Sociedade

O que têm dito os papas sobre a paz

Debate e oração no Rato, em Lisboa

O que têm dito os papas sobre a paz

As mensagens dos Papas para o Dia Mundial da Paz é o tema da intervenção do padre Peter Stilwell neste sábado, 3 de Dezembro (Capela do Rato, em Lisboa, 19h), numa iniciativa integrada nas celebrações dos 50 anos da vigília de oração pela paz que teve lugar naquela capela, quando um grupo de católicos quis permanecer em oração durante 48 horas, em reflexão sobre a paz e contra a guerra colonial.

Ministro russo repudia declarações do Papa

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Presidente evoca papel dos ciganos na Restauração da Independência

Cavaleiro-fidalgo Jerónimo da Costa destacado

Presidente evoca papel dos ciganos na Restauração da Independência

O Presidente da República enviou uma mensagem a saudar o Dia da Restauração, “em que valorosos guerreiros nos deram livre a Nação, um dia importante e significativo da História de Portugal, em que o Povo Português recuperou a sua independência, num movimento no qual, com os conjurados de 40, muitos se implicaram, descontentes com a situação do País, aquém e além-mar, e com as suas condições de vida”.

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas

Uma forma de "construir pontes"

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas

Amir tem cinco anos e, até agora, não podia correr nem brincar como a maioria das crianças da sua idade. Quando tinha apenas 24 meses, apanhou um vírus que resultou no bloqueio de uma das suas artérias coronárias, pelo que qualquer esforço físico passou a ser potencialmente fatal. Mas, muito em breve, este menino palestiniano poderá recuperar o tempo perdido. Com o apoio da organização humanitária israelita Save a Child’s Heart, Amir acaba de ser operado num hospital em Tel Aviv e está fora de perigo.

As canções que romperam o silêncio aflito

Música popular no Estado Novo

As canções que romperam o silêncio aflito

A canção apresenta-se neste livro como um objeto único para reconstituir a história cultural de uma era, como nos avisa a mensagem inscrita na contracapa. E essa época está bem definida no subtítulo deste Silêncio Aflito: “A sociedade portuguesa através da música popular (dos anos 40 aos anos 70)” — e assim está também situado o regime ditatorial do Estado Novo que oprimiu Portugal até 1974 e, à época, as então colónias.

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

Dia Internacional contra a Violência de Género

Freiras italianas gritam “basta!” à violência contra a mulher

“Sentimos o dever de manifestar abertamente a solidariedade com as mulheres que sofrem todo o tipo de violência.” Quem o diz são as irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora, da Província de São João Bosco, em Roma, que pela primeira vez decidiram associar-se pessoalmente a uma campanha de prevenção, a propósito do Dia Internacional Contra a Violência de Género, assinalado esta sexta-feira, 25 de novembro.

ONU investigará no Irão violações dos direitos humanos

Conselho aprovou resolução

ONU investigará no Irão violações dos direitos humanos

A resolução do Conselho para os Direitos Humanos (CDH) da ONU que se solidariza com o “corajoso povo iraniano”, especialmente as mulheres, e critica o regime pela violência “desnecessária e desproporcional sobre as multidões de manifestantes, nos dois últimos meses, foi esta quinta-feira, 24, aprovada por significativa maioria dos países membros daquele organismo.

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Manhã desta quinta-feira, 24

“As piores formas de trabalho infantil” em conferência

Uma conferência sobre “As piores formas de trabalho infantil” decorre na manhã desta quinta-feira, 24 de Novembro (entre as 9h30-13h), no auditório da Polícia Judiciária (Rua Gomes Freire 174, na zona das Picoas, em Lisboa), podendo assistir-se também por videoconferência. Iniciativa da Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil (CNASTI), em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a conferência pretende “ter uma noção do que acontece não só em Portugal, mas também no mundo acerca deste tipo de exploração de crianças”.

Funcionários da Igreja Católica com regras mais inclusivas

Alemanha

Funcionários da Igreja Católica com regras mais inclusivas

A Presidente do Comité Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão), Irme Stetter-Karp, elogiou esta terça-feira, 22, num comunicado, a adoção do documento sobre Regras Básicas do Serviço na Igreja como um “passo há muito esperado”. O texto foi adotado pela assembleia plenária da Associação das Dioceses Alemãs como uma recomendação para as dioceses alemãs.

Papa enaltece Hebe Pastor de Bonafini, que transformou a dor pessoal na defesa dos invisíveis

Morreu a líder das Mães da Praça de Maio

Papa enaltece Hebe Pastor de Bonafini, que transformou a dor pessoal na defesa dos invisíveis

Desde há 45 anos que Hebe Pastor de Bonafini só pedia justiça e que o Estado argentino lhe dissesse a verdade sobre o que tinha sido feito a dois dos seus filhos e à nora que a ditadura militar um dia lhe roubou. Todas as quintas-feiras colocava na cabeça o lenço branco com uma inscrição bordada e ia, com dezenas, centenas ou, por vezes, milhares de mães pedir justiça diante da Casa Rosada. A co-fundadora e presidente da Associação das Mães da Praça de Maio morreu neste domingo. O Papa Francisco, com quem Hebe se encontrara, e por causa de quem se reconciliara com o catolicismo, enviou uma mensagem de condolências.

“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”

Editorial 7M

“Nada fizemos para que o mundo nos agradeça”

A frase, dita pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, após o final da Cimeira do Clima dá conta do desapontamento de todos os que trabalharam para que a COP27 selasse compromissos concretos e sérios que permitissem manter o aumento do aquecimento global em 1,50 Celsius acima da média da era pré-industrial.

Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?

[Os dias da semana]

Mundial de Futebol no Qatar: vale tudo para que haja espectáculo?

Razões não faltam para reprovar a realização do Mundial no Qatar. Na altura em que tanto se tem discutido sobre o que fazer para salvar o planeta da catástrofe climática, o Qatar vai ajudar a destruí-lo. A lista de “aberrações ecológicas”, que inclui a existência de ar condicionado nos estádios, é extensa, mas há uma, denunciada pela Greenpeace e citada pelo Monde, que é especialmente curiosa: para transportar para Doha, a capital do Qatar, os adeptos alojados em cidades dos países vizinhos, particularmente do Dubai, estão programados 160 voos diários. Ou seja, um avião a cada 10 minutos [5].

Desobediência

Desobediência

Recentemente fui desafiada a algo que não esperava. Provavelmente deveria começar a ensinar a minha filha a prevaricar, disse-me o meu pai. Foi a palavra escolhida. O sentido era o de rebeldia, de desobediência. Eu fiquei a pensar.

Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa

Relatórios da Fundação AIS e do OIDAC

Perseguição aos cristãos aumenta na Ásia, África, Médio Oriente e Europa

A “opressão ou perseguição” aos cristãos, por causa da sua fé, aumentou em 75% dos países analisados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), na Ásia, África e Médio Oriente, nos últimos dois anos. Ao contrário do que poderia esperar-se, o cenário na Europa não é mais animador: o Observatório para a Intolerância e Discriminação Contra os Cristãos (OIDAC) registou também, em 2021, um crescimento dos crimes de ódio contra os cristãos naquele continente. Estejam em minoria ou sejam a religião maioritária, os cristãos são cada vez mais perseguidos, mas a existência deste problema é muitas vezes negada, apontam ambos os relatórios.

Em Lamego “o teu bairro é o nosso bairro”

[Mãos à obra]

Em Lamego “o teu bairro é o nosso bairro”

Em quatro bairros de Lamego, 1400 pessoas estão unidas em torno do projeto “O teu bairro é o nosso bairro” para promover a inclusão social e a luta contra a pobreza. A ideia nasceu no ano passado e ganhou asas. Promovida pela Câmara de Lamego, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lamego e a Obra Kolping Portugal, já se traduz em diversas ações de proximidade com os moradores de Alvoraçães, Nazes e Ponte e Castelo.

COP27: somos mais, mas podemos ser melhores

COP27: somos mais, mas podemos ser melhores

Chegámos aos oito mil milhões de seres humanos sobre esta Terra. O planeta até aguenta o nosso peso, mas será que aguenta o peso dos nossos estilos de vida? Se estamos cada vez mais dependentes da energia, o que representam milhares de milhões de pessoas a carregar todos os dias os seus telemóveis, a trabalhar nos computadores, a manter o frigorífico e ar condicionado ligados, apesar de nem todos terem acesso a esses?

A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão

Fórum do KAICIID para o Diálogo Político

A Santa Sé, Arábia Saudita, Espanha e Áustria juntam-se. E daí podem sair ideias para a inclusão

No palco, vêem-se as bandeiras de quatro estados: Arábia Saudita e Vaticano, Espanha e Áustria. No auditório, estão mais de 120 pessoas de 30 países europeus, entre líderes de sete religiões diferentes, membros de organizações de apoio a migrantes ou refugiados, responsáveis de instituições de solidariedade de diferentes âmbitos, técnicos sociais ligados a autarquias… Convocados por uma organização inter-governamental, debateram durante dois dias em Castelldefels (Barcelona) o modo de reforçar as parcerias para o diálogo na perspectiva da inclusão social nas cidades.

Eleito um número recorde de muçulmanos americanos

Eleições de 8 de novembro

Eleito um número recorde de muçulmanos americanos

Nabeela Syed derrotou um candidato republicano no 51º Distrito de Illinois e tornou-se na mais jovem deputada e uma das primeiras muçulmanas eleitas para o Congresso do Illinois. Syed foi uma dos 82 candidatos muçulmanos a conquistaram lugares em eleições locais, estaduais, federais e judiciais em mais de 20 estados dos EUA. Nas eleições de 2020, tinham sido eleitos 71 muçulmanos americanos.

Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos

Fundação AIS promove #RedWeek

Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos

De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

Crise agrava-se

Cuba sem hóstias devido a escassez de farinha de trigo

O alerta de que estavam a ficar sem reservas de farinha de trigo foi dado já há 15 dias pelas irmãs Carmelitas Descalças de Santa Teresa e São José, que há mais de 30 anos são responsáveis por produzir hóstias para as diferentes dioceses de Cuba. No entanto, a farinha continua sem chegar ao mosteiro, e se a situação se mantiver brevemente deixarão de poder realizar-se missas no país.

Cultivar caminhos para a JMJ

Cultivar caminhos para a JMJ

“É preciso rasgar com aquilo que é costume, e inovar, e arriscar o que é diferente” – propôs D. Américo Aguiar numa celebração na Sé Nova de Coimbra em Outubro de 2021.[1] É um excelente propósito para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e, felizmente, já se vê algum caminho nesse sentido.

