carta pastoral em que defende a eliminação de todas as armas nucleares e a necessidade de reflectir sobre a situação actual e a razão pela qual o mundo precisa urgentemente de iniciar agora o processo de desarmamento nuclear.
Maratona de Cartas da Amnistia
Mikita Zalatarou, o rapaz que gosta de andar de bicicleta
Esta é uma história complexa, cheia de intriga nacional e internacional. Cheia de influência, de procura de poder e de vontade de poder. É uma história de gente agarrada ao poder, que não olha a meios para o atingir. É uma história com muitas histórias dentro. Com muitos protagonistas e muitos interesses económicos e políticos. Com negócios internacionais, gás e outros combustíveis fósseis. E heróis, pessoas inocentes que não escolheram esse heroísmo, mas que se viram no meio de uma tempestade caótica que hoje se chama Bielorrússia.
Apareci nas notícias!
14 de dezembro de 2021. Apareci nas notícias: sou um dos 3591 novos casos de infeção por covid-19. Bem tentei, mas não consegui: cancelei jantares grandes, privilegiei estar só com a minha família e amigos mais próximos, evitei ambientes com demasiadas pessoas, reforcei a máscara, andei menos de transportes públicos, cumpri todas as regras e recomendações e, mesmo assim, o vírus entrou cá em casa.
Comissão divulgou contactos e métodos
Dar voz ao silêncio: 917 110 000. E agora, é a vez das vítimas de abusos sexuais
Está dito ao que vem a nova comissão: apelos a que as eventuais vítimas percam o medo e ultrapassem o difícil que será reviver histórias que se queriam enterradas; o objectivo de recolher testemunhos e não fazer qualquer estudo exaustivo ou inquérito judicial – mas abrindo a possibilidade a que, no final do ano, se veja que há matéria para mais trabalho.
20 anos de Guantánamo
Amnistia pressiona Biden para fechar prisão
A diretora do programa Segurança com Direitos Humanos da secção americana da Amnistia Internacional, Daphne Eviatar, informou nas páginas da organização que nesta terça-feira, 11 de janeiro, vão ter lugar várias ações para pressionar o Presidente Biden a “fechar de uma vez por todas” a prisão de Guantánamo “um local de tortura e detenção injustificada por tempo indeterminado” aberto há 20 anos.
Ser pai no inverno da Estónia
Estou a viver na Estónia há oito anos e fui pai recentemente. Vim para aqui estudar e, como acontece a muitos outros portugueses espalhados por esse mundo, apaixonei-me por uma mulher deste país, arranjei trabalho, casei e o mais recente capítulo da minha história é o nascimento do meu filho, no mês de dezembro de 2021.
Intervenção política
Tensão entre o Presidente e bispos católicos na Guiné-Bissau
Os representantes do episcopado na Guiné-Bissau recusaram, este ano, estar presentes no ato de cumprimentos de Ano Novo ao chefe de Estado do país, sinalizando deste modo o desagrado por recentes críticas públicas do Presidente, Umaro Sissoco Embaló, ao bispo de Bissau.
[Os dias da semana]
Os ultracrepidários
O ultracrepidarianismo é um termo recente que designa um hábito antigo. Foi agora eleita na Bélgica como a palavra do ano de 2021 para assinalar a extraordinária generalização da prática de emitir juízos sobre assuntos que se desconhecem.
Nas margens da filosofia (XLI)
A importância de desacelerar
Um dos alertas que nos foi dado pelo Papa Francisco na sua encíclica Laudato Si’ foi a necessidade de tomarmos consciência do ritmo frenético que se instalara nas nossas vidas. O termo por ele usado foi rapidación, essa velocidade imposta às acções humanas, fortemente contrastante com a lentidão natural da evolução biológica.”
Pedro Strecht coordena
Comissão de estudo dos abusos apresenta-se e anuncia contactos para vítimas
A nova Comissão Independente para Estudo dos Abusos de Menores na Igreja (CIEAMI) apresenta-se publicamente na tarde desta segunda-feira, 10 de Janeiro, em conferência de imprensa a realizar na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 17 horas.
Israel
Ataques de radicais judeus contra cristãos não têm apoio das autoridades
O presidente israelita, Isaac Herzog, descreveu as relações entre o seu país e a população cristã dizendo: “Somos todos filhos de Abraão.” Apesar do significado destes compromissos, o clima entre os cristãos presentes em Israel tem-se tornado tenso, devido, sobretudo, a ataques realizados por judeus de grupos radicais.
Índia
Exército despeja Missionárias da Caridade
O Ministério da Defesa da Índia ordenou o despejo das Missionárias da Caridade do edifício do lar Shishu Bhavan para crianças órfãs no Estado de Uttar Pradesh. O despejo foi ordenado na sequência do termo da concessão do terreno em que o lar está implantado, concessão que o Estado Indiano não quis renovar.