A torre "by night"

Subir aos Clérigos à noite já é possível

| 4 Jul 2022

Torres dos Clérigos, no Porto. Foto © Ricardo Perna

Torres dos Clérigos, no Porto, vai passar a estar aberta à noite. Foto © Ricardo Perna

 

A Irmandade dos Clérigos retomou no dia 1 de julho a iniciativa ‘Clérigos by Night’, que permite a subida à torre entre as 19h00 e as 23h00 para ver o rio e as cidades do Porto e Gaia. “Até 16 de outubro, será possível subir entre as 19h e as 23h ao ex-libris do património arquitetónico do Porto, ponto de observação do rio e das duas cidades que balizam a chegada do Douro à foz”, indica um comunicado enviado hoje à Ecclesia.

A iniciativa ‘Clérigos by Night’ insere-se num conjunto de proposta que diariamente a Irmandade dos Clérigos faz aos turistas que visitam a torre e a igreja do monumento da autoria de Nicolau Nasoni no centro do Porto. “Polo de atração de cultura, o complexo dos Clérigos é um convite a momentos únicos na tarde do Porto. Pelas 16h00, diariamente, tocam a rebate os sinos, espalhando pela cidade o Hino à Alegria da 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven. Após esta homenagem ao espírito europeu, inicia-se pelas 18 horas o espetáculo “Spiritus”, um evento de video mapping com 30 minutos, criado pelo atelier O Cubo para a Irmandade dos Clérigos. Ao lado, o momento Clérigos by Night estende o horário da Torre até às 23 horas”, indica o comunicado.

As subidas à Torre dos Clérigos, a partir das 19h00, são feitas em grupos de até 35 pessoas, a cada 30 minutos, sendo a última às 22h30, e cada bilhete tem um custo de cinco  euros.

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This