Religiosas europeias reúnem-se em Fátima por “um mundo livre de escravidão”

Rede contra o Tráfico e Exploração

Religiosas europeias reúnem-se em Fátima por “um mundo livre de escravidão”

Começa este domingo, 13, e prolonga-se até à próxima sexta-feira a 3ª assembleia geral da Rede Europeia de Religiosas contra o Tráfico e Exploração (RENATE). O encontro terá lugar em Fátima e reunirá cerca de cem religiosas dos 31 países da Europa onde a RENATE está presente. “Juntas em direção a 2030 – Acabar com tráfico – A caminho – Realizando o sonho – Um mundo livre de escravidão” foi o tema escolhido para inspirar as apresentações e trabalhos que serão desenvolvidos ao longo da semana.

Líderes da ASEAN lançam aviso à junta militar de Myanmar

Reunidos no Camboja

Líderes da ASEAN lançam aviso à junta militar de Myanmar

Nove chefes de Governo de nações do sudeste asiático, reunidos em Phnom Penh (Camboja) na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) emitiram esta sexta-feira, 11 de novembro, um “aviso” a Myanmar para que dê passos decisivos na concretização do plano de paz decidido no ano passado ou, de contrário, arrisca-se a ser impedido de participar nas reuniões da Associação.

Papa oferece consultas, paga contas e doa alimentos aos mais carenciados

Dia Mundial dos Pobres

Papa oferece consultas, paga contas e doa alimentos aos mais carenciados

Com o aproximar do Dia Mundial dos Pobres, que se assinala este domingo, 13 de novembro, as iniciativas do Vaticano multiplicam-se. Contas de gás e luz dos mais necessitados serão pagas, cinco mil famílias receberão cabazes de alimentos e um posto de saúde móvel já está montado na Praça de São Pedro e a realizar consultas, exames e vacinas gratuitamente. A data, instituída pelo Papa em 2016, parece fazer cada vez mais sentido. Na sua mensagem para este ano, Francisco denuncia a “insensatez da guerra”, que gera novas formas de pobreza, atingindo em particular “as pessoas indefesas e frágeis”.

À hora dos cães

À hora dos cães

“Esta é a década em que plantas viraram pet e pets viraram filhos”, dizia a minha amiga um dia destes, enquanto passávamos na calçada à hora dos cães.

Eleições americanas: democratas salvos pelo aborto

Maiorias ainda por decidir

Eleições americanas: democratas salvos pelo aborto

Ainda sem se saber com exatidão qual a paisagem política saída das eleições de 8 de novembro nos Estados Unidos, a generalidade dos analistas reconhece que o receio de medidas restritivas ou proibitivas do recurso ao aborto tenha levado os eleitores americanos a esquecer por momentos o seu descontentamento com o estado da economia e poupar os democratas ao anunciado desastre eleitoral.

Menos apoios, mais pedidos de ajuda: Cáritas Portuguesa preocupada com o “futuro de muitos”

Crise social

Menos apoios, mais pedidos de ajuda: Cáritas Portuguesa preocupada com o “futuro de muitos”

A Cáritas Portuguesa regista “um aumento generalizado” de pedidos de ajuda em todo o país, particularmente de “famílias de classe média e média-baixa”, ao mesmo tempo que “existe um decréscimo de disponibilidade por parte dos doadores e as medidas com vista à sustentabilidade das respostas sociais tardam em chegar”. Em comunicado divulgado esta terça-feira, 8, a instituição diz não “vislumbrar soluções no curto prazo, o que compromete o futuro de muitos”.

Manuel Braga da Cruz distinguido com Prémio Árvore da Vida

Pastoral da Cultura

Manuel Braga da Cruz distinguido com Prémio Árvore da Vida

«As altas qualidades» do «marcante trajeto intelectual» e do «testemunho convicto de humanismo cristão» do professor, investigador e ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa Manuel Braga da Cruz valeram-lhe a atribuição do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes 2022, anunciou esta terça-feira, 8, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos

Igreja francesa vive pesadelo permanente

Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos

O cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordéus, duas vezes presidente da Conferência dos Bispos de França (CBF), reconheceu esta segunda-feira, 7, publicamente ter-se conduzido “de modo repreensível com uma menina de 14 anos” quando, há 35 anos, já era padre. O comunicado do cardeal de 77 anos caiu como uma bomba na reunião plenária da CBF, levando o seu presidente, o arcebispo de Reims, Éric de Moulins-Beaufort, a convocar os jornalistas para ler uma longa declaração sobre este e outros casos de abusos sexuais.

“Não abandonem as pessoas vulneráveis” este inverno, pedem bispos da UE

Crise energética

“Não abandonem as pessoas vulneráveis” este inverno, pedem bispos da UE

A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) apelou esta segunda-feira, 7, a “todos os que têm responsabilidades na vida pública” para que, “com a aproximação do inverno na Europa”, não abandonem “famílias e pessoas vulneráveis ​​ou vítimas de discriminação socioeconómica, incapazes de lidar com a inflação crescente e de pagar aquecimento ou eletricidade”. Num comunicado divulgado através sua pagina online, os bispos pedem aos governos que garantam, em particular, que “a energia é fornecida, de forma segura e suficiente, para todos”.

Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras

No regresso do Barhein

Papa pede aos jornalistas que se insurjam contra as guerras

“Vocês que são jornalistas, por favor, sejam pacifistas, falem contra as guerras, lutem contra a guerra. Peço-lhes isso como um irmão”, disse Francisco, na viagem de regresso ao Vaticano. O Papa passou em revista o desastre humano de várias guerras. Sobre a Ucrânia referiu as várias iniciativas tomadas pela Santa Sé, umas públicas e outras reservadas.

Igreja tem de mudar muito para acompanhar os jovens

Eduardo Duque em entrevista

Igreja tem de mudar muito para acompanhar os jovens

Um dos riscos culturais que a sociedade portuguesa corre associado ao afastamento do campo religioso institucional é o da perda da “gramática” que lhe permite, por exemplo, ler o sentido do que se encontra e ocorre nos seus templos. Quem o sugere é o padre e sociólogo bracarense Eduardo Duque, a propósito do lançamento do seu mais recente livro sobre Valores e Religiosidade em Portugal.

Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos

Viagem ao Bahrein

Papa insiste em verdadeiro compromisso pela paz, ambiente e defesa dos direitos humanos

Já começou aquela que promete ser “uma viagem interessante”, e da qual podem surgir “boas notícias”. As palavras são do Papa aos jornalistas que o acompanharam no voo de cinco horas até ao Bahrein. À chegada, e apesar do problema no joelho, Francisco não descansou. Empenhado em tornar a sua previsão realidade, aproveitou aquele que foi o primeiro discurso da sua 39ª viagem apostólica para lançar um forte apelo ao fim da guerra, ao cuidado com a casa comum, à abolição da pena de morte, e ainda à defesa da liberdade religiosa e da igualdade para todos.

“Carta a Nikola”– um filme-poema para um filho e para a Humanidade

“Carta a Nikola”– um filme-poema para um filho e para a Humanidade

Hoje falo-vos de um filme-poema-carta que tive a oportunidade de ver esta semana por iniciativa da Margarida Marques que levou este filme ao Parlamento Europeu. Filme-poema-carta. É assim que chamo a ‘Carta para Nikola’, o filme da jovem realizadora grega Hara Kaminara. Não é um filme de circuito comercial, e não é só um filme. Logo à primeira imagem, percebo que somos como que convidados a entrar na intimidade de um olhar. ‘Há que fazê-lo, portanto, com respeito’, penso para mim.

Bispos americanos denunciam manipulação do voto dos católicos

Eleições intercalares

Bispos americanos denunciam manipulação do voto dos católicos

Os bispos católicos do Arizona vieram a público no dia 31 de outubro para desautorizar os “grupos extremistas” de “várias organizações e publicações que afirmam representar a Igreja Católica” e assim pretendem influenciar o voto católico nas eleições de meio de mandato de 8 de novembro, mas que, de acordo com os bispos, “não representam a Igreja Católica”.

Dois padres acusados de alegados abusos e obscenidades tiveram processos arquivados

Pároco de Massamá celebrou missa antes de Patriarcado divulgar decisão

Dois padres acusados de alegados abusos e obscenidades tiveram processos arquivados

O processo de averiguação canónica relacionado com o padre Luís Cláudio Ferreira dos Santos, pároco de Massamá (Sintra) e o processo civil envolvendo o padre Duarte Andrade e Sousa, que acompanhava alunos no Colégio de São Tomás, em Lisboa, foram arquivados. Em ambos, estavam em causa alegados abusos ou assédio e as decisões foram anunciadas pelo Patriarcado.

Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados

Reino Unido

Líderes religiosos contra posição da ministra do Interior sobre imigrantes e refugiados

O rabino David Mason, uma voz altamente respeitada no Reino Unido, juntou-se ao coro de condenações públicas contra a afirmação da ministra do Interior, Suella Braverman, de que o país está a ser alvo de “uma invasão de imigrantes”. Braverman, que é casada com um judeu e filha de um goês imigrado, fez esta afirmação na Câmara dos Comuns, na segunda-feira 31 de outubro.

A exuberância da morte

A exuberância da morte

Por isso, a morte é sedutora, na medida em que nos recorda esta vida partilhada. Por isso é que podemos falar numa exuberância da morte: ela própria fala-nos da exuberância das relações de amizade, paternidade ou filiação. Isto é, fala-nos da exuberância da vida.

Lula da Silva quer pacificar a sociedade e combater a pobreza

Brasil incerto

Lula da Silva quer pacificar a sociedade e combater a pobreza

Foram mais 2,1 milhões de pessoas que votaram em Lula da Silva do que no seu adversário. É muita gente, mas, à escala do Brasil, representam menos de um por cento dos votos. Vitória apertada, ainda não reconhecida por Jair Bolsonaro, mas, de qualquer modo, uma vitória. De um resistente que invocou este domingo, 30, “a bênção de Deus” para todos os brasileiros.

Bispos sul-coreanos pedem que se rompa “ciclo de irresponsabilidade”

Reação a tragédia de Halloween

Bispos sul-coreanos pedem que se rompa “ciclo de irresponsabilidade”

Após tomar conhecimento da magnitude da tragédia que sucedeu na noite de sábado em Seul, capital da Coreia do Sul, quando pelo menos 154 pessoas morreram durante as celebrações de Halloween, a Conferência Episcopal do pais emitiu uma nota expressando a sua “imensa dor” e deixando um apelo: “devemos esforçar-nos por romper o ciclo de injustiça e irresponsabilidade que se converteu numa prática comum nesta sociedade”.

