Após mais de uma década de penalização

Teólogo Andrés Torres Queiruga foi reabilitado

| 15 Ago 2023

O teólogo e escritor Andrés Torres Queiruga. Foto: Direitos reservados

 

 

Com um convite para participar numas jornadas teológicas em setembro próximo, o arcebispo de Santiago de Compostela veio reabilitar o teólogo galego Andrés Torres Queiruga, condenado pela Conferência Episcopal Espanhola há cerca de 11 anos.

O ambiente em torno desta figura cimeira da teologia católica em Espanha já se vinha a desanuviar desde que o Papa Francisco iniciou o seu pontificado, mas faltava um sinal formal ou simbólico da parte do episcopado.

Segundo informa o jornal espanhol Religion Digital, o novo arcebispo da diocese de Santiago de Compostela aproveitou a realização das XXII Jornadas de Teologia, organizadas pelo Instituto Teológico Compostelano (ITC), e sugeriu aos organizadores que fosse dirigido um convite a Torres Queiruga.

Intitulada “Trabalhar juntos para um mundo melhor: Ciência e Fé em debate”, a conferência ocorre já nos dias 6 e 7 de setembro, no auditório do ITC, abrindo com uma intervenção do arcebispo de Santiago, Francisco Prieto, ele próprio um teólogo especializado em Bíblia.

Torres Queiruga apresenta a primeira conferência “Repensar a relação entre teologia e ciência hoje”, e participará numa mesa-redonda com a professora e religiosa Carmen Díaz.

Recorde-se que este teólogo e académico galego – docente da Universidade de Santiago de Compostela e professor emérito do próprio Instituto que agora o convida – foi um dos últimos de uma série de teólogos condenados e penalizados e marginalizados durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI.

Na verdade, em 2012, a Comissão para a Doutrina da Fé do episcopado espanhol tornou pública uma notificação que, sem chegar a considerar Torres Queiruga herege, pretendia arrasar algumas das suas obras, acusando-o de várias “distorções” da doutrina da Igreja sobre a fé. Essas distorções diziam respeito à ressurreição de Jesus Cristo enquanto “acontecimento histórico e transcendente”, à “indedutibilidade da Revelação” e à “unicidade e universalidade da mediação salvífica de Cristo e da Igreja”.

O visado, que não chegou a ser ouvido por quem o condenou, mostrou-se, em declarações publicadas na altura, “triste, desconcertado e escandalizado por um procedimento eclesialmente irregular”.

“Não se trata apenas de uma condenação injusta, mas sobretudo teologicamente infundada e desviante”, considerou, então, Torres Queiruga. “Todo o meu trabalho teológico foi sempre presidido por um cuidado extremo em preservar a fé da Igreja, tentando repensá-la num espírito construtivo, para a tornar bem fundamentada, compreensível e vivível para os homens e mulheres de hoje”, acrescentou o teólogo.

Queiruga viu-lhe vedada a atividade letiva, as conferências que dependessem de anuência episcopal, nomeadamente em Espanha e na América Latina. Mas ao longo dos últimos anos, esse clima de exclusão foi-se alterando, até chegar ao gesto que o recém-empossado arcebispo de Santiago de Compostela acaba de assumir.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This