contraste entre a favela de Paraisópolis e o bairro de Morumbi em São Paulo, Brasil, foto tuca vieira OXFAM

O contraste entre a favela de Paraisópolis e o bairro do Morumbi, em São Paulo, Brasil. Em dez anos, houve “uma explosão de desigualdade”, alerta a OXFAM. Foto © Tuca Vieira / OXFAM.

 

Em dez anos, a riqueza dos bilionários quase duplicou e os mais ricos (1 por cento da população) concentram nas suas mãos o dobro da riqueza detida por 99 por cento dos habitantes do mundo inteiro. A conclusão consta de um estudo da OXFAM divulgado esta segunda-feira, 16 de janeiro, à atenção dos participantes da reunião do Fórum Económico Mundial que começou na mesma data na Suíça.

“Os muito ricos ficaram dramaticamente mais ricos e os lucros das grandes empresas atingiram recordes, levando a uma explosão de desigualdade”, escreve a organização para sustentar o seu pedido de aumento das taxas dos impostos sobre as fortunas dos mais ricos e os lucros das multinacionais.

A OXFAM propõe que as receitas arrecadadas com a subida de impostos sobre os mais ricos e os lucros das maiores empresas – algo que visa contrariar o processo que desde os anos oitenta do século passado tem vindo a aliviar as taxas que incidem sobre estes dois grupos – sejam utilizadas pelo Estados para diminuir as desigualdades, investindo em setores como “os cuidados de saúde, a educação e a segurança alimentar” e no combate às alterações climáticas.

A reunião do Fórum Económico Mundial decorre até 20 de janeiro, levando a Davos (Suíça) centenas de bilionários e vários responsáveis políticos. De acordo com um questionário realizado no final do ano passado, as principais preocupações dos participantes  centram-se na “incapacidade de controlar as alterações climáticas” e na “volatilidade existente em diversas economias e indústrias, com múltiplos choques a acentuar trajetórias divergentes”. Ou seja, para os mais ricos do mundo, o planeta surge como um lugar cheio de “riscos de fragmentação”, cada vez “mais polarizado” e tendencialmente mais “confrontacional”.

 

Pin It on Pinterest

Share This