Teologia bela, à escuta do Humano
Pensar a fé, a vivência e o exercício do espírito evangélico nos dias comuns, é a tarefa da teologia, mais do que enunciar e provar fórmulas doutrinárias. Tal exercício pede atenção, humildade e escuta dos rumores divinos na vida humana, no que de mais belo e também de mais dramático acontece na comunidade dos crentes e de toda a humanidade. “A diferença não está tanto entre crente e incrédulos, mas entre seres pensantes e seres não-pensantes.” A disponibilidade para o fazer é rara: o testemunho dessa busca no nosso contexto mais raro é. Daí o significado deste volume, agora saído a público.
O autor é presbítero da arquidiocese de Braga, teólogo de formação e investigador na área da filosofia. “Este ensaio deseja ser uma meditação global da existência a partir de uma certa experiência crente.” Três são os andamentos que constituem estes fragmentos: uma primeira parte tecida com artigos de fundo, unidos pela luz litúrgica do Advento, da esperança como constituinte da experiência; uma segunda parte composta por homilias, elaboradas não na habitual chave de “receitas” morais fechadas, mas na pergunta em ato, no diálogo entre a sabedoria bíblica e os passos do quotidiano. “O Evangelho questiona-nos sempre. Uma leitura crente maturada busca a questão e não tanto a resposta!” Finalmente, uma terceira parte nas quais nos são propostas leituras de arte, de cinema, de ecologia, como sonhos de um mundo a construir.
Nestes fragmentos encontramos os traços do mistério divino como o Aberto, Aquele que vem, que se dá a conhecer nas sombras, amanheceres e entardeceres da vida humana – da arte, do pensamento, das relações, do corpo –, mais do que nas certezas terraplanadas de uma catequese feita de doutrinas e de uma prática eclesiástica preocupada em manter a influência social sobre “praticantes” e “não-praticantes”.
Na leitura atenta do Evangelho, o autor procura “despertar-nos da sonolência ou do torpor espiritual, do hábito devocional sem profecia, da falta de coragem profética” no seguimento de Jesus. “Quem é este homem que chama homens e mulheres para o seguirem, que acalma o mar, ama o pecador e perdoa os pecados, e diz ser filho de Deus? Participamos nós com a nossa existência frágil, na vida despojada e liberta de Cristo? Como poderemos segui-lo livremente no nosso quotidiano de fadigas e alegrias, e aí testemunhar discretamente que o ‘Reino de Deus está próximo’, que está ‘entre nós’?”.
A formulação das palavras sobre o mistério de Deus surge alimentada pela leitura de vozes marginais da tradição espiritual cristã – os místicos, os filósofos, os poetas. “Deus, silêncio subtil e tímido na hodierna carne do mundo, mas sempre presente ou sussurrante.” As metáforas da sombra, do invisível, da nuvem e da sabedoria apontam-nos as direções e interrogações que este ensaio corajosamente nos coloca. A sua leitura pede tempo, lentidão, e um saborear de palavras que conduzirão a leitora e o leitor, seja qual for a sua formação ou lugar em que habita, a descobrir como, afinal, a teologia pode ser bela e interpelante quando se põe à escuta do Humano e do Divino, belos e interpelantes.
(O livro será apresentado na livraria Centésima Página, por Carlos Poças Falcão e Eduardo Jorge Madureira. A sessão decorre hoje, segunda-feira, 6 de Juho, a partir das 18h30.)
À Sombra do Invisível, de João Paulo Costa
Edição: Documenta, 288 páginas.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]


Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade
Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
Após 371 dias de cativeiro
Libertado missionário alemão que estava sequestrado no Mali novidade
O padre alemão Hans-Joachim Lohre, missionário há mais de 30 anos no Mali e raptado em novembro do ano passado perto da escola onde trabalhava, em Bamako (capital do país), foi libertado no domingo, após 371 dias de cativeiro, avançou a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que apoiava o seu trabalho na região.
“Em cada oportunidade, estás tu”
Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego
“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.
Workshop presencial e online
Originalidade e dignidade do humano em debate no Vaticano
A Pontifícia Academia para a Vida organiza, em 12 e 13 de fevereiro de 2024, um workshop multidisciplinar sobre o tema “Humano. Significados e desafios”, com especialistas de diferentes partes do mundo, que pode ser acompanhado à distância, mediante inscrição.
A partir de 26 de novembro
Igreja da Graça acolhe duas mostras de arte sacra contemporânea
Como forma de celebrar o Natal e “presentear os visitantes”, a Igreja da Graça, em Lisboa, vai inaugurar, já este domingo, 26 de novembro, duas mostras de arte sacra contemporânea, que reúnem trabalhos de mais de 30 artistas portugueses.
Para o biénio 2023-2025
Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”
O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias


Iniciativa da Assembleia da República
Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade
Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.
É notícia
Entre margens
O funeral da mãe do meu amigo novidade
O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral?
Igreja: não nos serve uma simples administração novidade
Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)
O Papa Francisco e a COP28 do Dubai
A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)
Cultura e artes
Filme “O Pub The Old Oak”
Como da desesperança nasce a esperança
Com os seus 87 anos, Ken Loach está tentado a dar por concluída a carreira de realizador com esta película que representou um duro esforço ao longo de dois anos e meio. Contudo, como admite em recente entrevista (Revista do Expresso, 24 novembro), talvez o exemplo de Manoel de Oliveira o leve a prosseguir ainda.
Ora Vê #2
desejo o carácter comum que permite a liberdade
[as aves extraordinárias atraem gaiolas]
o céu é maior para os mais pequenos
— uma foto de Miguel Cardoso, com texto de Pedro Benino
500 anos das obras
Leituras encenadas de uma trilogia de Gil Vicente
Sem verbas suficientes para uma encenação, o Teatro Maizum apresenta a leitura encenada de uma trilogia vicentina — com as obras Tragicomédia de Dom Duardos, Farsa de Inês Pereira e o Auto Pastoril Português — que durante uma semana (desta segunda-feira, 27, até domingo, dia 3) ocupará o espaço da Galeria Sá da Costa, em Lisboa.
Comissariada pelo diretor do 7MARGENS
Cardeal Tolentino participa em iniciativa sobre liberdade religiosa no Parlamento
O cardeal José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, da Santa Sé, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, serão os intervenientes no colóquio “As religiões como património da humanidade”, que decorre no próximo dia 13 de Dezembro, a partir das 18h, na Sala do Senado da Assembleia da República.
Sete Partidas
Se o Evangelho não é migração, então é o quê?
Jornada extensa. Temporã. Três da manhã. Viagem longa. Escalas. Fuso horário. Reuniões à chegada. Demasiadas. Oito da noite. O cansaço a impor-se. A fome a acusar negligência. Ingredientes de sobra para encerrar o dia. Pausar. Parar mesmo. No entanto insuficientes para ignorar os relatos que começáramos a escutar.
Aquele que habita os céus sorri
como se o cuidado nos devolvesse o tempo presente
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo de Cristo Rei do Universo – XXXIV do Tempo Comum A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 25 de Novembro de 2023.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]