Acervo estava guardado

Terra Sancta Museum vai acolher peças portuguesas “extraordinárias”

| 9 Mar 2023

apresentacao do projeto Terra Sancta Museum, 7 marco 2023, foto Agencia Ecclesia_PR

O diretor do Museu Calouste Gulbenkian,  António Pimentel (à esquerda), adiantou que está a ser preparada uma exposição também em Portugal. Foto © Agencia Ecclesia / PR.

 

Fica no coração da cidade velha de Jerusalém e preserva um tesouro guardado pelos franciscanos da Custória da Terra Santa ao longo de mais de 800 anos: o Terra Sancta Museum abriu em 2016, e prepara-se para inaugurar este ano a sua “secção histórica”, que contará com peças de vários países europeus, incluindo Portugal.

De acordo com o frade franciscano Rodrigo Machado Soares, o contributo de Portugal “é muito importante”, porque o país recebeu muitas ofertas “ligadas aos lugares santos”, nomeadamente uma bacia de prata que “o custódio da Terra Santa usava para lavar os pés dos peregrinos, e que era uma forma de acolher, de receber”, quando chegavam à Cidade Santa, que ainda hoje é utilizada, revelou à agência Ecclesia durante a apresentação do projeto museológico, que decorreu na passada terça-feira, 7 de março.

O diretor do Museu Calouste Gulbenkian,  António Pimentel, que também participou nesta apresentação, disse aos jornalistas que “Portugal tem uma parte substancial nas doações reais ao Santo Sepulcro”, e que este “é um grande projeto da Custódia”, de finalmente dar expressão pública do tesouro que foi acumulando e custodiando.

António Pimentel adiantou ainda que a Fundação Calouste Gulbenkian convidou a Custódia do Santo Sepulcro a apresentar, no âmbito de uma exposição que está a ser preparada para o final de 2023, “os tesouros do Santo Sepulcro em Lisboa”.

Trata-se de um “acervo incrível de peças extraordinárias que para além do aspeto religioso e do significado estético, tem também o significado histórico e político. Durante séculos, a Terra Santa funcionou como grande teatro da diplomacia internacional, é o local onde as próprias cortes rivalizavam em ofertas para que se repercutissem nas cortes europeias”, sublinhou o diretor do Museu Gulbenkian.

O padre franciscano João Lourenço, especialista em Sagrada Escritura, destacou por seu lado que “muitos desses dons têm feito história, mas pelo seu valor, pela sua quantidade, não estavam em exposição acessível à contemplação das pessoas, estavam guardados”. Algo que irá agora mudar, com a possibilidade de os expor na Gulbenkian e no Terra Sancta Museum, onde ocuparão uma das salas do Convento de São Salvador.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This