Carta conjunta

Teólogos, religiosos e jornalistas pedem libertação de bispo Rolando Álvarez

| 6 Jul 2023

bispo rolando alvarez recebe visita dos seus irmãos na prisão, foto divulgada a 25 de março de 2023 pelo governo da Nicarágua

Bispo Rolando Álvarez quando recebeu a visita dos seus irmãos na prisão, a 25 de março de 2023. Foto © Governo da Nicarágua.

 

Mais de 80 personalidades do mundo católico em Espanha e na América Latina assinaram uma carta conjunta em que pedem o fim da perseguição religiosa levada a cabo pelo regime totalitário de Daniel Ortega e Rosario Murilo na Nicarágua, e a libertação do bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão “por traição à pátria”, depois de ter recusado o exílio nos Estados Unidos da América juntamente com outros 222 presos políticos expulsos do país.

A notícia é avançada pelo jornal Religión Digital esta quinta-feira, 6 de julho, depois de na passada terça-feira o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos ter exigido que o governo da Nicarágua procedesse “imediatamente à libertação” daquele prelado.

A assinatura do 7MARGENS é gratuita. Basta carregar aqui.

“Se quisermos ser fiéis ao estilo de Jesus, a denúncia constante de todas as violações dos direitos humanos na Nicarágua e em todas as partes do mundo deve envolver também um amor eficaz que se concretiza no acolhimento humanitário das centenas de milhares de migrantes que abandonaram o país, o acompanhamento dos mais de 300 apátridas, exilados e desnacionalizados pelo regime e a exigência contínua e incessante pela libertação de Monsenhor Rolando Álvarez, a salvaguarda do seu direito de permanecer no seu país e a libertação dos mais mais de 50 presos políticos, que ainda estão detidos”, pode ler-se na missiva.

Esta quarta-feira, alguns meios de comunicação davam conta de que estariam a decorrer negociações entre o Vaticano, a Conferência Episcopal da Nicarágua e o governo do país para que o bispo de Matagalpa fosse libertado e enviado a Roma, mas as mesmas não terão sido bem sucedidas, dado que – como assinalou o bispo de Danlí (Honduras), José Antonio Canales, “Rolando Álvarez não quer sair da Nicarágua. Quer ser livre, sem condições, no seu país”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil

Apelo internacional

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil novidade

Com o objetivo de “aumentar a assistência humanitária às comunidades afetadas pelas devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, no Brasil”, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um “apelo de emergência de cerca de oito milhões de euros”, anunciou a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na última quarta-feira, 22 de maio.

A Dignidade da pessoa humana como prioridade

A Dignidade da pessoa humana como prioridade novidade

Na semana depois de Pentecostes é oportuno recordar a publicação da declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana, elaborada durante cinco anos e divulgada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, pondo a tónica na dimensão universal, filosófica e antropológica, do respeito pela pessoa humana enquanto fator de salvaguarda dos direitos humanos, do primado da justiça e do reconhecimento de que todos os seres humanos como livres e iguais em dignidade e direitos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This