Julgamento inédito em Espanha

Testemunhas de Jeová levam as suas “vítimas” a tribunal

| 22 Nov 2022

As Testemunhas de Jeová (na foto, uma ação de divulgação em Lisboa) acusam a Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová de manchar a honra e reputação da comunidade. Foto: Direitos reservados.

 

Está a decorrer no Tribunal de 1ª Instância de Torrejón de Ardoz (Madrid), um julgamento inédito na história de Espanha: pela primeira vez, uma comunidade religiosa interpõe uma ação contra um grupo de antigos membros. Trata-se das Testemunhas de Jeová (TJ), que acusam a Associação Espanhola de Vítimas das Testemunhas de Jeová (AEVTJ) de manchar a honra e reputação da comunidade. A associação, por seu lado, reage com a divulgação de novos testemunhos de ex-membros que afirmam ter sido vítimas de abusos sexuais e outros, enquanto pertenciam ao que agora chamam de “seita”.

Com esta ação, as Testemunhas de Jeová pretendem, entre as coisas, que a AEVTJ retire o termo “vítimas” da sua denominação, considerando que a mesma é injusta e mancha a sua honra. Querem ainda que a associação deixe de poder fazer publicações contra as Testemunhas de Jeová na Internet e que retifique publicamente as informações que tem vindo a veicular, solicitando ainda uma compensação financeira, que não foi quantificada.

A associação visa “apoiar todos aqueles que se considerem de algum modo vítimas da organização Testemunhas de Jeová”, prestando-lhes assessoria legal e orientação psicológica, e também alertar para o “comportamento sectário” da mesma. Nesse sentido, tem divulgado alguns testemunhos de ex-membros e exposto casos de marginalização, transtornos mentais e até suicídios decorrentes de “práticas coercivas” dentro da comunidade.

O processo judicial será composto por quatro sessões, tendo a segunda decorrido esta terça-feira, 22 de novembro, dia em que que a edição impressa do jornal El Mundo publicou 35 testemunhos de dissidentes das Testemunhas de Jeová em Espanha, 12 dos quais prestarão depoimentos durante o julgamento. “Eles matam-te em vida”, “têm tribunais parajudiciais”, ou “fui violada durante um ano quando era criança” são algumas das citações destacadas na primeira página do diário.

“São difamações que geram animosidade contra um culto minoritário que não faz mal a ninguém”, afirmou Joan Comas, porta-voz das Testemunhas de Jeová, ao jornal El Mundo (ligação exclusiva a assinantes). “Sofremos vandalismo e ataques de ódio nos salões do nosso reino”, os lugares de oração das TJ. “Respeitamos a liberdade de expressão, mas há um limite para tudo”.

As duas próximas sessões estão agendadas para dias 1 e 15 de dezembro.

 

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This