Nova Comissão prepara relatório sobre a proteção da Igreja aos menores em todo o mundo

Não deverá sair antes de 2024

Nova Comissão prepara relatório sobre a proteção da Igreja aos menores em todo o mundo

A “nova” Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores já iniciou os trabalhos. Com um número renovado de membros, reuniu-se no Vaticano no final de Outubro e lançou as bases para a elaboração de um relatório anual sobre os esforços da Igreja Católica a nível mundial em matéria de protecção de menores, que não deve estar pronto antes de 2024.

Falta convicção para acabar com a pobreza

Falta convicção para acabar com a pobreza

Estamos a viver tempos difíceis para a justiça e a racionalidade, para a solidariedade e para a fraternidade, a propósito de uma humanidade desfavorecida. Esta é uma hora de justiça e de coragem em ordem à opressão e ao sofrimento. A pobreza não é vergonhosa, mas sim a injustiça que cria a pobreza.

Padre suspeito aguarda inquérito em liberdade, mas com medidas de coacção

Foz Côa

Padre suspeito aguarda inquérito em liberdade, mas com medidas de coacção

António Júlio Pinto, o padre de Foz Côa detido por suspeitas de tráfico de ser humano e abuso de pessoa incapaz de resistência, aguardará o desenvolvimento do inquérito em liberdade, assim decidiu o Tribunal de Matosinhos. De acordo com o Jornal de Notícias, o juiz aplicou-lhe a medida de coação de apresentações quinzenais às autoridades, bem como a proibição de contactar a vítima.

Os rascunhos de Lourdes Pintasilgo para os caminhos novos na política

Exposição até 30, catálogo editado

Os rascunhos de Lourdes Pintasilgo para os caminhos novos na política

São três folhas de rascunho, de esboços para cartazes e acções de campanha eleitoral. Todos eles condensam ideias fortes e traduzem muito algumas das coisas do que era Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004): “O voto no coração e na inteligência. Portugal – terra aberta à inovação”. Ou “Um Presidente para um tempo novo, nosso, de todos”. E ainda “Maria de Lourdes Pintasilgo: criar, agir, cumprir. Um Presidente para um Portugal novo”.

Falta de recursos pode levar a cortes no apoio vital a refugiados

Acnur lança apelo

Falta de recursos pode levar a cortes no apoio vital a refugiados

Os cortes já começaram nos últimos meses: a falta de recursos forçou a Agência da ONU para os Refugiados, Acnur, a “reduzir programas essenciais” de muitas das operações de ajuda em curso. Esta sexta-feira, 28, o organismo anunciou que “se não conseguir pelo menos 700 milhões de dólares até ao final do ano, podem acontecer reduções catastróficas para os necessitados”.

UNESCO, Cáritas e Santa Sé pedem “mulheres na liderança para uma sociedade justa”

Conferência em Paris

UNESCO, Cáritas e Santa Sé pedem “mulheres na liderança para uma sociedade justa”

A sede da UNESCO, em Paris, acolheu nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28 de outubro, uma conferência internacional para refletir sobre algumas das questões mais urgentes em torno dos direitos das mulheres. Promovida em parceria com a Caritas Internationalis e pela Santa Sé, a iniciativa, intitulada “A face completa da Humanidade: Mulheres na liderança para uma sociedade justa”, contou com mais de 200 participantes de todo o mundo e com o olhar atento, ainda que à distância, do Papa Francisco.

Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar

Depois do apelo de Francisco e Macron

Guerra na Ucrânia: Sinais incipientes de interesse em dialogar

A “diplomacia da paz” relativamente à guerra na Ucrânia dá (ainda débeis) sinais de vida. O Papa lançou o apelo aos líderes dos dois países, em 2 de outubro. Na plataforma de encontros que foi a assembleia internacional e inter-religiosa da Comunidade de Santo Egídio, sob o lema “O grito da paz”, no início desta semana, multiplicaram-se os encontros bilaterais. O presidente Macron pediu a Francisco que tomasse a iniciativa de contactos com Biden, Putin e o patriarca Cirilo. Este parece pouco preocupado com a paz. A Rússia diz que sim. A Ucrânia ainda não se pronunciou. Nada de consistente. Mas “o caminho faz-se caminhando”.

Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão

Dia marcado por confrontos em todo o país

Ataque a santuário xiita faz 15 mortos no Irão

Esta quarta-feira, 26, quando passavam exatamente 40 dias sobre a morte da jovem Mahsa Amini e milhares de manifestantes protestavam em mais de 25 cidades iranianas, um novo ataque terrorista abalou o país. Três homens armados entraram no santuário muçulmano xiita de Shah Cheragh, em Shiraz (sul do Irão), enquanto centenas de fiéis se preparavam para rezar, e dispararam sobre eles, provocando pelo menos 15 vítimas mortais e 40 feridos, avançou a Al Jazeera.

Registo criminal “não deve impedir a participação de ninguém na JMJ”

Reclusos e pastoral penitenciária apreensivos

Registo criminal “não deve impedir a participação de ninguém na JMJ”

A afirmação do bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, de que os colaboradores e voluntários da organização da Jornada Mundial da Juventude têm de apresentar o seu registo criminal foi acolhida com perplexidade e “tristeza” por alguns agentes da pastoral penitenciária e reclusos, que consideram essa exigência “incoerente” com os princípios cristãos. 

Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”

Apelo de Roma pela Paz

Francisco no encontro inter-religioso no Coliseu: “A nossa oração tornou-se um grito”

Porque hoje a paz é gravemente violada, ferida e espezinhada, “a nossa oração tornou-se um ‘grito’”, afirmou o Papa Francisco na oração final do ato de culto realizado no Coliseu, no encerramento do encontro convocado pela Comunidade de Santos Egídio em que participaram três chefes de Estado e alguns dos mais altos representantes das várias religiões. Estes assinaram o “Apelo de Roma pela Paz”, em que se lê: “As religiões são e devem continuar a ser uma grande fonte de paz. A paz é sagrada, a guerra nunca pode ser sagrada!”.

Bispos italianos apontam União Europeia ao Governo

Grandes desafios requerem colaboração com a Europa

Bispos italianos apontam União Europeia ao Governo

A tragédia da guerra em curso é o principal desafio que o Governo Meloni enfrenta e que só pode encarado “em plena harmonia com a Europa, na busca inevitável e urgente de um caminho certo que possa finalmente levar à paz”, escreve o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), no comunicado em que felicita a primeira-ministra pela sua tomada de posse.

Amnistia Internacional exige investigação a crimes de guerra em Gaza

Relatório apresenta provas

Amnistia Internacional exige investigação a crimes de guerra em Gaza

O Tribunal Penal Internacional (TPI) deve investigar os “ataques ilegais” de Israel à Faixa de Gaza cometidos no passado mês de agosto, defendeu a Amnistia Internacional esta terça-feira, 25. A organização divulgou as conclusões da investigação que levou a cabo nos últimos meses, em que foram examinados três desses ataques e encontradas provas de que os mesmos constituem crimes de guerra.

Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical

A poucos dias do encontro com Papa

Macron visita mesquita de Paris e defende lei contra o islamismo radical

O Presidente francês Emmanuel Macron visitou a Grande Mesquita de Paris na passada quarta-feira, 19, data em se cumpriam 100 anos sobre a colocação da primeira pedra do templo que apelidou de farol para o “Islão de França”.  A poucos dias do seu encontro com o Papa Francisco, agendado para 24 de outubro, Macron fez questão de defender a chamada lei do separatismo, aprovada há pouco mais de um ano e que, apesar de criticada por muitos muçulmanos, é vista pelo líder político como uma norma jurídica que “oferece salvaguardas” contra o islamismo radical.

Um terço dos russos aprova aliança entre Putin e a Igreja Ortodoxa

Sondagem

Um terço dos russos aprova aliança entre Putin e a Igreja Ortodoxa

O Centro de Investigação da Opinião Pública da Rússia (VCIOM) concluiu que quase um terço dos russos considera positiva a relação entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Estado. Outra terça parte, ao contrário, preferia que houvesse uma menor carga política no discurso do Patriarcado de Moscovo, avançou esta quinta-feira, 20, a revista Vida Nueva.

Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”

EUA

Bispos exigem que políticos se unam para “reforma integral da imigração”

Com milhares de imigrantes a tentar entrar diariamente nos Estados Unidos da América, particularmente vindos da Venezuela, e  Joe Biden a recuperar leis implementadas no passado por Donald Trump que permitem expulsá-los, os bispos norte-americanos emitiram esta semana um comunicado exigindo aos líderes do governo que deixem o partidarismo de lado e trabalhem juntos numa “reforma integral da imigração”, que “reconheça a dignidade inviolável de todos os recém-chegados”.

Rede pró-vida acusa Francisco de ter nomeado economista pró-aborto

Pontifícia Academia para a Vida

Rede pró-vida acusa Francisco de ter nomeado economista pró-aborto

A nomeação de Mariana Mazzucato como membro permanente da Pontifícia Academia para a Vida está a provocar forte indignação junto dos movimentos católicos pró-vida, que acusam a economista de se ter manifestado contra a decisão do Supremo Tribunal dos EUA de reverter o acórdão do caso Roe v. Wade e assim condicionar o direito da mulher ao aborto à legislação votada em cada Estado.

Trump critica judeus norte-americanos e é acusado de antissemitismo

Hostilidade cresce nos EUA

Trump critica judeus norte-americanos e é acusado de antissemitismo

O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, considera que nenhum Presidente fez mais por Israel do que ele, e que os “maravilhosos evangélicos apreciam muito mais isso do que as pessoas de fé judaica, especialmente aqueles que vivem nos EUA”, escreveu na rede social detida por si próprio, a Truth Social, no passado domingo, 16. A afirmação já foi condenada pela porta-voz da Casa Branca e por diversas organizações judaicas norte-americanas.

Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad

Iraque

Refugiados cristãos vão ser desalojados para construção de centro comercial em Bagdad

Em 2014, centenas de cristãos tiveram de abandonar as suas casas em Mossul e outras localidades da Planície de Nínive (no norte do Iraque) devido ao avanço das milícias do autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Muitos encontraram refúgio em Badgad, num conjunto de edifícios que ficou conhecido como Campo de Refugiados Virgem Maria. Mas 120 famílias acabam de receber uma ordem de despejo da parte do Governo, porque esses edifícios, que pertencem ao Estado, serão convertidos num centro comercial.

