Nomeada pelo Papa Francisco

Teóloga leiga é a nova chefe de gabinete da Comissão Pontifícia para a América Latina

| 31 Ago 2021

emilce cuda, foto direitos reservados

A nomeação de Emilce Cuda foi vista na Argentina como um sinal da luta de Francisco contra o clericalismo e como um importante passo para aumentar a presença das mulheres na hierarquia da Igreja. Foto: Direitos reservados.

 

Prosseguem as nomeações de mulheres para cargos importantes na Cúria Romana: Emilce Cuda, professora de Teologia na Pontifícia Universidade Católica da Argentina, foi a escolhida pelo Papa Francisco para ocupar o cargo de chefe de gabinete da Comissão Pontifícia para a América Latina, assumindo funções esta quarta-feira, 1 de setembro.

A sua nomeação foi vista na Argentina como um sinal da luta de Francisco contra o clericalismo e como um importante passo para aumentar a presença das mulheres na hierarquia da Igreja, referia esta terça-feira o National Catholic Reporter.

Autora do livro “Para Leer a Francisco – Teología, Ética y Política”, Cuda, 55 anos, é conhecida como “a mulher que saber ler o Papa Francisco”.

A teóloga é ainda descrita como possuindo “um dom para promover o diálogo” e “construir pontes”, tendo sido bastante próxima do padre jesuíta Juan Carlos Scannone, um dos fundadores da Teologia do Povo e da Filosofia da Libertação.

Para secretário da comissão foi escolhido Rodrigo Guerra López, um mexicano professor de Filosofia, também ele leigo.

A Comissão Pontifícia para a América Latina é um organismo da Cúria Romana criado em 1958, tendo como principal função aconselhar e ajudar as Igrejas naquela região e fazer a ligação entre estas e o Papa.

 

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This