AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Rembrandt, Moisés, Dez Mandamentos

Escolas públicas dos EUA

Texas quer afixar os Dez Mandamentos em todas as salas de aula

| 24/04/2023

rembrandt dez mandamentosRembrandt, Moisés Quebrando as Tábuas da Lei, 1659, Gemäldegalerie der Staatlichen Museen, Berlim (Alemanha). 

 

A afixação dos Dez Mandamentos nas salas de aula das escolas dos ensinos básico e secundário públicas é uma das medidas sobre o papel da religião na educação escolar, aprovadas na última semana pelo Senado do Estado do Texas, nos Estados Unidos da América.

Os votos obtidos pela maioria republicana (17) corresponderam à totalidade dos seus senadores, contra a totalidade (12) da minoria democrata. As medidas aprovadas terão ainda de passar pela Câmara dos Representantes, que é também dominada pelo Partido Republicano.

A partir de setembro, todas as instituições serão obrigadas a “afixar em local visível, em cada sala de aula da escola, um cartaz duradouro ou uma cópia emoldurada dos Dez Mandamentos”, segundo o diploma aprovado.

As outras leis que também passaram preveem a adoção de políticas que criem tempos para que alunos e funcionários que o pretendam participem na oração e na leitura da Bíblia e assegurem o direito dos funcionários escolares de “participarem em discursos religiosos ou orações durante o serviço”.

Segundo a NBC News, que dá a notícia, estas matérias estão “a reacender o debate sobre o papel da religião nas escolas e sobre os direitos parentais”.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado

Diocese de Portalegre – Castelo Branco

“Um conselho pastoral em cada paróquia”, o desafio está lançado novidade

No fim do processo, “nem um centímetro” da Diocese de Portalegre – Castelo Branco deve “ficar sem ser coberto por um conselho pastoral paroquial” (ou interparoquial se necessário e conveniente). Foi o desafio do bispo Pedro Fernandes à diocese de que assumiu a tarefa de pastor ainda não há um ano. Esta é talvez a melhor síntese do que foi a “Assembleia Diocesana”, no dia 6 de outubro, em Ponte de Sor, a que várias centenas de pessoas responderam participando de um modo ativo.

Guerras e mudanças de regime

[Entre Margens]

Guerras e mudanças de regime novidade

Já muitos se terão esquecido, ao acompanhar a trágica e intrincada evolução da guerra entre Estados Unidos e Israel e o Irão, que, no seu início, essa guerra foi apresentada como tendo por objetivo primacial o de derrubar um regime ditatorial e opressor, que há pouco tempo havia reprimido de forma violenta e mortífera a contestação de largas canadas da população sedentas de uma liberdade que essa guerra lhes haveria de proporcionar. [Texto de Pedro Vaz Patto].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.