Sucessão consuma-se em 3 de Dezembro

Taizé anuncia um novo prior: o irmão Matthew sucede ao irmão Aloïs

| 23 Jul 2023

irmão Matthew, irmão Alois, Taizé

O irmão Matthew, novo prior designado de Taizé, e o actual responsável, irmão Aloïs: a passagem de testemunho será dia 3 de Dezembro Foto © Marija Poklukar

 

Depois de um fundador calvinista suíço e de um sucessor católico alemão, chega a vez de um anglicano inglês: a partir de 3 Dezembro de 2023, o novo prior da comunidade de Taizé (na Borgonha, sudeste de França) será o irmão Matthew, que durante largos anos foi responsável pela formação dos novos irmãos da comunidade ecuménica que reúne monges de diferentes confissões cristãs.

Num comunicado divulgado na tarde deste domingo, 23 de Julho, o irmão Aloïs, actual responsável de Taizé, explicou: “Dezoito anos depois de suceder ao [fundador] irmão Roger, quando o mundo e a Igreja mudaram tanto nas últimas duas décadas, senti que tinha chegado a hora de transmitir a minha responsabilidade a um irmão que entrou na nossa Comunidade depois de mim.”

A escolha recaiu sobre o irmão Matthew, agora designado como próximo prior de Taizé, depois de, nos últimos dois anos, o prior ter consultado todos os irmãos da comunidade. “Ele tem toda a minha confiança para assegurar a continuidade e tomar as iniciativas adequadas para estimular a nossa Comunidade a ser, segundo a intuição do seu fundador, uma pequena parábola de comunhão”, acrescenta o irmão Aloïs.

Desde a fundação, em 1940, quando Roger Schutz, um jovem pastor calvinista oriundo da Suíça foi para França à procura de um lugar para fundar a comunidade, Taizé passou a ser sinónimo de ecumenismo, diálogo entre diferentes confissões cristãs, acolhimento de jovens e uma liturgia onde o centro é a Bíblia e o canto. O acolhimento de refugiados – que fugiam do nazismo, primeiro, ou em fuga de diferentes guerras ao longo das décadas seguintes, incluindo da Síria e da Ucrânia – tem marcado também a vida da comunidade.

 

Uma herança que permanece viva

irmão Alois, irmão Matthew, Taizé, arcebispo de Cantuária, Justin Welby, Comunhão Anglicana

O irmão Alois, ainda prior de Taizé, e o irmão Matthew, novo prior designado, com o arcebispo de Cantuária e primaz da Comunhão Anglicana, Justin Welby. Foto © Taizé

No comunicado com que anunciou a mudança, o actual prior explicava ainda que, “na concepção familiar” da vida comunitária de Taizé, “o ministério de prior não implica qualquer limite de idade ou limite de tempo previamente fixado”. Mas o irmão Aloïs pensou que lhe cabia “passar o testemunho” de modo a “preparar esta passagem sem ser submetido a uma situação de urgência”.

De facto, o irmão Roger foi morto há 18 anos, em 16 de Agosto de 2005, por uma mulher mentalmente desequilibrada durante a oração da noite. Nessa altura, apesar de já ter sido escolhido como sucessor, o irmão Aloïs teve de assumir a liderança de forma intempestiva.

“Há muitas coisas da herança do irmão Roger que permanecem vivas”, dizia o prior de Taizé, numa entrevista ainda não publicada, acerca do testemunho que herdara do fundador. “A vida cristã é sempre uma vida de abertura do outro, não ter medo do outro, acolher o outro como outro. Trata-se de nunca nos retirarmos para dentro de nós mesmos nem para dentro dos nossos pequenos grupos. A fé cristã não se vive nunca simplesmente num grupo fechado, mas sempre numa abertura.”

A Regra de Taizé – escrita pelo irmão Roger, que é mais um pequeno tratado místico e espiritual do que um código legal – estabelece que o prior da Comunidade designa um dos irmãos para assegurar a continuidade depois dele. No comunicado, a comunidade de Taizé informa ainda que a mudança de prior terá lugar no primeiro domingo do próximo Advento, dia 3 de Dezembro.

Aloïs Löser nasceu em 11 de junho de 1954 em Ehingen am Ries, localidade entre Estugarda e Nuremberga (Alemanha). De origem católica, Aloïs entrou na Comunidade de Taizé em 1 de Novembro de 1974, tendo sido o primeiro sucessor do irmão Roger.

O irmão Aloïs tinha 24 anos quando o fundador lhe comunicou que seria ele o seu sucessor. “Ele estava ainda em plena saúde. Então, não levei isso muito a sério e nem sequer podia imaginar a comunidade sem o irmão Roger”, contava o ainda prior, na entrevista citada.

Já o irmão Matthew (Andrew Thorpe, de seu nome de baptismo) nasceu no dia 10 de Maio de 1965 em Pudsey (próximo de Leeds, Norte de Inglaterra). De origem anglicana, o agora prior designado professou como irmão da Comunidade de Taizé no dia 10 de Novembro de 1986.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This