Terminou a celebração ininterrupta pela família Tamrazyan

Da esquerda para a direita: Hayarpi, 21 anos, Warduhi, 19 e Seyran, 15. Foto © Peter Wassing/Igreja Betel
Há 96 dias que a família Tamrazyan vivia numa igreja protestante feita de tijolos vermelhos no bairro residencial de Haia (Holanda). Mas a batalha para evitar a sua deportação terminou a 31 de Janeiro, depois de o governo holandês concordar em perdoar a família arménia.
Sasun, Anousche e os seus três filhos Haryarpi, Warduhi, e Seyran procuraram refúgio neste local sagrado de modo a escapar a uma ordem de deportação. Segundo uma uma lei do país, pouco conhecida, a polícia não pode interromper qualquer cerimónia religiosa para fazer detenções dentro do templo e, por isso, a família permaneceu na igreja. O pastor responsável pelo templo decidiu iniciar uma celebração ininterrupta, para o que contou com a colaboração de pastores de várias igrejas protestantes, padres católicos e ortodoxos e ministros de outras confissões. Tornou-se uma das cerimónias religiosas continuas mais longa da história, durando mais de três meses e envolvendo mais de mil pastores e padres.
Esta semana, finalmente, e sob pressão de ativistas a favor do caso dos arménios, o governo holandês anunciou que os casos de 700 crianças e suas famílias iriam ser reexaminados, por estarem sob ameaça de deportação. As autoridades anunciaram também que seriam garantidos direitos de residência em pelo menos 630 desses casos. Quarta-feira, dia 30, Mark Harbers, ministro responsável pela imigração na Holanda declarou que nenhuma criança ou familiares seriam deportados enquanto esta revisão de casos estive a ser feita.
Theo Hettema, da Igreja Betel, disse: “Estamos extremamente gratos por um futuro seguro para centenas de famílias de refugiados na Holanda. Durante meses tivemos esperança e agora essa esperança ganhou uma nova forma.”
Numa conferência de imprensa, Hayarpi Tamrazyan, a filha mais velha do casal, expressou alívio mas também cautela, em relação à decisão tomada. Citada pela AFP, afirmou; “Chegaram a um acordo que diz que os dossiês serão reavaliados. Mas não sabemos oficialmente se ficamos na Holanda, já que o caso ainda tem que ser julgado.”
A cerimónia religiosa que durou aproximadamente 2300 horas não conseguiu ganhar o titulo de mais longa celebração registada no mundo. Esse recorde, segundo o livro Guinness de recordes, pertence ao festival de máscaras Sigui no Mali, África que dura anos – o último decorreu de 1967 a 1973.
Com o aumento da xenofobia na Europa, a influência do cristianismo a diminuir e os governos a tomar posições mais duras acerca de políticas de migração, esta celebração tornou-se um símbolo de como as igrejas podem ter um papel na vida europeia contemporânea e como as causas de direitos humanos podem ainda ter impacto nas populações da Europa.
Breves
José Allamano e a Consolata
Exposição fotográfica revela 100 anos de história das missões
Por ocasião dos 100 anos da morte de São José Allamano, assinalados este ano, o Consolata Museu, em Fátima, tem patente ao público uma exposição dedicada a este fundador dos dois institutos missionários. [Texto de Juliana Batista].
Relatório Centro Rossing
Jerusalém: ataques violentos a cristãos quase duplicaram em dois anos
Os ataques violentos a cristãos em Israel e em Jerusalém oriental ocupada estão a tornar-se cada vez mais frequentes, tendo quase duplicado nos dois últimos anos, de acordo com organizações israelitas citadas pelo órgão público de rádio alemão Deutsche Welle (DW).
Apelo ao Governo
Cristãos do Bangladesh querem feriado no Domingo de Páscoa e maior representação na vida pública
Um cordão humano com mais de 100 pessoas exigiu, durante toda a manhã de dia 31 de março, em frente ao Clube Nacional de Imprensa, em Daca, que o Domingo de Páscoa fosse reconhecido pelo Governo do Bangladesh como feriado nacional. A concentração organizada pela Associação Cristã de Bangladesh reivindicou também lugares na vida pública reservados à representação dos cristãos e de outras minorias.
Sexta-feira Santa
Papa carrega a cruz e meditações da Via Sacra dão voz ao sofrimento dos povos do Médio Oriente
O Papa presidirá a todas as 14 estações da Via Sacra no Coliseu de Roma, carregando a cruz pessoalmente durante toda a liturgia, que será marcada pelas meditações escritas pelo frei franciscano Francesco Patton, ex-Custódio da Terra Santa (2016-2025) e que atualmente vive no santuário do Memorial de Moisés no Monte Nebo, na Jordânia.
