
O irmão Matthew, novo prior designado de Taizé, e o actual responsável, irmão Aloïs: a passagem de testemunho será dia 3 de Dezembro Foto © Marija Poklukar
Depois de um fundador calvinista suíço e de um sucessor católico alemão, chega a vez de um anglicano inglês: a partir de 3 Dezembro de 2023, o novo prior da comunidade de Taizé (na Borgonha, sudeste de França) será o irmão Matthew, que durante largos anos foi responsável pela formação dos novos irmãos da comunidade ecuménica que reúne monges de diferentes confissões cristãs.
Num comunicado divulgado na tarde deste domingo, 23 de Julho, o irmão Aloïs, actual responsável de Taizé, explicou: “Dezoito anos depois de suceder ao [fundador] irmão Roger, quando o mundo e a Igreja mudaram tanto nas últimas duas décadas, senti que tinha chegado a hora de transmitir a minha responsabilidade a um irmão que entrou na nossa Comunidade depois de mim.”
A escolha recaiu sobre o irmão Matthew, agora designado como próximo prior de Taizé, depois de, nos últimos dois anos, o prior ter consultado todos os irmãos da comunidade. “Ele tem toda a minha confiança para assegurar a continuidade e tomar as iniciativas adequadas para estimular a nossa Comunidade a ser, segundo a intuição do seu fundador, uma pequena parábola de comunhão”, acrescenta o irmão Aloïs.
Desde a fundação, em 1940, quando Roger Schutz, um jovem pastor calvinista oriundo da Suíça foi para França à procura de um lugar para fundar a comunidade, Taizé passou a ser sinónimo de ecumenismo, diálogo entre diferentes confissões cristãs, acolhimento de jovens e uma liturgia onde o centro é a Bíblia e o canto. O acolhimento de refugiados – que fugiam do nazismo, primeiro, ou em fuga de diferentes guerras ao longo das décadas seguintes, incluindo da Síria e da Ucrânia – tem marcado também a vida da comunidade.
Uma herança que permanece viva

No comunicado com que anunciou a mudança, o actual prior explicava ainda que, “na concepção familiar” da vida comunitária de Taizé, “o ministério de prior não implica qualquer limite de idade ou limite de tempo previamente fixado”. Mas o irmão Aloïs pensou que lhe cabia “passar o testemunho” de modo a “preparar esta passagem sem ser submetido a uma situação de urgência”.
De facto, o irmão Roger foi morto há 18 anos, em 16 de Agosto de 2005, por uma mulher mentalmente desequilibrada durante a oração da noite. Nessa altura, apesar de já ter sido escolhido como sucessor, o irmão Aloïs teve de assumir a liderança de forma intempestiva.
“Há muitas coisas da herança do irmão Roger que permanecem vivas”, dizia o prior de Taizé, numa entrevista ainda não publicada, acerca do testemunho que herdara do fundador. “A vida cristã é sempre uma vida de abertura do outro, não ter medo do outro, acolher o outro como outro. Trata-se de nunca nos retirarmos para dentro de nós mesmos nem para dentro dos nossos pequenos grupos. A fé cristã não se vive nunca simplesmente num grupo fechado, mas sempre numa abertura.”
A Regra de Taizé – escrita pelo irmão Roger, que é mais um pequeno tratado místico e espiritual do que um código legal – estabelece que o prior da Comunidade designa um dos irmãos para assegurar a continuidade depois dele. No comunicado, a comunidade de Taizé informa ainda que a mudança de prior terá lugar no primeiro domingo do próximo Advento, dia 3 de Dezembro.
Aloïs Löser nasceu em 11 de junho de 1954 em Ehingen am Ries, localidade entre Estugarda e Nuremberga (Alemanha). De origem católica, Aloïs entrou na Comunidade de Taizé em 1 de Novembro de 1974, tendo sido o primeiro sucessor do irmão Roger.
O irmão Aloïs tinha 24 anos quando o fundador lhe comunicou que seria ele o seu sucessor. “Ele estava ainda em plena saúde. Então, não levei isso muito a sério e nem sequer podia imaginar a comunidade sem o irmão Roger”, contava o ainda prior, na entrevista citada.
Já o irmão Matthew (Andrew Thorpe, de seu nome de baptismo) nasceu no dia 10 de Maio de 1965 em Pudsey (próximo de Leeds, Norte de Inglaterra). De origem anglicana, o agora prior designado professou como irmão da Comunidade de Taizé no dia 10 de Novembro de 1986.