Carta conjunta

Teólogos, religiosos e jornalistas pedem libertação de bispo Rolando Álvarez

| 6 Jul 2023

bispo rolando alvarez recebe visita dos seus irmãos na prisão, foto divulgada a 25 de março de 2023 pelo governo da Nicarágua

Bispo Rolando Álvarez quando recebeu a visita dos seus irmãos na prisão, a 25 de março de 2023. Foto © Governo da Nicarágua.

 

Mais de 80 personalidades do mundo católico em Espanha e na América Latina assinaram uma carta conjunta em que pedem o fim da perseguição religiosa levada a cabo pelo regime totalitário de Daniel Ortega e Rosario Murilo na Nicarágua, e a libertação do bispo de Matagalpa, Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos e quatro meses de prisão “por traição à pátria”, depois de ter recusado o exílio nos Estados Unidos da América juntamente com outros 222 presos políticos expulsos do país.

A notícia é avançada pelo jornal Religión Digital esta quinta-feira, 6 de julho, depois de na passada terça-feira o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos ter exigido que o governo da Nicarágua procedesse “imediatamente à libertação” daquele prelado.

A assinatura do 7MARGENS é gratuita. Basta carregar aqui.

“Se quisermos ser fiéis ao estilo de Jesus, a denúncia constante de todas as violações dos direitos humanos na Nicarágua e em todas as partes do mundo deve envolver também um amor eficaz que se concretiza no acolhimento humanitário das centenas de milhares de migrantes que abandonaram o país, o acompanhamento dos mais de 300 apátridas, exilados e desnacionalizados pelo regime e a exigência contínua e incessante pela libertação de Monsenhor Rolando Álvarez, a salvaguarda do seu direito de permanecer no seu país e a libertação dos mais mais de 50 presos políticos, que ainda estão detidos”, pode ler-se na missiva.

Esta quarta-feira, alguns meios de comunicação davam conta de que estariam a decorrer negociações entre o Vaticano, a Conferência Episcopal da Nicarágua e o governo do país para que o bispo de Matagalpa fosse libertado e enviado a Roma, mas as mesmas não terão sido bem sucedidas, dado que – como assinalou o bispo de Danlí (Honduras), José Antonio Canales, “Rolando Álvarez não quer sair da Nicarágua. Quer ser livre, sem condições, no seu país”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Secularismo e Direitos Humanos

Secularismo e Direitos Humanos novidade

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu, no passado dia 28 de novembro (ver 7MARGENS), que a administração pública de um país pode proibir os seus funcionários de usarem visivelmente qualquer sinal que revele crenças filosóficas ou religiosas, a fim de criar um “ambiente administrativo neutro”. Devo dizer que esta formulação me deixa perplexa e bastante preocupada. É óbvio que todos sabemos que a Europa se construiu sobre ruínas de guerras da religião. (Teresa Toldy)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This