Pastoral da Cultura

Teólogo João Manuel Duque recebe Prémio Árvore da Vida

| 3 Set 2022

João Manuel Duque fotografado em 8 de julho de 2019, no Centro Regional de Braga da UCP, para o livro Teologia Como Resistência. Foto © António Pedro Ferreira, cedida pelo autor.

 

“Figura marcante da cultura portuguesa” e com um currículo que desvela um “cruzador de fronteiras”, João Manuel Duque será o primeiro teólogo a receber o Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, instituído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Em sessão pública a realizar em Braga, no dia 15 de setembro, João Manuel Duque “dissertará sobre os principais problemas e perspetivas na situação atual da teologia”, explicou o diretor do SNPC, José Carlos Seabra Pereira, citado num comunicado do referido organismo.

Nessa nota, e citando de novo José Carlos Seabra Pereira, refere-se que João Carlos Loureiro, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, “analisará o devir da obra do premiado e focará os aspetos mais relevantes do seu pensamento”.

O Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes referente a 2021 é constituído por uma escultura desenhada por Alberto Carneiro e 2500 euros, com o patrocínio da Fundação Ilídio Pinho. O galardão será entregue pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, o bispo João Lavrador, e por Ilídio Pinho.

A reflexão de João Manuel Duque, que é também pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e presidente do seu polo regional de Braga, situa-se “entre a teologia e a filosofia; entre estes saberes e a arte, especialmente a música (compositor que é, membro de coro e diretor artístico, em Portugal e na Alemanha, para além de uma reiterada reflexão no campo, traduzida em diversas publicações e no ensino na Escola de Artes da UCP, no Porto); entre os escritos académicos e a humildade dos pequenos artigos de formação evangelizadora (pense-se na sua colaboração em O Mensageiro)», destacaram os jurados.

O júri foi presidido por João Lavrador e composto por Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos Seabra Pereira, o padre Júlio Trigueiros, SJ e Maria Teresa Dias Furtado.

Instituído em 2005, o Prémio Árvore da Vida destaca a excelência de personalidades, percursos e obras que refletem o humanismo e a experiência cristã no mundo contemporâneo, tendo já galardoado o poeta Fernando Echevarría, o cientista Luís Archer, o cineasta Manoel de Oliveira, entre outros.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This