Boas notícias
Declaração conjunta inédita
Católicos e evangélicos unem-se contra políticas migratórias que “desagregam famílias” nos EUA
É com palavras duras sobre as consequências das atuais políticas de imigração nos Estados Unidos que responsáveis católicos e evangélicos se unem, pela primeira vez, numa declaração conjunta sobre esta matéria, pedindo uma reforma que combine fronteiras seguras com medidas “específicas, proporcionais e humanas”.
Outras margens
Cultura e artes
Jornadas dos Bens Culturais
“Uma pintura de Van Gogh pode ser mais religiosa do que a representação do martírio de São Sebastião”
“Uma pintura de Van Gogh pode ser, no seu efeito espiritual, mais religiosa do que a representação do martírio de São Sebastião”, diz uma das artistas que nesta sexta-feira participa nas Jornadas da Pastoral dos Bens Culturais, da Igreja Católica. Estará em debate “a importância dos bens culturais na acção de evangelizar”, dimensão que “tem sido claramente desvalorizada”.
Ensaios, ficção e antologias
Bíblia para jovens, diálogo islamo-judaico, o herege, o monge e os ensaios da contista – novidades literárias até ao Natal
A Bíblia de Lourenço adaptada a jovens, os 1400 anos das relações entre judeus e muçulmanos, um ensaio sobre o Cântico das Criaturas, não-ficção de Flannery O’Connor, uma antologia do “herege” Savonarola ou a autobiografia de Thomas Merton. Alguns dos títulos que, no âmbito religioso, da espiritualidade ou das questões sociais, várias editoras publicam até ao Natal
Ano Jubilar São João da Cruz (9)
João da Cruz: poesia e mística
Até Dezembro decorre o ano jubilar de São João da Cruz, celebrando o terceiro centenário da canonização e os 100 anos da sua proclamação como Doutor da Igreja Católica. O jubileu tem como lema “A esperança alcança tanto quanto espera” e propõe itinerários de renovação espiritual e mística. A propósito do ano jubilar, o 7MARGENS propõe mensalmente, aos dias 13/14 (assinalando o dia da sua morte, a 14 de Dezembro de 1591), um conjunto de textos do padre carmelita e teólogo Armindo Vaz.
Livro em cinco línguas
“Diário Privado do Papa Francisco” revelado em novembro
Em italiano, francês, espanhol, inglês e português: é nestas cinco línguas, para 94 países, que será editado a 24 de novembro o diário do Papa Francisco, anotado pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, pela Editora do Vaticano.
Pessoas
Execução de Nidal Hasan
Trump anunciou que já não haverá fuzilamento em directo novidade
O Presidente dos Estados Unidos anunciou que o Departamento de Defesa já não transmitirá em directo o fuzilamento de Nidal Malik Hasan, o militar que matou 13 camaradas de armas, alegando que queria evitar que fossem para o Afeganistão combater contra os seus irmãos muçulmanos.
Sete Partidas
[Sete Partidas]
As cápsulas
No radio do carro tocava um CD da Rosalía e comecei a pensar no que já me disseram sobre o meu carro, pequeno e velho, dito em várias variações. Não levo a mal. É verdade, mas tem tudo o que preciso. Abrigo do sol, do frio, da chuva e da neve. Confiável. Riscado e muitas vezes sujo por fora, mas por dentro limpo e arrumado. Um pouco na ordem como valorizo as coisas na vida. Menos ostentação, mais conteúdo. [Texto de Inês Patrício, Berlim].
Visto e Ouvido
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]
Entre margens
[Entre Margens]
Uma característica sinodal é escutar os outros
“Não é possível encontrar nos evangelhos “ipsissima verba”, os ditos de Jesus, nem narrativas absolutamente fidedignas dos factos protagonizados por Jesus, o que não nos impede de aceder ao fundamental do que Jesus pretendia revelar-nos. Nem tudo nos evangelhos é, objetivamente, verosímil e plausível, porque a produção dos textos era condicionada pelos constrangimentos culturais das comunidades. Mas tudo neles tem um significado. É o significado que deve procurar-se.”
[Entre Margens]
Joana Lopes: 88 cravos à sua memória
No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].
[Entre Margens]
Guerras e mudanças de regime
Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].