Há mais pobreza e, sem apoios sociais, 4,5 milhões de portugueses seriam pobres

Portugal é o 13º pior na UE

Há mais pobreza e, sem apoios sociais, 4,5 milhões de portugueses seriam pobres

A pobreza aumentou, em 2020, em Portugal, de acordo com dados da Pordata publicados esta segunda-feira, 17, a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Miséria. De acordo com estes dados, citados pela Rádio Renascença, cerca de 4,5 milhões de portugueses tinham, naquele ano, rendimentos abaixo dos 554 euros mensais. Por outro lado, 40% das famílias portuguesas tinham rendimentos abaixo dos 830 euros.

Leitura da Bíblia muda a vida dos americanos

EUA

Leitura da Bíblia muda a vida dos americanos

Segundo uma sondagem da Sociedade Bíblica Americana, a esmagadora maioria (92%) dos americanos que leem a Bíblia pelo menos três vezes por ano afirma ter mudado as suas vidas em resultado desse encontro com os textos das Escrituras. Contudo, este grupo de leitores da Bíblia tem vindo a reduzir-se, representando hoje apenas 40 por cento dos americanos, muito inferior aos 50 por cento de 2021.

Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração

Alemanha

Grande mesquita de Colónia autorizada a fazer ouvir chamamento à oração

O chamamento à oração da Grande Mesquita de Colónia, que constitui o maior templo muçulmano na Alemanha, fez-se ouvir pela primeira vez na cidade na passada sexta-feira, 14. Líderes religiosos e municipais chegaram a acordo para que a autorização fosse finalmente emitida, depois de várias mesquitas do país terem já obtido também essa permissão.

Papa alarga Sínodo para duas assembleias e mais um ano

“Mudanças profundas” à vista

Papa alarga Sínodo para duas assembleias e mais um ano

O Papa Francisco anunciou que o Sínodo católico sobre a sinodalidade terá duas assembleias decisórias e não apenas uma: a primeira em Outubro de 2023, que estava já prevista, e a segunda em Outubro de 2024. Foi o próprio Papa quem o disse, na sua alocução do Ângelus deste domingo, 16 de Outubro, com a Secretaria do Sínodo a confirmar a notícia pouco depois, acrescentando algumas razões para a resolução.

Arcebispo de Cantuária contra bónus fiscal para os mais ricos

Reino Unido

Arcebispo de Cantuária contra bónus fiscal para os mais ricos

No Reino Unido, “a prioridade é o custo de vida para os mais pobres”, afirmou o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, ao The Guardian, entrando assim na polémica que levou à demissão do ministro das Finanças do primeiro Governo de Liz Truss e pôs ponto final na proposta de miniorçamento que previa a redução das taxas dos impostos sobre os mais ricos.

Mulheres já podem peregrinar a Meca sem serem acompanhadas por um homem

Islão

Mulheres já podem peregrinar a Meca sem serem acompanhadas por um homem

As mulheres que queiram peregrinar até Meca, na Arábia Saudita, já não são obrigadas a fazer-se acompanhar de um homem, ou mahram. A suspensão dessa obrigatoriedade foi confirmada pelo ministro saudita Tawfiq bin Fawzan Al-Rabiah, durante uma conferência de imprensa que teve lugar esta semana durante a sua visita ao Cairo, capital do Egito.

Cardeal Becciu quis encobrir dinheiro mal gasto de colaboradora

Para não envolver o Papa

Cardeal Becciu quis encobrir dinheiro mal gasto de colaboradora

O cardeal Angelo Becciu ofereceu-se para reembolsar a Secretaria de Estado do Vaticano por verbas avultadas que tinha mandado transferir para uma agente e consultora e que esta teria gasto em viagens e despesas luxuosas de caráter pessoal. Esta foi a novidade que surgiu na 28ª audiência, realizada na quarta-feira, 12 de outubro, do tribunal do Vaticano que está a julgar o cardeal e outras pessoas por peculato, abuso de poder e tentativas de suborno.

Entre vaias e aplausos, Bolsonaro prossegue campanha pelo voto religioso

Bispos condenaram "exploração da fé"

Entre vaias e aplausos, Bolsonaro prossegue campanha pelo voto religioso

Foi um feriado preenchido para Bolsonaro: manhã numa igreja evangélica em Belo Horizonte, tarde no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil cuja festa é celebrada a 12 de outubro. Entre vaias e aplausos, o Presidente e candidato à reeleição no próximo dia 30 fez questão de cumprir a sua agenda de campanha junto do eleitorado evangélico e católico.

Impacto da pandemia empurrará mais 10 milhões de meninas para o casamento infantil

Relatório da Save the Children

Impacto da pandemia empurrará mais 10 milhões de meninas para o casamento infantil

A crise provocada pela pandemia de covid-19 e os seus impactos na desigualdade de género deverá levar a que mais 10 milhões de raparigas com idade inferior a 18 anos sejam forçadas a casar-se até 2030, revela um relatório da organização internacional Save the Children, divulgado esta terça-feira, 11, data que que se assinalou, pela 10ª vez, o Dia Internacional da Rapariga.

Importância da memória histórica em debate na Misericórdia do Porto

Entrada livre

Importância da memória histórica em debate na Misericórdia do Porto

De que forma acontecimentos históricos como o Holocausto e a Inquisição são ensinados nas escolas e qual o seu impacto no mundo contemporâneo? Estas são duas das questões que estarão em cima da mesa na Conferência “The Future is Memory – A importância da Memória Histórica”, que terá lugar esta sexta-feira, 14, pelas 15 horas, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto.

Concerto de taças tibetanas e feira gastronómica na Semana da Harmonia

Odivelas promove até dia 15

Concerto de taças tibetanas e feira gastronómica na Semana da Harmonia

Um concerto de taças tibetanas na noite desta terça-feira, 11 de Outubro (20h30) e outro “Concerto pela paz” na quarta-feira com o ensemble de câmara Nova Orquestra Sinfónica. Estas são duas das iniciativas previstas no programa da Semana da Harmonia Inter-Religiosa e do Diálogo Inter-Cultural, promovida pela Câmara Municipal de Odivelas e que decorre em vários espaços deste município e de concelhos limítrofes até ao próximo sábado, 15.

Líderes religiosos preocupados com possível mudança de embaixada para Jerusalém

Reino Unido

Líderes religiosos preocupados com possível mudança de embaixada para Jerusalém

O presidente da Conferência Episcopal de Inglaterra e País de Gales, cardeal Vincent Nichols, e o líder espiritual da Comunhão Anglicana, o arcebispo Justin Welby, expressaram nos últimos dias a sua preocupação com a intenção da primeira-ministra Liz Truss de transferir a embaixada britânica em Israel de Telavive para Jerusalém, considerando que essa alteração poderá prejudicar o processo de paz no conflito israelo-palestiniano.

Os 5 compromissos que um político católico deve assumir

Sugestão vem do México

Os 5 compromissos que um político católico deve assumir

A Academia de Líderes Católicos revelou cinco compromissos comportamentais básicos para os políticos católicos mexicanos fazerem uma “revolução” na actividade política; sugeriu que estes acordos fossem um presente à Virgem de Guadalupe no período que antecedeu o 12 de Dezembro de 2031, o 500º aniversário do Evento Guadalupan.

Cabo Delgado: muitas lacunas nos cuidados de saúde 

Médicos Sem Fronteiras

Cabo Delgado: muitas lacunas nos cuidados de saúde 

A organização Médicos Sem Fronteiras continua “a preencher lacunas” na província moçambicana de Cabo Delgado, nomeadamente “nos cuidados de saúde e a responder a emergências tanto na comunidade de acolhimento como nas crescentes comunidades deslocadas, muitas vezes em colaboração com as autoridades sanitárias e outros parceiros”.

Nobel da Paz destaca luta pela democracia e os direitos humanos e oposição à guerra

Activista bielorusso e organizações russa e ucraniana distinguidos

Nobel da Paz destaca luta pela democracia e os direitos humanos e oposição à guerra

O activista bielorrusso preso Ales Bialiatski, a organização russa Memorial e o Centro Ucraniano para as Liberdades Civis, que trabalham todos na defesa dos direitos humanos, foram os escolhidos pelo Comité Nobel como laureados deste ano para o Prémio Nobel da Paz. Um prémio que distingue claramente a luta pela democracia, direitos humanos e paz, no contexto da guerra provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em Fevereiro.

Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU

Após relatório preocupante

Debate sobre crimes contra uigures chumbado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, recusou esta quinta-feira, 6, debater os abusos contra a minoria muçulmana uigur que estarão a acontecer na região chinesa de Xinjiang e que, de acordo com um relatório divulgado em agosto pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, corresponderão a “crimes contra a humanidade”.  A moção tinha sido apresentada por dez países ocidentais, entre os quais os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas foi rejeitada com 19 votos contra (da própria China e de aliados habituais como Cuba e a Venezuela, mas também do Paquistão e da Indonésia, dois grandes países muçulmanos).

Violência contra muçulmanos intensifica-se

Índia

Violência contra muçulmanos intensifica-se

As autoridades da Índia estão usando cada vez mais punições sumárias e abusivas contra os muçulmanos considerados infratores da lei, disse hoje a Human Rights Watch (HRW). Em vários estados governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), as autoridades demoliram casas e propriedades muçulmanas sem autorização legal e, mais recentemente, açoitaram publicamente muçulmanos acusados ​​de perturbar um festival hindu,

Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC

Mensagem para esta sexta-feira

Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC

“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala  a 7 de outubro. A mensagem foi divulgada em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, nesta quinta-feira, 6, data em que dinamiza, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.

Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche

Argentina

Responsáveis religiosos contra desalojamento de comunidade mapuche

Os líderes de diferentes Igrejas cristãs de Bariloche (cidade na região da Patagónia Argentina) apelaram esta quarta-feira, 5, à busca de vias de diálogo e de paz, depois de no dia anterior as forças policiais federais terem iniciado uma operação de desalojamento de uma comunidade indígena mapuche, recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo e balas de borracha, e que resultou na detenção de pelo menos dez pessoas, entre elas uma mulher grávida e cinco menores.

Os queer e eu – e a gramática

Os queer e eu – e a gramática

A pessoa que vem ajudar quando as nossas colmeias têm algum problema mais sério tem nome de homem e anda sempre de saias (um estilo muito pessoal, fascina-me). Até agora não me provocou qualquer dúvida ou insegurança – talvez, desde já, por em alemão não ser preciso pôr um artigo antes do nome. Um dia que precise de usar um género na minha frase, pergunto-lhe delicadamente qual devo usar. 

Oxfam: dados publicados pelo Banco Mundial sobre clima não são fiáveis

Apoio aos países pobres para reduzirem efeitos da crise climática

Oxfam: dados publicados pelo Banco Mundial sobre clima não são fiáveis

Cerca de 7 mil milhões de dólares (40%) dos 17,2 mil milhões que o Banco Mundial (BM) afirma no seu relatório do ano fiscal de 2020 como tendo sido destinados a ajudar os países em desenvolvimento a reduzirem os efeitos das alterações climáticas, podem nunca ter tido essa finalidade, conclui uma auditoria realizada pela organização Oxfam, revelada hoje, dia 3 de outubro.

