Escolas públicas dos EUA

Texas quer afixar os Dez Mandamentos em todas as salas de aula

| 24 Abr 2023

rembrandt dez mandamentosRembrandt, Moisés Quebrando as Tábuas da Lei, 1659, Gemäldegalerie der Staatlichen Museen, Berlim (Alemanha). 

 

A afixação dos Dez Mandamentos nas salas de aula das escolas dos ensinos básico e secundário públicas é uma das medidas sobre o papel da religião na educação escolar, aprovadas na última semana pelo Senado do Estado do Texas, nos Estados Unidos da América.

Os votos obtidos pela maioria republicana (17) corresponderam à totalidade dos seus senadores, contra a totalidade (12) da minoria democrata. As medidas aprovadas terão ainda de passar pela Câmara dos Representantes, que é também dominada pelo Partido Republicano.

A partir de setembro, todas as instituições serão obrigadas a “afixar em local visível, em cada sala de aula da escola, um cartaz duradouro ou uma cópia emoldurada dos Dez Mandamentos”, segundo o diploma aprovado.

As outras leis que também passaram preveem a adoção de políticas que criem tempos para que alunos e funcionários que o pretendam participem na oração e na leitura da Bíblia e assegurem o direito dos funcionários escolares de “participarem em discursos religiosos ou orações durante o serviço”.

Segundo a NBC News, que dá a notícia, estas matérias estão “a reacender o debate sobre o papel da religião nas escolas e sobre os direitos parentais”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

O regresso da sombra da escravidão

O regresso da sombra da escravidão novidade

Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes. A fim de ser concreta também a nossa Quaresma, o primeiro passo é querer ver a realidade. O direito internacional e a dignidade humana são desprezados. [O texto de Guilherme d’Oliveira Martins]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This