Afeganistão

Talibãs obrigam mulheres a cobrir-se

| 11 Jan 22

Unama/Freshta Dunia

Foto © Unama/Freshta Dunia

 

O Ministério afegão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício colocou cartazes por toda a capital, Cabul, ordenando às mulheres que se cobrissem.

A medida, a mais recente das restrições que vêm sendo impostas pelo regime dos taliban, foi confirmada pelas autoridades à Agência France Presse (AFP), que divulgou a notícia. Os cartazes mostram perfis de mulheres de cara completamente tapada.

Segundo a interpretação rigorosa da sharia, as mulheres muçulmanas devem usar o hijab. Contudo, “se alguém não seguir, isso não significa que será punido ou espancado, é apenas um incentivo para as mulheres muçulmanas seguirem a lei islâmica”, disse Sadeq Akif Muhajir, porta-voz ministerial, à AFP.

“O que eles estão a tentar fazer é espalhar o medo entre as pessoas”, disse à agência uma estudante universitária, defensora dos direitos das mulheres, que não quis ser identificada.

As mulheres têm vindo a ser excluídas dos empregos públicos e, no caso das raparigas, também das escolas secundárias. Foram, além disso, proibidas de viajar sozinhas em viagens longas. Isto apesar de os taliban terem prometido uma suavização da linha dura que caraterizou o período em que estiveram no poder, de 1996 a 2001.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This