Detidas no aeroporto

Talibã impedem jovens afegãs de deixar o país para estudar no Dubai

| 29 Ago 2023

raparigas em escola do afeganistão foto pixabay

Meninas em escola no Afeganistão. Todas estão proibidas pelo regime Talibã de frequentar o ensino universitário, e a restrição parece ter-se estendido àquelas que pretendem estudar fora do país. Foto © Pixabay.

 

Depois de, em dezembro de 2022, os Talibã terem proibido as raparigas de frequentar o ensino universitário no Afeganistão, perto de cem jovens afegãs terão obtido bolsas de estudo através de uma empresa nos Emirados Árabes Unidos para estudarem na Universidade do Dubai. Mas pelo menos 60 destas raparigas foram já impedidas de sair do país, avança a cadeia de notícias BBC.

As autoridades talibã proibiram igualmente que as mulheres viajem sozinhas e só autoriza a sua saída do país quando acompanhadas pelo marido ou outro familiar do sexo masculino. No entanto, mesmo jovens que se faziam acompanhar desse familiar foram detidas no aeroporto por funcionários do Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, ao apresentarem os seus vistos de estudante.

Para Heather Barr, especialista em direitos das mulheres da Human Rights Watch citada pela BBC, “este é um passo alarmante para além do nível extraordinário de crueldade que os Talibã já praticam ao negar a educação às raparigas e às mulheres”.

Um porta-voz do Ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício, Mohammad Sadiq Akif Muhajir, disse àquele órgão de comunicação não ter conhecimento destes incidentes, e um alto porta-voz dos Talibã, Zabihullah Mujahid, recusou-se a comentar, dizendo que estava em viagem e não tinha qualquer informação sobre os casos.

A lista de restrições impostas às mulheres no Afeganistão não tem parado de crescer desde que os Talibã recuperaram o poder no país, há dois anos. Depois da privação da educação universitária, do livre acesso ao emprego e à circulação, as autoridades afegãs anunciaram no passado sábado, 26, a proibição do acesso das mulheres ao parque nacional Band-e-Amir, localizado na província central de Bamyan, por estas alegadamente não respeitarem as regras do uso do hijab (véu islâmico). Há cerca de um mês, foram proibidos os salões de beleza no país e vedado o acesso, a todas as mulheres, a ginásios, banhos públicos e jardins.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This