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

Estreia no YouTube

Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde

Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.

Arcebispo de Braga foi a Joane pedir perdão e aprofundar “processo de purificação”

Dehonianos criam linha de escuta

Arcebispo de Braga foi a Joane pedir perdão e aprofundar “processo de purificação”

A igreja do Divino Salvador de Joane encheu com cerca de 200 pessoas que ouviram o arcebispo de Braga, José Cordeiro, dizer que a denúncia de abusos em Joane (Famalicão) e a consequente exposição mediática da comunidade é uma experiência que “pode contribuir para o aprofundamento de um processo de purificação” que a Arquidiocese de Braga está ainda a iniciar.

Dia 4 de outubro

Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique

O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.

Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”

Indígena do povo Mura em entrevista

Irmã Elis Santos: “São mais de 500 anos a sobreviver, e nós queremos existir”

Aos 35 anos, Elis Santos, religiosa da Divina Providência, é uma das vozes mais ativas no Brasil na luta pelos direitos dos povos indígenas. Descendente do povo Mura e mestre em Antropologia Social, a irmã Elis falou ao 7MARGENS durante o encontro d’A Economia de Francisco, que decorreu na semana passada em Assis, e lamentou que no seu país continue a prevalecer “uma economia que mata”. 

Brasil, planeta fome

Reportagem a dois dias das eleições

Brasil, planeta fome

No início, ouvimos uma voz que pergunta e responde: “De que planeta você veio? Planeta fome.” O padre Renato Júlio Lancellotti, de origem italiana mas nascido em São Paulo, aparece a empurra um carrinho de supermercado com caixas que embalam pensos higiénicos para as mulheres que vivem na rua.

Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”

Caso Mahsa Amini

Cristãos iranianos unem-se às manifestações contra a “ditadura religiosa”

Os cristãos iranianos juntaram-se aos protestos na sequência da morte de Mahsa Amini, a jovem de 22 anos detida e torturada pela polícia dos costumes iraniana por “usar roupas inadequadas”. Numa declaração assinada por diversas entidades cristãs, anunciam que “se unem à batalha pela verdade e pela justiça em relação à morte de Mahsa Amini”, a quem foi retirada a vida “apenas porque pensava diferente”.

Daniel Ortega acusa Igreja de ser “assassina” e “ditatorial”

Nicarágua

Daniel Ortega acusa Igreja de ser “assassina” e “ditatorial”

Depois de diversas ações que indiciam perseguição à Igreja Católica (da expulsão do núncio apostólico em Manágua à detenção de diversos padres e bispos, passando pelo silenciamento de vários média católicos), o Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, veio agora a público acusar a Igreja de não ser verdadeiramente cristã, e os padres de serem “um bando de assassinos”.

Ximenes Belo acusado de abusos sexuais por pelo menos duas alegadas vítimas

Investigação publicada nos Países Baixos

Ximenes Belo acusado de abusos sexuais por pelo menos duas alegadas vítimas

Habituámo-nos a olhar para o bispo Ximenes Belo, antigo administrador apostólico de Díli e Prémio Nobel da Paz, como alguém que protegia e defendia os mais frágeis, por isso a história é ainda mais chocante: há pelo menos duas pessoas que acusam Carlos Ximenes Belo de abusos sexuais, de acordo com uma investigação do semanário neerlandês De Groene Amsterdammer, publicada nesta quarta-feira, 28 de Setembro, na sua página digital.

Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes

Cardeal Zuppi assina comunicado

Bispos italianos pedem a novo governo que acolha os migrantes

O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Matteo Zuppi, apelou aos vencedores das eleições legislativas no país, vistos como hostis a grande parte da agenda social do Papa, que exerçam o seu mandato como uma “alta responsabilidade, ao serviço de todos, começando pelos mais débeis”, nomeadamente os migrantes. Numa declaração publicada esta terça-feira, 27, no site da CEI, o também arcebispo de Bolonha fez questão de assegurar que a própria Igreja continuará a defender o bem comum com “severidade”.

Cáritas encerra atividades na Argélia

A pedido das autoridades

Cáritas encerra atividades na Argélia

A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.

A Economia de Francisco “não é uma utopia”. De regresso a Portugal, o desafio é pô-la em prática

Portugueses em balanço do encontro de Assis

A Economia de Francisco “não é uma utopia”. De regresso a Portugal, o desafio é pô-la em prática

“Não é uma utopia”. A frase, em letras garrafais, permaneceu durante largos minutos no ecrã gigante que servia de cenário ao palco do encontro A Economia de Francisco, enquanto o Papa Francisco, 85 anos, e Lilly Satidtanasarn, 14, assinavam um pacto pela nova economia, no sábado passado.  Naquele momento, Rita, João, Leonor e Matheus sentiram exatamente o mesmo: a assinatura era de Lilly, mas todos os jovens naquela sala, incluindo eles próprios, estavam a assumir um enorme compromisso, e querem muito honrá-lo.

Prémio D. António Francisco homenageou pediatria e Serviço Nacional de Saúde

São João e Centro Materno Infantil

Prémio D. António Francisco homenageou pediatria e Serviço Nacional de Saúde

A ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João e o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) receberam, ao início da tarde desta segunda-feira, o Prémio D. António Francisco correspondente à edição deste galardão para o ano de 2020. Em virtude da pandemia, o prémio só agora foi entregue, em cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Ambas as entidades foram consideradas pelo júri como cumprindo “de forma exemplar os valores do Prémio”, que com esta atribuição fqaz também um “reconhecimento público ao Serviço Nacional de Saúde, pelo esforço desenvolvido na resposta à pandemia”.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

“Hakuna matata.” Sim, há problemas, e os jovens d’A Economia de Francisco sonham resolvê-los

Encontro em Assis acolhe o Papa este sábado

“Hakuna matata.” Sim, há problemas, e os jovens d’A Economia de Francisco sonham resolvê-los

A primeira manhã de outono mais parecia de verão em Assis: como diria São Francisco, no céu brilhava um sol “belo e radiante”, e pelas ruas passeavam centenas de jovens de todos as nacionalidades. Começava assim o segundo dia do encontro A Economia de Francisco, mas o passeio pelos lugares que marcaram a vida do santo italiano era apenas o início (bastante inspirador, diga-se) daquele que seria um dia de trabalho intenso para os participantes nesta iniciativa, convocada pelo Papa Francisco – que esta manhã estará com os mil participantes, em Assis, para assinar um Pacto pela Solidariedade.

Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes

Censo de 2021

Irlanda do Norte: mais católicos do que protestantes

Pela primeira vez desde que há 101 anos foi criada, a Irlanda do Norte conta com mais católicos do que protestantes. A maioria que se diz católica ou de formação católica não chega aos 45,7 por cento, mas supera os 43,5 por cento que se reconhece como protestante, revelam os dados preliminares do censo de 2021 divulgados pela Northern Ireland Statistics and Research Agency a 22 de setembro.

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Pode um encontro internacional de jovens ser verdadeiramente sustentável? Agora sim

A Economia de Francisco começou em Assis

Pode um encontro internacional de jovens ser verdadeiramente sustentável? Agora sim

São mais de 1000 participantes, muitos deles tiveram de apanhar pelo menos um avião para chegar a Assis, e aqui vão conviver, trabalhar, comer, passear… durante os três dias do encontro A Economia de Francisco, que arrancou esta quinta-feira e termina no sábado, 24, dia em que também o Papa estará presente. Compensar o impacto ambiental de um evento internacional desta envergadura é difícil, mas não impossível, e o comité organizador, juntamente com a administração municipal da região italiana da Umbria, estão empenhados em tornar esse objetivo realidade.

Jovens portugueses em Assis, à procura do bem de todos

Encontro da Economia de Francisco

Jovens portugueses em Assis, à procura do bem de todos

Têm entre 23 e 44 anos, vêm de diferentes regiões do país, e estudam ou trabalham em áreas tão diversas como o direito, a comunicação, o serviço social ou a engenharia (e a economia, pois claro). São ao todo 19 os elementos do grupo português que acaba de chegar a Itália para participar no encontro internacional da Economia de Francisco, que arranca esta quinta-feira, 22, e se prolonga até sábado, na cidade de Assis  Une-os o desejo de colocar aquilo que são e sabem ao serviço de uma “economia diferente”, que cuide da casa comum e procure o bem de todos.

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Como o Brasil destruiu a Marcha para Jesus

Como o Brasil destruiu a Marcha para Jesus

Afastada do espírito original, a Marcha para Jesus no Brasil transformou-se em palanque para disputa política, para atacar adversários e para promoção pessoal. Portanto, reduziu-se agora a uma marcha sem Jesus uma vez que Ele não é cabo eleitoral de ninguém.

50 milhões de pessoas viviam em escravidão em 2021

Em cinco anos, número aumentou 10 milhões

50 milhões de pessoas viviam em escravidão em 2021

Cinquenta milhões de pessoas, ou seja, uma pessoa em cada 150, viviam em escravidão em 2021. E o trabalho forçado atingia outras 28 milhões, sendo que mais de 3,3 milhões eram crianças; outras 22 milhões de pessoas foram vítimas de casamento forçado. Estes dados constam do estudo Global Estimates of Modern Slavery, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado no início de setembro, e que pretende analisar as modernas formas de escravidão, entre as quais o trabalho e o casamento forçados, nomeadamente entre crianças.

Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa

Hong Kong

Julgamento do cardeal Zen adiado, por entre críticas ao Papa

Estava previsto para segunda-feira, 19, o julgamento do cardeal Joseph Zen e mais alguns colaboradores, mas o tribunal de Hong Kong passou a primeira sessão para esta quarta-feira, 21 – embora ainda não haja confirmação oficial da data. O motivo deveu-se ao facto de um dos juízes ter testado positivo ao coronavírus, segundo a agência católica de informação Asia News.

O que temos nós a ver com a “Economia de Francisco”?

O que temos nós a ver com a “Economia de Francisco”?

Ainda não se aperceberam? Pois então despachem-se porque faltam poucos dias. Faltam poucos dias para quê? Eu bem me parecia que andavam distraídos do facto de que, a partir do dia 22 de setembro e até ao dia 24, se vai realizar em Assis o primeiro grande encontro presencial sobre a Economia de Francisco.

Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados

Bispos "chocados"

Camarões: Uma igreja católica queimada, seis religiosos e dois leigos raptados

Cinco padres, uma religiosa e dois leigos foram raptados por homens armados na diocese de Manfé (no sudoeste dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria), onde foi também queimada a igreja católica de Santa Maria de Nchang, noticiou este domingo 18, o Vatican News. Os bispos da província eclesiástica de Bamenda dizem-se chocados com este ato sem precedentes e pedem a libertação imediata das vítimas.

“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos

Encontro em Buckingham

“Tenho o dever pessoal de proteger a diversidade”, disse Carlos aos líderes religiosos

Carlos III disse perante mais de 30 líderes religiosos da Grã-Bretanha que se assume como “um cristão anglicano comprometido”. Mas aquele que é o novo Governador Supremo da Igreja de Inglaterra sublinhou também que “o soberano tem um dever adicional” de “proteger a diversidade do país”, incluindo “o espaço para a própria fé, e a sua prática através das religiões, culturas, tradições e crenças”.   

A cultura do “cancelamento” faz assim tanto sentido?

A cultura do “cancelamento” faz assim tanto sentido?

Começo por responder que creio que não, sem receio de ser “cancelada” pelas minhas opiniões. O resto deste artigo explicará a minha defesa da extinção da cultura do “cancelamento” (embora talvez seja uma utopia) ou de, pelo menos, lhe colocar um travão nesta sociedade tão mediática. Eleita como a expressão do ano ainda em 2019, a cultura do “cancelamento” é um fenómeno moderno segundo o qual uma pessoa ou um grupo é expulso de uma posição de influência ou de fama devido a atitudes consideradas questionáveis. Isto pode acontecer online, no mundo real ou em ambos.

O futuro por (re)fazer

O futuro por (re)fazer

“Sabes, provocamos muito a terra.” E é verdade! Isso fez-me recordar do poema que se encontra em epígrafe: a terra anseia pelo nosso carinho, pelo nosso cuidado; entretanto, pouco parámos para agir sobre isso. E estamos todos doentes, nós e a terra.

Maria Antónia Leite Siza, 50 anos depois

Maria Antónia Leite Siza, 50 anos depois

Parei no Porto para visitar uma exposição dedicada à artista Maria Antónia Marinho Leite Siza Vieira (1940-1973), organizada a partir de um conjunto de cem desenhos doados pelo marido, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, à Fundação Serralves.

Alemanha vai pagar mais 1,2 mil milhões de euros a sobreviventes do Holocausto

Em 2023

Alemanha vai pagar mais 1,2 mil milhões de euros a sobreviventes do Holocausto

A Alemanha vai pagar 1,2 mil milhões de euros a sobreviventes do Holocausto no próximo ano, anunciou esta quinta-feira,15, a Claims Conference. A organização que representa os judeus vítimas dos nazis na II Guerra Mundial assegurou também que estarão disponíveis fundos adicionais para vítimas em fuga da guerra na Ucrânia, de acordo com a notícia avançada pelo Jewish News. 

Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno

Último dia de congresso com o Papa

Diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, e sem retorno

O pluralismo religioso é uma “expressão da sabedoria da vontade de Deus na Criação”, reconheceram perto de 100 representantes das várias religiões do mundo inteiro, ao assinar a Declaração Final do Congresso de Líderes Religiosos, o qual terminou esta quinta–feira, 15 de setembro, em Nur-Sultan (capital do Cazaquistão). O documento sublinha que a liberdade religiosa é um direito concreto e que o diálogo inter-religioso é um caminho urgente, insubstituível, necessário e sem retorno. Mas é preciso que todos o façam juntos, lembrou o Papa.

Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2

Um projeto inter-religioso

Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2

O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.

Atenção ao conflito de Cabo Delgado e uma estratégia para o afrontar

Bispo de Pemba ao 7M

Atenção ao conflito de Cabo Delgado e uma estratégia para o afrontar

Preocupado com o agravamento da violência na província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, em consequência dos ataques mortais de um grupo de insurgentes conotado com jihadistas, António Juliasse Ferreira Sandramo, bispo da diocese de Pemba (que coincide com a referida província), considera que a situação não se resolverá se apenas for tratada como um assunto do foro militar.

Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”

Estados árabes do Golfo

Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”

Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.

Desenvolvimento humano regrediu cinco anos

Relatório da ONU

Desenvolvimento humano regrediu cinco anos

Morremos mais cedo, somos menos instruídos e temos menos rendimentos. Pela primeira vez desde que foi criado, há 32 anos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) diminuiu por dois anos consecutivos (2020 e 2021), e voltou aos níveis de 2016, revertendo grande parte do progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, revela o relatório das Nações Unidas divulgado esta quinta-feira, 8 de setembro..

Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana

Moçambique

Religiosa italiana assassinada em ataque a missão comboniana

A missão comboniana de Chipene, na fronteira com a província de Cabo Delgado, em Moçambique, foi alvo de um ataque na noite desta terça-feira, 6. Um grupo armado não identificado pegou fogo às instalações onde dormiam e trabalhavam os religiosos, e assassinou a tiro uma irmã italiana. Outras duas missionárias combonianas e dois padres fidei donum terão conseguido fugir e estão até ao momento incontactáveis.

Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque

Em contraste com tensões em Bagdad

Festival católico reuniu 1700 jovens no Iraque

Mais de 1700 jovens participaram na semana passada num festival promovido pela Igreja Católica que se realizou perto de Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano, divulgou a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) esta terça-feira, 6. Enquanto na capital do país se viviam dias de tensão, em Ankawa os jovens cantavam e rezavam naquele que é considerado como o maior encontro do género em todo o Médio Oriente.

Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado

Incêndios e decapitações

Nova vaga de ataques terroristas atinge Cabo Delgado

Uma série de ataques terroristas atingiu a província de Cabo Delgado, em Moçambique, nas últimas semanas, denunciou o Denis Hurley Peace Institute, órgão associado da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral. De acordo com informações daquela organização, veiculadas pelo jornal Crux esta terça-feira, 6, pelo menos 70 casas e um camião que transportava milho foram incendiados na vila de Nacuale e várias pessoas foram decapitadas no final de agosto.

Como 60 hortas biológicas estão a ajudar os pobres e doentes de sida no Malawi

Um projeto da Comunidade de Sant'Egidio

Como 60 hortas biológicas estão a ajudar os pobres e doentes de sida no Malawi

No Malawi, o pais mais pobre do continente africano segundo dados das Nações Unidas, uma iniciativa da Comunidade de Sant’Egidio está a fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que viviam abaixo do nível de pobreza extrema, muitas delas infetadas com VIH. Trata-se do projeto DREAM, no âmbito do qual foram criadas 60 hortas biológicas que empregam cerca de 900 agricultores e cujos frutos servem para alimentar e ajudar a fortalecer o sistema imunológico de mais de cinco mil pessoas.

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Reportagem

A nova geração de jovens universitários que quer encontrar-se em Cristo (II)

Apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos, o número de Núcleos de Estudantes Católicos (NEC) não pára de crescer no ensino superior. Surgidos em 2010, são agora 18 só na Diocese de Lisboa. Alguns nasceram em plena pandemia. Reúnem estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Hoje publicamos mais duas histórias desses núcleos, contadas pelas vozes de quem neles participa. Segunda parte da reportagem sobre os NEC.

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Reportagem

A nova geração de universitários que quer encontrar-se em Cristo (I)

Na última década, um novo tipo de “associativismo católico” tem crescido no ensino superior, apesar da significativa redução do número de jovens que se dizem católicos. O primeiro Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) surgiu em 2010. Hoje, existem 18 só na Diocese de Lisboa. São constituídos por estudantes com vontade de viver, mostrar e discutir a religião no espaço académico. Estas são as primeiras duas histórias de quatro núcleos contadas pelas vozes de quem deles faz parte.

Espírito do tempo

Espírito do tempo

A fidelidade ao Evangelho exige, muitas vezes, caminhar “contra a corrente” ser “sinal de contradição”, como fizeram, desde logo, os primeiros cristãos.

Ex-secretário pessoal do Papa funda hospital pediátrico no Cairo

Primeiro "Bambino Gesù" em África

Ex-secretário pessoal do Papa funda hospital pediátrico no Cairo

A capital do Egito vai acolher o primeiro hospital pediátrico Bambino Gesù do continente africano, com ligação ao Hospital Bambino Gesù de Roma (pertencente à Santa Sé e considerado um dos maiores e melhores centros de tratamento e investigação em pediatria da Europa). A iniciativa, avançada pelo Vatican News, partiu da Associação Bambino Gesù do Cairo, uma organização de caridade presidida pelo padre copta católico Yoannis Lahzi Gaid, membro do Alto Comitê para a Fraternidade Humana e ex-secretário pessoal do Papa Francisco.

Uma Guerra Mundial “em peças soltas” – a oportunidade de um livro

Papa Francisco

Uma Guerra Mundial “em peças soltas” – a oportunidade de um livro

A expressão de uma guerra “em peças soltas” é usada pelo Papa Francisco no prefácio do seu recente livro Contra a Guerra.[1] Constituem-no um conjunto de textos provenientes de diferentes acções decorridas no ano de 2022 – bem como em datas anteriores – onde se debruçou criticamente sobre este tema. Em todos esses escritos está presente aquilo a que o Papa designa como “cultura da solicitude,” [2] uma atitude que contrasta com a situação que hoje diariamente vivemos, onde a possibilidade de guerra mundial é uma constante.

Justiça e Paz Europa lamenta “dececionante” resultado das conferências sobre desarmamento

Uma "nova Guerra Fria"

Justiça e Paz Europa lamenta “dececionante” resultado das conferências sobre desarmamento

A plataforma Justiça e Paz Europa alerta para a gravidade de, após as recentes conferências da ONU sobre desarmamento nuclear, não se tenha chegado a um acordo para um mundo livre de armas nucleares, o que “constitui um fracasso altamente dececionante e preocupante para o regime global de controlo de armas”. Em comunicado enviado ao 7MARGENS, a organização apela a que sejam seguidas as propostas da Santa Sé para a não-proliferação de armas nucleares.

Reconhecimento

Reconhecimento

Acredito que o reconhecimento deveria ocupar um lugar mais cimeiro na pirâmide das emoções e dos sentimentos. Os certificados, as medalhas, os prémios, etc, são objetos tangíveis, certamente específicos de determinados momentos e contextos. Mas a sensação de reconhecimento pode chegar de muitas outras formas mais ou menos subtis. Com um e-mail, uma nota de agradecimento, um presente, uma palavra que seja.

Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa

Em carta aberta

Mais de 80 personalidades portuguesas pedem ao governo da Nicarágua que respeite a liberdade religiosa

Um grupo de 85 personalidades portuguesas, das mais diversas áreas de atuação, enviou esta segunda-feira, 29, uma carta aberta ao cônsul honorário da Nicarágua em Lisboa, onde apela ao governo daquele país para que “faça um caminho para o retorno rápido à democracia plena, ao estado de Direito, ao respeito pelos direitos humanos, e à liberdade nas suas várias expressões, incluindo a de expressão e religiosa”.

Guerra da Ucrânia é “sacrílega” porque destrói as vidas humanas

Francisco clarifica posições

Guerra da Ucrânia é “sacrílega” porque destrói as vidas humanas

O Papa Francisco quis clarificar, de uma vez por todas, a sua posição relativamente à guerra desencadeada pela Rússia ao invadir a Ucrânia, em fevereiro passado. Num comunicado, difundido pela Santa Sé na manhã desta terça-feira, 30, sublinha-se que a “guerra em larga escala na Ucrânia” foi “iniciada pela Federação Russa” e que as intervenções do Papa “são claras e inequívocas, ao condená-la como moralmente injusta, inaceitável, bárbara, sem sentido, repugnante e sacrílega”.

“Não pode haver tolerância nem encobrimento” dos abusos

D. José Ornelas no Simpósio do Clero

“Não pode haver tolerância nem encobrimento” dos abusos

“Pelo mal que causa às pessoas e à comunidade”, cada caso de abuso de crianças “é também um sofrimento e uma derrota para toda a Igreja. Por isso, não pode haver tolerância nem encobrimento de casos destes”. A afirmação foi feita esta segunda-feira, 29, em Fátima, pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na abertura do 10º Simpósio do Clero. Trata-se de uma iniciativa da comissão especializada da CEP, que se prolonga por quatro dias.

Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores

Colômbia

Justiça força bispo a publicar lista de padres abusadores

O arcebispo de Medellín, na Colômbia, foi forçado pelo Tribunal Constitucional do país a publicar uma lista nominal de padres da sua diocese que terão abusado de crianças, nas últimas décadas. A medida, cumprida na última sexta-feira, 26, surge da petição apresentada por um conhecido jornalista colombiano que se dedica a investigar casos de abusos, e já havia sido decidida favoravelmente no início de junho deste ano.

Cáritas apela à “paz imediata” na Ucrânia

Seis meses de guerra

Cáritas apela à “paz imediata” na Ucrânia

Seis meses depois do início da guerra na Ucrânia, com a Rússia a invadir o território do país vizinho, a rede internacional da Cáritas lançou um novo apelo à paz, “chamando a atenção para o alto custo desta guerra em termos de vidas humanas e as pesadas consequências tanto a nível local como global”.

Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”

Nicarágua

Clero acusa regime sandinista de causar “agitação e desordem”

A “dor e preocupação” expressa pelo Papa neste domingo, 21, sobre a situação da Igreja Católica na Nicarágua, e o apelo que fez ao diálogo entre o Governo e os responsáveis eclesiásticos, não teve, para já, efeitos visíveis, que não seja a polémica que as declarações desencadearam nas redes sociais. O clima parece pouco propício ao diálogo.

Ódio na origem de destruição de estátuas de Gandhi

EUA

Ódio na origem de destruição de estátuas de Gandhi

Uma estátua de Gandhi foi atacada e desfigurada pela segunda vez em três semanas, levando a Polícia de Nova Iorque a abrir uma investigação por crime de ódio. O caso de vandalismo ocorreu na entrada exterior do templo hindu de Shri Tulsi Mandir, na zona novaiorquina de Queens.

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

"Preocupação e tristeza"

Papa apela ao diálogo para pacificação da Nicarágua

O Papa veio manifestar a sua “preocupação e tristeza” pela situação que se vive na Nicarágua, depois de a polícia ter invadido a cúria episcopal de Matagalpa, no nortedo país, e ter prendido o bispo Rolando Alvarez, vários padres e alguns leigos. Francisco disse acompanhar “de perto com preocupação e tristeza a situação”. 

Nossa Senhora da Boa Viagem em duas rodas, rogai por nós!

Nossa Senhora da Boa Viagem em duas rodas, rogai por nós!

Gosto de trabalhar em Agosto. Também gosto de guardar uns dias das minhas férias para viver na cidade que habito. Agrada-me tecer rotina longe das rotinas, quando todes constroem a sua casa longe de casa. Sempre gostei, mas este ano tem um sabor especial: marca o mês em que a rotina se volta a fazer de cabelos ao vento, na minha bicicleta, depois de uns anos sem pedalar.

Estado proíbe leitura de cinco livros no secundário

Filipinas

Estado proíbe leitura de cinco livros no secundário

A Comissão da Língua Filipina retirou cinco livros da lista de livros aconselhados para os alunos do secundário, proibindo a sua leitura por “terem conteúdos que violam a lei antiterrorismo do país”. O decreto foi publicado a 12 de agosto, noticia a agência UCA News de dia 15.

Evangelizar nas redes sociais 

Evangelizar nas redes sociais 

  Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...

Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”

Um ano depois

Talibãs governam Afeganistão “sem respeito pelos direitos humanos”

Há um ano, o mundo ficava em choque com as imagens que acompanhavam a saída das tropas da NATO do Afeganistão. Os receios de toda aquela população que fugia para o aeroporto a tentar apanhar um avião que os levasse para fora do país parecem ser bem fundados, segundo o relatório “O governo talibã: Um ano de violência, impunidade e falsas promessas”, publicado hoje pela Amnistia Internacional.

A revelação ética mais importante da história humana

A revelação ética mais importante da história humana

Com Jesus Cristo, o alcance do amor de doação (ágape), incondicional e desinteressado, atinge o seu ápice com o amor ao inimigo («a ideia ética mais extraordinária da história humana»), que representa o que há de mais contrário à lógica da vontade amoral de afirmação do poder.

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”

Nicarágua

Bispo detido diz que é preciso “responder ao ódio com amor”

“Temos que responder ao ódio com amor, ao desespero com esperança e ao medo com a força e a coragem que nos foi dada pelo Cristo glorioso e ressuscitado”, diz o bispo de Matagalpa, Rolando José Álvarez, num vídeo realizado dentro do edifício-sede da diocese que se encontra cercado por forças policiais desde o dia 4 de agosto.

Amnistia criticou Kiev e a Ucrânia não gostou

Direitos humanos

Amnistia criticou Kiev e a Ucrânia não gostou

A guerra da Ucrânia abriu uma inesperada frente no campo dos direitos humanos entre a Amnistia Internacional e o governo do país que foi invadido pela Rússia. Um relatório muito crítico da organização de direitos humanos levou a um ataque do Presidente Volodymyr Zelensky e à posterior demissão da responsável da AI no país.

Jornalistas condenados à morte vivem “inferno na prisão”

Iémen

Jornalistas condenados à morte vivem “inferno na prisão”

Quatro jornalistas iemenitas condenados à morte estão a viver um “inferno” na prisão, de acordo com a descrição da organização de defesa da liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras. Apelando à sua libertação imediata, para que possam receber tratamento médico, a RSF condena ainda o tratamento cruel a que têm estado sujeitos.

“Nós Viemos”: a emigração  revisitada por José Vieira

Festival de Melgaço

“Nós Viemos”: a emigração revisitada por José Vieira

Toda a sua vida e preocupação enquanto cidadão e cineasta tem sido voltada para a emigração. Aos sete anos, sentiu na pele a miséria dos “bidonvilles” e, após tirar Sociologia, optou por  filmar o problema daqueles que partiram em busca de uma vida melhor. “Procuro contar a minha história pessoal e da família para lembrar o drama da emigração colectiva”, disse ao “Sete Margens” José Vieira, que nesta edição do MDOC trouxe “Nós Viemos” (2021). O filme foi bem recebido pela assistência e é um forte candidato ao prémio Jean-Loup Passek.

É possível sonhar na velhice e alcançar

É possível sonhar na velhice e alcançar

Sonhar?! Sonhos! Uns realizam-se, outros não, mas um homem sem sonhos é um homem pobre, sem visão, sem propósitos. Muitas pessoas têm a ideia de que sonhar é algo somente para os jovens, talvez porque naturalmente têm ainda muito tempo para viver. Mas será isso verdade?! Será possível sonhar na velhice? Entrar na velhice é parar de sonhar, projetar e avançar? Ou o que o impede ou lhe diz que não pode sonhar?

“Por um futuro de crianças salvas pela vossa dura partilha”

Comissão Independente divulga apelos

“Por um futuro de crianças salvas pela vossa dura partilha”

Atores, médicos, jornalistas, magistrados, artistas… São ao todo 23 as personalidades da sociedade civil que apelam aos que tenham sido vítimas, em criança, de abusos sexuais no seio da Igreja Católica para que deem “voz ao seu silêncio”. As frases, conselhos, pedidos e reflexões partiram de um convite da Comissão Independente (CI) para o Estudo de Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa e foram partilhadas pelo coordenador da mesma, Pedro Stecht, em nota enviada esta quinta-feira, 4, aos meios de comunicação.

O Grito que está dentro da nossa cabeça

Livros

O Grito que está dentro da nossa cabeça

No livro “Dos Sonhos e das Imagens: a Guerra de Libertação na Guiné-Bissau”, Catarina Laranjeiro regressa a um dos locais mais filmados por alturas da guerra, a tabanca (aldeia) de Unal, no sul da Guiné-Bissau. Ponto estratégico para o PAIGC pela sua proximidade com a fronteira com a Guiné-Conacri. Descobre, nesta viagem, as pessoas, as personagens que ainda vivem nesta geografia e nesta memória.

Cirilo deve deixar de ser patriarca, defende líder ortodoxo ucraniano

Acusado de heresia

Cirilo deve deixar de ser patriarca, defende líder ortodoxo ucraniano

O patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa Russa, “é um mestre da heresia, devido ao apoio que tem dado à invasão da Ucrânia” e deve ser privado do cargo que ocupa. A tomada de posição vem do Metropolita Epifânio, líder da Igreja Ortodoxa da Ucrânia (independente) e surge numa carta que dirigiu recentemente ao patriarca ecuménico Bartolomeu, primus inter pares (o primeiro entre iguais) dos líderes cristãos ortodoxos, sediado em Istanbul, Turquia.

Bahá’is vítimas de repressão violenta

Irão

Bahá’is vítimas de repressão violenta

A polícia e outras forças iranianas revistaram no último domingo pelo menos 52 casas e empresas pertencentes a membros da espiritualidade bahá’i, fazendo inúmeras prisões em todo o país, noticiou a Agência Asian News esta quarta-feira, 3 de agosto.

Igreja polaca destrói arquivos relativos a abusos sexuais

Comissão antiabusos reclama

Igreja polaca destrói arquivos relativos a abusos sexuais

A Igreja Católica  tem destruído os arquivos relativos aos casos de pedofilia por parte do clero que já foram reportados ao Vaticano, e o núncio apostólico em Varsóvia não responde aos pedidos de disponibilização desses mesmos arquivos, denunciou a comissão estatal para a investigação dos abusos sexuais infantis da Polónia, durante a apresentação do seu relatório anual, que decorreu esta quarta-feira, 3 de agosto.

Seis rádios católicas encerradas na Nicarágua

Perseguição à Igreja intensifica-se

Seis rádios católicas encerradas na Nicarágua

As autoridades da Nicarágua ordenaram o encerramento de seis estações de rádio pertencentes à Igreja Católica e cercaram uma delas com a polícia de choque, avançou o Religion News Service esta terça-feira, 2. O bispo Rolando Álvarez, da diocese de Matagalpa, considera que a medida é “uma injustiça” e instou o Governo a provar a legalidade da mesma.

A longa viagem de uma identidade coletiva

“Rostos de uma Barragem”

A longa viagem de uma identidade coletiva

Rostos de uma Barragem reproduz um álbum de cerca de 200 fotografias, a preto e branco, na sua esmagadora maioria da autoria do Padre Telmo Ferraz e por ele legendadas. Retrata a realidade da barragem de Picote entre os inícios da sua construção e inauguração (anos 1954-1959). Irradiação de vida e de memória, configura um documento social e histórico, cujo texto introdutório de Henrique Manuel Pereira aqui reproduzimos.

Estado de emergência prolongado em Myanmar

Católicos vivem aterrorizados

Estado de emergência prolongado em Myanmar

A junta militar no poder em Myanmar prolongou por mais seis meses o estado de emergência no país. A decisão foi comunicada esta segunda-feira, 1 e agosto, num discurso dirigido à nação e publicado no Global New Light of Myanmar, enquanto a Union of Catholic Asian News (UCA News) divulgava a notícia de que os habitantes das aldeias católicas vivem cada vez mais aterrorizados na sequência dos ataques aéreos de que foram alvo nas últimas semanas.

Bispos incitam à união contra o banditismo e a insegurança

Haiti

Bispos incitam à união contra o banditismo e a insegurança

“Chegou a hora de acordar do nosso torpor, de dizer com todas as nossas forças: não à insegurança! Não aos sequestros! Não à legalização, por cumplicidade, da atividade das quadrilhas armadas! Não a qualquer projeto de aniquilação do Estado!”, escrevem os bispos do Haiti na sua mensagem deste domingo, 31 de julho, em que incitam “o povo, empresários, políticos, representantes de instituições e da sociedade civil” a unirem-se no combate contra “o flagelo da insegurança”.

Igreja precisa de discutir “racismo, questões de género e clericalismo”

Sínodo na Costa do Marfim

Igreja precisa de discutir “racismo, questões de género e clericalismo”

Os católicos da Costa do Marfim pedem à Igreja em geral que se empenhe em mais “discernimento” em várias questões dolorosas – como racismo, questões de género e clericalismo – na próxima etapa do processo sinodal. Os líderes da Igreja na nação da África Ocidental fazem o apelo na síntese nacional recentemente publicada sobre as consultas sinodais que foram realizadas nas suas 15 dioceses católicas.

O que sabemos dos nossos refugiados?

[Nas margens da filosofia]

O que sabemos dos nossos refugiados?

Assistimos de novo àquilo que pensávamos nunca mais voltar a acontecer na Europa depois das duas últimas grandes guerras – a fuga massiva de migrantes obrigados a sair do seu país para se manterem vivos. E trata-se de gente que até há poucos meses vivia bem, em cidades cuidadas e bonitas, com jardins, monumentos, escolas e igrejas maravilhosas, num ambiente pacífico que os seus habitantes nunca sonhariam ter de abandonar.

Israel tenta impedir Rússia de liquidar Agência Judaica

Em Moscovo

Israel tenta impedir Rússia de liquidar Agência Judaica

Advogados da Agência Judaica – a instituição que organiza em todo o mundo a imigração judaica para Israel – foram ouvidos no dia 28 de julho num tribunal de Moscovo para contestar a decisão do Ministério da Justiça de proceder à liquidação de todos os ativos da agência no país.

Violência contra cristãos cresce no Burkina Faso

Fundação AIS

Violência contra cristãos cresce no Burkina Faso

Cinco paróquias no Burkina Faso encerraram por completo as suas atividades, de ameaças de novos ataques por grupos extremistas, na Diocese de Fada N’Gourma, situada na região oriental deste país da África ocidental. E o seminário de San Kisito teve de ser transferido para a capital regional, por razões de segurança.

Caminho Sinodal alemão irritado com a comunicação do Vaticano

Troca de "declarações"

Caminho Sinodal alemão irritado com a comunicação do Vaticano

Em dois parágrafos, um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, datado de 21 de julho, colocou um explícito travão no chamado Caminho Sinodal em que a Igreja alemã se lançou em 2019, e que tem sido motivo de polémica pela ousadia de algumas das posições entretanto assumidas. Os responsáveis da Igreja alemã já responderam: querem a comunhão na Igreja, mas com outro estilo de comunicação.

Não é ilegal fazer reféns?

Não é ilegal fazer reféns?

A esperança tem andado nas bocas do mundo, mas em tom menor. Cada vez mais como que se grita: dêem-nos razões para não perder a esperança! O Sínodo e o problema global da Ucrânia são dois exemplos de como vivemos um tempo que abala as convicções.

JRS elogia nova Lei de Estrangeiros

Regulamentação da detenção preocupa

JRS elogia nova Lei de Estrangeiros

O Serviço Jesuita de Apoio aos Refugiados, JRS Portugal,  considera “positiva a criação de vias legais e seguras para as pessoas se deslocarem e fixarem em Portugal, a desburocratização e o claro sentido de diminuição do tempo de espera relativo aos processos do SEF” que surgiram no âmbito da nova Lei de Estrangeiros.

Junta militar executa quatro prisioneiros

Myanmar

Junta militar executa quatro prisioneiros

  A junta militar de Myanmar executou quatro presos políticos, incluindo Phyo Zeya Thaw, rapper e ex-deputado eleito pelo partido de Aung San Suu Kyi, e o proeminente ativista da democracia Kyaw Min Yu, conhecido como Jimmy. As execuções, as primeiras desde há 30...

Escuta sinodal revela desafios sociais

Igreja na Índia

Escuta sinodal revela desafios sociais

A Igreja Católica de Rito Latino da Índia vai reunir-se de 26 a 28 de julho em Bangalore para rever a síntese nacional do Sínodo que será enviada a Roma como parte da jornada mundial convocada pelo Papa Francisco que terá o seu momento final em outubro de 2023.

Reino, sim

A propósito da consulta sinodal

Reino, sim

Seria muito triste que, depois de termos colocado no centro do nosso olhar precisamente aquilo que Jesus colocou no centro do seu olhar ‒ um Reino de paz e de justiça sem verdugos ou vítimas, mas apenas ‘agapê’ (C. Spicq) ‒ voltássemos, neste século XXI, a olhar apenas para o nosso umbigo…

Macau não cumpre normas mínimas para eliminar tráfico de pessoas

Relatório dos EUA alerta

Macau não cumpre normas mínimas para eliminar tráfico de pessoas

O mais recente relatório do Departamento de Estado norte-americano sobre Tráfico de Pessoas, divulgado esta quarta-feira, 21, baixou a classificação de Macau no combate ao tráfico de pessoas, alegando que “não cumpre integralmente normas mínimas”. O Governo da região já reagiu repudiando as conclusões do documento e acusando os EUA de manifestar “desprezo e preconceito pela legislação e pelo sistema judicial independente de Macau”.

Número de mulheres assassinadas mais do que duplicou no primeiro semestre

Violência doméstica

Número de mulheres assassinadas mais do que duplicou no primeiro semestre

Foram 19 as mulheres assassinadas nos primeiros seis meses deste ano, das quais 15 no contexto de relações de intimidade, o que corresponde a mais do dobro das sete mortes que haviam sido registadas durante o mesmo período em 2021. Os dados foram contabilizados pelo Observatório de Mulheres Assassinadas e pela UMAR – União das Mulheres Alternativa e Resposta e divulgados esta quinta-feira, 21.

Conselho de Ética critica projetos de “morte medicamente assistida”

Propostas do PS, BE e PAN

Conselho de Ética critica projetos de “morte medicamente assistida”

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) considera que os projetos de lei apresentados pelo Bloco de Esquerda, Partido Socialista e PAN – Pessoas, Animais e Natureza,  que regulam as condições em que a morte medicamente assistida não é punível e alteram o Código Penal “alargam sem qualquer fundamento o âmbito da morte medicamente assistida através da mera exigência de doença grave e incurável ou mesmo apenas grave ou incurável, não respeitando o princípio da proporcionalidade”.

Um só rebanho com diversidade

[Olhar de teóloga]

Um só rebanho com diversidade

Nunca escondi, nem esconderei, a minha relação com comunidades de diversidade sexual que acompanho na medida em que elas querem, onde tenho amigos com quem partilho alegrias, sonhos, esperanças, frustrações, tristezas, e fé em Deus e num cristianismo inclusivo que leve a Igreja a sê-lo também.

Nova campanha global defende direito à manifestação

Amnistia Internacional

Nova campanha global defende direito à manifestação

A Amnistia Internacional (AI) iniciou esta semana a campanha global “Protege a Liberdade”, que apoia e defende a liberdade de expressão e visa contrariar “a supressão da dissidência que tem vindo a ser praticada pelas autoridades governamentais de todo o mundo, da Rússia ao Sri Lanka, da França ao Senegal e do Irão à Nicarágua”.

Presidente moçambicano escolhe antigo dirigente da Renamo para embaixador na Santa Sé

ONU considera nomeação "histórica"

Presidente moçambicano escolhe antigo dirigente da Renamo para embaixador na Santa Sé

O Presidente moçambicano acaba de nomear Raul Domingos, antigo dirigente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), embaixador extraordinário e plenipotenciário na Santa Sé. O representante pessoal do secretário-geral da ONU para o processo de paz em Moçambique, Mirko Manzoni, considerou esta quarta-feira, 20 de julho, a nomeação “histórica”, visto tratar-se da primeira vez que um opositor ocupa um cargo do género.

Guerra ou Paz

Guerra ou Paz

Quem deseja a guerra? Estou certa de que todos os seres vivos e em particular os seres humanos escolhem a paz. Só se formos loucos empenhados num desejo de poder que ultrapassa tudo e todos é que não o faremos.